sábado, 19 de março de 2011

Começa a implantação da Pastoral da Criança em Porto Feliz

NS_Aparecida-horz
Já faz alguns anos, que em Porto Feliz é alimentado um sonho de instalar na cidade a Pastoral da Criança. Trabalho amplamente difundido pela ilustre Zilda Arns, pessoa de vida e testemunho reconhecido mundialmente, ela foi a grande liderança que conseguiu ajudar e projetar a Pastoral para mais de 22 países, com o trabalho de atenção a criança e à gestante, considerado como modelo.
Nota da PASCOM:
Um detalhe muito grande que queremos destacar: apesar de já ter acontecido o primeiro encontro, as portas estão abertas para quem quiser fazer um visita e conhecer, ou começar também a fazer o curso. Há reposição para quem perdeu um encontro. Não há cobrança de taxa e todo o material de formação é fornecido gratuitamente pela Pastoral.
DSCF2461
DSCF2466
A Pastoral da Criança oficialmente começou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida neste sábado dia 19 de março. Serão 15 etapas (encontros) de formação de líderes (agentes da Pastoral), com duração de 3h30m. Para o primeiro encontro, vieram Ivanis Pedra da Cruz Agapito, multiplicadora do guia do líder, dona Clorinda capacitadora de novos líderes (agentes), e Braulio Agapaito agente de políticas públicas.
DSCF2462

O curso de capacitação prepara os agente para o trabalho de campo, que cuida das gestantes e de crianças de 0 a 6 anos, trabalhando questões de saúde pública, educação, higiene, alimentação entre outros. As mães são orientadas durante a gestação, as crianças também são acompanhadas, há monitoramento do peso e da alimentação saudável.
DSCF2463
Pastoral em 3 ações:
1 – visita às gestantes e crianças atendidas;
2 – celebração da vida (em um local que reune os assistidos);
pesagem das crianças, roda de conversa, tratando de dengue, higiene, alimentação etc.
3 – RRA (Reunião de Reflexão e Avaliação);
São analisadas as FABs (Folhas de acompanhamento de ações básicas)
Os dados são enviados para Curitiba, sede nacional da Pastoral.
Conceito
A Pastoral da Criança, visa na formação de seus agentes, passar técnicas e dados atualizados e sempre de acordo com as Resoluções do Mínistério da Saúde. A capacitadora Ivanir, conta que muitos conceitos novos são duros de ser trabalhados, como a "Campanha de barriga pra cima é melhor", que orienta que para os bebes é mais seguro dormir nesta posição. Agora a nova dificuldade da Pastoral é a campanha que visa conscientizar as Secretarias de Saúde da importância de dar a 1ª dose do antibiótico na criança, já no Centro de Saúde, como forma de garantir rápida medicação contra a infecção e a febre, medidas baseadas em dados e experiências comprovadas.
A Pastoral ganhou muito destaque na década de 80, quando ela enfatizou a importância do Soro caseiro em casos de diarréia, e muitas crianças foram salvas com esta simples receita. De mesmo sucesso foi a multimistura, um complemento alimentar para caso de desnutrição. Hoje, Ivanir afirma que o trabalho é voltado para a obesidade, ensinando a alimentação saudável, reaproveitamento de alimentos e o incentivo a mudanças de hábito como ter uma horta em casa, substituir um refrigerante por um suco.
Contato com a Pastoral da Criança de Sorocaba:
pastoraldacriancasorocaba@gmail.com
fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz