sexta-feira, 27 de maio de 2011

Papa: católicos devem participar da vida pública



Reza ao rosário com os bispos italianos pelos 150 anos da unidade da Itália
ROMA, quinta-feira, 26 de maio de 2011 (ZENIT.org) - O Papa rezou na tarde desta quinta-feira o Rosário com os bispos italianos, na Basílica de Santa Maria Maior, no contexto das celebrações dos 150 anos de unidade da Itália.
Bento XVI fez um apelo a que os prelados alentem os católicos a participar da vida pública.
“A fé, de fato, não é alienação: são outras as experiências que contaminam a dignidade do homem e a qualidade da convivência social”, disse.
“Em cada época histórica, o encontro com a palavra sempre nova do Evangelho foi manancial de civilização, construiu pontes entre os povos e enriqueceu o tecido de nossas cidades, expressando-se na cultura, nas artes e, não em último lugar, nas mil formas da caridade.”
O Papa pediu aos bispos que estimulem os fiéis leigos a “vencer todo espírito de fechamento, distração e indiferença, e a participar em primeira pessoa na vida pública”, para construir uma sociedade que respeite plenamente a dignidade humana.

Bento XVI insistiu na importância das “iniciativas de formação inspiradas na doutrina social da Igreja, para que quem esteja chamado a responsabilidades políticas e administrativas não seja vítima da tentação de explorar sua posição por interesses pessoais ou por sede de poder”.

É muito importante também – sublinhou – “apoiar a vasta rede de agregações e associações que promovem obras de caráter cultural, social e caritativo”.

Ao falar sobre a Itália, o Papa destacou que o país deve se orgulhar da presença e da ação da Igreja. Esta não persegue privilégios nem pretende substituir as responsabilidades das instituições políticas; respeitosa da legítima laicidade do Estado, está atenta em apoiar os direito fundamentais do homem”.

“A Igreja – forte por uma reflexão colegial e pela experiência direta sobre o terreno – continua oferecendo sua contribuição para a construção do bem comum, recordando a cada um seu dever de promover e tutelar a vida humana em todas as suas fases e de sustentar com os fatos a família; esta continua sendo, de fato, a primeira realidade onde podem crescer pessoas livres e responsáveis, formadas nesses valores profundos que abrem à fraternidade e que permitem enfrentar também as adversidades da vida.”

Missa Mensal da RCC na Matriz N.Sra. Aparecida

A paróquia de N.Sra. Aparecida convida todos os fiéis á participar da missa mensal da RCC, venha compartilhar conosco.


                                    
Missa da RCC
Data – 31 de Maio
Horário – 19h30m
Matriz N. Sra. Aparecida Porto Feliz - SP

Vanusa Mendes.

Paróquia Consolata realiza Carreata em louvor ao Divino


A Paróquia Nossa Senhora Consolata, do bairro Rio Acima, de Votorantim, realiza no dia de 12 de junho às 8h na praça José Parriba na Vila Garcia em Votorantim, a Missa do Dia de Pentecostes e, logo após, a Carreata em louvor ao Divino Espírito Santo percorrendo as ruas da cidade.
O intuito da carreata, além de divulgar a devoção ao Espírito Santo e abençoar a cidade, é também resgatar a história e a cultura dessa antiga devoção, onde as pessoas moradoras das ruas por onde passa a carreata enfeitam suas casas com vermelho e branco, para “receber o Divino”.
A festa do Divino é realizada em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade. O Espírito Santo, fonte de amor e sabedoria, é representado pela pomba branca e por línguas de fogo, que pousaram sobre os apóstolos reunidos no cenáculo, em Pentecostes, cinqüenta dias após a Ressurreição.
As cores predominantes vermelha e branca identificam o Paráclito, correspondem simultaneamente ao fogo abrasador e a paz, e estão presentes nas procissões, missas, nas roupas que os devotos usam; nos lençóis e toalhas estendidas sobre as janelas e portas das casas, que enfeitam a cidade e o coração de cada devoto.
Nesse ano o evento espera receber cerca de 3 mil pessoas para a missa e, logo após, realizar uma grande carreata entre carros, motos e caminhões para divulgar e encerrar a bonita festa em louvor ao Divino Espírito Santo. O itinerário e maiores informações podem ser adquiridas no site http://www.consolata.iparoquia.com/ e na secretaria paroquial, telefone: 3243-3801.



Um pouco da história da Festa

As festas religiosas são patrimônios históricos e culturais, expressam o entendimento evangélico e o saber popular, demonstrando através da devoção uma face inventiva e criadora do fiel devoto, com uma linguagem impregnada de simbologias e de ritos que comunicam a fé e a crença em determinado ícone de adoração. São formas populares como as vestimentas, os cantos e louvações, as promessas, orações e romarias que dão significado ao mundo do devoto, levando-o a buscar respostas e justificativas para as intempéries da vida na certeza de reinventar seu mundo.
Entre as belíssimas manifestações religiosas introduzidas no País pelos colonizadores portugueses e padres jesuítas, no período que vai do século XVI ao XVIII, encontra-se a Festa do Divino Espírito Santo, que tem sua origem atribuída a uma promessa feita pela rainha de Portugal D. Isabel de Aragão, no século XIV que invocou efusivamente o paráclito em prol da conciliação de sua família. A tradição de cultuar o Espírito Santo espalhou-se pelas colônias portuguesas, e no Brasil a Festa de Pentecostes e / ou Folia do Divino acontece em todo o território.



Fonte: Pascom Paróquia Consolata

1ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ORQUIDEAS DE PORTO FELIZ


Será realizada nos dias 10,11 e 12 de junho de 2011 no CEMEX (Centro Municipal de Eventos e Exposições) situado à Avenida Getulio Vargas s/n Bairro do Bambu, saída para Tietê no Km 133 da Rod. Mal. Rondon.
A Exposição faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e será regida pelas normas da CAOB.



Programação

Dia 10/06
08h30 às 12h30 - Recebimento das plantas.
13h30 às 19h00 – Julgamento das plantas pelos juízes da CAOB.
20h00 - Solenidade de entrega da Medalha Ecológica.
21h00 - Abertura Oficial da Exposição com a Presença do Prefeito Municipal Claudio Maffei.
09h00 - às 22h30min Venda Livre

Dia 11/06
08h00 ás 21h00 – Visitação publica e vendas.
10h00 – Curso básico de cultivo de orquídeas. (Gilmar de Souza)
14h00 - Curso Básico de cultivo de orquídeas. (Gilmar de Souza)

Dia 12/06
08h00 ás 17h00 - Visitação publica e vendas.
16h00 – Premiação
18h00 – Encerramento e retirada das plantas.


Contatos:
Gilmar de Souza – Presidente, Cel. (15) 97990277, email. - Ormidium_g@hotmail.com
Reginaldo Checa – Vice Presidente, Cel. (15) 97599958



Fonte: Gilmar de Souza

Evangelho do dia

"Vocês são meus amigos", diz Jesus
Jo 15,12-17 


Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará. O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros.