segunda-feira, 22 de março de 2010

Especial Copa do Mundo - Parte 2


Mascote


Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos "ZA" (abreviação de África do Sul) e "Kumi" que significa o numeral dez em vários idiomas africanos.
A mascote oficial foi desenhada e produzida no país anfitrião e recebe o nome

De acordo com o porta-voz do comitê organizador da Copa do Mundo, Tim Modise, Zakumi também pode ser entendido como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas.
Segundo a organização do evento, Zakumi, inspirando em seus ídolos, tingiu o pêlo de verde para se camuflar no campo de futebol. O secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, considerou que "Zakumi representa o povo, a geografia e o espírito dos sul-africanos". "E personifica a essência da Copa do Mundo de 2010. Estamos seguros de que nos divertirá nos preparativos, na Copa das Confederações 2009 e na Copa do Mundo", disse.
O criador do desenho é Andries Odendaal, da Cidade do Cabo. "Zakumi se orgulha de ser sul-africano e, por isso, é o embaixador ideal para a primeira Copa do Mundo africana. Nasceu em 1994, mesmo ano da democracia do nosso país (no fim do apartheid). É jovem, cheio de energia, inteligente e ambicioso, uma autêntica inspiração para jovens e adultos de todos os países", afirmou Danny Jordaan, chefe executivo do comitê organizador do evento.
A tradição de se ter uma mascote oficial para a Copa do Mundo tem mais de 40 anos. O primeiro símbolo do torneio foi criado em 1966, na Inglaterra, com a mascote Willie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz