Redação A12
A Festa da Padroeira trouxe ao Santuário Nacional de Aparecida milhares de devotos de Nossa Senhora Aparecida. Nesse período, entre os dias 3 e 12 de outubro, foram mais de 437 mil visitantes na Casa da Mãe Aparecida. Apenas no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, mais de 156 mil pessoas uniram-se em oração no Santuário Nacional.
O ponto alto das festividades aconteceu durante a Missa Solene das 10h, no Altar Central, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, que foi acompanhada por 35 mil fiéis. Ao longo do dia, os romeiros puderam participar da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, demonstrar o carinho pela Padroeira pelas ruas da cidade de Aparecida durante a Procissão Solene e assistir ao show de encerramento com padre Antônio Maria, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no Pátio das Palmeiras.
Estrutura e organização - A Novena e Festa da Padroeira é um grande momento oracional que envolve o Brasil inteiro. Para organizar o evento foram formadas 46 equipes de serviço, entre padres e leigos. Ao total, mais de4 mil pessoas estiveram envolvidas na organização, entre os Missionários Redentoristas, colaboradores do Santuário e voluntários. Padre Inácio destacou também a presença de Missionários Redentoristas de outras comunidades, sobretudo das Missões Populares, para auxiliar no acolhimento dos romeiros nesse período de grande movimento.
“A Novena aconteceu de uma forma muito harmônica e com muita organização”, destacou.
O Santuário, que em 2010 acolheu mais de 10 milhões de romeiros, oferece uma grande estrutura e diversos serviços, que garantem o conforto e segurança ao devoto durante as festividades da Padroeira.
Novena da Padroeira - Bispos de várias partes do Brasil visitaram o Santuário por ocasião da preparação da Festa da Padroeira. Desde o dia 3 de outubro, os Prelados presentearam os fiéis com suas reflexões. Além dos bispos, também foram convidados Missionários Redentoristas para as pregações da novena. “Fomos felizes no convite dos pregadores que muito nos enriqueceram com suas reflexões”, afirmou padre Inácio. As coreografias e os convidados emocionaram aos devotos que compareceram nos dias da novena.
Todos os dias diversos grupos e entidades eram convidados a participar da Novena de Aparecida.
No 7º dia da Novena as mães das crianças assassinadas na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro emocionaram aos fiéis ao conduzirem a Imagem da Mãe Aparecida ao Altar do Santuário Nacional. No mesmo dia, as vitimas das chuvas em Nova Friburgo (RJ) também demonstraram o amor a Mãe Aparecida.
Padre Inácio destacou também a participação dos convidados da Missa das Crianças e da Missa Solene do dia 12 de outubro, como a sobrevivente do genocídio em Ruanda Immaculée Ilibagiza.
Movimento constante – O número de visitantes é crescente no Santuário e este fluxo de peregrinos deve continuar ao logo do mês de outubro e novembro. Apenas em setembro deste ano passaram pela Basílica de Aparecida mais de 1 milhão e 140 mil devotos. São 675 mil pessoas a mais que no mesmo período do ano passado.
Cobertura da Imprensa – Cerca de 500 profissionais de comunicação foram credenciados para a cobertura da Festa da Padroeira. Muitas emissoras de Rádio e Televisão transmitiram ao vivo as celebrações, direto do Santuário, como aRadio e TV Aparecida, Portal A12.com, TV Canção Nova, Rede Vida, TV Cultura, a Rede Católica de Rádio, em cadeia com 120 emissoras. Outras 5 emissoras de rádio, várias agências internacionais e uma emissora de TV chinesa se fizeram presente nas Festividades da Padroeira. “Agregamos como valor também a cobertura dos veículos de comunicação, que foi significativa não apenas no dia 12 de outubro, mas também durante o período da novena”, afirmou padre Inácio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz