sexta-feira, 3 de maio de 2013

Jequitibá histórico precisa de atenção!

DSCF9199DSCF9202DSCF9203DSCF9207DSCF9208DSCF9223
O Jequitibá histórico de Porto Feliz, que fica no meio de um canavial, necessita de cuidados! Árvore está livre de corte, através do decreto municipal 6.583/2008.
Nos últimos anos, no local já foi a implantada uma placa com o poema a "Lenda da Árvore", além de plantios de 37 mudas de árvores como ipê, oiti, jambolão, angico, arueira pimenteira, entre outras. Diversas vezes recebeu atenção na semana do meio ambiente e da árvore.
Os problemas de conservação do local, começaram no segundo semestre de 2012, ou seja, nos últimos meses do Governo Maffei, mas, atualmente o mato ainda domina, e não se encontra nada informando a respeito da árvore, como o decreto municipal,
Seu tronco merece cuidados, tem resquício de queimada e está ficando oco por dentro. A árvore fica no bairro do Xiririca!
Solicitamos informações junto a Assessoria de Imprensa e aguardamos um posicionamento do Meio Ambiente.

Resposta da diretoria de Meio Ambiente1 - manutenção do local;

A Diretoria de Meio Ambiente faz o plantio de árvores, avaliação periódica, manutenção e replantio das mesmas. Na última avaliação, feita no inicio de março, todas as árvores estavam em perfeito estado de conservação.

2- identificação do local

Em 2008 o jequitibá localizado no bairro Xiririca foi decretado imune ao corte, com multa para o infrator.

Desde 2009, foram feitos vários plantios a fim de resgatar o solo danificado pelas sucessivas queimadas e também foi feito um muro delimitando a área de proteção da árvore. Atualmente o solo está recuperado e as árvores se desenvolvem muito bem, inclusive com vários animais sendo observados no local.

Em 2011, foram instalados bancos com o objetivo de tornar o espaço mais agradável e atrair visitantes.

3 - destinação de uso: visitação!

O local é utilizado pela Diretoria de Meio Ambiente para atividades de educação ambiental nas semanas comemorativas (meio ambiente, águas e dia da árvore) e/ou em eventos específicos.

O local é aberto para visitação, sem necessidade de prévio aviso.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Um comentário:

  1. Passei por este local em 8/12/2013 e fiz a triste constatação de que o vão no tronco apresenta (assim como a vegetação nos entornos) vestígios de queimada. A copa da árvore está bastante prejudicada, talvez indicando que o dano ao tronco tenha comprometido irremediavelmente a mesma. Só tenho a lamentar esse tipo de vandalismo.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz