segunda-feira, 23 de maio de 2011

Bento XVI recorda Irmã Dulce, a "mãe dos desamparados"


Após a oração do Regina Coeli, deste domingo, 22, o Papa Bento XVI dirigiu uma saudação aos fiéis de língua portuguesa e recordou a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes que se realiza hoje, em Salvador (BA).
“Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, desejo também unir-me à alegria dos Pastores e fiéis reunidos em São Salvador da Bahia para a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou atrás de si um prodigioso rastro de caridade ao serviço dos últimos, levando o Brasil inteiro a ver nela 'a mãe dos desamparados'", destacou.
O Santo Padre recordou também a beatificação de Irmã Maria Clara do Menino Jesus, fundadora das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, realizada neste sábado, em Lisboa, Portugal. O Papa destacou que a nova beata ensinou "'a alumiar e aquecer' a multidão de pobres e esquecidos da sociedade, vendo e acolhendo neles o próprio Deus".
E confiou os fiéis à intercessão das novas Beatas, os seus familiares e devotos, as suas filhas e irmãs espirituais e as comunidades eclesiais de Lisboa e São Salvador da Bahia, enquanto "de coração" concedeu a todos sua Bênção Apostólica”.



Fonte: Canção Nova

Moisés é o mais novo Padre da Arquidiocese


Na tarde desse domingo 22 de maio a Arquidiocese de Sorocaba ganhou mais um Presbítero, Moisés Alves Cardoso, pela imposição das mãos do Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, recebeu o Sacramento da Ordem no Grau de Presbiterado.
A Celebração Eucarística muito bem organizada pelas Paróquias Nossa Senhora da Piedade e Sagrado Coração de Jesus, foi participada por mais de duas mil pessoas que lotaram as dependências do Ginásio Municipal Carlos Alberto Rodrigues em Piedade.
Um grande número de Sacerdotes, Diáconos e Seminaristas participaram da celebração, que contou com também com a presença de autoridades locais como o Prefeito Jeremias e sua esposa.
Como todo Rito de Ordenação, a celebração teve momentos marcantes, como o canto da Ladainha onde o ainda Diácono prostra-se diante de toda a igreja, sinalizando que ao levantar-se é um homem novo, pronto para a missão.
O Arcebispo DSom Eduardo, em sua homilia refletiu sobre o próprio conteúdo da Oração denominada Eucológica, onde destacou alguns itens das invocações feitas sobre o neo sacerdote. O momento da vestição solene foi também especial, ao canto de “Reveste-me Senhor...” Moisés desfez-se da estola diaconal e paramentou-se pela primeira vez como sacerdote recebendo a estola e a Casula das mãos de seus pais Senhora Hilma e Senhor Nelson.
Depois de receber a unção em suas mãos, dirigiu-se até sua mãe, a mesma que lhe concebeu, e que agora solta-lhe as mãos para receber a primeira bênção do Filho Sacerdote, a saudação aos pais foi calorosamente aplaudida, e em seguida quando eram 16h15 minutos o Nei sacerdote saudou a toda assembléia, que manifestou grande alegria ao ovacioná-lo.




Fonte: Arquidiocese de Sorocaba


Ex-ministros do Meio Ambiente se unem Contra mudanças propostas no novo Código Florestal

Dez ex-ministros vão a Dilma contra mudanças no Código

Dez ministros que desde 1973 ocuparam o cargo de ministro de Meio Ambiente assinaram uma carta aberta à presidente Dilma Rousseff contra as mudanças propostas para o Código Florestal. Dos dez, oito foram ao Palácio do Planalto hoje entregar o documento; dois deles não puderam comparecer porque tinham compromissos marcados.
São ministros que ocuparam governos diferentes, e até regimes diferentes, mostrando em sua carta uma importante linha do tempo. Cada um deu um passo diferente para a construção do mesmo esforço de construção de arcabouço para mais proteção das florestas e do meio ambiente. O decano é Paulo Nogueira Neto, um homem que à frente do seu tempo, em pleno regime militar, defendia a preservação e hoje é referenciado como um precursor de teses e bandeiras ambientais.
Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc

Eles pedem à presidente que o país não retroceda. Falam de várias leis que em cada governo representaram avanços na preservação. Lembram que os cientistas estão alertando sobre os riscos de mudança no Código com propostas como a do enfraquecimento do Conselho Nacional de Meio Ambiente.
Os ex-ministros alertam que foi só dar o sinal de enfraquecimento do Código que aumentou o desmatamento. Sobre as mudanças na lei para aceitar o desmatamento já feito, eles alertam que é preciso "incentivar a restauração, e não dispensá-la".
Os ex-ministros, como Rubens Ricupero, Marina, Minc, Paulo Nogueira Neto, são de grupos e governos diferentes. Divergiram muito entre si. Mas se uniram dada a urgência da hora e o tamanho dos riscos.

