sexta-feira, 3 de maio de 2013

Jequitibá histórico precisa de atenção!

DSCF9199DSCF9202DSCF9203DSCF9207DSCF9208DSCF9223
O Jequitibá histórico de Porto Feliz, que fica no meio de um canavial, necessita de cuidados! Árvore está livre de corte, através do decreto municipal 6.583/2008.
Nos últimos anos, no local já foi a implantada uma placa com o poema a "Lenda da Árvore", além de plantios de 37 mudas de árvores como ipê, oiti, jambolão, angico, arueira pimenteira, entre outras. Diversas vezes recebeu atenção na semana do meio ambiente e da árvore.
Os problemas de conservação do local, começaram no segundo semestre de 2012, ou seja, nos últimos meses do Governo Maffei, mas, atualmente o mato ainda domina, e não se encontra nada informando a respeito da árvore, como o decreto municipal,
Seu tronco merece cuidados, tem resquício de queimada e está ficando oco por dentro. A árvore fica no bairro do Xiririca!
Solicitamos informações junto a Assessoria de Imprensa e aguardamos um posicionamento do Meio Ambiente.

Resposta da diretoria de Meio Ambiente1 - manutenção do local;

A Diretoria de Meio Ambiente faz o plantio de árvores, avaliação periódica, manutenção e replantio das mesmas. Na última avaliação, feita no inicio de março, todas as árvores estavam em perfeito estado de conservação.

2- identificação do local

Em 2008 o jequitibá localizado no bairro Xiririca foi decretado imune ao corte, com multa para o infrator.

Desde 2009, foram feitos vários plantios a fim de resgatar o solo danificado pelas sucessivas queimadas e também foi feito um muro delimitando a área de proteção da árvore. Atualmente o solo está recuperado e as árvores se desenvolvem muito bem, inclusive com vários animais sendo observados no local.

Em 2011, foram instalados bancos com o objetivo de tornar o espaço mais agradável e atrair visitantes.

3 - destinação de uso: visitação!

O local é utilizado pela Diretoria de Meio Ambiente para atividades de educação ambiental nas semanas comemorativas (meio ambiente, águas e dia da árvore) e/ou em eventos específicos.

O local é aberto para visitação, sem necessidade de prévio aviso.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Pascom é destaque na Rádio Nova Porto AM

DSCF8882

Nesta terça-feira, 30, o programa de rádio apresentado por Décio Fernandes, recebeu em seu programa, o jornal Nova Porto News, o atual coordenador da Pastoral da Comunicação em Porto Feliz, Felipe Miranda.

É a segunda entrevista que ambos se encontram. Nesta entrevista Décio Fernandes se pautou por uma visão local da Igreja em Porto Feliz, não só focando uma paróquia em específico, abordou sobre os jovens, fugas de fiéis, espaços para juventude e o seu espaço na igreja em Porto Feliz. Felipe também teve a oportunidade destacar, além da ação pastoral, o trabalho de cidadania, ajuda às pastorais, destacou os eventos católicos que estão em curso.

A divulgação convite, para assistir ao programa foi feito e muito comentada e curtida no facebook. Após a entrevista, a Pascom recebeu diversos pedidos para ouvirem o audio da entrevista, além das felicitações pelo resultado final.

Divulgação