sábado, 15 de maio de 2010

Festa do Divino em Porto Feliz/sp


Acontece em Porto Feliz do dia 15 ao dia 23 de maio, as tradicional Festa do Divino! Os Festeiros de 2010 Robson e Sandra, Vinícius e Nislei, Paulo e Cíntia, Emerson e Adriana Augusto e Maria Aparecida, Jorge e Izabel, convidam todos a participarem das programações religiosas e festivas.


Programação Festiva:

15 de Maio - sábado - no Cemex:
7h       Concentração dos Caminhões de lenha
8h       Benção dos Caminhoes e desfile pelas ruas da cidade
9h30m Início do leilão de Lenhas, Garrotes, etc...
12h     Almoço Festivo


Programação Religiosa na Igreja Mãe dos Homens:

16 de maio - domingo  19h Missa
Tema: Dom da Sabedoria

17 de maio - segunda-feira 19h30m Missa
Tema: Dom do Entendimento

18 de maio - terça-feira 19h30m Missa
Tema: Dom do Conselho

19 de maio - quarta-feira 19h30m Missa
Tema: Dom da Fortaleza

20 de maio - quinta-feira 19h30m Missa
Tema: Dom da Ciência

21de maio - sexta-feira 19h30m Missa
Tema: Dom da Piedade

22 de maio - sábado 19h Missa
Tema: Dom do Temor de Deus



23 de maio - domingo dia de Pentecostes Missa

6h Alvorada Musical percorrendo os bairros da cidade
(Coorporação Musical de Porto Feliz)

7h Missa

9h Missa com a benção das Roscas

14h Tarde de Louvor

16h30m Saída do Cortejo da Escola São José

17h Procissão e Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens
Tema: Espírito Santo, vem nos iluminar!

Tietê: IPTU Premiado 2010: contribuinte inadimplente não participa dos sorteios


A Prefeitura de Tietê divulgou na última quinta-feira, dia 06, a campanha do IPTU premiado que autoriza, através de lei, a municipalidade a realizar, entre os contribuintes que estão em dia com os pagamentos de seus tributos, o sorteio de cinco prêmios.

De acordo com o prefeito Zé Carlos Melaré, além de aumentar a arrecadação e diminuir a inadimplência, os sorteios são uma forma de prestigiar os bons pagadores, extinguindo o pagamento com anistia.
Para concorrer, os munícipes devem estar com os pagamentos do IPTU 2010 e das taxas de Limpeza e Conservação atualizados.
Vale lembrar que os contribuintes inscritos na dívida ativa somente participarão do sorteio mediante regularização dos débitos. Por isso, quem estiver inadimplente deve procurar o departamento de tributação e no caso de parcelamento da dívida, iniciar o pagamento das prestações até o dia 30 de junho.
Para aqueles que desejam proceder à quitação total de seus tributos, ainda que com parcelas vencíveis, a tributação estará disponível até o dia 30 de dezembro.
Os sorteios serão realizados no dia 19 de janeiro de 2011, com verificação simultânea da situação do contribuinte referente aos tributos do exercício 2010.
Os prêmios são uma moto 125 cilindradas; uma TV de LCD de 32”; um refrigerador; um computador e uma máquina de lavar roupas.
Fique atento aos prazos para não ser excluído dos sorteios. IPTU em dia é investimento na cidade e benefício para o tieteense.

Assembleia popular em Porto Feliz

Ano Sacerdotal


O ENCERRAMENTO DO ANO SACERDOTAL
Roma, 12 de abril de 2010

Caros Presbíteros,

A Igreja sem dúvida está muito feliz com o Ano Sacerdotal e agradece ao Senhor por haver inspirado o Santo Padre a decidir sua realização. Todas as informações que chegam aqui a Roma sobre as numerosas e multíplices iniciativas programadas pelas Igrejas locais no mundo inteiro para realizar este ano especial constituem a prova de como foi bem recebido e - podemos dizer – correspondeu a um verdadeiro e profundo anseio dos presbíteros e de todo o povo de Deus. Estava na hora de dar uma atenção especial de reconhecimento e de empreendimento em favor do grande, laborioso e insubstituível presbitério e de cada presbítero da Igreja.

É verdade que alguns, mas proporcionalmente muito poucos, presbíteros cometeram horríveis e gravíssimos delitos de abuso sexual contra menores, fatos que devemos rejeitar e condenar de modo absoluto e intransigente. Devem eles responder diante de Deus e diante dos tribunais, também civis. Mas estamos antes de mais nada do lado das vítimas e queremos dar-lhes apoio tanto na recuperação como em seus direitos ofendidos.

Por outro lado, os delitos de alguns não podem absolutamente ser usados para manchar o inteiro corpo eclesial dos presbíteros. Quem o faz, comete uma clamorosa injustiça. A Igreja, neste Ano Sacerdotal, procura dizer isto à sociedade humana. Qualquer pessoa de bom senso e boa vontade o entende.

Dito necessariamente isso, voltamos a vós, caros presbíteros. Queremos dizer-vos, mais uma vez, que reconhecemos o que sois e o que fazeis na Igreja e na sociedade. A Igreja vos ama, vos admira e vos respeita. Sois também alegria para nossa gente católica no mundo, que vos acolhe e apoia, principalmente nestes tempos de sofrimentos.

Daqui a dois meses chegaremos ao encerramento do Ano Sacerdotal. O Papa, caros sacerdotes, convida-vos de coração a vir de todo o mundo a Roma para este encerramento nos dias 9, 10 e 11 de junho próximo. De todos os países do mundo. Dos países mais próximos de Roma dever-se-ia poder esperar milhares e milhares, não é verdade? Então, não recuseis o convite premuroso e cordial do Santo Padre. Vinde e Deus vos abençoará. O Papa quer confirmar os presbíteros da Igreja. A vossa presença numerosa na Praça de São Pedro constituirá também uma forma propositiva e responsável de os presbíteros se apresentarem, prontos e não intimidados, para o serviço à humanidade, que lhes foi confiado por Jesus Cristo. A vossa visibilidade na praça, diante do mundo hodierno, será uma proclamação do vosso envio não para condenar o mundo, mas para salvá-lo (cfr. Jo 3,17 e 12,47). Em tal contexto, também o grande número terá um significado especial.

Para essa presença numerosa dos presbíteros no encerramento do Ano Sacerdotal, em Roma, há ainda um motivo particular, que a Igreja hoje tem muito a peito. Trata-se de oferecer ao amado Papa Bento XVI nossa solidariedade, nosso apoio, nossa confiança e nossa comunhão incondicional, diante dos frequentes ataques que lhe são dirigidos, no momento atual, no âmbito de suas decisões referentes aos clérigos incursos nos delitos de abuso sexual contra menores. As acusações contra o Papa são evidentemente injustas e foi demonstrado que ninguém fez tanto quanto Bento XVI para condenar e combater corretamente tais crimes. Então, a presença massiva dos presbíteros na praça com Ele será un sinal forte da nossa decidida rejeição dos ataques de que è vítima. Portanto, vinde também para apoiar o Santo Padre.

O encerramento do Ano Sacerdotal não constituirá propriamente um encerramento, mas um novo início. Nós, o povo de Deus e os pastores, queremos agradecer a Deus por este período privilegiado de oração e de reflexão sobre o sacerdócio. Ao mesmo tempo, propomo-nos de estar sempre atentos ao que o Espírito Santo quer nos dizer. Entretano, voltaremos ao serviço de nossa missão na Igreja e no mundo com alegria renovada e com a convicção de que Deus, o Senhor da história, fica conosco, seja nas crises seja nos novos tempos.

A Virgem Maria, Mãe e Rainha dos sacerdotes, interceda por nós e nos inspire no seguimento de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Cardeal Cláudio Hummes
Arcebispo Emérito de São Paulo
Prefeito da Congregação para o Clero
 

Erval é convidado a se retirar do escritório da Igreja Suprema Graça! E será processado!!!

Erval na festa de Nossa Senhora Aparecida em 12 de outrubro de 2009

O que trecho que segue abaixo foi retirado integralmente do site da Igreja Suprema Graça


VISITA AO ESCRITÓRIO DA IGREJA DA SUPREMA GRAÇA 1 (SG) - 13/05/2010 13:30
Em visita inesperada, hoje, os Vereadores "Coquinho" e "Marola", da cidade de Porto Feliz, estiveram no escritório sede da administração da Igreja Suprema Graça. Infelizmente em sua companhia, esteve também o inconveniente Sr.Herval, que de forma mal-educada, proferiu acusações contra a Igreja do SENHOR e chamou-a de "golpista".


VISITA AO ESCRITÓRIO DA IGREJA DA SUPREMA GRAÇA 2 (SG) - 13/05/2010 13:30
Face a essa postura inadmissível e inconveniente, o Pr. Daniel solicitou que ambos os vereadores o acompanhassem até o templo da ISG, que fica na Granja Viana, o que foi declinado pelos edis. O cidadão Herval continuou se portando de maneira incoveniente e foi convidado a se retirar do escritório, o que ocasionou certo constrangimento às partes. Uma pena que esses veradores estivessem em tão má companhia. Poderiam ter visitado o templo da Igreja da Suprema Graça e recebido a benção de NOSSO DEUS...


VISITA AO ESCRITÓRIO DA IGREJA DA SUPREMA GRAÇA 3 (SG) - 13/05/2010 13:45
Aos vereadores, únicos e legítimos representantes do povo de Porto Feliz, o Pr. Daniel se propôs a estender a visita, inclusive apresentando todo o trabalho social que a Igreja da Suprema Graça tem desenvolvido (o que pode ser acessado pelas edições da Revista Eletrônica nesse site). Entretanto o posicionamento agressivo do cidadão Herval, impossibilitou que os vereadores pudessem dar continuidade à reunião. O vereador "Coquinho" se desculpou com o Pr. e infelizmente todos tiveram que se retirar...


IGREJA DA SUPREMA GRAÇA ENTRARÁ COM REPRESENTAÇÃO CONTRA CALÚNIAS (SG) - 13/05/2010 13:50
Os advogados da Igreja da Suprema Graça já foram contatados, para que, uma vez que as calúnias desse cidadão Herval continuem se perpetrando, possam imediatamente entrar com uma ação em juízo processando-o por calúnia e difamação. Desde o princípio, o Pr. Daniel adotou uma postura de transparência e cumpriu todas as formalidades que lhe cabiam, enquanto representante legal da ISG.
IGREJA DA SUPREMA GRAÇA ENTRARÁ COM REPRESENTAÇÃO CONTRA CALÚNIAS 2 (SG) - 13/05/2010 13:50
De qualquer maneira, a ISG não aceitará as provocações desse arquétipo de cidadão, o qual, segundo consta, possui seus bens bloqueados pela justiça, por conta de seus desmandos na administração pública da cidade. Afinal, qual a idoneidade desse cidadão e o que ele representa?



mensagem para você

Nessa vida queria ser como uma poça de água, para assim, refletir o céu.
Dom Hélder Câmara (arcebispo)

Boituva: Período de inscrição para vestibulinho da ETEC terá início no próximo dia 17


A ETEC - Escola Técnica Estadual de Boituva abrirá o período de inscrições para o seu vestibulinho. Em Boituva estão abertas 40 vagas para o curso Técnico em Administração, no período noturno. As inscrições devem ser feitas entre 17 e 28 de maio, na EMEF “Profª Esmeralda Bertolli Labronici” das 16 às 21 horas.

Essa novidade é uma conquista da Prefeitura Municipal que solicitou cursos técnicos ao ex-Secretário de Estado de Desenvolvimento, Geraldo Alckimin, que prontamente atendeu o pedido, e agora é possível oferecer este benefício para toda a população.
Para fazer a inscrição é preciso portar o RG original, e pagar a taxa de R$20,00. Após o vestibular, para fazer a matrícula, é preciso ter concluído ou estar cursando no mínimo o 2° ano do Ensino Médio. O vestibulinho será no dia 20 de junho, com horário a ser definido. O início das aulas está previsto para agosto, o curso tem a duração de 3 semestres.
O Técnico em Administração é o profissional que controla a rotina administrativa das empresas, colabora nos planejamentos estratégicos, táticos e operacionais. Pode concorrer a vagas em diversas áreas da Indústria e Comércio, e realizar a prestação de serviços, em empresas em geral de pequeno e médio portes.




Sincretismo Religioso

Sincretismo (do grego συγκρητισμός, originalmente "coalização dos cretenses", composto de σύν "com, junto" e Κρήτη "Creta") é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas. Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.

No Brasil, o sincretismo é um fenômeno bastante comum, mas é especialmente relevante na Bahia, onde buscou-se adaptar nas crenças de religiões tradicionais africanas os rituais da fé Católica, religião predominante no Brasil. Segundo José Beniste, "valeu como poderosa arma para os negros manterem suas tradições. Sem isso, provavelmente, nem mesmo teriam podido manter os traços religiosos que ainda hoje se conservam".

Reginaldo Prandi, 2002, escreve: “Para se viver no Brasil, mesmo sendo escravo, e principalmente depois, sendo negro livre, era indispensável, antes de mais nada, ser católico. Por isso, os negros no Brasil que cultuavam as religiões africanas dos orixás, voduns e inquices se diziam católicos e se comportavam como tais. Além dos rituais de seus ancestrais, freqüentavam também os ritos católicos. Continuaram sendo e se dizendo católicos, mesmo com o advento da República, quando o catolicismo perdeu a condição de religião oficial.”

Há antropólogos que insistem que a assimilação Santo/Orixá era aparente e, inicialmente, serviu para encobrir a verdadeira devoção aos Orixás, pois no caso dos cânticos, eram efetuados em língua natural dos escravos e que ninguém entendia.

Um fato histórico que pode opor-se a este pensamento é a criação das confrarias de negros (p.ex., a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, na Bahia) totalmente composta por negros. Os negros haviam realmente se convertido ao Cristianismo e não eram apenas uma fachada.

No Sermão XIV, pregado aos pretos de uma Irmandade do Rosário, em 1633, o padre Antônio Vieira faz um lamento em favor da escravidão: “Oh, se a gente preta tirada das brenhas da sua Etiópia, e passada ao Brasil, conhecera bem quanto deve a Deus, e a sua Santíssima Mãe por este que pode parecer desterro, cativeiro e desgraça, e não é senão milagre, e grande milagre!” (Vieira, 1954: 26-27).

História recente

Se na antiguidade brasileira o fenômeno ocorreu entre as duas religiões em competição, no início do século passado, ainda na Bahia, ele se desenvolveu de forma mais silenciosa. A adaptação desta vez conectou o conhecimento ortodoxo ou profano ao secreto a partir da promoção do esclarecimento e do estudo metafísico. O início exato foi no ano de 1905, com a fundação da loja teosófica Alcyone por Henrique José de Souza - precursor da Teosofia Brasileira e ícone do Ocultismo. Décadas depois, este movimento se espalhou pelo Brasil e pelo mundo através da Sociedade Mental e Espiritualista Dhâranâ, posteriormente chamada de Sociedade Teosófica Brasileira e atualmente conhecida como Sociedade Brasileira de Eubiose.

Sincretismo Religioso Católico-Germânico

Durante o periodo de decadência de Roma, os germânicos começaram a entrar em seus territórios, de forma pacífica (e armada) misturando as culturas (cristã romana com a mitologia germânica). Roma se tornara cristã em certo tempo e tentou cristianizar os germânicos, mas estes estavam muito ligados com sua cultura local.

