segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Chegada do ícone de Nossa Senhora e a Cruz, da JMJ

 

Porto Feliz esteve presente na chegada da Cruz da JMJ em Sorocaba



Neste domingo, dia 02 na chegada da Cruz da JMJ Porto Feliz marcou presença nessa grande festa que aconteceu na praça da Catedral.
Saíram quatro ônibus lotados com Jovens das três paróquias locais, sendo dois ônibus da paróquia Mãe dos Homens, um da comunidade Nossa Senhora da Ponte e outro ônibus da paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Na chegada os jovens de Porto Feliz chegaram cantando, demonstrando muita alegria em estar presente nesse grande evento que foi a chegada da Cruz até a cidade.
Estiveram presentes os jovens da catequese, grupos de oração, as irmãs do colégio São José, jovens do Coral Renascer, os seminaristas Diego da paróquia Mãe dos Homens, Rodrigo da paróquia Nossa Senhora Aparecida e também catequistas, a Pascom esteve representada pelos agentes André Hope e Mauricio Toledo, além da faixa e dos banners da  paróquia Mãe dos Homens e também da juventude Ágape da comunidade Nossa Senhora da Ponte.
Nem mesmo a chuva que caiu sobre a praça desanimou os jovens, que mesmo tomando chuva continuaram cantando e rezando.
Para visualizar todas as fotos basta acessar o link da Pascom no Facebook:



























Fotos: Mauricio Toledo- Pastoral da Comunicação
Texto: André Hope- Pastoral da Comunicação

2º Congresso Teológico Internacional começa na quarta-feira .


A capital baiana, Salvador, será palco, no mês de outubro, do 2º Congresso Teológico Internacional. O evento acontece no campus Federação da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), nos dias 5 a 8, e abordará o tema “Desafios e Possibilidades da família no limiar do novo milênio: 30 anos da Familiaris Consortio nos 50 anos da Fundação UCSAL”.
Os conferencistas do Congresso já confirmaram presença, entre eles está o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal dom Odilo Pedro Scherer; o secretário do Pontifício Conselho para a Família, dom Jean Laffitte; o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, dom João Carlos Petrini; o arcebispo de Salvador (BA), dom Murilo Krieger; o bispo de Petrópolis (RJ), dom Filippo Santoro e o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Paulo César Costa. Além deles haverá a presença do presidente do Pontifício Instituto João Paulo II, dom Livio Melina.
O evento é organizado e promovido pela arquidiocese de Salvador, em conjunto com a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, o Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família e a Universidade Católica de Salvador.




Fonte: CNBB

Pastoral da Educação faz contagem regressiva para o dia 15 de outubro

DSCF8625

Neste sábado dia 1 de outubro, se reuniu a Pastoral da Educação recém formada em Porto Feliz. Ela está sendo acompanhada pelo Pe. Toninho e Diácono Paulo Moreau, e teve presença de 15 pessoas. Um dos principais assuntos tratados, é a proximidade do dia 15 de outubro, dia dos professores.

A missa dedicada a todos aqueles que dedicam suas vidas à Educação, será dia 15 de outubro, às 19 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, com missa presidida pelo padre Antônio Carlos Fernandes, o pe. Toninho. Após a Santa Missa, a Orquestras Monções da Escola Municipal de Música fará uma apresentação em homenagem aos profissionais da educação.

A Diretoria de Educação, com professor Carlão diretor de educação, Elisa Maurino coordenadora da educação infantil e Juliana Gutierrez coordenadora de Apoio ao Sistema Educacional, convidaram a Orquestras Monções e enviarão convites aos professores da rede municipal.
Felipe Miranda da Pascom, enviará convites ás comunicades e escolas particulares e estaduais.

Pastoral da Educação
A Pastoral da Educação, tem a missão de promover uma ação evangelizadora com os educadores. O foco da pastoral são todos aqueles que estão envolvivodos nos trabalhos da educação. Segundo o Pe. Toninho, “queremos trabalhar a espiritualidade, a motivação destes profissionais que tanto lutam atualmente, pela valorização da carreira, sofrido com a violência nas escolas…”. A Pastoral se reúne todo o primeiro sábado de cada mês, na sala de reuniões da casa paroquial, ao lado da Matriz Mãe dos Homens, às 20h30m.

Maiores informações: pascomportofeliz@hotmail.com ou pelo telefone: 3262 1074

Foto e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Festa, emoção e alegria na chegada da cruz e do ícone de Nossa Senhora a Sorocaba


Nem a chuva conseguiu tirar o entusiasmo e a emoção de aproximadamente cinco mil jovens neste fim de tarde de domingo para acolher a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora, na Praça Cel. Fernando Prestes, em frente a Catederal.
Por volta das 16h, a Cruz deixou o Colégio Santa Escolástica, onde foi recebida, e conduzida por membros das diversas pastorais e movimentos do Setor Juventude, rumo a Catedral, passando pela Boulevard Braguinha.
A Santa Missa, que foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, teve a participação de inúmeros Padres, Diáconos e Seminaristas. O Arcebispo Dom Eduardo em sua homilia ressaltou a importância do evento, cuja cruz foi construída em 1984, com o incentivo do Papa João Paulo II, e tiveram suas palavras gravadas como testemunho, o Arcebispo convocou os jovens a permanecerem firmes em seu testemunho cristão em meio a massa.
"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.
Foi com essas palavras que o Beato João Paulo II entregou aos jovens em Roma, no dia 22 de abril de 1984, aquela que ficaria conhecida como Cruz da Jornada, ou Cruz dos Jovens. Desde então, ela começou a peregrinar mundo afora, sempre levada pela juventude. Em 2003 junto com ela passou a peregrinar também o Ícone de Nossa Senhora.
Antes da celebração, Pe Wagner Ruivo e o jovem Daniel, que representaram Sorocaba na JMJ em Madrid, deram um belo testemunho sobre a Jornada.
A noite foi encerrada com o show do Ministério de música Cia do Senhor, que mesmo debaixo de chuva, puderam louvar e agradecer ao Senhor.
A cruz permaneceu na porta da Igreja Catedral onde estava o altar, e pode ser tocada por uma multidão de jovens.

Confira as fotos abaixo:
























Fonte: Arquidiocese de Sorocaba




Deus tem um projeto para os seus amigos, afirma Bento XVI


"Deus tem um projeto para os seus amigos, mas, infelizmente, a resposta do homem é frequentemente orientada à infidelidade, que se traduz em desprezo. O orgulho e o egoísmo impedem de reconhecer e acolher até mesmo o dom mais precioso de Deus: o seu Filho unigênito", ressaltou o Papa Bento XVI antes de recitar a tradicional oração mariana do Angelus neste domingo, 2.
O Pontífice fez a reflexão a partir da parábola dos vinhateiros infiéis, aos quais um homem confiou a própria vinha para que a cultivassem e produzissem frutos. "O proprietário da vinha representa Deus mesmo, enquanto a vinha simboliza o seu povo, bem como a vida que Ele nos doa para que, com a sua graça e o nosso compromisso, façamos o bem", ensina.
Depois, quando envia seu próprio filho, os vinhateiros o prendem, conduzem-no para fora da vinha e o assassinam. "Deus entrega a si mesmo em nossas mãos, aceita fazer-se mistério insondável de fragilidade e manifesta a sua onipotência na fidelidade a um projeto de amor que, ao final, prevê, contudo, também a justa punição dos malvados", indica.
"Firmemente ancorados na fé na pedra angular que é Cristo, permaneçamos n'Ele como o fruto que não pode dar fruto por si mesmo se não permanece na videira. Somente n'Ele, por Ele e com Ele edifica-se a Igreja, povo da Nova Aliança".



Fonte: Canção Nova

Prefeito baixa Decreto para que munícipes possam contribuir com a Santa Casa


Em mais uma importante iniciativa para ajudar a Santa Casa de Misericórdia, o prefeito de Capivari Luis Donisete Campaci (PMDB) baixou o Decreto nº 5585/2011 disciplinando procedimentos para que os usuários do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto possam contribuir financeiramente para a Santa Casa, por meio da conta de água e esgoto.
Para fazer a sua doação os usuários deverão dirigir-se à sede administrativa do SAAE e preencher documento próprio, onde informará o valor e o período de duração da sua contribuição.
“Os valores mínimos por contribuinte pessoa física será de R$ 1,00 e de R$ 5,00 para pessoa Jurídica”, explica o superintendente José Luiz Cabral, que tem sido um entusiasta e grande colaborador desta iniciativa do prefeito Campaci.
Para Campaci, a medida será um estímulo para aqueles que desejam auxiliar a Santa Casa, mas que até então não sabiam como fazê-lo.
“A doação espontânea na conta de água e esgoto foi uma maneira prática e segura que encontramos para que os nossos munícipes participem diretamente dos esforços na busca da saúde financeira da nossa Santa Casa. Há mais de 100 anos esta entidade vem prestando um inestimável serviço para a nossa população e nada mais justo que estejamos unidos para ajudá-la”, conclama o prefeito.
A receita obtida por meio das doações será configurada como extra-orçamentária e repassada integralmente à Santa Casa, dentro de um processo claro e transparente, como é de característica nas ações da atual administração.
“No ultimo dia útil de cada mês caberá ao SAAE apurar o valor recolhido e imediatamente repassá-lo à Santa Casa de Misericórdia, por empenho próprio, através de cheque ou credito em conta corrente bancária. Junto com o valor, a autarquia municipal encaminhará à entidade uma lista completa dos contribuintes que fizeram as suas doações”, explicou Campaci.
Todos aqueles que estiverem solidários com a causa já podem procurar o SAAE para formalizar o início da sua doação. Para tanto, é preciso ser o titular da fatura de água e esgoto e levar um documento de identidade (RG), se pessoa física, ou o CNPJ, se pessoa jurídica. O SAAE fica na rua Regente Feijó, nº 570, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3492-9800.




Fonte: A.I.Prefeitura de Capivari

3º Dia da Novena será realizada nesta segunda feira, dia 03


Acontece na noite desta segunda o 3º dia da 2º Dozena de Nossa Senhora Aparecida.
A santa missa deste terceiro dia será celebrada pelo vigário geral da arquidiocese Padre João Carlos Alampe, lembrando que nesta segunda a missa acontece as 19h30.
 O tema desta noite é Com Maria, ser a igreja que trabalha e serve, o Coral Divina Viola é que vai animar a Santa Missa desta segunda feira.
Todos estãos convidados a participar de mais um dia da dozena.

São Francisco de Assis

image

Pregue o Evangelho em todo tempo.
Se necessário, use palavras.

São Francisco de Assis

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 03/10/2011


Quem é meu próximo?

Lc 10,25-37


Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou:
- Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:
- O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem?
O homem respondeu:
- "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo."
- A sua resposta está certa! - disse Jesus. - Faça isso e você viverá.
Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou:
- Mas quem é o meu próximo?
Jesus respondeu assim:
- Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele. Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo:
- Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele.
Então Jesus perguntou ao mestre da Lei:
- Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado?
- Aquele que o socorreu! - respondeu o mestre da Lei.
E Jesus disse:
- Pois vá e faça a mesma coisa.