domingo, 16 de outubro de 2011

Missa e Orquestra marcam homenagen ao dia dos professores

Na noite do último sábado, dia 15, aconteceu a Santa Missa em homenagem a todos os professores.
A santa missa foi organizada pelos membros da Pastoral da Educação, que com ajuda da Secretaria municipal de educação, convidou os professores da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal. Também recebeu visitas e convites as escolas estaduais e particulares, convidando a todos os educadores a participarem dessa grande homenagem.
A missa dos educadores foi realizada na matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, presidida pelo Padre Antonio Carlos Fernandes (Pe.Toninho), auxiliado pelos diáconos Paulo, Benedito e Silvio além dos ministros da eucaristia e coroinhas.
Também foi celebrado o aniversário de 25 anos de casamento do casal Daniel e Valéria Fernandes. Uma outro motivação da noite foi a votividade de Nossa Senhora Mãe dos Homens, além da presença dos fiéis do setor1.
Em sua homilia Padre Toninho comentou um pouco sobre as leituras do dia. Refletiu sobre a importância que os profissionais da educação tem na vida de cada um na sua formação humana. Peediu para que rezemos por eles todos os dias, para que tenham sempre a Fé e não percam a motivação em trabalhar pela educação.
Na hora da comunhão todos os professores foram convidados a irem até o altar receber a comunhão em duas espécies. No final da celebração, Padre Toninho chamou todos diante do altar, onde abençoou a todos.
Logo após o término da missa, a Orquestra Monções da escola de música Romário Antonio Barbosa tocaram canções famosas em homenagem aos professores, que marcaram presença prestigiando a apresentação.

Confira abaixo as fotos:





















































Fotos e texto: André Hope/Pastoral da Comunicação

Programação Semanal


Paróquia N.S.Mãe dos Homens

17/10-segunda-feira-07h15 Missa no cemitério - 14h Plantão de oração - 15h Missa na Matriz - 19h30 Missa no Setor 1

18/10-terça-feira-07h15 Missa na Matriz - 15h Missa na S. Benedito - 19h30 grupo de oração

19/10-quarta-feira-07h15 Missa na Matriz - Igreja fechada - 19h30 Hora Santa da Vocacional no Colégio - 19h30 Missa no Setor 6

20/10-quinta-feira-07h15 Missa na Matriz - Missa 19h na Igreja S. Benedito - 20h Confissões dos Pais e Padrinhos dos Crismandos na Igreja Matriz

21/10-sexta-feira-07h15 Missa na Matriz - 09h Confissões - Missa às 15h - Missa no Setor 2 às 19h30

22/10-sábado- Missa na Matriz às 07h15 - Missa às 19h - Grupo de Jovens 20h30 - 20h30 Reunião dos Pais e Padrinho dos Crismandos

23/10-domingo- Missas 07h, (09h Missa e Crisma) e 19h Missa

Festa da Padroeira do Brasil reuniu mais de 430 mil fiéis no Santuário Nacional de Aparecida

Movimento padroeira
 Redação A12



A Festa da Padroeira trouxe ao Santuário Nacional de Aparecida milhares de devotos de Nossa Senhora Aparecida. Nesse período, entre os dias 3 e 12 de outubro, foram mais de 437 mil visitantes na Casa da Mãe Aparecida.   Apenas no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, mais de 156 mil pessoas uniram-se em oração no Santuário Nacional.


O ponto alto das festividades aconteceu durante a Missa Solene das 10h, no Altar Central, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, que foi acompanhada por 35 mil fiéis.  Ao longo do dia, os romeiros puderam participar da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, demonstrar o carinho pela Padroeira pelas ruas da cidade de Aparecida durante a Procissão Solene e assistir ao show de encerramento com padre Antônio Maria, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no Pátio das Palmeiras.


Estrutura e organização - A Novena e Festa da Padroeira é um grande momento oracional que envolve o Brasil inteiro. Para organizar o evento foram formadas 46 equipes de serviço, entre padres e leigos. Ao total, mais de4 mil pessoas estiveram envolvidas na organização, entre os Missionários Redentoristas, colaboradores do Santuário e voluntários. Padre Inácio destacou também a presença de Missionários Redentoristas de outras comunidades, sobretudo das Missões Populares, para auxiliar no acolhimento dos romeiros nesse período de grande movimento.


