quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

HOJE: Abertura do ano letivo terá palestra com Professor Pachecão

 

Foto

Com uma carreia de mais de 20 de anos dedicados à educação, Pachecão é um dos precursores do estilo 'aula show'

A abertura do Ano Letivo 2012, que neste ano contará com a palestra do renomado professor José Inácio da Silva Pereira - o “Pachecão”, acontecerá no dia 1º de fevereiro (quarta-feira), em Porto Feliz.

Aproximadamente 800 profissionais, entre professores, auxiliares de professores, coordenadores e gestores da rede municipal de ensino vão acompanhar a cerimônia, que será realizada na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Professor Domingos de Marco”, no Bepim, a partir das 19 horas.

Com uma carreia de mais de 20 de anos dedicados à educação, Pachecão é um dos precursores do estilo “aula show”, que mudou o processo de ensino em salas de aula no Brasil. É formado em Engenharia Mecânica, com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais; Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Fundação Getúlio Vargas e atualmente mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade de Leon, na Espanha. Gravou os CDs “Adoro Física” e “Odeio Física” (com mais de 70 mil cópias vendidas), além de ser autor de três livros: “Como Estudar e Ficar Preparado”, “Como Resolver as Provas do Vestibular e Enem” e “A Natureza do Sucesso”.

De acordo com a Diretoria de Educação, em Porto Feliz, a palestra do professor será motivacional e reflexiva. Dentre os temas, estão "Sucesso: a Arte de Realizar Sonhos" e “Transformando a Sala de Aula". “O palestrante também vai mostrar os caminhos para transformar a realidade estática da sala de aula em um ambiente altamente motivador para todos os envolvidos no processo, explorando assuntos como alegria e motivação, a criatividade para transformar o mundo dos alunos”, adiantou o diretor de Educação, Carlos Alberto Pereira de Campos.

O evento de Abertura do Ano Letivo – bem como o Congresso de Educação realizado no mês de julho – já se tornou tradição no calendário do ensino municipal de Porto Feliz, fazendo parte do planejamento anual da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte na formação continuada de seus profissionais. Em anos anteriores, o Governo Municipal trouxe para o evento convidados de renome nacional como Augusto Cury, Rubem Alves, José Roberto Gretz, Eduardo Shinyashiki e Luiz Marins.

A cerimônia faz parte do planejamento inicial da Diretoria de Educação, que conta com mais duas reuniões de trabalho. Uma delas é o Encontro de Formação Continuada com a equipe do NAME–COC, que acontece no dia 2 de fevereiro, das 8 às 12 horas, na EMEF Coronel Esmédio, No dia 3, serão realizadas as reuniões de planejamento em cada uma das unidades escolares, também das 8 às 12 horas.

As aulas serão retomadas no dia 6 de fevereiro. Hoje, a rede municipal de Educação conta com aproximadamente oito mil alunos, entre Educação Infantil, Ensino Fundamental (Ciclo I e II) e Supletivo. Vale lembrar que as creches não interromperam o funcionamento durante o período de férias, conforme projeto implantado pelo prefeito Cláudio Maffei desde 2006.

http://portomaisfeliz.com.br/noticias/detalhe.asp?t=Abertura+do+ano+letivo+ter%E1+palestra+com+Professor+Pachec%E3o&cod_conteudo=34343

Igreja Suprema Graça retoma projeto obras de Projeto Social

terra santa

Em seu informativo 07/2011, a Igreja Suprema Graça divulga que está retomando as obras do Projeto Social Terra Santa, que estavam paralisadas por causa da CPFL que não fazia ligação de energia elétrica, fato resolvido (3/12), segundo o informativo, totalizando 6 meses de atraso. Agora falta o SAAE de Porto Feliz fazer ligação de água ao local e o cessar das chuvas para retomar às obras civis.

A Igreja também informa, que em breve fará divulgação de cursos de capacitação para 2012, o que não ocorreu ainda por causa do afastamento do pastor Daniel Augusto Maddalena, por motivos de saúde, .

Felipe Miranda/Pascom

Paróquia Nossa Senhora Aparecida realiza confraternização

DSCF4087 

Neste domingo (29). fiéis que participam na paróquia Nossa Senhora Aparecida, se reuniram na comunidade do Barreiro Rico. As atividades se iniciaram após a Santa Missa, que começou mais tarde, por causa de um grande grupo de fiéis que estavam vindo pelo Bom Retiro e tiveram que fazer um grande desvio, em virtude da queda de um ponte. Da matriz N. S. Aparecida um ônibus levou fiéis até o local. Na Santa Missa o pároco Washington P. Ribeiro, incentivou a unidade, a celebração da vivencia entre irmãos, além de explicar o evangelho deste domingo.

