quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Córrego Pinheirinho terá nascentes recuperadas pela Prefeitura

giro pela cidade 024 arquivo Pascom

Na terça-feira, 7, técnicos da Prefeitura fizeram vistoria nas nascentes do Córrego Pinheirinho, localizado na Avenida Dr. Antonio Pires de Almeida.

O local é utilizado diariamente como pista de caminhada por pessoas de diversas idades que buscam obter mais saúde através da atividade física. A prefeitura, preocupada em atender essa necessidade, criou um Projeto de Revitalização do Córrego Pinheirinho, com objetivo de aumentar a qualidade de vida da população, requalificando a área num espaço de educação, convívio e lazer.

O Projeto será realizado em parceria com o Instituto Refloresta, que desde 1998 atua no município com a recomposição das matas ciliares do Ribeirão Avecuia. A partir desse ano, os plantios serão expandidos para a recuperação de áreas verdes urbanas.

Durante a vistoria, o Diretor de Meio Ambiente, Alessandro de J. Santos apontou diversas irregularidades na área. Segundo ele “as nascentes encontram-se desprotegidas, e diversos tipos de lixos domésticos e entulhos são depositados no terreno sem a autorização do órgão público competente. Além disso, o local tem sido utilizado para ações ilícitas, uma vez que o mesmo encontra-se inapropriado para o uso da população”.

De acordo com os problemas observados, definiu-se que primeiramente será efetuada a limpeza do local e, posteriormente, mudas de árvores nativas serão plantadas nas nascentes e margens do córrego.

A Prefeitura reconhece a importância de recuperar e manter as áreas verdes urbanas limpas e seguras, para o bem estar de todos.

AIPF

EVENTO NA UFSCAR-SOROCABA DISCUTE A HISTÓRIA DE SOROCABA E REGIÃO

 

A Ufscar campus Sorocaba realiza, no próximo dia 15 de agosto, o evento "Sorocaba Lado B - Quem é você nessa História?", com diversas atividades voltadas para a reflexão da História dos movimentos sociais e dos sujeitos ocultados na História oficial.

A abertura ocorrerá às 9 horas com a composição de mesa de abertura na qual falarão três historiadores. O primeiro é o professor Carlos Carvalho Cavalheiro que discorrerá sobre o tema "Os invisibilizados na História de Sorocaba e região". Em seguida falará o professor Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho com o tema "A Manchester Paulista" e, na sequência, a professora Cássia Maria Baddini com o tema "O tropeirismo na perspectiva crítica".

A partir das 11 horas ocorrerão diversas atividades culturais como a apresentação da Banda Power Girls, além de mostras paralelas de fotografia, de intervenções, instalações e exibição de vídeos.

Ao mesmo tempo acontecerão palestras e debates em vários ambientes com temas diversos como Lutas sociais da juventude, Meio ambiente e luta pela terra, Movimento Negro, Comunicação e Mídias Alternativas entre tantos outros.

O evento, que comemora o Aniversário de Sorocaba, ocorrerá no dia 15 de agosto no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura da Ufscar - Sorocaba, na rua Maria Cinto de Biaggi, nº 130, Jardim Santa Rosália, ao lado do Hipermercado Extra. A entrada é franca.