“A Novena aconteceu de uma forma muito harmônica e com muita organização”, destacou. 
O Santuário, que em 2010 acolheu mais de 10 milhões de romeiros, oferece uma grande estrutura e diversos serviços, que garantem o conforto e segurança ao devoto durante as festividades da Padroeira. 
Novena da Padroeira - Bispos de várias partes do Brasil visitaram o Santuário por ocasião da preparação da Festa da Padroeira. Desde o dia 3 de outubro, os Prelados presentearam os fiéis com suas reflexões. Além dos bispos, também foram convidados Missionários Redentoristas para as pregações da novena.  “Fomos felizes no convite dos pregadores que muito nos enriqueceram com suas reflexões”, afirmou padre Inácio.  As coreografias e os convidados emocionaram aos devotos que compareceram nos dias da novena.

Todos os dias diversos grupos e entidades eram convidados a participar da Novena de Aparecida.

No 7º dia da Novena as mães das crianças assassinadas na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro emocionaram aos fiéis ao conduzirem a Imagem da Mãe Aparecida ao Altar do Santuário Nacional. No mesmo dia, as vitimas das chuvas em Nova Friburgo (RJ) também demonstraram o amor a Mãe Aparecida.  
Padre Inácio destacou também a participação dos convidados da Missa das Crianças e da Missa Solene do dia 12 de outubro, como a sobrevivente do genocídio em Ruanda Immaculée Ilibagiza.



Movimento constante – O número de visitantes é crescente no Santuário e este fluxo de peregrinos deve continuar ao logo do mês de outubro e novembro.  Apenas em setembro deste ano passaram pela Basílica de Aparecida mais de 1 milhão e 140 mil devotos. São 675 mil pessoas a mais que no mesmo período do ano passado. 

 

Cobertura da Imprensa – Cerca de 500 profissionais de comunicação foram credenciados para a cobertura da Festa da Padroeira.  Muitas emissoras de Rádio e Televisão transmitiram ao vivo as celebrações, direto do Santuário, como aRadio e TV Aparecida, Portal A12.com, TV Canção Nova, Rede Vida, TV Cultura, a Rede Católica de Rádio, em cadeia com 120 emissoras. Outras 5 emissoras de rádio, várias agências internacionais e uma emissora de TV chinesa se fizeram presente nas Festividades da Padroeira.  “Agregamos como valor também a cobertura dos veículos de comunicação, que foi significativa não apenas no dia 12 de outubro, mas também durante o período da novena”, afirmou padre Inácio.


Foto: Erasmo Ballot

Salmo



Salmo 145

1 Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu; e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos.

2 Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos.

3 Grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado; e a sua grandeza é insondável.

4 Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciará os teus atos poderosos.

5 Na magnificência gloriosa da tua majestade e nas tuas obras maravilhosas meditarei;

6 falar-se-á do poder dos teus feitos tremendos, e eu contarei a tua grandeza.

7 Publicarão a memória da tua grande bondade, e com júbilo celebrarão a tua justiça.

8 Bondoso e compassivo é o Senhor, tardio em irar-se, e de grande benignidade.

9 O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas obras.

10 Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão.

11 Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder,

12 para que façam saber aos filhos dos homens os teus feitos poderosos e a glória do esplendor do teu reino.

13 O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura por todas as gerações.

14 O Senhor sustém a todos os que estão a cair, e levanta a todos os que estão abatidos.

15 Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo;

16 abres a mão, e satisfazes o desejo de todos os viventes.

17 Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras.

18 Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.

19 Ele cumpre o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor, e os salva.

20 O Senhor preserva todos os que o amam, mas a todos os ímpios ele os destrói.

21 Publique a minha boca o louvor do Senhor; e bendiga toda a carne o seu santo nome para todo o sempre.

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 16/10/2011

A pergunta sobre os impostos

Mt 22,15-21


Os fariseus saíram e fizeram um plano para conseguir alguma prova contra Jesus. Então mandaram que alguns dos seus seguidores e alguns membros do partido de Herodes fossem dizer a Jesus:
- Mestre, sabemos que o senhor é honesto, ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige e não se importa com a opinião dos outros, nem julga pela aparência. Então o que o senhor acha: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano?
Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu:
- Hipócritas! Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam a moeda com que se paga o imposto!
Trouxeram a moeda, e ele perguntou:
- De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda?
Eles responderam:
- São do Imperador.
Então Jesus disse:
- Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus.