segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Missa de Ação de Graças: natalício e provisão

DSCF8524

Comemorou na sexta-feira dia 23, o aniversário da provisão como diácono permanente, e nesta segunda-feira dia 26, celebrou seu nascimento, foi o diácono Valmir Aparecido Oliveira, da paróquia Nossa Senhora Aparecida.

No sábado e domingo, na matriz Nossa Senhora Aparecida, nas missas noturnas, foi rendido graças pela passagem das duas datas. No sábado, a missa presidida pelo Pe. Washington Pascoal Ribeiro e com presença do diácono Benedito da paróquia Mãe dos Homens, que no último dia 7 de setembro, celebrou 19 anos de provisão como diácono permanente.

A missa também teve presença de muitos amigos, colegas, paroquianos e familiares.

DSCF8583

Domingo
Na matriz Nossa Senhora Aparecida, diácono Valmir presideiu a celebração da Palavra, acolheu a todos os presentes em especial os jovens da Crisma. Na reflexão da palavra, meditou com a assembleia sobre a liturgia deste domingo, incentivando a todos sempre buscarem fazer a vontade de Deus, por amor e em obediência, me referência ao evangelho.

DSCF8597

Homenagem
Os jovens da crisma além de participarem da procissão de entrada da Bíblia (dia da Bíblia), eles entregaram um singelo presente parabenizando pelo passagem do seu aniversario e provisão. O diácono Valmir agradeceu o carinho e contou que durante a dozena o Pe Washington vai receber do Arcebispo a provisão como pároco, e ele receberá como o primeiro diácono da paróquia Nossa Senhora Aparecida.

A missa também teve presença de familiares, amigos, colegas de trabalho e membros da ENS – equipe de Nossa Senhora.

A Pascom também parabeniza o diácono Valmir, dupla celebração, do Dom de sua vida e também do dom de sua missão como Diácono. Parabéns e que Deus continue te abençoando.

 

DSCF8527DSCF8536DSCF8537DSCF8538DSCF8539DSCF8540DSCF8541DSCF8543DSCF8544DSCF8545DSCF8547DSCF8548DSCF8552DSCF8556DSCF8559DSCF8568DSCF8572DSCF8581

DSCF8586DSCF8588DSCF8590DSCF8596DSCF8601DSCF8607

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

O QUE PODEMOS COMEMORAR? DIA 26 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DO SURDO

 

DIA NACIONAL DOS SURDOS: O QUE COMEMORAR?

Myrna Salerno Monteiro – surda
Profa. de LIBRAS – UFRJ-RJ.

 

 

O Dia dos Surdos é comemorado por membros da Comunidade Surda de todo mundo, no último domingo do mês de Setembro de cada ano, com objetivo de relembrar as lutas da comunidade surda, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua de sinais nos diversos países do mundo.

Aqui no Brasil, no dia 26 de setembro, a Comunidade Surda Brasileira comemora o Dia Nacional do Surdo em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. É celebrado devido ao fato da data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Muitos que não conhecem a história dos Surdos no Brasil, talvez se perguntem: Por que comemorar o Dia do Surdos? Na verdade, temos muito que comemorar, hoje as condições das pessoas surdas são muito melhores do que antes, como por exemplo, a LIBRAS foi oficializada, e podemos contar com profissionais habilitados a se comunicarem ou ensinarem a LIBRAS.

As Associações de Surdos, Escolas de Surdos, os Surdos tomam a iniciativa para participação das pessoas surdas e ouvintes, o protesto, a manifestação, a defesa, o orgulho, para mostrarem a Sociedade, o direito à Língua de Sinais, à Identidade e Cultura Surda no Brasil.

Para garantir os recursos e uma educação dos Surdos de melhor qualidade, ainda necessita-se muita luta, como por exemplo, na TV é necessário ampliar a janela dos intérpretes, para que os Surdos possam visualizar melhor a interpretação da fala em Língua de Sinais de todo e qualquer programa de Televisão. Temos também o close caption nas novelas, telejornais, filmes, um recurso que tempos atrás não tinhamos, mas este serviço só beneficia os surdos que possuem competência satisfatoria na leitura da Língua Portuguesa.

Outro recurso que precisamos lutar é a qualidade da educação de Surdos, como por exemplo, muitas escolas inclusivas não estão preparadas para incluir os surdos, com isso, faltam intérpretes de LIBRAS e, profissionais para o atendimentos para Surdos, além disso, o fundamental ter sinais luminosos, por exemplo, acender a luz quando tiver no tempo de recreio. Este cuidado não deve ser tomado apenas nestas escolas, mas também em outros locais públicos e particulares. Em locais onde há ordem de chegada, ou chamada de indivíduos, o ideal é a presença das máquinas de senhas, onde o Surdo visualiza seu número e sabe quando está sendo solicitado, não dependendo, portanto, da presença de um ouvinte para avisá-lo sobre sua vez.

