Na terça-feira, 7, técnicos da Prefeitura fizeram vistoria nas nascentes do Córrego Pinheirinho, localizado na Avenida Dr. Antonio Pires de Almeida.
O local é utilizado diariamente como pista de caminhada por pessoas de diversas idades que buscam obter mais saúde através da atividade física. A prefeitura, preocupada em atender essa necessidade, criou um Projeto de Revitalização do Córrego Pinheirinho, com objetivo de aumentar a qualidade de vida da população, requalificando a área num espaço de educação, convívio e lazer.
O Projeto será realizado em parceria com o Instituto Refloresta, que desde 1998 atua no município com a recomposição das matas ciliares do Ribeirão Avecuia. A partir desse ano, os plantios serão expandidos para a recuperação de áreas verdes urbanas.
Durante a vistoria, o Diretor de Meio Ambiente, Alessandro de J. Santos apontou diversas irregularidades na área. Segundo ele “as nascentes encontram-se desprotegidas, e diversos tipos de lixos domésticos e entulhos são depositados no terreno sem a autorização do órgão público competente. Além disso, o local tem sido utilizado para ações ilícitas, uma vez que o mesmo encontra-se inapropriado para o uso da população”.
De acordo com os problemas observados, definiu-se que primeiramente será efetuada a limpeza do local e, posteriormente, mudas de árvores nativas serão plantadas nas nascentes e margens do córrego.
A Prefeitura reconhece a importância de recuperar e manter as áreas verdes urbanas limpas e seguras, para o bem estar de todos.
AIPF