quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Notícias do Pe Jorginho

Apresentação do Vigário Paroquial 
Pe. Jorge Luiz Machado

No dia 18 de fevereiro, em Salto de Pirapora, lotou a igreja matriz e o salão paroquial ficaram lotados para recepcionar o vigário paroquial, Pe. Jorge Luiz Machado, que foi recebido com muita festa pelos paroquianos.

Pe. Edson Roberto Daros presidiu a Santa Missa com muita alegria e desejou que ricas bênçãos sejam derramadas com a chegada do Pe. Jorge.

Porto Feliz
Pe Jorginho, como é muito bem conhecido em Porto Feliz, foi pároco na São João Batista por anos, participando de momentos importantes da paróquia em sua expansão. Em Porto Feliz, também assumiu a paróquia caçula N. S. Aparecida, onde com dedicação trabalhou muito na zona rural.

Encontro com a Juventude

gospel-Suposta-pintura-da-face-de-jesus-e-encontrada-no-tennessee

Neste sábado (25), a Pastoral Vocacional de Porto Feliz e as irmãs do Instituto das Filhas de São José, promovem o "Encontro com a Juventude", com o tema: "Quem é Jesus? O revolucionário".

O Encontro acontecerá no Colégio São Jose, no centro de Porto Feliz, e para a condução do jovens duas linhas de ônibus serão oferecidas:

13h parte da Comunidade Nossa Senhora da Ponte, em seguida a São Francisco e São João batista.

13h parte da N. S. Aparecida, passa pela comunidade Nossa Senhora das Graças.

O encontro começa as 14h, terminando as 17h. Não há taxa de condução nem de encontro. Participe, convide seus amigos!

 

A Pastoral Vocacional está presente nas três paróquias de Porto Feliz, realizando um trabalho de unidade, como EAC, ECC, bem como aspira a Pascom.

O objetivo da Pastoral é trabalhar os jovens das três paróquias, com encontros jovens com orações, reflexões, gincanas, música.

Início da Campanha da Fraternidade–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Início da CF (70)

A Missa de Cinzas, desta quarta-feira na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, às 19h00, foi também marcada pelo início da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema: A Fraternidade e Saúde Pública, e o lema: Que a Saúde se difunda sobre a terra (Eclo. 38,8). A Igreja deseja sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à  saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade. Essa é uma realidade que clama por ações transformadoras.
A missa foi conduzida por Pe. Toninho, que foi auxiliado pelos Diáconos: Sílvio, Paulo, Benedito, seminarista Diego, Ministros Extraordinários da Eucaristia e coroinhas.
Em sua reflexão, Pe. Toninho, exortou os fiéis à conversão e penitência neste tempo quaresmal. Também ressaltou o convite aos fiéis, para participarem das Via-Sacras pelos setores, que acontecerão todas as sexta-feiras da Quaresma, começando amanhã, em frente à Matriz, às 19h30, indo até o Setor 1.
Ao fim da missa o Padre abençoou as cruzes que ficarão nos setores da paróquia, para que eles possam recitar o terço e meditar a via-sacra durante a Quaresma.

Texto, fotos e vídeo: Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação

Porto Feliz, se prepara para duas conferências sobre controle social e transparência

 

Prefeitura quer estimular a participação dos cidadãos na política. Evento acontece no próximo dia 25, às 9h.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
A prefeitura de Porto Feliz, no interior de São Paulo, promove no próximo dia 25 a primeira Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. O evento é aberto a toda a população, não exige inscrição prévia e começa às 9h, no Espaço Cultural Olair Coan, que fica na rua João Gastardelli, 38 - Água Branca.
O objetivo da conferência é estimular a participação dos cidadãos no acompanhamento e controle da gestão pública. “Nosso governo sempre foi pautado na clareza, e essa é mais uma oportunidade de apresentarmos nosso trabalho e a transparência das ações da Prefeitura. Será uma realização muito importante para o município”, defende o prefeito Cláudio Maffei.
Entre os temas que serão abordados estão promoção da transparência pública, acesso à informação e dados públicos e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
410937_201665659930837_100002622144607_363658_1214908210_o
Da Pascom

A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social acontece no dia 25 de Fevereiro de 2012, na Faculdade Porto das Monções – FAMO, que fica na Rua Constantino Guarini, 150, Centro. Mais informações (15)3261-1398 ou contato@portomelhorcidadefeliz.com.br.
No dia, serão abordados temas como: fortalecimento da atuação dos conselhos municipais, maneiras engajamento da população nos espaços públicos e levantamento de diretrizes para o combate à corrupção.
“Acredito que toda maneira de participação popular só tem a acrescentar à administração de uma cidade. Por meio da ConSocial, a população de Porto Feliz poderá debater e conhecer novas maneiras de se engajar e fazer valer o nosso direito à colaboração na Gestão Pública” afirma Gianpaulo Baptista, Presidente da ConSocial, chamando a atenção para a importância do evento. “Convido a todos os cidadãos de nossa cidade, não percam essa chance de colaborar com o futuro de Porto Feliz!”, completa Gian.
A Associação Porto Melhor Cidade Feliz, argumenta que o prazo para a realização deste tipo de Conferência por parte de Prefeituras expirou no dia 31 de dezembro de 2011, portanto, não sendo esta válida. Também a Associação começou a divulgação de sua conferência antes da que é divulgada pela prefeitura, afirma também que convidaram as autoridades municipais, entre elas, o prefeito Cláudio Maffei para o evento.

Tempo da Quaresma

 

“Convertei-vos e crede no Evangelho. Lembra-te que és pó e ao pó retornarás” São duas reflexões que nos são propostas quando o ministro sagrado, num gesto sacramental, impõe cinzas sobre nossas cabeças que se curvam penitentes.
Não vamos receber as cinzas como num ritual sem sentido. Conscientes do pecado do mundo, do nosso pecado também, que quer destruir o plano divino, caminhamos ao encontro da misericórdia de Deus que, pela Encarnação de seu Filho vem restaurar a Humanidade e a todo o Universo.
A pregação do profeta Joel que, neste primeiro dia da Quaresma, ecoa em toda a Igreja, nos convoca a conversão, a rasgar nosso coração na sua profundeza, ao arrependimento e a nos abrirmos à bondade divina, acreditando no Evangelho.
A penitência que fazemos, o jejum,a oração e a esmola não são obras externas. Nascidas no interior da nossa consciência, apresentamo-las ao Pai, sem trombetearmos pelas ruas e praças, mas na humildade do publicano que, do fundo do templo, batia no peito dizendo “Meu Deus, tem piedade mim que sou pecador” (Lc. 18,13).
E sendo uma penitência eclesial, ela não é exclusivamente pessoal; é a penitência de todos os que, batizados, cremos na redenção que, pela sua paixão e morte, o Filho de Deus traz a humanidade na confirmação de sua ressurreição.
A nossa falta de fidelidade ao Evangelho, ao reconhecimento do único Deus verdadeiro, à fraternidade entre os irmãos deve conduzir-nos à uma conversão sincera, aos valores que reconhecemos pela fé. “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está perto. Convertei-vos e crede no Evangelho.” (Mc 1, 15)
Sintonizados com os nossos Pastores, procuramos descobrir onde estamos mais falhos na fé e na missão. No Brasil, neste ano, vamos meditar na solidariedade e segurança. A falta de fé e solidariedade conduziu-nos a uma angústia do medo. Fechamos nossas casas e nossas propriedades. Fechamo-nos a nós mesmos. Não reconhecemos o próximo. Queremos uma segurança pessoal, como se a técnica e os homens pudessem nô-la dar.
Esquecemo-nos do que nos pode garantir a tranqüilidade e a paz: a caridade, o amor. Enquanto continuarmos a considerar o homem como lobo do próprio homem, e passarmos ao largo da miséria como se nada tivéssemos a ver com ela, enquanto espoliarmos o próximo no liberalismo da política econômica e da política social, em vão procuraremos segurança.
A paz só nos advém da Justiça. Não da justiça farisaica, que foi condenada por Jesus: “Se a vossa justiça não for superior à dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus.” (Mt. 5,20).  A verdadeira Justiça é a santidade, que supera o “dente por dente e o olho por olho”, no amor, buscando com todas as forças a perfeição, como o Mestre conclui sua pregação: “Sede, portanto, perfeitos, como vosso Pai Celeste.” (Mt. 5, 39-48)
A reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, leva-nos a sair de nós mesmos, do nosso medo, da atribuição de culpa a outrem. Procuremos contribuir na construção do Reino, na solidariedade com nossos irmãos.
A nossa penitência não pode ser exterior, como pregava São Leão, Papa, no sermão 4 da Quaresma: “Não só na abstinência de alimento consiste nosso jejum: para frutuosamente subtrairmos o alimento ao corpo temos de arrancar a iniqüidade do nosso espírito.”
Bento XVI na sua mensagem quaresmal, ressaltando as práticas penitenciais, sobretudo do jejum, insiste no mesmo tema: “A Quaresma seja portanto valorizada em cada família e em cada comunidade cristã para afastar tudo o que distrai o espírito e para intensificar o que alimenta a alma, abrindo-a ao amor de Deus e do próximo.”
A purificação da nossa vida de fé, refletindo numa caridade sem limites nos levará a pratica da justiça, a sermos perfeitos como o Pai, a quem, seguros e libertos, podemos confiar nossos dias: “Aquele que habita à sombra do Altíssimo, descansará na proteção do Deus do Céu”. (Sl.91 (90).

