segunda-feira, 8 de março de 2010

Prefeito de Rafard assina convênio para aquisição de retroescavadeira



O prefeito Márcio Minamioka assinou nesta tarde, um convênio referente à aquisição de uma retroescavadeira. A assinatura foi oficializada pelo prefeito no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo juntamente com o chefe da Casa Civil do governo paulista, Aloysio Nunes Ferreira.

Além de Rafard, que receberá um repasse de R$ 200 mil para a aquisição da máquina, mais 90 municípios também receberam. Para o prefeito, um dos pontos positivos, do modelo da retroescavadeira é o baixo consumo de combustível, agilidade no deslocamento e baixo custo de manutenção.
A verba para aquisição desta máquina 0 Km foi conseguida ainda em janeiro de 2010, e anunciada durante visita de Minamioka ao subchefe da Casa Civil, Rubens Cury.

Capivari implanta Tênis de Mesa nas escolas




Objetivo é atingir média de 2000 alunos matriculados em todos os esportes disponíveis.

A Prefeitura de Capivari, no interior paulista, implantará, a partir da segunda quinzena de março, aulas de Tênis de Mesa nas escolas da rede municipal. A iniciativa partiu do Secretário de Esportes professor Paulo Camargo, que também é técnico da Seleção Juvenil Masculina de Tênis de Mesa e campeão pan-americano.
Segundo Paulo Camargo, as atividades serão oferecidas aos 7500 alunos da rede municipal, da 1ª 9ª série, e o objetivo é chegar a uma média de 2000 alunos matriculados regularmente nos esportes. O secretário disse ainda que o projeto contou com total apoio do prefeito da cidade, Luis Campaci, e só foi possível graças à integração entre as secretarias de Esporte e Educação.
As aulas serão ministradas pelo professor Marcelo Fernandes e realizadas em três etapas. Primeiro, acontecerão apresentações e palestras nas escolas. Depois, haverá um torneiro interno entre classes e, por último, os alunos selecionados treinarão no Centro de Treinamento Municipal.
Além do Tênis de Mesa, estarão disponíveis outras modalidades como xadrez, futsal, capoeira, karatê, ginástica olímpica, natação, handebol, voleibol e basquetebol.



Apostolado da Oração em Porto Feliz entrega fitas aos seus participantes!


Aconteceu nesta sexta-feira dia 05 de março, um dia especial para todos aqueles que estão participando da recém criado Apostolado da Oração na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Porto Feliz.

Aconteceu a entrega das fitas ao seus menbros participantes!
Mas qual o significado? A fita é um símbolo que significa nossa pertença ao AO. A cor vermelha lembra o amor do Sagrado Coração de Jesus.

Foram 18 pessoas que receberam fitas, duas pessoas já a tinham. Quanto mais tempo de participação no Apostolado, maior fica a fita.

Agradecemos a Jane, que mesmo em cima da hora, assim que ficou sabendo do importante acontecimento, nos convidou( Pascom - Pastoral da Comunicação)! e prontamente fomos à Missa fotografar para divulgarmos este momento em que a Igreja de Porto Feliz cresce!

Agradecimento ficam também ao jovem Padre Carlos Alexandre que não poupa esforços para apoiar este novo movimento em sua Paróquia!

Veja as fotos:














mais fotos em nosso orkut!!!

Série Dia Internacional da Mulher - Parte 4

Hoje é o Dia Interncional da Mulher!

Parabéns a todas vocês que são A FONTE DE VIDA de toda a humanidade.
Vocês são colo, amparo, carinho, alegria e esteio da família,
Vocês são esposas, mães, amantes, profissionais, estudantes, cidadãs, simplesmente... mulheres.

E, para comemorar este dia, vamos continuar com nossa série, agora com um pouco da história de grandes mulheres que fizeram a diferença na história mundial, a começar pela brasileira Anita Garibaldi.

Nascida na cidade catarinense de Laguna (SC), Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva teve uma origem familiar humilde combinada com uma boa educação. Seguindo os padrões da época, casou-se bastante jovem, aos 15 anos, com Manuel Duarte de Aguiar. No ano de 1837, já com o desenvolvimento da Revolução Farroupilha, ela teve a oportunidade e conhecer Giuseppe Garibaldi, um dos principais líderes do movimento que conquistara sua cidade natal.


Logo se mostrando apaixonada por Giuseppe, Ana Maria resolveu abandonar o seu infeliz matrimônio para que ao lado do revolucionário italiano marcasse a História com o nome de Anita Garibaldi. No tempo em que Laguna se transformou em sede do governo da República Juliana, que tomou Santa Catariana, Anita aprendeu a manusear espadas e armas de fogo. Em pouco tempo, a paixão pelo companheiro e os riscos da guerra se tornaram situações comuns à sua peculiar rotina.

Durante a Batalha de Curitibanos, Anita foi capturada pelas tropas que representavam o Império Brasileiro. Presa e grávida do seu primeiro filho, ela foi enganosamente informada que Garibaldi havia falecido nos campos de batalha. Inconformada e duvidosa sobre a informação, ela pediu aos oficias que a deixem procurar o marido entre os corpos. Nesse instante, desconfiando do que lhe fora dito, ela saltou em um cavalo e fugiu dos oficiais que a vigiavam.

Após atravessar um rio e passar alguns dias sem alimento, ela buscou refúgio entre alguns revolucionários. Poucos dias depois, Anita e Giuseppe se encontraram na cidade de Vacaria. Já em 1841, o casal seguiu para a cidade de Montevidéu, para apoiar outra revolta contra o ditador uruguaio Fructuoso Rivera. Após a participação nos conflitos, Anita foi enviada para a Itália, em 1847, para realizar os preparativos que receberiam o marido e uma tropa de mil homens que participariam das guerras de unificação da Itália.

Nesse novo conflito, o casal chegou até acidade de Roma, que havia sido posta como a capital da nova República Romana. Apesar da conquista, tiveram que enfrentar a opulência das forças franco-austríacas, e bateram em retirada nas ofensivas que marcaram a Batalha de Gianicolo. Acompanhados por, aproximadamente, quatro mil soldados, o casal de revolucionários ainda teve de suportar a pressão de outros exércitos contrários ao processo de unificação.

Quando atingiram a cidade de San Marino, a embaixada norte-americana ofereceu um salvo conduto que poderia tirar o casal daquela penosa situação de risco. Não aceitando o convite, por temer a desarticulação do processo de unificação, Anita e Giuseppe continuaram a sua fuga. A essa altura, esgotada pela quinta gravidez, a valente revolucionária ficou abatida ao enfrentar uma grave crise de febre tifoide. Não resistindo, Anita faleceu nas proximidades de Ravenna, em 4 de agosto de 1849.

Ferozmente perseguido pelos soldados austríacos, Garibaldi não teve sequer a oportunidade de acompanhar os cortejos fúnebres da esposa. Partindo para o exílio, o revolucionário italiano ficou dez anos fora da Itália. Somente em 1932, o corpo de Anita Garibaldi foi definitivamente transferido para a colina de Janiculo, localizada na porção ocidental da cidade de Roma.



Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola



Possível isto na Selva?

selva1
selva2


selva3

O Homem é o único animal que mata sem motivos. Animais só matam para se alimentarem!

Reciclagem em Porto Feliz



A Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CADS) está em processo de implantação da Cooperativa de Reciclagem em Porto Feliz, e já começou o cadastramento dos moradores interessados em colaborar com a coleta seletiva. Quem aderir à iniciativa se compromete a separar papéis, plástico, metais e outros materiais que podem ser reciclados.

Toda segunda-feira, um caminhão cedido pela Prefeitura faz o recolhimento dos materiais, que são encaminhados para um barracão localizado na Rua Anita Garibaldi, no Jardim Primavera. No local, as embalagens são separadas pelos catadores credenciados e encaminhadas para a venda. Futuramente, o barracão também servirá como ponto para a entrega dos recicláveis.


O projeto faz visitas aos moradores dos bairros Jardim Araritaguaba, Jardim Primavera, Jardim Morumbi, Jardim Bela Fonte, Jardim São Pedro, Jardim Porto Feliz, Jardim Brasil, Bambu, Cidade Jardim e parte do Cento.


