quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Para acalmar evangélicos, Dilma diz que ministro não tem posição individual

 

 

SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff mandou recado à bancada evangélica no Congresso pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral): é contra o aborto e ministro não tem posição individual, mas de governo.

Dilma tenta acalmar os ânimos da Frente Parlamentar Evangélica, que questiona a escolha de Eleonora Menicucci para a Secretaria de Política para as Mulheres. A nova ministra é defensora de mudança na legislação relativa ao aborto. Ela própria afirma já ter passado por dois.

"A presidente pediu que eu reafirmasse para a bancada que a posição do governo sobre aborto é a posição que ela assumiu na campanha eleitoral e que nós ministros, as posições que sustentamos publicamente não são posições individuais, são posições do governo e a posição do governo sobre essa questão [aborto] está absolutamente clara e assim vai continuar", disse Carvalho ao participar de reunião com a frente, nesta quarta-feira, no Congresso.

O ministro se reuniu com o segmento evangélico para explicar declarações durante o Fórum Social, em Porto Alegre, mês passado.

Na ocasião, Carvalho afirmou que o Estado deve fazer uma disputa ideológica pela "nova classe média", que estaria sob hegemonia de setores conservadores.

"Lembro aqui, sem nenhum preconceito, o papel da hegemonia das igrejas evangélicas, das seitas pentecostais, que são a grande presença para esse público que está emergindo", disse durante o fórum.

Na reunião com a Frente Parlamentar Evangélica, Carvalho disse que foi "mal interpretado" e pediu "perdão" pelo "sentimento" que suas declarações provocaram em alguns deputados e senadores.

"Minha fala foi traduzida de maneira equivocada, houve interpretação de que o governo se armava para fazer uma guerra com as igrejas evangélicas. Vim aqui para dizer que isso não é verdade, não temos de maneira nenhuma essa intenção, pelo contrário, o governo considera as igrejas evangélicas parceiras e muito importantes. Seria uma loucura fazer uma rede para combater as igrejas evangélicas."

O deputado João Campos (PSDB-GO), presidente da frente, disse que o episódio está superado.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1049084-para-acalmar-evangelicos-dilma-diz-que-ministro-nao-tem-posicao-individual.shtml

Polícia prende acusado por crime sexual em Porto Feliz

429639_252440801497674_1143995245_n

Segundo as informações publica pela Revista Viu de Porto Feliz, em sua página no Facebook, noticia que a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) prenderam o acusado, de ter cometido crime sexual praticado nesta terça-feira (14),  J. S. P. na madrugada desta quarta-feira, 15. Ele foi encontrado em um terreno baldio próximo a Igreja matriz  São João Batista, no Jardim Santa Elisa.

De acordo com o boletim de ocorrência, a polícia chegou até o suspeito, depois de abordar um homem na rua, que contou que o boné encontrado no local, pertencia ao suspeito. Foi ele também que indicou onde o rapaz estava. Chegando lá, o suposto estuprador confessou o crime.

O acusado tem 23 anos, morador de rua e confessou em depoimento que estava drogado no momento da ação criminosa.

A jovem vítima, esteve na delegacia fazendo o reconhecimento.

Os responsáveis pela captura foram os Soldados Rogério, Moreira, Villas Boas e o Cabo Jorge da Polícia Militar. Já pela Guarda Municipal os responsáveis foram: Battani, Marcelo, Silva, Camargo, Daniel, Claudemir e puderam contar com o apoio da central da guarda, Ivete.

O suspeito deve responder pelos crimes de roubo e estupro. Se condenado pode pegar de 10 a 20 anos de prisão. Um outro homem também foi detido, porque confessou que recebeu o celular da vítima e repassou para outra pessoa. Ele deve responder por receptação.Se condenado pode pegar de 1 a 4 anos de reclusão.

417132_252440748164346_100001952698021_562272_101395467_n

Facebook
Além deste tipo de notícia servir de alerta no facebook, ela também está recebendo manifestações de indignação popular, que têm expressado nos comentários da página da Revista Viu, sentimentos de ódio e repulsa, algumas com palavrões e desejos de castigos severos até morte.


Reportagem: Gustavo Siqueira
Fotos: Paulo Henrique Baldini
Fonte: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.252440724831015.58835.100001952698021&type=3

E G!/TV TEM http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/02/rapaz-de-22-anos-e-preso-suspeito-de-estuprar-jovem-em-porto-feliz-sp.html

O Haiti é aqui

 

    Ao terminar a última crônica, ficou-me uma sensação de falta, de vazio.  Como algo que – estou segura que os colegas escritores ou jornalistas me entendem – deveria ter sido dito e não foi.  Ora, as redações de jornais têm suas regras e cânones.  E uma delas é que os prazos se cumprem ou senão não sai.  E lá foi o artigo assim mesmo.
    Hoje volto ao tema  consciente do que me inquietava naquele fim de noite quando terminei minha reflexão sobre o calvário que padecem os haitianos que desejam entrar no Brasil para aqui trabalhar e conseguir visto. Faltava o outro lado da moeda, sem a qual a figura não se vê completamente.  Pois a questão abordada é como uma moeda de duas faces. Se não se vê uma delas, falta um elemento constitutivo e essencial ao quadro.
    E o elemento em questão é o pronunciamento do presidente Obama, dos EUA, comunicando sua decisão de facilitar o ingresso no país de turistas vindos de países emergentes como China, Índia e… Brasil.  Agora o inferno por que passa a classe média brasileira nos bancos da polícia federal e do consulado americano aguardando o  passaporte e o visto, se não terminar, vai ser grandemente amenizado.  São 40% a mais de vistos que o presidente promete.  As famílias se animam.  Vão sofrer menos para poder levar seus filhos à Disneylândia, Meca do sonho, da fantasia e da imaginação infantis.
    Duas coisas chamam a atenção neste fato.  A primeira é a alegria demonstrada pelo Brasil.  Fico sempre com um nebuloso sentimento de vergonha quando vejo isto acontecer e me lembro do saudoso e neste ano centenário Nelson Rodrigues.  Temos mesmo um incurável complexo de cachorro vira lata.  Sobretudo frente à grande nação americana, irmã do norte.  Qualquer gesto de cordialidade de lá emitido é por nós vivido e agradecido com alegria e gratidão desmesuradas. 
    Quando o anúncio do presidente Obama se tornou conhecido pela mídia, o Ministro do Turismo Gastão Vieira comemorou entusiasticamente. Declarou que a decisão de facilitar o ingresso de brasileiros que viajam aos Estados Unidos mostra que o país está ganhando importância no cenário mundial. E imediatamente acrescentou que isso também pode abrir caminho para que os estadunidenses tenham mais facilidade para viajar para o Brasil e conhecer nosso país. 
    O segundo elemento que chama a atenção é o fato de que, simultaneamente a isto, seres humanos em situação de desespero e extrema pobreza como os haitianos que se amontoam na fronteira desejam entrar em nosso país para trabalhar são restringidos ao máximo em sua demanda.  Facilita-se o transito para o divertimento mas restringe-se para abrir uma esperança e uma saída a famílias inteiras que querem apenas sobreviver.  Estimula-se o turismo de consumo enquanto a migração laboral é estrangulada, atirando muitas pessoas em um abismo sem futuro.
    Ninguém duvida de que a decisão do presidente Obama tem uma motivação econômica não de todo negativa.  Os EUA estão passando por uma grave situação de desemprego e essa decisão pode abrir novas frentes de trabalho.  Tampouco se anatematiza totalmente o pronunciamento do ministro.  É bom para a economia brasileira e para o nível de emprego que o turismo cresça.
    O que choca é o fato de sequer vir à baila o apelo desesperado que os cidadãos de uma nação pobre, miserável, golpeada por toda sorte de infortúnios vem fazer quando bate a nossas fronteiras.  Parece que o famoso coração cordial brasileiro se torna congelado e insensível à demanda dos haitianos impedidos de entrar para trabalhar honestamente e tentar um futuro melhor para seus filhos.
    Voltando a Caetano Veloso, há que pensar no Haiti, rezar pelo Haiti. Pois o Haiti é aqui.   Sobretudo em momento no qual não se pode mais fazer outra coisa do que rezar, uma vez que as leis vigentes não protegem esses párias do progresso que erram sobre a terra buscando um lugar para viver e se estabelecer. 
    E voltando sempre de novo e uma vez mais à Palavra de Deus, há que tomar consciência que a Aliança do Altíssimo foi feita com um povo errante sem lugar para ficar e morar.  Com esse povo Deus fez um pacto amoroso, a esse povo Deus deu uma terra, um templo, uma identidade. E quando perdeu tudo isso não lhe retirou seu apoio e presença.  Há que pensar e rezar pelo Haiti porque Deus está com os haitianos e denuncia sua situação. Fala por eles e é seu eterno advogado e defensor.

Autor: Maria Clara Bingemer

http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=20294&cod_canal=47

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 15/02/2012

Jesus e o cego de Betsaida

Mc 8,22-26
Depois Jesus e os discípulos chegaram ao povoado de Betsaida. Algumas pessoas trouxeram um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Ele pegou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Então cuspiu, passou a saliva nos olhos do homem, pôs a mão sobre ele e perguntou:
- Você está vendo alguma coisa?
O homem olhou e disse:
- Vejo pessoas; elas parecem árvores, mas estão andando.
Jesus pôs outra vez as mãos sobre os olhos dele. Dessa vez o cego olhou firme e ficou curado; aí começou a ver tudo muito bem. Em seguida, Jesus mandou o homem para casa e ordenou:
- Não volte para o povoado!