Quanto a comunicação, um recurso muito útil, e que antigamente os Surdos não possuiam, são os telefones, celulares, internet, etc. Hoje estes trouxeram a liberdade de comunicação, facilitando nosso contato, pois os surdos podem usar os torpedos, internet (webcam). Os telefones TDD públicos ainda precisam de melhoras, pois no momento, os surdos não utilizam estes serviços devido a falha dos profissionais que desconhecem como atender esta população e ainda tem a questão do atedimento eletrônico de muitas empresas e instituições, que não permitem a interação direta da pessoa Surda com um atendente real que solucione sua necessidade.

A qualidade do ensino na educação dos Surdos melhorou, pois antigamente não formavam os Surdos no nível superior. Hoje, com a Lei e decreto-lei, permitiu o ensino à distância que muitos surdos podem estudar através da internet, esta novidade se iniciou na UFSC, pioneira da Faculdade de Letras-Libras das turmas de Licenciatura e Bacharelado e também a formação dos Intérpretes de LIBRAS, que podem mostrar a toda sociedade a capacidade para o trabalho, para educar. Enfim os Surdos podem ser professores de crianças e jovens Surdos.

Deve-se salientar também, que este crescimento não deve ocorrer apenas no âmbito do curso de Letras, deve haver a expansão e ingresso de surdos nas demais áreas de conhecimento acadêmico, como a engenharia, informática e etc. Esse número de surdos qualificados ainda precisa aumentar, e no futuro as nossas condições de vida poderão ser ainda mais igualitárias.

Além dos avanços educacionais, o surdo também está cada vez mais inserido na comunidade religiosa, e no trabalho pastoral. Esse discernimento e conhecimento religioso constrói um ser humano justo e caridoso, características que trazem cidadania a pessoa surda, além da preocupação com o próximo, fazendo com que esta comunidade seja uma grande portadora da missão envangelizadora

Todas as conquistas e avanços obtidos só reforçam a importância da existência do Dia do Surdo para comemoramos o que já conseguimos e ainda temos muito que lutar frente às nossas necessidades e novas metas, a importância do reconhecimentos dos direitos humanos da pessoa surda conscientizando a sociedade e respeitando a opinião que os Surdos têm e querem mostrar.

fonte: http://www.effata.org.br/?s=formacao&ss=detalhes&id=83

Pastoral dos Surdos

Para o seu dia!

O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.
François Rabelais (escritor francês)

  Há em todos nós uma voz divina que só fala quando as outras se calam. Alba (escritora)

Desportivo Brasil se despede do Paulistão com uma goleada sobre o Fernandópolis


Jogando em casa e precisando vencer por três gols de diferença o Desportivo Brasil entrou em campo para enfrentar o Fernandópolis no estádio Dr.Joulien Fouque.

1º Tempo
O time rubro celeste entrou com tudo e logo aos 5min o atacante Jacinto entrou livre pela direita, invadiu a área e obrigou o goleiro Alex a fazer uma grande defesa, a equipe portofelicense continuou indo para cima mais pecava na hora da finalização.
Mais aos 29min em uma jogada individual o lateral Michel acertou um belo chute de fora da área e abriu o placar para os visitantes fazendo a alegria da torcida visitante que fazia muito barulho nas arquibancadas.
Na saída de bola o Desportivo acertou um belo ataque onde o meia Adriel invadiu a área e acertou um chute cruzado para empatar a partida. Com o empate a equipe da casa continuou indo para cima em busca da virada ainda no primeiro tempo e logo aos 33min Adriel em uma bela cabeçada colocou a equipe da casa em vantagem.
Precisando de mais dois gols o técnico André Prodes tirou o lateral direito Euzébio e colocou o meia atacante Gabriel Brito, mais a primeira etapa terminou com o Desportivo vencendo por 2x1.

2º Tempo
A segunda etapa começou como terminou a primeira com a equipe rubro celeste indo para cima dos visitantes, logo aos 8min o atacante Jacinto obrigou o goleiro Alex a fazer uma grande defesa em um chute a queima roupa. Aos 13min o meia Francisco Clavero arriscou de fora da área marcando o terceiro gol. Após o gol a equipe do Fernandopólis partiu para cima mais esbarrava na marcação forte que os donos da casa exerciam. De tanto insistir aos 20min o atacante Jacinto conseguiu deixar a sua marca fazendo o quarto gol para alegria da torcida.
Com o quarto gol a equipe do Fernandopólis precisava virar o placar para conseguir a classificação e se lançou ao ataque e aos 29min Michel invadiu a área e na hora do chute o lateral Wiliam salvou a equipe da casa travando o adversário que acabou saindo machucado e como o técnico China já tinha feito as três alterações a equipe do Fefece acabou ficando com um a menos na partida.
Com um jogador a mais o Desportivo continuou indo para cima em busca do quinto gol mais a equipe errava na hora da finalização. No final da partida o lateral Emerson e o atacante Itamar foram expulsos pelo árbitro Flávio Rodrigues Guerra após trocarem empurrões.

Com esse resultado o Desportivo conseguiu seu objetivo que era vencer por três gols, mais para se classificar para a próxima fase a equipe portofelicense precisava torcer para o Guaçuano já classificado e atuando com o time reserva vencer o Barretos fora de casa, porém o Barretos acabou vencendo por 2x1 classificando as duas equipes para a próxima fase eliminando o Desportivo Brasil.


Ficha Técnica

DESPORTIVO BRASIL 4 x 1 FERNANDÓPOLIS

Local: Dr. Julien Fouque, Porto Feliz
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Quirino da Costa
Quarto Árbitro: Gilmar Pedroso Rocha

DESPORTIVO BRASIL
Juninho; Adriel, Euzébio (Gabriel Brito), Richardson e William; Lennon, Diego Santos, Bruno Gomes (Emerson Estarley) e Francisco Clavero; Thiago Oliveira (Serginho) e Jacinto
T: André Prodes

FERNANDÓPOLIS
Alex; Marcelo (Bruno), Kauê, Alisson e Michel; Jackson, Augusto, Tiago Pansani (Rafael Rocha) e Aílton; Tiziu (Thales) e Itamar
T: China

Gols: Michel (FFC) aos 29, Adriel (DBR) aos 30, 33 do primeiro tempo, Francisco Clavero (DBR) aos 13 e Jacinto (DBR) aos 20 do segundo tempo

CA: Lennon (DBR) e Augusto (FFC)
CV: Emerson Estarley (DBR) e Itamar (FFC)



Texto: André Hope- Pastoral da Comunicação

ÂNGELUS DESSE DOMINGO FOI NO AEROPORTO DE FRIBURGO - ALEMANHA


Amados irmãos e irmãs,

Queremos concluir esta solene Eucaristia com o Angelus. Esta oração faz-nos recordar sempre de novo o início histórico da nossa salvação. O Arcanjo Gabriel apresenta à Virgem Maria o plano de salvação de Deus, segundo o qual Ela deveria tornar-se a Mãe do Redentor. Maria fica perturbada. Mas o Anjo diz-Lhe uma palavra de consolação: "Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus".
Deste modo, Maria pode dizer o seu grande 'sim'. Este 'sim' a ser serva do Senhor é a adesão confiante ao plano de Deus e à nossa salvação. E, finalmente, Maria diz este 'sim' a todos nós que, junto da Cruz, Lhe fomos confiados como filhos (cf. Jo 19, 27). E nunca mais revoga esta promessa. E é por isso que Ela deve ser chamada feliz, antes bem-aventurada, porque acreditou no cumprimento daquilo que Lhe foi dito da parte do Senhor (cf. Lc 1, 45).
Agora, ao rezarmos o Angelus, podemos unir-nos ao 'sim' de Maria e aderir confiadamente à beleza do plano de Deus e da providência que Ele, na sua graça, reservou para nós. Então, também na nossa vida o amor de Deus tornar-se-á quase carne, tomará progressivamente forma. Não devemos ter medo no meio das nossas preocupações sem fim. Deus é bom. Ao mesmo tempo, podemos sentir-nos apoiados pela comunidade de tantos fiéis que nesta hora rezam o Angelus connosco, em todo o mundo, através da televisão e do rádio.


CNBB

Programa Mensagem de Fé

 

prog msg de fé

Os padres Antônio Carlos Fernandes (Toninho) da paróquia Mãe dos Homens, e padre Washington Pascoal Ribeiro da paróquia Nossa Senhora Aparecida, estão desde o dia 29 de agosto com o programa Mensagem de Fé, transmitido  diariamente pela na radio Nova Porto AM 1120., de segunda a sexta-feira das 12h às 14h.

Na primeira hora os ouvintes interagem com os apresentadores, pedindo orações e fazendo perguntas. Na segunda hora, é momento de oração e espiritualidade, com oração e benção.

Parabéns aos dois Sacerdotes que estão evangelizando além dos templos físicos e estão fazendo bom uso das tecnologias de comunicação