terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

25 anos de Vida Religiosa de Madre Edna

Jubileu de Prata (29)

“Edna Aparecida Gadoti, nascida no dia 7 de novembro de 1960, é primogênita do casal Noé Fernando Gadoti e Doracy de Arruda Gadoti. […] Edna fez a primeira fase da sua formação religiosa (postulando e noviciado) na Casa de Formação São José, em Santa Rita do Passa Quatro, tendo como Mestra Ir. Aparecida Duarte. […] Assim ela emitiu od primeiros votos religiosos de castidade, pobreza e obediência, no seguimento radical de Jesus no dia 01/02/1987, na Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira de Porto Feliz. […] Após um discernimento na oração e no abandono à vontade de Deus, com a ajuda do acompanhamento espiritual, com convicção e muito grata à ação da graça em sua vida, emite os votos perpétuos no dia 24/01/1993, na Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat, em Salto.”

Também fizeram aniversário de votos:

  • 60 anos - Ir. Aparecida e Ir. Assunção (1952);
  • 55 anos – Ir. Maria do Carmo e Ir. Consolação (1957);
  • 40 anos – Ir. Cornélia (1972);
  • 15 anos – Ir. Elaine (1997);
  • 10 anos – Ir. Fátima Maria, Ir. Vanda Maria e Ir. Kelly (2002).

A Santa Missa foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano Dom Eduardo Benes Salles Rodrigues, Pe. Toninho, Pe. Francisco, Pe. Antonio, Pe. Antonio Seganfredo, Frei Eugênio Milani e Diáconos Sílvio, Paulo e Benedito.

Estavam presentes na missa familiares, amigos e religiosas do Instituto das Filhas de São José, sendo animados pelo Coral Renascer.Em sua homilia, Dom Eduardo Benes Salles Rodrigues, falou sobre a falta de valores dos jovens; a necessidade de cuidar dos pobres, padres e religiosos; a vontade de ter sabedoria; necessidade de testemunhar a Palavra na comunidade e desejou muitos mais anos de vocação para Madre Edna.

Após a missa houve uma homenagem à Madre na Escola São José e um almoço para quem estava na missa.

Fotos, texto e vídeo: Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação

Logomarca oficial da JMJ Rio2013

 

07/02/2012 - A JORNADA

Conceito

Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.

Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.

Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.

A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/202/logomarca-oficial-da-jmj-rio2013-conceito

PREPARATIVOS JMJ: Cristo Redentor foi iluminado com show de cores



Quem olhou para o Corcovado na noite de segunda-feira, 6, viu um show de luzes e cores. Principal cartão postal do país, o Cristo Redentor foi iluminado com as cores das bandeiras de 150 países que deverão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. O evento trará o papa Bento XVI ao Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.
A ação tem por objetivo despertar a curiosidade dos jovens do mundo inteiro para o lançamento da logomarca oficial da JMJ Rio2013, que será apresentada no dia 7 de fevereiro, às 19h30, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, onde fica a sede do Comitê. O evento contará com a presença de mais de 100 bispos de todo o Brasil, além de autoridades e representantes da sociedade.
A expectativa é grande em torno da divulgação do símbolo de um dos maiores eventos que o Brasil irá sediar. Na ocasião, o presidente do Comitê Organizador Local (COL/Rio) e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, irá apresentar também o autor da logo, que foi escolhida através de concurso.

JMJ
A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional de jovens com o Papa. A reunião é uma grande celebração da juventude, do que significa ser Igreja, Povo de Deus em meio ao mundo, unido na fé e no amor e enviado a testemunhar Cristo ressuscitado até os confins da terra.
O encontro dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu centenas de milhares de jovens de mais de 190 países.
A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro e atrairá jovens de todo o mundo para o encontro com o Papa Bento XVI.
O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz dos jovens e do Ícone de Nossa Senhora pelo país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul em preparação para a JMJ RIO2013.



Fonte: canção nova

Educadores: Missa de Benção e Envio para o Ano Letivo de 2012

clip_image001

CONVITE:

A Pastoral da Educação em Porto Feliz convida a todos os profissionais da Educação: auxiliar operacional, administrativo, de professor e de educação; merendeiras; inspetores; professores, professores aposentados, coordenadores e diretores, além de pais, alunos e tantos outros também envolvidos na Educação.

Para participar da: Missa de Benção e Envio para o Ano Letivo 2012.

