sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Servidores municipais participam de capacitação da Cetesb


Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



Nos dias 8, 9 e 10 os servidores municipais da Diretoria de Meio Ambiente participaram de curso para implantação de Licenciamento Ambiental no município. A Cetesb/SP enviou a Porto Feliz técnicos que passaram todas as coordenadas para que o licenciamento ambiental seja efetuado através da Diretoria de Meio Ambiente.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Carlos Alberto Pereira de Campos, esse foi o módulo teórico. Outros três módulos práticos serão aplicados a partir da segunda quinzena de janeiro do próximo ano. Vinte servidores municipais inscreveram-se no curso.

“A implantação do licenciamento ambiental feito pelo município trará um ganho administrativo. Os empreendimentos locais de pequeno e médio porte serão resolvidos pelo município. Como exemplo, uma licença ambiental que hoje pode levar até seis meses para ser feita pela Cetesb, será resolvida em quinze dias pela Prefeitura”, explica Carlos Alberto.

Além da agilidade na resolução dos processos ambientais, o município terá um ganho financeiro. Segundo o diretor de Meio Ambiente, as taxas passam a ser recolhidas pelo município e serão revertidas para o Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Desde 2005, Governo Municipal tenta realizar o Licenciamento Ambiental com base no Decreto Estadual 8468, de 1976. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, no entanto, não disponibilizava o curso. “Passaram a fazer com o objetivo de descentralizar as ações da Cetesb”, diz Carlos Alberto
.

Governo Municipal e Schadek assinam termo de doação de R$ 1 milhão


Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



A Schadek doará R$ 1 milhão ao município para investir em melhorias no campo de futebol Ernesto Rocco, no Jd. Vante. O termo de doação foi assinado na última quarta-feira pelo prefeito em exercício, Júlio Bronze (PT) e o presidente da empresa, Carlos Magalhães.

De acordo com a diretora de Esportes e Turismo, Regiane Bergamo, após as obras, o campo poderá ser usado pela população e terá infra-estrutura para receber também as partidas do Desportivo Brasil.

Prefeito em exercício Julio Bronze, elogiou a iniciativa. “Essa doação é tem importância significativa para a cidade, já que vai beneficiar muitos portofelicenses”. “Ela mostra a importância da parceria entre Poder Público e iniciativa privada”, destacou.

O projeto para as obras no campo municipal Ernesto Rocco está em fase de elaboração.

O anúncio da doação foi feito em novembro ao prefeito municipal.

O Projeto de Lei que autoriza o Governo Municipal receber a doação já foi apresentado e aprovado pela Câmara.

A assinatura do termo teve a presença da diretora de Esportes e Turismo, Regiane Bergamo e do supervisor da Schadek, João Agustinho Moreno.

Capivari: depois das fortes chuvas



Veja o boletim da SECOM emitido às 10 horas desta sexta feira, 18:


Nível do rio - 2m50cm (normal 0,80)

Desalojados no Ronaldão: 91 pessoas - 13 famílias
Abrigados em casas de parentes ou amigos: 310 pessoas

Pontos de alagamento: Moreto e Vila Balan. Nos outros pontos a água já baixou.

A informação é de que está descendo muita água de Monte Mor que deve chegar em Capivari após o meio dia, portanto o nível do Rio pode voltar a subir na parte da tarde. A Defesa Civil está atenta às informações.

SOBRE ABASTECIMENTO

A ETA I já está em funcionamento desde ontem a tarde e o abastecimento já foi restabelecido hoje pela manhã.


Sobe para 400 o número de pessoas desabrigadas ou desalojadas em Capivari diz EPTV

Saae Capivari dando exemplo regional

O Prefeito de Capivari, Luis Donisete Campaci, enviou um projeto de lei à Câmara de Vereadores que autoriza o SAAE ao pagamento de insalubridade e periculosidade aos funcionários da autarquia com cargos elegíveis a estes benefícios.