Fotos: 2º dia do Tríduo de Santa Rita, comunidade Tabarro


Porto Feliz é destaque no programa Ponta a Ponta da TV Tem

Solenidade de Santa Rita de Cássia, comunidade rural Tabarro

DSCF9374

Encerrou-se nesta manhã de domingo, o Tríduo de Santa Rita de Cássia, que teve primeira eucaristia, bodas, Benção das Rosas, e procissão da solenidade de Santa Rita. A Missa foi presidida pelo Padre Washington Pascoal Ribeiro, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, esta manhã de domingo dia 22 de maio.

Com mais de 200 pessoas participando, com muita alegria a comunidade celebrou Santa Rita de Cássia, os cânticos foram conduzidos pela equipe de Canto Santa Rita de Cássia Comunidade Vila Angélica.

Preparação, participação no Tríduo
A comunidade rural deu uma bela resposta às festividades em Louvor a Santa Rita de Cássia, com grande participação popular nos três dias, no sábado era 85 pessoas, no domingo passou de 200 pessoas. A comunidade também conseguiu a doação de mais de 600 botões de rosas. A igreja recebeu uma ornamentação muito bela, rica em variedades e o principal: tudo natural.

Padre Washington ficou muito feliz pela resultados: "Agradeço a todos que ajudaram, a todos os que trabalharam, que se doaram. Agora precisamos pintar o lado externo da capela".

Missa
A Santa Missa, teve participação das famílias, grande presença de crianças, jovens, famílias inteiras participando. Muitas pessoas foram que estava a passeio visitando seus familiares, participaram, algumas vindo do estado do Paraná, outros de Itapeva, Sorocaba, Salto, Itu. De Porto Feliz, fiéis das paróquias irmãs Nossa Senhora Mãe dos Homens e São João Batista também estiveram presentes.

A entrada da bíblia foi realizada com a participação dos adolescentes e jovem que fizeram a primeira Eucaristia. Na homilia padre Washington explicou a liturgia do dia, falou de Santa Rita de Cássia, sua vida, luta e sofrimento. Pessoa Santa por que buscou a Santidade e em sua vida buscou a vivenciar o Evangelho de Jesus Cristo e a Ele seguí-lo. Após a homilia, também teve celebração de Bodas com Benção do Casal, filhos e alianças.

A ladainha de Santa Rita de Cássia foi cantada. No ofertório foi apresentado frutos produzidos na zona rural, como uva, milho, abobrinha, tomate, vagem, etc. No altar junto com o padre, ministros extraordinários da eucaristia de serviço.

Após a comunhão, iniciou um nova tradição: Benção das Rosas! O padre enfatizou um testemunho pessoal familiar que contou a intercessão de Santa Rita, com usa de chá das pétalas de Rosas abençoadas, juntamente com a novena. Após a Missa, a procissão como Ato de Fé, percorreu ruas próximas a capela para testemunhar este grande momento de espiritualidade na comunidade. No final, fiéis puderam visitar o andor de Santa Rita, fazer suas preces particulares, fazer ação de graças individual.

Reconhecimento
A comunidade retribuiu todo o apoio da Paróquia Nossa Senhora Aparecia, que mais uma vez realizou Concentração Paroquial, mobilizando suas 21 comunidades para participar na celebração. Padre Washington recebeu um presente, cesta de alimentos, um cartão com mensagem de agradecimento.

"Só tenho que agradecer a esta comunidade, eles já estão se reunindo para ensaiar os cânticos, aqui agora tem apostolado da oração, a participação aumentou tanto na Missa como nas celebrações. Eles aceitaram participar da liturgia na Novena de Santa Rita de Cássia na Vila Angélica".

 DSCF9311 DSCF9330 DSCF9333 DSCF9336 DSCF9337 DSCF9342 DSCF9343 DSCF9350  DSCF9357 DSCF9360 DSCF9364 DSCF9365 

 

Bodas

DSCF9380 DSCF9383 DSCF9385 DSCF9386 DSCF9389 DSCF9391 DSCF9392

 

Profissão de Fé:

DSCF9393 DSCF9395 DSCF9397 DSCF9398 DSCF9400

 

DSCF9407

 

Ofertório:

 DSCF9421 DSCF9422 DSCF9423 DSCF9424

Oração Eucarística

DSCF9440 DSCF9443 DSCF9446

DSCF9449

 

Comunhão:

DSCF9451 DSCF9452 DSCF9453  DSCF9454a DSCF9455 DSCF9456 DSCF9459 DSCF9462DSCF9460  DSCF9464 DSCF9465 DSCF9476 DSCF9481 DSCF9487 DSCF9489 DSCF9492 DSCF9503 DSCF9511 DSCF9513 DSCF9528 DSCF9550 DSCF9559 DSCF9562

DSCF9570

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
obs: o restante das fotos estará no nosso orkut Pascom 2011 2.