Momento de espiritualidade, para pedir as Bênçãos de Deus para os trabalhos pedagógicos, administrativos e principalmente pelos alunos.

DATA: Dia 11 de fevereiro de 2012
LOCAL:
Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens
HORA:
19h
CELEBRANTE:
Pe. Antônio Carlos Fernandes


Maiores informações: Secretaria Paroquial 3262 1074
pascomportofeliz@hotmail.com

Jesus Mestre dos mestres, abençoa nossos Educadores!

Abusos sexuais: Bento XVI fala em «tragédia»

 

Papa enviou mensagem a participantes em colóquio internacional, com participação de responsáveis católicos e testemunho de vítima irlandesa

D.R.

Cidade do Vaticano, 07 fev 2012 (Ecclesia) – Bento XVI considera que os casos de abusos sexuais que envolveram membros do clero ou instituições eclesiais são uma “tragédia” para a Igreja Católica, que exige uma “salvaguarda efetiva” e apoio às vítimas.

“A atenção pelas vítimas deve ser uma preocupação prioritária na comunidade cristã e deve andar lado a lado com uma profunda renovação da Igreja, a todos os níveis”, indica uma mensagem papal, enviada esta segunda-feira pelo Secretário de Estado aos participantes no simpósio sobre os casos de abusos sexuais na Igreja que decorre em Roma, até quinta-feira, com representantes de 110 conferências episcopais, incluindo a portuguesa, e 30 ordens religiosas.

A iniciativa é organizada pela Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma, contando com o apoio da Santa Sé, em particular da Congregação da Doutrina da Fé (CDF), que em 2011 solicitou aos episcopados católicos de todo o mundo a elaboração de diretivas próprias para tratar os casos de abusos sexuais, a serem entregues até final de maio deste ano.

As diretivas da Conferência Episcopal Portuguesa sobre esta matéria estão em fase de discussão e elaboração, referiu à Agência ECCLESIA o secretário do organismo, padre Manuel Morujão, aquando do anúncio deste simpósio.

Os trabalhos, que têm como tema ‘Rumo à cura e à renovação’, foram inaugurados na tarde de segunda-feira pelo cardeal norte-americano D. William Levada, prefeito da CDF, o qual falou em mais de 4000 casos de abusos relatados à Santa Sé, na última década.

Esse número, indicou, revela a “desadequação de uma resposta exclusivamente canónica a esta tragédia”.

Para este responsável, a Igreja deve concentrar-se na prevenção, criando um “ambiente seguro” para as crianças e investindo na formação dos sacerdotes.

O cardeal Levada destacou, por outro lado, o exemplo dado pelo Papa ao ouvir as vítimas “nas suas visitas pastorais na Grã-Bretanha, Malta, Alemanha, Austrália e Estados Unidos da América”.

O prefeito da CDF observou ainda que as autoridades eclesiásticas devem cooperar com as “autoridades civis” relativamente à “denúncia destes crimes” de abusos sexuais.

Esta manhã, os participantes no encontro ouviram o testemunho de Marie Collins, uma irlandesa vítima de abuso aos 13 anos de idade, quando se encontrava num hospital, há mais de meio século.

“É impossível esquecer e não posso escapar aos seus efeitos”, disse, sobre estes acontecimentos.

Collins falou do processo de denúncia, revelando ter sido tratada como “alguém com uma agenda contra a Igreja” e acusando os responsáveis diocesanos de darem prioridade ao “bom nome” do abusador, que acabaria por ser preso, por este e outros crimes.

A vítima irlandesa trabalha, há mais de uma década, com a sua diocese e a Igreja Católica no país para “melhorar as políticas de proteção de menores”.

Hoje, às 18h30 (hora de Roma, menos uma em Lisboa), o cardeal canadiano D. Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos, vai presidir a uma ‘vigília penitencial’, na qual responsáveis de sete instituições católicas “culpadas ou negligentes” nestas questões vão pedir perdão, publicamente, às vítimas.

OC

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=89445

Tietê: campanha pela sua Santa Casa - "peça Nota Fiscal Paulista"

 

Quando for as compras não se esqueça de pedir a Nota Fiscal Paulista. Os créditos poderão ser revertidos em benefício dos munícipes que utilizam a Santa Casa.
Ao efetuar suas comprar em qualquer estabelecimento comercial, forneça o CNPJ da Santa Casa de Tietê e destine seus créditos ao hospital.
Cada cupom arrecadado representa uma contribuição para a saúde da nossa cidade.


Ajudar a Santa Casa é fácil:
O consumidor deverá informar ou autorizar o estabelecimento comercial a transferir os créditos de seu cupom à Santa Casa de Misericórdia de Tietê através do CNPJ: 72.457.716/0001-23.


Participe!

Tietê: Definida programação de shows da FAIT 2012

 

 

A Feira Agropecuária e Industrial de Tietê, FAIT 2012 já tem programação de shows definida. O evento está em sua 27ª edição e irá celebrar o aniversário de 170 anos do município em março.
Serão mais de dez dias de festa e oito grandes shows. A abertura oficial acontecerá no dia 08, com apresentação do cantor Latino. Nos dias 09 e 10, subirão ao palco respectivamente as duplas sertanejas João Carreiro e Capataz e Marcos e Belucci. O primeiro fim de semana de agito termina no dia 11, com Gusttavo Lima.
Nos dias 12, 13 e 14, a organização promete manter o público com animado com apresentações de bandas e grupos regionais.

A segunda semana da FAIT começa no dia 15 com o sucesso Michel Teló, apontado como uma das principais atrações do evento. Dia 16, o sertanejo entra em cena mais uma vez com João Bosco e Vinícius.

Já dia 17, o romantismo terá sua vez com Alexandre Pires e, para encerrar a festa, foi confirmada a dupla Hugo e Thiago.

Os ingressos começarão a ser vendidos no dia 10 de fevereiro em pontos de venda a serem divulgados em breve. Os passaportes, pacotes que dão acesso a todos os dias de festa, têm quantia limitada e custarão R$80,00. Os camarotes para dez pessoas serão vendidos por R$1.600,00. Os ingressos para os shows de Gusttavo Lima e Michel Teló sairão por R$30,00. A entrada para as demais apresentações custará R$25,00.

Os shows de abertura e encerramento terão renda revertida para a Santa Casa de Misericórdia de Tietê.

A novidade deste ano são os telões de led que serão instalados nas laterais do palco, os quais darão ao público a visão perfeita dos artistas.

Além disso, na noite da véspera do feriado de aniversário de Tietê, no dia 07, haverá a inauguração da Praça do Cowboy, próxima ao recinto de exposições, a eleição da rainha e princesas da FAIT e a gravação do DVD da banda de forró “Gata de Salto”.

Mas, a música não será a única atração da FAIT. Haverá também feira de equipamentos agrícolas e industriais, rodeio profissional e exposição de animais.

A FAIT é uma das mais tradicionais festas do peão da região. Em 2011, a administração estimou o público do evento em 60mil pessoas. Este ano, a expectativa é superar essa audiência.

De acordo com o prefeito José Carlos Melaré, nos últimos anos a FAIT teve seu prestígio resgatado e repercutiu não apenas como opção de lazer, mas também como oportunidade para os empresários do agronegócio e pecuária.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 07/02/2012

Jesus e a tradição dos judeus

Mc 7,1-13
Alguns fariseus e alguns mestres da Lei que tinham vindo de Jerusalém reuniram-se em volta de Jesus. Eles viram que alguns dos discípulos dele estavam comendo com mãos impuras, quer dizer, não tinham lavado as mãos como os fariseus mandavam o povo fazer. (Os judeus, e especialmente os fariseus, seguem os ensinamentos que receberam dos antigos: eles só comem depois de lavar as mãos com bastante cuidado. E, antes de comer, lavam tudo o que vem do mercado. Seguem ainda muitos outros costumes, como a maneira certa de lavar copos, jarros, vasilhas de metal e camas.)
Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram a Jesus:
- Por que é que os seus discípulos não obedecem aos ensinamentos dos antigos e comem sem lavar as mãos?
Jesus respondeu:
- Hipócritas! Como Isaías estava certo quando falou a respeito de vocês! Ele escreveu assim:
"Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração
está longe de mim.
A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus."
E continuou:
- Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos.
E Jesus terminou, dizendo:
- Vocês arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguir os seus próprios ensinamentos. 10Pois Moisés ordenou: "Respeite o seu pai e a sua mãe." E disse também: "Que seja morto aquele que amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe!" Mas vocês ensinam que, se alguém tem alguma coisa que poderia usar para ajudar os seus pais, mas diz: "Eu dediquei isto a Deus", então ele não precisa ajudar os seus pais. Assim vocês desprezam a palavra de Deus, trocando-a por ensinamentos que passam de pais para filhos. E vocês fazem muitas outras coisas como esta.