São considerados atividades ou operações de insalubridade, aquelas que exponham os funcionários a agentes nocivos à saúde acima dos limites de tolerância e atividades ou operações perigosas aquelas que tenham métodos de trabalho que impliquem o contato permanente com produtos ou itens inflamáveis ou explosivos, em condições de risco acentuado.

“Desde o início do ano, quando fizemos um estudo sobre as necessidades do SAAE constatamos que existiam servidores que trabalhavam em condições insalubres. Contratamos uma empresa para fazer um estudo técnico de quais servidores trabalhavam em atividades que deveriam receber por estarem em áreas de risco e seguimos este estudo. Os servidores do SAAE, assim como todos os servidores municipais, precisam ter seus direitos preservados, afinal o município depende dos serviços prestados por esses servidores e esta administração fará tudo o que estiver ao seu alcance para que todos tenham melhores condições de trabalho e maior reconhecimento”, registrou o Prefeito Luis Campaci.

Multidão acompanha enterro de bispo resistente ao comunismo na China



Mais de 20.000 católicos comparecem às exéquias de Mons. Tiago Lin Xili [foto], bispo “clandestino” (resistente ao comunismo) de Wenzhou, informou a agência AsiaNews.

O cortejo tomou duas horas e meia para chegar até o cemitério e foi precedido por uma foto do bispo de dois metros de altura recoberta de flores.

O socialismo tentou em vão impedir que o corpo do prelado fosse revestido com as insígnias episcopais, mas proibiu toda foto que o apresentasse com mitra e cruz pastoral.

O comunismo entende bem a importância revolucionária de banir esses símbolos.

O bispo passou seus últimos anos condenado a trabalhos forçados e depois em prisão domiciliar.

Seu martírio reforçou a coesão dos 120 mil fiéis da diocese.

Mais de mil policiais fizeram vigilância ostensiva, mas não ousaram intervir.

Boituva: Natal



A chegada do Papai Noel encantou adultos e crianças na 5ª edição do Natal Musical, realizada na última Sexta-feira à noite, na Praça Cel. “Antônio Franco” (Matriz) Centro de Boituva.

O Evento que tem a organização da Prefeitura de Boituva, por meio da SETEC (Secretaria de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura), Divisão de Eventos). A abertura da casa pelo bom velhinho foi acompanhada por cerca de 3.000 pessoas, que aguardavam ansiosos, além do Senhor Noel, quem foi a praça pode acompanhar também o desfile do tradicional caminhão da Coca-Cola, que já se tornou tradição em nossa cidade.


Como nos anos anteriores, o local recebeu uma decoração especial, com uma árvore natalina de 8 metros de altura. E este ano um coral formado 400 crianças das Escolas Municipais de Ensino Fundamental deram um toque especial, com uma apresentação que abrilhantou ainda mais a alegria do Natal. Também participaram da festa a Banda Marcial Municipal que abriu o evento com um desfile pela Rua Cel. Eugênio Motta.


O bom velhinho estará na praça da Matriz de segunda a sexta-feira das 16h às 22h sábado das 14h às 22h, domingo das 10h às 13h e 16h às 22h nas vésperas de Natal o bom velhinho estará entre 10h e 16h. A entrada é franca.

Boituva: conscientização



Na última sexta-feira (11) começou o trabalho de fixação dos cartazes das Campanhas “Quem Vende ou Fornece Bebidas Alcoólicas para Menores vai Preso” e “ Se Beber Não Dirija”. Uma realização da Prefeitura de Boituva por meio da parceria entre a Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e o Departamento de Comunicação tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do uso indevido de bebidas alcoólicas.
Os primeiros bairros a receberem os cartazes das campanhas foram o Novo Mundo, Jardim São Paulo, Vila do Ginásio, Vila Aparecida e Centro, as conselheiras tutelares Roberta, Cleide, Roseneide e Selma fixaram os cartazes e orientaram os responsáveis pelos estabelecimentos.
O uso precoce dessa substância está associado com exposição a riscos e uma série de complicações à saúde tais como prática de sexo sem proteção, maiores índices de gravidez, aumento no risco de dependência de álcool em idade adulta, mortes por traumatismos e queda no desempenho cognitivo e escolar.
Os estabelecimentos devem estar atentos sobre a Lei nº 12.540/07 que está em vigor em todo Estado, que prevê que os estabelecimentos que fornecerem bebidas a menores de 18 anos estão sujeitos ao fechamento do local, cassação de sua inscrição estadual no cadastro de contribuintes do ICMS, e seu proprietário não poderá abrir outro estabelecimento no mesmo ramo pelo prazo de 10 anos.
O Secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública Luiz Cássio dos Santos Werneck Filho destacou a importância da campanha e afirmou “É preciso resgatar a credibilidade da comunidade tanto na eficiência, como na aplicação de nossas leis. A ação do poder público por meio da fiscalização tem por finalidade a manutenção e o correto cumprimento de regras que regulam as atividades de produção, de serviços e humanas, vale dizer que o descaso com a proibição do consumo e da venda de bebidas aos menores implica em total desrespeito para com a vida e o bem estar de nossa juventude. “


Desenhado, esculpido, modelado. De barro, juta, cera, palha, madeira. Não há limites para a representação do dia em que Jesus nasceu. Tantas e extraordinárias versões só se comparam à fertilidade dos relatos que descrevem a chegada desse filho de Deus tornado homem.
Conheça um pouco mais sobre o presépio.


Belém, a cidade de Jesus
Se José e Maria moravam em Nazaré, na Galiléia, por que Jesus nasceu em Belém, na Judéia?
É que na época o imperador romano Augusto decretou um recenseamento obrigando todo cidadão a se registrar em sua cidade natal.

A gravidez de Maria chegou a termo quando o casal viajou à Belém, terra do marido. Os escritos sagrados também não mencionam em nenhum momento que Maria chegou a Belém montada num jumento, como a imagem se popularizou.

Essa cidade, a 13 km de Jerusalém, é hoje um dos locais sagrados do cristianismo. Fica, entretanto, em território palestino (portanto, de religião muçulmana), na Cisjordânia ocupada por Israel. A Igreja da Natividade, construída sobre a gruta que foi, segundo a tradição, onde Jesus veio ao mundo, é um templo ortodoxo e não católico.

Foi construído pelo imperador bizantino Justiniano (527-565) no lugar de outro erigido pelo imperador Constantino (que tirou o cristianismo da clandestinidade e o elegeu a religião oficial do Império Romano no século 3).

Franciscanas Palavras



Somos franciscanos enquanto
dentro de nós existir uma imensa saudade de Deus.
Frei Vitório
http://www.ferias.tur.br/admin/cidades/9725/g_Matriz.jpg
A programação do Projeto “Natal Musical 2009”, desenvolvido pela Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude terá seu início na terça-feira, dia 1º, às 19h, na Praça Martinho Guedes. Haverá concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí e apresentações do Coral Gotinhas de Amor e do Grupo de Dança Arco Íris, ambos da APAE de Tatuí. Além disso, serão acesas as luzes do “Pinheirão”.

As apresentações irão ocorrer entre os dias 1º a 26 de dezembro. Também será destaque a Caravana Coca-Cola, que irá percorrer as ruas do município distribuindo um mundo encantado aos moradores.

Outras atrações em dezembro, são: de 4 a 31 de dezembro, na Praça Martinho Guedes (Jardim da Santa), acontece a Feira de Artesanato da Santa; de 4 a 31 de dezembro, na Praça Paulo Setúbal, acontece a Feira de Artesanato do Barão e, de 10 a 23 de dezembro, no Centro Cultural Municipal (Praça Martinho Guedes nº 12), acontece o Bazar Solidário do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. Entrada franca.

Confira abaixo, a programação completa do “Natal Musical 2009”.



18/12 - Praça da Matriz - 20h - Projeto “Criança na Banda”, com coordenação do maestro Marcelo Afonso.

19/12 - Praça da Matriz - 10h às 15h - Projeto Território Jovem, com coordenação Divisão de Juventude de Tatuí.

19/12 - Praça da Matriz - 16h - Banda Ternura Senna Tatuí, com regência do maestro Claudionor Alves de Oliveira.

19/12 - Praça da Matriz - 17h - Apresentação da Escola Music Center Cortez.

19/12 - Praça Santa Cruz - 20h - “Jesus é o Natal” Programação de Natal com Teatro e Música Organizado pela Paróquia Santa Cruz.

19/12 - Praça da Matriz - 20h30 - Luz do Mundo - Igreja Presbiteriana Rocha Eterna.

20/12 - Início na Praça da Matriz e Término na Praça do Barão - 20h - “O Conto de Natal Tatuiano 2009”, com produção Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”.

21/12 - Praça da Matriz - 19h - Apresentação Cênica Ecos de Louvor da Igreja Presbiteriana e Coral Ecos de Louvor da Igreja Presbiteriana.

21/12 - Praça da Matriz - 20h30 - Orquestra de Monções de Porto Feliz, com regência do maestro Paulo Henrique.

22/12 - Praça da Matriz - 19h - Grupo Raio de Luz, com a Cantata de Natal “Um Pequeno Natal”, da Primeira Igreja Batista em Tatuí.

22/12 - Praça da Matriz - 20h - Grupo Seresteiros com Ternura, com coordenação de Maria Inês de Camargo Machado.

23/12 - Praça da Matriz - 19h - Divulgação dos Vencedores do Concurso de Decoração Natalina. Apresentação da Banda da Guarda Municipal Comunitária do Município de Santana de Parnaíba, com coordenação do Subinspetor Anderson Ismael dos Santos e regência de Anderson Araújo.

26/12 - Praça da Santa - 11h - Sorteio de Prêmio de Natal da Associação Comercial e Empresarial de Tatuí. Show Especial (a definir).

26/12 - Praça da Santa – 20h - Tom Natural - Jazz Band Cover Sinatra - projeto da Gás Natural São Paulo Sul.

Boituva: toque de recolher

Toque de recolher para menores será discutido em Boituva

O Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal da Infância e da Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarin ministrará palestra em Boituva, no próximo dia 18, as 20 horas no anfiteatro da FIB, localizada na Rodovia SP 129, Km 14. Essa é uma realização da Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, com o apoio da Cervejaria Petrópolis e FIB – Faculdade Integrada de Boituva.


O tema: “Toque de recolher para menores de 18 anos”, tem o objetivo de discutir com a população e as autoridades relacionadas ao assunto os resultados de decisão judicial proferida em agosto de 2005 para as cidades do interior paulista Fernandópolis, Pedranópolis, Macedônia e Meridiano. A redução do envolvimento de adolescentes em ocorrências policias nessas cidades é de 55% em 4 anos.
Essa decisão judicial determina que as polícias e o conselho tutelar recolham das ruas as crianças e adolescentes que estejam desacompanhados dos pais ou adulto responsável, em situações de risco como, por exemplo, em contato com bebidas alcoólicas, drogas e prostituição.


Espera-se receber representantes de toda a região, Iperó, Itu, Tatuí, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Capão Bonito, Cerquilho, Itapetininga, Porto Feliz, Sorocaba, Laranjal Paulista, Conchas, Salto, Tietê, Quadra, Indaiatuba, São Roque, Pereiras, Jumirim, Cesário Lange, Porangaba, Bofete, Jundiaí, Cabreúva, Piedade e Paranapanema.


O convite é aberto para a população, que poderá discutir os prós e contras de tal decisão, e pais e educadores e formadores de opinião. Além da comunidade, são esperados representantes do Poder Judiciário, Promotoria, Prefeituras, Câmaras, Delegacias, Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, Secretários de Segurança e Educação e Conselhos Tutelares.