Foram formados 20 grupos, para momentos de partilha e também uma oportunidade para todos se conhecerem. O almoço com arroz, feijão, farofa, saladas, churrasco estava delicioso. As sobremesas foram variadas, com arroz doce, pudim, cural de mlho, além das frutas mangas, melancia e uvas.

Após o almoço, todos tiveram tarde livre, para jogos de Voleibol, Futbtol, cama elástica para as crianças, além de jogos de mesa, como xadrez, baralho, entre outros. Ao longo do dia quase 300 pessoas participaram.

DSCF4091

Bodas de Alabastro
Celebram 46 anos, o casal Sr. Rubens e Dona Antônia, da comunidade Campo largo, que fez questão celebrar com todos na confraternização, levando um delicioso bolo. Quem completa 46 anos, celebra bodas de Alabastro, uma espécie de mineral.

 

DSCF4033 DSCF4034 DSCF4035 DSCF4042 DSCF4044 DSCF4069 DSCF4074 DSCF4080

Próximo eventos na paróquia, será esta quinta-feira (02/02) Missa com a Benção das Gargantas, na matriz Nossa Senhora Aparecida.

No sábado (4/02), na comunidade São Roque no Piquirá, acontece o 1º Jantar Dançante, ao custo de R$ 15,00, a partir das 21h, as 22horas o jantar com estrogonofe (frango e carne), para quem não gosta de estrogonofe também será oferecido carne. O traje para este baile de pré-carnaval é opcional.

Informações na Secretaria Paroquial com o Henrique – 3262 1728

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pascom

Santa Veridiana

1 de fevereiro

No primeiro dia de fevereiro de 1242, de repente, todos os sinos do Castelfiorentino em Florença, Itália, começaram a repicar simultaneamente. Quando os moradores constataram que tocavam sozinhos, sem que ninguém os manuseassem, tudo ficou claro, porque eles anunciavam a morte de Veridiana.
Nasceu em 1182, ali mesmo nos arredores da cidade que amou e onde viveu quase toda sua existência, só que enclausurada numa minúscula cela, de livre e espontânea vontade. Pertencente a uma família nobre e rica, os Attavanti, Veridiana levou uma vida santa, que ficou conhecida muito além das fronteiras de sua terra; e que lhe valeu inclusive a visita em pessoa, de seu contemporâneo Francisco de Assis, que a abençoou e admitiu na Ordem Terceira, em 1221.
A fortuna da família, embora em certa decadência, Veridiana sempre utilizou em favor dos pobres. Um dos prodígios atribuídos à ela, mostra bem o tamanho de sua caridade. Consta que certa vez um dos seus tios, muito rico, deixou à seus cuidados grande parte de seus bens, que eram as colheitas de suas terras.
A cidade atravessava uma época terrível de carestia e fome, seu tio nem pensou em auxiliar os necessitados, era um mercador e como tal aproveitando-se da miséria reinante. Durante algum tempo procurou vender grande parte desses víveres, o que conseguiu por um preço elevado, obtendo grande lucro. Mas, ao levar o comprador para retirar o material vendido, levou um susto, suas despensas estavam completamente vazias. Veridiana tinha distribuído tudo aos pobres
O tio comerciante ficou furioso, pediu um prazo de 24 horas ao comprador e ordenou a Veridiana que solucionasse o problema, já que fora a causadora dele. No dia seguinte, na hora marcada, as despensas estavam novamente cheias, e o negócio pode se concretizar.
Veridiana após uma peregrinação ao túmulo de Tiago em Compostela, Espanha, diga-se um centro de peregrinação tão requisitado quanto Roma o é pelos túmulos de São Pedro e São Paulo, ao retornar se decidiu pela vida religiosa e reclusa. Para que não se afastasse da cidade, seus amigos e parentes construíram então uma pequena e desconfortável cela, próxima ao Oratório de Santo Antônio, onde ela viveu 34 anos de penitência e solidão. A cela possuía uma única e mínima janela, por onde ela assistia à missa e recebia suas raras visitas e refeições, também minúsculas, suficientes apenas para que não morresse de fome.
O culto de Santa Veridiana foi aprovado pelo papa Clemente VII no ano de 1533. Ela também se tornou protetora do presídio feminino de Florença e, sua devoção ainda é muito popular na região da Toscana, na Itália

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 01/02/2012

Jesus em Nazaré

Leitura orante
Mc 6,1-6
Jesus voltou com os seus discípulos para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado. No sábado começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o estavam escutando ficaram admirados e perguntaram:
- De onde é que este homem consegue tudo isso? De onde vem a sabedoria dele? Como é que faz esses milagres? Por acaso ele não é o carpinteiro, filho de Maria? Não é irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não moram aqui?
Por isso ficaram desiludidos com ele. Mas Jesus disse:
- Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra, entre os seus parentes e na sua própria casa.
Ele não pôde fazer milagres em Nazaré, a não ser curar alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. E ficou admirado com a falta de fé que havia ali.