Influências

O sincretismo também é comum na literatura, música, artes de representação e outras expressões culturais. (Compare com o conceito de ecleticismo). Letristas como Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes e Jorge Ben Jor retrataram o tema em diversas canções, enquanto Dias Gomes levou-o para o teatro com a peça O Pagador de Promessas que, mais tarde, foi levada para o cinema, conquistando uma Palma de Ouro no Festival de Cannes e uma indicação ao prêmio Oscar de melhor filme estrangeiro.

Volei em Porto Feliz

Posto de Informações Turística em Porto Feliz

Atletismo, fustal...

 
Neste sábado, 15, as equipes masculina e feminina de Tênis de Mesa buscam classificação para a fase estadual dos Jogos da Juventude.

Ambas as equipes jogam na cidade de Itapetininga, a partir das 9h, nas disputas do individual, duplas e por equipes da fase regional.

As partidas acontecem na quadra poliesportiva da EE Prof. Lauri Rechinelli, na Vila Barth II.

Atletismo

Também nos Jogos da Juventude, a equipe de Atletismo (masculino e feminino) de Porto Feliz busca na quinta-feira, 20, índice para a próxima fase da competição. O local da disputa ainda não foi definido pela organização.

As equipes portofelicenses participam de provas de pista, lançamentos, arremessos e saltos.

Futsal

No fim de semana passado, as equipes masculina e feminina de Futsal participaram da fase regional dos Jogos da Juventude. A disputa da categoria sub-18 aconteceu na cidade de Itapetininga.

Jogando no sábado, 8, o futsal masculino enfrentou pelas quartas de final a cidade de Itu e foi derrotado pelo placar de 3 a 1. Atuaram por Porto Feliz: Gentil, Everton Munhoz, Caio Bregnoli, Danilinho, Paraíba, Pato, Luis Felipe, André Testa, Guilherme, Romeu, Lucas e Mateus. Treinador: Paulo Cazagrande. O gol nesta partida foi marcado por André Testa.

Já o feminino, realizou o clássico regional contra Boituva e venceu as quartas de final pelo placar de 5 a 0, com gols de Kézia (3), Anaíza e Valéria. O treinador Luciano contou com as seguintes atletas: Bianca Silva, anaíza, Kézia, Valeria Nascimento, Janína Rocco, Gabriele Portes, Andreza, Indaiara e Juliana.

Com a vitória a equipe garantiu vaga na semifinal da competição que aconteceu no domingo, 9, contra a cidade de Taquarivaí. Nesta partida a equipe acabou derrotada pelo placar de 3 a 2, com os gols de Anaíza Dantas e Quézia Fagundes para Porto Feliz.

Todas essas modalidades fazem parte da Coordenadoria de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura.

Futebol de Campo

A Coordenadoria de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura adiou o treinamento e inscrições de novas atletas do futebol de campo feminino que deveria ter acontecido no domingo, 9, no estádio “Dr. Julien Fouque”.

De acordo com o coordenador de Esportes, Alexandre Dario, a comissão técnica do futebol de campo é a mesma do futsal que disputou os Jogos da Juventude no último fim de semana.

Ainda segundo Alexandre, a Secretaria de Estado, organizadora dos Jogos da Juventude, informou as datas somente às vésperas da disputa, prejudicando o planejamento da Coordenadoria de Esportes. “Não houve tempo hábil para noticiarmos o adiamento do treinamento. Peço desculpas às atletas que foram até o estádio. Remarcaremos em breve outra data”, diz o coordenador.

15/Maio - Santo Isidoro, o Lavrador, Confessor

Era um modesto lavrador e trabalhava como empregado em terras que não lhe pertenciam. Sem se importar com sua pobreza, cumpria rigorosamente os deveres de empregado, conseguindo conciliá-los com a oração e a contemplação contínuas, e com atos sublimes de caridade. Atingiu por esse meio exímia santidade. Sua vida é cheia de fatos maravilhosos. Foi canonizado em 1622 e é padroeiro da cidade de Madri.