Organismo precisa de adaptação para fim do horário de verão

 

O horário de verão acaba no dia 26 de fevereiro, mas quem tem mais dificuldade em se adaptar à mudança deve começar a preparar o organismo com antecedência, antecipando o horário de dormir cerca de dez minutos a cada dia. A orientação é do coordenador do serviço de neurologia do Hospital Anchieta, Ricardo de Campos.
“Ao invés de esperar o dia da virada do horário, o interessante é que a cada dia fosse dormindo dez minutos mais cedo, até estar dormindo uma hora mais cedo, e o corpo não vai padecer”, indica.
O médico explica que as mudanças sentidas pelo organismo com o início ou o fim do horário de verão são por causa de hormônios como o cortisol e a melatonina, que regem o nosso relógio biológico e são secretados de acordo com o tempo de exposição ao sol e à escuridão. “Dessa forma, todo o metabolismo do organismo passa a se pautar de acordo com as taxas de secreção desses hormônios. Quando uma hora do dia é suprimida ou acrescentada, passa a ter alterações nesse metabolismo”.
Os efeitos dessas mudanças, segundo Campos, vão desde alterações no sono, que podem causar irritabilidade, estresse e baixa produtividade, até o aumento da instabilidade vascular.
Além dos idosos, as mulheres sentem bastante as mudanças de horário, pois têm diversas oscilações no organismo relacionadas à produção de hormônios. “Mudanças abruptas no nosso relógio biológico trazem malefícios incontestáveis em relação à saúde”, diz o especialista.
O governo federal ainda não tem um balanço da economia de energia proporcionada pelo horário de verão neste ano, mas a expectativa é que a mudança gere uma redução entre 4,5% e 5% na demanda de energia do horário de pico, nas regiões onde o sistema foi adotado (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e na Bahia).
A redução total de consumo para o país deve ficar em torno de 0,5%, com uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões para o país durante o período.
O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, explica que o principal ganho para a sociedade com a adoção do horário de verão é o aumento da segurança e da qualidade do suprimento de energia. Além disso, com a redução da demanda, não é preciso fazer novos investimentos em usinas hidrelétricas ou acionar energia de usinas termelétricas para complementar o fornecimento de energia.
Segundo ele, a redução do consumo de energia, proporcionada pelo aumento da utilização da luminosidade natural, não chega a ser sentida na conta de luz dos consumidores. “O consumidor sentiria se tivesse que fazer investimentos, aí apareceria um acréscimo na conta de luz”, disse Grüdtner.
Neste ano, o horário de verão começou no dia 16 de outubro, e terá uma semana a mais, porque a data estabelecida para o fim do horário diferenciado, que é o terceiro domingo de fevereiro, em 2012 coincidiu com o feriado do carnaval.

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=285324

São Policarpo de Esmirna

23 de fevereiro

Nascido em uma família cristã da alta burguesia no ano 69, em Esmirna, Ásia Menor, atual Turquia. Os registros sobre sua vida nos foram transmitidos pelo seu biógrafo e discípulo predileto, Irineu, venerado como o "Apóstolo da França" e sucessor de Timóteo em Lion. Policarpo foi discípulo do apóstolo João, e teve a oportunidade de conhecer outros apóstolos que conviveram com o Mestre. Ele se tornou um exemplo íntegro de fé e vida, sendo respeitado inclusive pelos adversários. Dezesseis anos depois, Policarpo foi escolhido e consagrado para ser o bispo de Esmirna para a Ásia Menor, pelo próprio apóstolo João, o Evangelista.
Foi amigo de fé e pessoal de Inácio Antioquia, que esteve em sua casa durante seu trajeto para o martírio romano em 107. Este escreveu cartas para Policarpo e para a Igreja de Esmirna, antes de morrer, enaltecendo as qualidades do zeloso bispo. No governo do papa Aniceto, Policarpo visitou Roma, representando as igrejas da Ásia para discutirem sobre a mudança da festa da Páscoa, comemorada em dias diferentes no Oriente e Ocidente. Apesar de não chegarem a um acôrdo, se despediram celebrando juntos a liturgia, demonstrando união na fé, que não se abalou pela divergência nas questões disciplinares.
Ao contrário de Inácio, Policarpo não estava interessado em administração eclesiástica, mas em fortalecer a fé do seu rebanho. Ele escreveu várias cartas, porém a única que se preservou até hoje foi a endereçada aos filipenses no ano 110. Nela, Policarpo exaltou a fé em Cristo, a ser confirmada no trabalho diário e na vida dos cristãos. Também citou a Carta de Paulo aos filipenses, o Evangelho, e repetiu as muitas informações que recebera dos apóstolos, especialmente de João. Por isto, a Igreja o considera "Padre Apostólico", como foram classificados os primeiros discípulos dos apóstolos.
Durante a perseguição de Marco Aurélio, Policarpo teve uma visão do martírio que o esperava, três dias antes de ser preso. Avisou aos amigos que seria morto pelo fogo. Estava em oração quando foi preso e levado ao tribunal. Diante da insistência do pro cônsul Estácio Quadrado para que renegasse a Cristo, Policarpo disse: "Eu tenho servido Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Redentor? Ouça bem claro: eu sou cristão"! Foi condenado e ele mesmo subiu na fogueira e testemunhou para o povo: "Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o vosso nome adorável seja glorificado por todos os séculos". Mas a profecia de Policarpo não se cumpriu: contam os escritos que, mesmo com a fogueira queimando sob ele e à sua volta, o fogo não o atingiu.
Os carrascos foram obrigados a matá-lo à espada, depois quando o seu corpo foi queimado exalou um odor de pão cosido. Os discípulos recolheram o restante de seus ossos que colocaram numa sepultura apropriada. O martírio de Policarpo foi descrito um ano depois de sua morte, em uma carta datada de 23 de fevereiro de 156,enviada pela igreja de Esmirna à igreja de Filomélio. Trata-se do registro mais antigo do martirológio cristão existente.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 23/02/2012

Se alguém quer seguir Jesus...

Leitura Orante
Lc 9,22-25
E continuou:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, no terceiro dia, será ressuscitado.
Depois disse a todos:
- Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído?