sexta-feira, 18 de dezembro de 2009



Desenhado, esculpido, modelado. De barro, juta, cera, palha, madeira. Não há limites para a representação do dia em que Jesus nasceu. Tantas e extraordinárias versões só se comparam à fertilidade dos relatos que descrevem a chegada desse filho de Deus tornado homem.
Conheça um pouco mais sobre o presépio.


Belém, a cidade de Jesus
Se José e Maria moravam em Nazaré, na Galiléia, por que Jesus nasceu em Belém, na Judéia?
É que na época o imperador romano Augusto decretou um recenseamento obrigando todo cidadão a se registrar em sua cidade natal.

A gravidez de Maria chegou a termo quando o casal viajou à Belém, terra do marido. Os escritos sagrados também não mencionam em nenhum momento que Maria chegou a Belém montada num jumento, como a imagem se popularizou.

Essa cidade, a 13 km de Jerusalém, é hoje um dos locais sagrados do cristianismo. Fica, entretanto, em território palestino (portanto, de religião muçulmana), na Cisjordânia ocupada por Israel. A Igreja da Natividade, construída sobre a gruta que foi, segundo a tradição, onde Jesus veio ao mundo, é um templo ortodoxo e não católico.

Foi construído pelo imperador bizantino Justiniano (527-565) no lugar de outro erigido pelo imperador Constantino (que tirou o cristianismo da clandestinidade e o elegeu a religião oficial do Império Romano no século 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz