sábado, 19 de março de 2011

Posto Sebrae de Porto Feliz abre inscrições para oficina


O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor (PAE) de Porto Feliz está com as inscrições abertas para a oficina “Ganhe Mercado”, que será promovida em 24 de março, das 19h às 22, na sede da Associação Comercial e Empresarial (Acepfz) da cidade.
A oficina abordará aspectos relacionados ao marketing como sua importância para o mercado, estrutura básica, estímulo à visão mercadológica, criação e revisão da estratégica utilizada pela empresa participante, entre outros aspectos.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3261-9047 ou na rua Adhemar de Barros, 340, centro. As vagas são limitadas.
A Associação Comercial e Empresarial fica na rua Arcílio Borges, 162, centro.
A instalação do Posto Sebrae em Porto Feliz é resultado de parceria entre Governo Municipal, Associação Comercial e Empresarial, Sindicato Rural e Sebrae-SP.



Fonte: AI Prefeitura de Porto Feliz

Começa a implantação da Pastoral da Criança em Porto Feliz

NS_Aparecida-horz
Já faz alguns anos, que em Porto Feliz é alimentado um sonho de instalar na cidade a Pastoral da Criança. Trabalho amplamente difundido pela ilustre Zilda Arns, pessoa de vida e testemunho reconhecido mundialmente, ela foi a grande liderança que conseguiu ajudar e projetar a Pastoral para mais de 22 países, com o trabalho de atenção a criança e à gestante, considerado como modelo.
Nota da PASCOM:
Um detalhe muito grande que queremos destacar: apesar de já ter acontecido o primeiro encontro, as portas estão abertas para quem quiser fazer um visita e conhecer, ou começar também a fazer o curso. Há reposição para quem perdeu um encontro. Não há cobrança de taxa e todo o material de formação é fornecido gratuitamente pela Pastoral.
DSCF2461
DSCF2466
A Pastoral da Criança oficialmente começou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida neste sábado dia 19 de março. Serão 15 etapas (encontros) de formação de líderes (agentes da Pastoral), com duração de 3h30m. Para o primeiro encontro, vieram Ivanis Pedra da Cruz Agapito, multiplicadora do guia do líder, dona Clorinda capacitadora de novos líderes (agentes), e Braulio Agapaito agente de políticas públicas.
DSCF2462

O curso de capacitação prepara os agente para o trabalho de campo, que cuida das gestantes e de crianças de 0 a 6 anos, trabalhando questões de saúde pública, educação, higiene, alimentação entre outros. As mães são orientadas durante a gestação, as crianças também são acompanhadas, há monitoramento do peso e da alimentação saudável.
DSCF2463
Pastoral em 3 ações:
1 – visita às gestantes e crianças atendidas;
2 – celebração da vida (em um local que reune os assistidos);
pesagem das crianças, roda de conversa, tratando de dengue, higiene, alimentação etc.
3 – RRA (Reunião de Reflexão e Avaliação);
São analisadas as FABs (Folhas de acompanhamento de ações básicas)
Os dados são enviados para Curitiba, sede nacional da Pastoral.
Conceito
A Pastoral da Criança, visa na formação de seus agentes, passar técnicas e dados atualizados e sempre de acordo com as Resoluções do Mínistério da Saúde. A capacitadora Ivanir, conta que muitos conceitos novos são duros de ser trabalhados, como a "Campanha de barriga pra cima é melhor", que orienta que para os bebes é mais seguro dormir nesta posição. Agora a nova dificuldade da Pastoral é a campanha que visa conscientizar as Secretarias de Saúde da importância de dar a 1ª dose do antibiótico na criança, já no Centro de Saúde, como forma de garantir rápida medicação contra a infecção e a febre, medidas baseadas em dados e experiências comprovadas.
A Pastoral ganhou muito destaque na década de 80, quando ela enfatizou a importância do Soro caseiro em casos de diarréia, e muitas crianças foram salvas com esta simples receita. De mesmo sucesso foi a multimistura, um complemento alimentar para caso de desnutrição. Hoje, Ivanir afirma que o trabalho é voltado para a obesidade, ensinando a alimentação saudável, reaproveitamento de alimentos e o incentivo a mudanças de hábito como ter uma horta em casa, substituir um refrigerante por um suco.
Contato com a Pastoral da Criança de Sorocaba:
pastoraldacriancasorocaba@gmail.com
fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Terceiro dia! Tríduo de São José - com. Caic


sao-jose
Tríduo em Louvor a São José
Bairro Caic – Paróquia N. Sra. Aparecida – Porto feliz – SP

PARTE RELIGIOSA

19/03 – Sábado (Solenidade de São José)
19h00m – Missa Solene e Procissão
Tema – São José, pai da Igreja
Preside – Pe. Washington P. Ribeiro
Liturgia – Paroquial


20/03 – Domingo
(Benção das carteiras de trabalho)
10h00m – Celebração da Palavra
Tema – São José, modelo dos operários
Preside – Diácono Valmir A. de Oliveira
Liturgia –São José – Caic

DSCF0002
PARTE RECREATIVA
19/03 – Sábado
Após a Solenidade – quermesse com barracas de bebida, doce, pastel, frango a passarinho, mandioca e Leilão de prendas.
20/03 – Domingo
Após a Celebração – quermesse com barracas de bebida, doce, pastel, frango a passarinho e mandioca
14h30m – Show de prêmios 

Visto – Padre Washington P. Ribeiro
Administrador Paroquial
Diácono Valmir Aparecido de Oliveira
Comunidade São José - Caic

Secretaria de Meio Ambiente realizará limpeza do Rio Sorocaba

Na próxima segunda-feira (21) uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente do município de Boituva promoverá a limpeza do Rio Sorocaba em parceria com o Grupo Petrópolis.
Esta ação acontece em comemoração ao Dia Mundial da Água e é resultado da iniciativa da administração pública em sensibilizar a população a respeito da importância da preservação dos recursos hídricos em nosso município.
Já foram retirados do Rio Sorocaba aproximadamente 460kg de resíduos, os materiais mais comuns são: garrafas pet, saquinhos plásticos, isopor, latas de alumínio. Todos os resíduos sólidos são encaminhados para associações de reclicagem.