“Esse trabalho vai ajudar na limpeza da cidade e do meio ambiente. Uma latinha de refrigerante, por exemplo, demora muito tempo para se decompor na natureza. Vamos conscientizar a população que uma parte do lixo pode ser reciclado”, lembra a agente ambiental Daniele Morato da Silva, 22 anos, moradora do Jardim Vante.


A iniciativa também agradou aos moradores. “Eu já separava o lixo que poderia ser reciclado. Acho ótimo que agora ele seja encaminhado para um projeto de coleta”, afirma a auxiliar de professor Adriele Freitas, 23 anos, moradora da Vila Angélica,um dos bairros que futuramente deverá ser atendido pelo projeto.
A Diretoria de Promoção Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), fez a triagem dos participantes do projeto, que atualmente são dez. No dia 12 de março, uma assembléia geral deverá formalizar a implantação da Cooperativa de Reciclagem em Porto Feliz.


A CADS conta com a parceria da Prefeitura de Porto Feliz e tem acompanhamento do Sebrae. Fazem parte da comissão membros da sociedade civil organizada e das diretorias de Promoção Social, Meio Ambiente e Obras. 

“O recolhimento dos materiais recicláveis pode resgatar a dignidade de algumas famílias que sofrem hoje com a exclusão social. Além disso, também geramos renda com a coleta seletiva”, explica o presidente da comissão, Sérgio Murilo Lopes.


Foto


Recicle!

Materiais que podem ser separados e entregues para reciclagem:

Papéis: jornal, revista, lista telefônica, cadernos, caixas de papelão, papéis em geral;
 
Plástico:
embalagens de refrigerante (Pet), embalagens de produtos de limpeza, sacos e sacolas plásticas, embalagens de manteiga e óleo, potes de cremes e xampu, baldes e bacias, canos de PVC, brinquedos;
 
Metais:
latinhas de alumínio, latas de produtos alimentícios, panelas, objetos de ferro, cobre, alumínio, zinco, chumbo, latão, bronze e sucatas em geral;

Óleo de fritura:
guardar em garrafas Pet para recolhimento do agente;
 
Diversos
: bateria automotiva, varais, motores elétricos em geral, parte de eletrodomésticos, etc.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA 8 DE MARÇO-DIA INTERNACIONAL DA MULHER


 



A TODAS AS MULHERES

Mulheres fracas, fortes.           
Não importa.
Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade.
São fortes o bastante para erguerem sempre cabeça
Sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer.

Temos a delicadeza das flores
A força de ser mãe,
O carinho de ser esposa,
Reciprocidade de ser amiga,
A paixão de ser amante,
E o amor por ser mulher!

Somos fêmeas guerreiras, vencedoras,
Somos sempre o tema de um poema
Distribuímos paixão, meiguice, força, carinho, amor.

Somos um pouco de tudo
Calmas, agitadas, lentas!
Vaidosas, charmosas, turbulentas.

Mulheres fortes e lutadoras.
Mulheres conquistadoras
Que amam e querem ser amadas
Elegantes e repletas de inteligência

Com paciência
O mundo soube conquistar.
Mulheres duras, fracas.
Mulheres de todas raças
Mulheres guerreiras
Mulheres sem fronteiras
Mulheres... mulheres...

(Rosilene P. De Souza)



PARABÉNS A TODAS AS MULHERES!!

Sessão de Câmara dos Vereadores de Porto Feliz


Saiba primeiro por aqui, como foi a última sessão!


Tribuna Livre

Vereador Marquinhos, comentou sobre todas as sua indicações do dia!

Coquinho - abordou a temática da falta de indústrias na cidade, e lamentou o alto índice de desemprego. Comentou das falhas, segundo ele, de administrações anteriores que permitiram que importantes empresas fosse para outras cidades como:

Alpargatas - Tatuí

Brasilit - entre Rafard/Capivari

Alba - Boituva

Comentou sobre a Probor, uma empresa do setor de borrachas como é a Neobor instalada há anos em Porto Feliz. A Probor produz câmara para bicicletas e em breve câmara de motos. Sua produção está em 30 mil câmaras/dia, sendo este numero insuficiente para atender a demanda. A empresa compra matéria importada, e exporta os seus produtos, e para se instalar na cidade, eles reinvindicam 3 alqueires. Coquinho pediu aceleração no atendimento aos empresários e uma visita do Prefeito a linha de produção. O vereador também informou que o piso salarial na empresa é de 700,00 reais.


Em aparte, vereador Marquinho afirmou que oficialmente a empresa Flamboyant vai começar a terraplanagem em seu terreno a partir de janeiro/11, já tem um projeto oficial. Irá gerar 700 empregos na cidade.



Gerão criticou duramente a entrevista do Secretário Aguinaldo cedeu ao jornal Tribuna das Monções! Ironizou quando o Secretário falou que necessita de mão de obra braçal, ou seja de homens e que as trinta primeira posições, segundo ele, não podem exercer tal função. Gerão pediu que ao menos faça-se um concurso especifico para desempenhar tal função.

Geral esbravejou quanto abordou a nova estruturação administrativa de Porto Feliz, quando Miguel Arcanjo de Almeida deixou de ser Secretário da Educação. O Edil comentou que única coisa que deu certo no Governo Maffei foi a Educação com o bom trabalho da Prof Simone e do Prof Miguel. Gerão caracterizou como uma traição de Maffei e do PT.




Miraci
Encontrou-se com os engenheiros da empresa Colinas e representantes da Taperçaria Celsil, para possível implantação de passarela no Km 130/131 - trecho que dá acesso ao Bairro Palmital pela estrada PFZ 456 e outro trecho próximo a empresa Steman e o bairro Jd Brasil. A vereadora também pediu que fosse reforçada a sinalização para os motorista que chegam de Sorocaba e trafegam sobre a ponte nova que dá acesso a Porto Felz, para evitar futuros acidentes. 

Miraci esteve presente na Reunião de Fortalecimento das Famílias no Bairro Caic, evento promovido pela Igreja Assembléia de Deus.

Em busca de novas emendas, ela afirmou que esteve com o Assessor Especial de José Serra, e também com o deputado Jorge Caruso, em busca de novas emendas (verbas) para Porto Feliz, para conseguir ajudar a melhorar as condições das ruas da cidade e das estradas rurais.

Justificando o mato excessivo e também dos buracos por toda a cidade, Miraci mostrou os números volumétrico das chuvas em Porto Feliz, que foram recorde em dezembro e em janeiro.

Encerrou homenageando as mulheres pelo dia 8 de março, dia internacional da mulher.




Vereadora Andréia agradeceu o público presente: agentes da Pastoral Católica Movimento de Assis, Romeiros, e funcionários do setores de obras e turismo.

Em sua fala, a vereadora também homenageou as mulheres pelo proximo dia 08 de março. Em aparte, Robertinho, Gerão e Marquinhos fizeram o mesmo em homenagem. O presidente Odélio, convidou a todos para o evento em Homenagem as mulheres de Porto Feliz, na quinta-feira dia 11 de março a partir das 19h30m com palestras com a deputada Aline Correa, Coral da Igreja Presbiteriana Independente, além de uma pequena apresentação teatral.



Ordem do dia

Projeto de Lei que regula sobre corte de árvores! Aprovado por unanimidade. Gerão ressaltou ser mais uma Lei, e que a Lei do silêncio fez prefeitura comprar um medidor de decibéis, que não está sendo usado para fiscalizar e identificar abusos sonoros. Muito moradores do centro da cidade e da Monsenhor Seckler tem reclamado muito.



Projeto de Lei que trata da regulação sobre depósito e comércio de ferro velho, reciclavéis e similares. Aprovado por unanimidade.


Projeto de Lei que altera artigos de 1992, adaptando esta lei,  para exigências das Leis Estaduais e Federais, sobre a defesa do meio ambiente em Porto Feliz.


Polêmica da noite:

Projeto de Lei que altera a Lei Orgânica do Municipio, onde ela suprime conteúdo da Lei Organica do Município que impedia que o vice prefeito pudesse assumir uma Secretaria.

Em discução, o Vereador Coquinho explicou a Lei e o que se pretendia fazer dela. Considerou esta manobra como anti-ética. O vereador por sua inciativa foi atrás de um parecer do Cepam - especialista em pesquisas e estudos em Administração Municipal que afirmou que projeto como este deveria ser de iniciativa da Câmara. Relatório revelou que o Secretário tem direito a férias, décimo terceiro salário e 1/3 das férias. Apesar de ser cargos equiparados, o prefeito, vice e vereador não tem os mesmo direitos.

Coquinho acusou Júlio Bronze de legislar em causa própria, quando envia um projeto para apreciação, onde permite que o vice-prefeito se licencie e assuma uma Secretaria, assim sem perder seu cargo. Assim deixa de receber 2200 reais para ganhar como um secretário de 4200 reais/mês. Coquinho elogia explicitamente Miguel e Simone: "trabalho fantástico" e que com administração deles "nenhum tipo de problemas" aconteceu.


Comentou também, que a Regiane Bérgamo, que foi nomeada Secretária da Educação, já foi Chefe de Gabinete, passou pela Promoção Social, e estava na diretoria de Esportes e turismo.



Em sua fala, vereador Marquinhos comentou que cidades vizinhas tem muitas secretarias, e que Porto Feliz está bem enxuta. Citou Boituva como exemplo: 17 secretarias e 25 diretorias. Comentou também o caso do vice-prefeitor José Ailton , que já foi delegado em Porto Feliz, e é vice do Vitor Lippi, aonde ele foi nomeado Secretário de segurança em Sorocaba, segundo o vereador.



Gerão afirmou que em Sorocaba já estava previsto em Lei esta possibilidade. E esta manobra em Porto Feliz é considerada por ele, como imoral!


Odélio frisou que o projeto permite que o vice prefeito assuma qualquer secretaria, e que é o prefeito quem indica qual.


Robertinho que ficou a noite toda esquivando-se de debates e combate a oposição, mas assumiu sua palavra alegando que a discução está indo pelo lado pessoal, recusou as insinuações de imoralidade do projeto, pois é um projeto de Governo. Argumentou que a reforma administrativa de 2004 não se permitiu tal mudança. E que também, se for analisar bem, o vereadores em certas situações lesgilam em causa própria ou para alguém conforme o projeto, e não é bem por aí!

Robertinho também citou o caso do projeto que ano passado também alterava a lei para que Luis Gustavo, que foi na outra legislatura vice de Maffei, assumisse a diretoria de Saúde! Robertinho afirmou que Luís Bronze é um grande homem para ser da Secretaria de Educação, ou obras...



Gerão retomou a palavra dando seguimento a discução do projeto de Lei, solicitou retirada do projeto, para que voltasse alterado, permitindo que somente na proxima administração municipal possa ultilizar tal recurso. O adiamento por duas sessões, foi rejeitado por 6 contra 2.


Marquinhos voltou a defender o que a Educação precisa ganhar com esta projeto. Que era para todos pensarem na educação. 


Odélio justificou seu voto positivo, alengando que pensou somente na economia aos cofres público de Porto Feliz, pois segundo ele, o vice "ganha sem fazer nada".

Projeto foi aprovado com 5 votos contra 4, porém como não atingiu 2/3, ficou prejudicada, portanto seria arquivada!






Requerimento que autoriza o Executivo Municipal a desenvolver ações para implantar o Projeto Minha Casa, Minha Vida em Porto Feliz. Aprovado pro unanimidade!


Projeto que permite apoio logístico à Associação dos Romeiros de Porto Feliz, entidade sem fins lucrativos.
Aprovado por unanimidade. Gerão questionou o fato de sempre a empresa de segurança Advanced ser sempre a contrata, disse que irá apurar melhor.


Projeto de Lei que autoriza a prefeitura doar mais de 2200 reais ao GEPACI de Sorocaba, hospital que atende crianças e adolescentes de até 18 anos que sofrem de câncer. O presidente Odélio comentou que sua filha quando com 12 anos de idade, foi diagnóstica câncer no mediastino e foi bem tratada no Hospital. Considerou pouco o valor, porém importante! Aprovado por unanimidade!