sexta-feira, 27 de maio de 2011

Paróquia Consolata realiza Carreata em louvor ao Divino


A Paróquia Nossa Senhora Consolata, do bairro Rio Acima, de Votorantim, realiza no dia de 12 de junho às 8h na praça José Parriba na Vila Garcia em Votorantim, a Missa do Dia de Pentecostes e, logo após, a Carreata em louvor ao Divino Espírito Santo percorrendo as ruas da cidade.
O intuito da carreata, além de divulgar a devoção ao Espírito Santo e abençoar a cidade, é também resgatar a história e a cultura dessa antiga devoção, onde as pessoas moradoras das ruas por onde passa a carreata enfeitam suas casas com vermelho e branco, para “receber o Divino”.
A festa do Divino é realizada em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade. O Espírito Santo, fonte de amor e sabedoria, é representado pela pomba branca e por línguas de fogo, que pousaram sobre os apóstolos reunidos no cenáculo, em Pentecostes, cinqüenta dias após a Ressurreição.
As cores predominantes vermelha e branca identificam o Paráclito, correspondem simultaneamente ao fogo abrasador e a paz, e estão presentes nas procissões, missas, nas roupas que os devotos usam; nos lençóis e toalhas estendidas sobre as janelas e portas das casas, que enfeitam a cidade e o coração de cada devoto.
Nesse ano o evento espera receber cerca de 3 mil pessoas para a missa e, logo após, realizar uma grande carreata entre carros, motos e caminhões para divulgar e encerrar a bonita festa em louvor ao Divino Espírito Santo. O itinerário e maiores informações podem ser adquiridas no site http://www.consolata.iparoquia.com/ e na secretaria paroquial, telefone: 3243-3801.



Um pouco da história da Festa

As festas religiosas são patrimônios históricos e culturais, expressam o entendimento evangélico e o saber popular, demonstrando através da devoção uma face inventiva e criadora do fiel devoto, com uma linguagem impregnada de simbologias e de ritos que comunicam a fé e a crença em determinado ícone de adoração. São formas populares como as vestimentas, os cantos e louvações, as promessas, orações e romarias que dão significado ao mundo do devoto, levando-o a buscar respostas e justificativas para as intempéries da vida na certeza de reinventar seu mundo.
Entre as belíssimas manifestações religiosas introduzidas no País pelos colonizadores portugueses e padres jesuítas, no período que vai do século XVI ao XVIII, encontra-se a Festa do Divino Espírito Santo, que tem sua origem atribuída a uma promessa feita pela rainha de Portugal D. Isabel de Aragão, no século XIV que invocou efusivamente o paráclito em prol da conciliação de sua família. A tradição de cultuar o Espírito Santo espalhou-se pelas colônias portuguesas, e no Brasil a Festa de Pentecostes e / ou Folia do Divino acontece em todo o território.



Fonte: Pascom Paróquia Consolata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz