segunda-feira, 22 de março de 2010

Abertura da Semana das águas

Capivari: Idosos receberão Bolsas para estudar na Faculdade




A Câmara Municipal de Capivari aprovou por unanimidade o projeto de Executivo que autoriza a concessão de bolsas de estudo às pessoas com mais de 55 anos de idade para estudar na FACETI/CNEC.


Conheça a FACETI
A Faculdade Cenecista da Terceira Idade – FACETI, implantada em agosto de 2003, é um programa de educação permanente de caráter multidisciplinar destinado a pessoas da meia idade e idosas. Permite aos seus participantes o acesso à comunidade acadêmica e possibilita o contato intergeracional.
A educação idealizada aponta para uma velhice consciente, fundada em conhecimentos de base sobre pedagogia para adultos, necessariamente participativa, e sobre as características e necessidades de adultos maduros e idosos, que possuem motivações, estilos e ritmos próprios de aprendizagem.
Unimos aos objetivos do programa, uma grade curricular que contribua com conhecimentos científicos e tecnológicos, e com uma metodologia dialógica e reflexiva, que provoque mudanças no pensamento e no agir dos alunos. Para que tenham a chance de mudar o rumo de suas vidas, redirecionar suas ações para ter liberdade de escolha, emergirem com novos pensamentos, novas maneiras de ser e estar no mundo, provocando assim, mudanças no bem-estar físico e emocional e na imagem social.

Organização
As atividades propostas são oferecidas através de quatro módulos com características específicas, contendo disciplinas semestrais e oficinas permanentes, oriundas das seguintes áreas:
•Psicologia e Relações Sociais
•Saúde e Qualidade de Vida
•Economia; Política e Legislação
•Educação e Cidadania
•Física e Corporal
•Cultura
•Humanidades e Atualidades

Características dos Módulos:
Módulo I
Corresponde ao período de abertura da instituição a um novo segmento etário. Módulo voltado para a interação grupal e atualização de conhecimentos.

Módulo II
Período onde os alunos já integrados, podem além das disciplinas previstas, potencializar ou descobrir novas habilidades através de oficinas escolhidas pelo grupo. A organização curricular leva os alunos a refletir e rever valores, crenças e atitudes.

Módulo III
Procura enfatizar temas específicos de interesse dos alunos, inserindo-os nas problemáticas sociais, políticas e econômicas do mundo atual, bem como nas transformações tecnológicas.

Módulo IV
Visa a interação comunitária na instituição e na cidade. Valorização de atividades intergeracionais e humanitárias.
- Ao término dos quatros módulos que compreende o período de dois anos, o programa oferecerá aos alunos, módulos de aperfeiçoamento nas áreas de maior interesse, bem como implementará um projeto de ação comunitária e voluntariado.

Horário das Aulas - Módulo I - 2° semestre 
Terças e Quintas-feiras das 14h00 às 17h00

Corpo docente Composto basicamente por profissionais com formação na área gerontológica.
Coordenadora:
- Meire Cachioni - Psicóloga. Doutora em Educação - Concentração em Gerontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Educação Unicamp.

Professores do Módulo I - 2° semestre

•Disciplinas:
A velhice nas sociedades contemporâneas
Cidadania como prática cotidiana
- Andrea Lopes - Socióloga. Mestre em Gerontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Educação Unicamp. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Unicamp.
•Disciplina: Alterações fisiológicas que acompanham o envelhecimento saudável.
- Gisleine L. M. Tengler Ribeiro - Enfermeira. Mestre em Gerontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Educação Unicamp.
•Disciplina: Relações intergeracionais
- Samila Sathler Tavares - Psicóloga. Mestranda em Gerontologia pelo Programa de
Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Educação Unicamp.

•Oficina: Dança
- Mônica de Ávila Todaro - Pedagoga. Mestre em Gerontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Educação Unicamp. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Unicamp.

•Oficina: Dinâmica de grupo
- Nelma Caires Queroz - Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Gerontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Educação Unicamp. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Unicamp.

•Disciplina: Linguagem corporal
- Marilda de Abreu Fiore - Formada em Educação Física. Mestre em Filosofia da Educação Unimep.

•Disciplina: Filosofia e condição humana
- Edivaldo José Bortoletto - Filósofo. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

· Como Ingressar
· Para participar da FACETI, não se exige diplomas ou certificados anteriores, não há vestibular ou prova de seleção, basta ter vontade de aprender e dividir seus conhecimentos.
Para maiores informações entre em contato conosco:

CNEC Capivari
Rua: Barão do Rio Branco, 374 Centro
CEP: 13360-000 Capivari, SP
Telefone: (19) 3492-8888 (19) 3492-8888

Fonte: Nosso Jornal

Especial Copa do Mundo - Parte 2


Mascote


Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos "ZA" (abreviação de África do Sul) e "Kumi" que significa o numeral dez em vários idiomas africanos.
A mascote oficial foi desenhada e produzida no país anfitrião e recebe o nome

De acordo com o porta-voz do comitê organizador da Copa do Mundo, Tim Modise, Zakumi também pode ser entendido como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas.
Segundo a organização do evento, Zakumi, inspirando em seus ídolos, tingiu o pêlo de verde para se camuflar no campo de futebol. O secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, considerou que "Zakumi representa o povo, a geografia e o espírito dos sul-africanos". "E personifica a essência da Copa do Mundo de 2010. Estamos seguros de que nos divertirá nos preparativos, na Copa das Confederações 2009 e na Copa do Mundo", disse.
O criador do desenho é Andries Odendaal, da Cidade do Cabo. "Zakumi se orgulha de ser sul-africano e, por isso, é o embaixador ideal para a primeira Copa do Mundo africana. Nasceu em 1994, mesmo ano da democracia do nosso país (no fim do apartheid). É jovem, cheio de energia, inteligente e ambicioso, uma autêntica inspiração para jovens e adultos de todos os países", afirmou Danny Jordaan, chefe executivo do comitê organizador do evento.
A tradição de se ter uma mascote oficial para a Copa do Mundo tem mais de 40 anos. O primeiro símbolo do torneio foi criado em 1966, na Inglaterra, com a mascote Willie.

Carta do Papa aos fiéis da Irlanda


Aos sacerdotes e aos religiosos que abusaram dos jovens


Traístes a confiança que os jovens inocentes e os seus pais tinham em vós. Por isto deveis responder diante de Deus omnipotente, assim como diante de tribunais devidamente constituídos. Perdestes a estima do povo da Irlanda e lançastes vergonha e desonra sobre os vossos irmãos. Quantos de vós sois sacerdotes violastes a santidade do sacramento da Ordem Sagrada, no qual Cristo se torna presente em nós e nas nossas acções. Juntamente com o enorme dano causado às vítimas, foi perpetrado um grande dano à Igreja e à percepção pública do sacerdócio e da vida religiosa.

Exorto-vos a examinar a vossa consciência, a assumir a vossa responsabilidade dos pecados que cometestes e a expressar com humildade o vosso pesar. O arrependimento sincero abre a porta ao perdão de Deus e à graça do verdadeiro emendamento. Oferecendo orações e penitências por quantos ofendestes, deveis procurar reparar pessoalmente as vossas acções. 

O sacrifício redentor de Cristo tem o poder de perdoar até o pecado mais grave e de obter o bem até do mais terrível dos males. Ao mesmo tempo, a justiça de Deus exige que prestemos contas das nossas acções sem nada esconder. Reconhecei abertamente a vossa culpa, submetei-vos às exigências da justiça, mas não desespereis da misericórdia de Deus.

Atleta de Porto Feliz participa de competição na Itália

Foto
Helena Rubini da Silva Nogueira foi convocada para integrar a seleção brasileira nos Jogos da Juventude  
A atleta de Porto Feliz, Helena Rubini da Silva Nogueira, foi convocada para integrar a seleção brasileira nos Jogos da Juventude (Giochi della Gioventú), na Itália. Helen participa da equipe de atletismo da cidade e disputará a modalidade no Salto em Altura.

A competição é organizada e custeada pelo Comitê Olímpico Italiano (CONI) para atletas com ascendência italiana. Helena repete as participações dos atletas portofelicenses Rodolfo Ferrari e Kátia Sampaio que disputaram os jogos em 2005.


Clínica com a campeã mundial

Nesta sexta-feira, dia 19 de março, os atletas da modalidade de Salto com Vara participam de clínica no SESC Piracicaba. O evento contará com a participação da campeã mundial indoor Fabiana Murer.

 
Treinamento
Os treinamentos de atletismo recomeçaram no Centro Municipal de Exposições (Cemex). As turmas foram divididas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 8 às 10 horas e das 13h30 às 17 horas. Sob o comando do técnico desportivo Alan Antunes, crianças e adolescentes de 11 a 18 anos têm a possibilidade de praticar saltos, arremessos, lançamentos e corridas.
 
O Atletismo participará em 2010 das disputas do Jojuesp, do ProAtletismo (para crianças e adolescentes de 10 anos a 16 anos) e dos Jogos Regionais.

 AI PF

Pensando no futuro!

 
A cidade de Porto Feliz ganhará um reforço na fiscalização de comércios com potencial poluidor. O projeto de lei do Governo Municipal regulamenta o descarte de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

Baseada do Decreto 8468 (regulamenta lei sobre prevenção e controle da poluição do meio ambiente) e na Lei 9605 (crimes ambientais), a nova lei apresenta características próprias. Entre elas, está a forma diferenciada de fiscalização do descarte de resíduos sólidos, agora medido por área. O método anterior dificultava a ação do fiscal que fazia a medição por volume.

Consta ainda na nova lei tabela com a previsão de valores para cada uma das infrações. Há também previsão da aplicação de sanções para reincidentes e especificações para alguns crimes ambientais em que a aplicação da multa é direta, sem o recebimento da advertência.

O projeto de lei foi elaborado no final de 2009 pelo então diretor de Meio Ambiente, Carlos Alberto Pereira de Campos, que ocupa hoje a pasta de Educação.

O prefeito Cláudio Maffei (PT) comentou a importância da fiscalização das empresas locais para preservar o meio ambiente.

“Quando tratamos da questão de meio ambiente temos que ser rigorosos em relação a potenciais focos de poluição, nossa responsabilidade é fiscalizar para que todos em Porto Feliz tenham um ambiente mais saudável, pois é o futuro que está em jogo”.

O projeto foi aprovado pela Câmara no dia 15 de março.

AI PF

Resgate animal

regastelucyLucy, uma cadelinha da raça dachshund, popularmente chamada de“salsicha” ficou presa por 6 dias em um buraco! O incidente aconteceu na Inglaterra. Lucy passeava com os donos em uma floresta, quando entrou na toca de um texugo, sem que seus donos percebessem, e não conseguiu mais sair. Os donos procuraram a cadela por todas as partes e 5 dias depois do desaparecimento ouviram os latidos de Lucy vindos de dentro do buraco de quase 3 metros! A equipe de resgate cavou um túnel e conseguiu resgatar Lucy, que após ser examinada pelo veterinário, foi liberada para voltar para casa. A dona da cachorrinha disse à BBC: “Eu vi o focinho dela para fora, ela abanou a cabeça e saiu da toca. Ela nos viu e começou a abanar o rabo”. Que bom que Lucy está bem e o resgate teve um final feliz.

Secretarias mudam de endereço em Porto Feliz


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável de Porto Feliz passou a funcionar, desde o dia 15 de março, na rua Adhemar de Barros, 320, centro, no prédio em que estava a Diretoria de Meio Ambiente (ao lado do Paço Municipal). O telefone para contato é o (15) 3261-9000.

No mesmo local ficará a Diretoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável que abrange o Setor de Qualificação Técnica e Fomento e a Coordenadoria de Turismo.

Já a Diretoria de Meio Ambiente passa a funcionar na rua Barão do Rio Branco, 428, centro, antigo prédio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico.

O prédio abriga ainda Casa da Agricultura e o escritório da Ecoar Florestal. Os telefones de contato são (15) 3262-1077 e 3261-1301.

Igreja nesta segunda-feira



6h30m Celebração da Palavra 
na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida

  


  
 7h15m Missa no Cemitério Velho, 
na Capela do Calvário




  
14h Grupo de Oração Bom Pastor
15h Missa com Benção do Santíssimo

 
19h30m Pastoral Movimento de Assis
no Centro Catequético do Lada da Igreja
Mãe dos Homens




Cursilho de Cristandade 20h 
Igreja Nossa Senhora Aparecida

CPP 
(Conselho Pastoral Paroquial)
da Paróquia Nossa Senhora Aparecida