domingo, 17 de julho de 2011

Programação Semanal


Paróquia N.S.Mãe dos Homens

18/07-segunda-feira-07h15 Missa no cemitério - 14h Plantão de oração - 15h Missa na Matriz

19/07-terça-feira-07h15 Missa na Matriz - 15h Missa na S. Benedito – 19h Missa no Setor 5 - 19h30 Grupo de Oração - 19h30 Hora Santa Vocacional no Colégio São José

20/07-quarta-feira-07h15 Missa na Matriz - Igreja Fechada

21/07-quinta-feira-07h15 Missa na Matriz - 19h Missa na S. Benedito

22/07-sexta-feira-07h15 Missa na Matriz – 09h Confissões - Missa às 15h – 19h30 Missa no Setor 1

23/07-sábado-07h15 Missa na Matriz - 19h Missa - 20h30 Grupo de Jovens

24/07-domingo- Missas 07h, 09h e 19h

Desportivo Brasil bate Elosport e dispara na liderança do Grupo 04


No confronto dos opostos do Grupo 04, no estádio Dr. José Sidney da Cunha, em Capão Bonito, o já eliminado Elosport recebeu o Desportivo Brasil e perdeu por 2 a 1, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Com o triunfo, o Desportivo Brasil subiu para 28 pontos no Grupo 04, enquanto que o Elosport é o último colocado, com cinco.
Mesmo jogando fora de casa, o Desportivo Brasil começou a partida valorizando a posse de bola e criando dificuldades para a defesa do Elosport. Luis Phellipy, aos 22 minutos do primeiro tempo, abriu o placar para o time de Porto Feliz.
No segundo tempo, o time da casa partiu para a pressão e Raí, aos 18, empatou a partida para o Elosport.
O jogo ficou aberto, com os dois times se lançando ao ataque em busca da vitória e Gabriel Brito, aos 41, marcou para o Desportivo Brasil, garantindo os três pontos fora de casa.
Na próxima rodada, domingo (24), o Elosport visita o Cotia FC, já o Desportivo Brasil recebe o Sumaré.

Ficha técnica
Elosport 1 x 2 Desportivo Brasil

Elosport: Wagner; Felipe, Anderson, Sebá e Willian; Lucas Antônio, Amílton, Alex Cambalhota e Gleison; Claudinei e Rai.
Técnico: Luis Carlos Vilela.

Desportivo Brasil: Juninho; Euzébio, Hélio, Richardson e Diego Teodoro; Bruno Gomes, Bruno Vilela, Adriel e Gabriel Brito, Jonathan Cafú e Fogaça.
Técnico: André Prodes.

Árbitro: Ulisses Antônio Zampieri;
Assistentes: Caio Mesquita de Almeida e Francisco Reginaldo Moreira;
Quarto árbitro: Adamo Padovani;
Data: 17 de julho, às 11h;
Local: Estádio Dr. José Sidney da Cunha, em Capão Bonito.

Gols: Luis Phellipy (DBR) aos 22 do primeiro tempo, Raí (ELO) aos 18 e Gabriel Brito (DBR) aos 41 do segundo tempo



Fonte: Site da Federação Paulista de Futebol

Paróquia Nossa Senhora Aparecida promove mega festa julina

DSCF5717

Começou neste sábado a festa julina da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, organizada com ajuda das pastorais e movimentos, coordenadores de comunidade e leigos em geral.

A missa deste sábado estava completamente lotada, a festa registrou 1500 pessoas, esgotando o estoque de todas as barracas, tudo isto ajudado pelo envolvimento dos paroquianos, pela divulgação boca a boca e também pelo inverno que permitiu uma noite de temperatura agradável.

Pula-pula, artesanato, doce, bebidas, churrasco, polenta frita, pastel, cachorro quente, pizzas, milho cozido, sopão (especial), além de danças, quadrilha e teatro, tudo para alegrar a festa que teve grande participação familiar, pais, filhos, netos, avós, uma lida festa.

Hoje, depois da missa das 18h tem mais uma noite de festa.

 

  DSCF5522 DSCF5523 DSCF5527 DSCF5531 DSCF5532 DSCF5533 DSCF5534 DSCF5535 DSCF5536 DSCF5538 DSCF5541 DSCF5543 DSCF5544 DSCF5545 DSCF5546 DSCF5549 DSCF5555 DSCF5556 DSCF5557 DSCF5559 DSCF5565 DSCF5568 DSCF5569 DSCF5572 DSCF5581 DSCF5585 DSCF5592 DSCF5600 DSCF5601 DSCF5603 DSCF5606 DSCF5609 DSCF5614 DSCF5658 DSCF5663 DSCF5664 DSCF5665 DSCF5672 DSCF5674 DSCF5680 DSCF5682 DSCF5692 DSCF5697

DSCF5716

Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Creche é “Educação” e não “Assistencia Social”

 

Atendendo à pedido de 4 Auxiliares de Professor de Educação Infantil de Porto Feliz, abordaremos a questão do funcionamento da Creches no período das férias, baseado no parecer do Conselho Nacional de Educação, que atentou-se no direito das crianças, nas necessidades dos profissionais, assim como pausa importante para replanejamento e estruturação das rede de atendimento educacional infantil. Boa leitura!

 

O CNE (Conselho Nacional de Educação) é um orgão governamental independente, instituído em 1986 com função de natureza consultiva, acompanhando as medidas de política educativa propostas pelo âmbito do Executivo (Governo Federal) e do Legislativo (Câmara dos deputados e Senado), assim como também, emite pareceres sob determinados assuntos, após ouvir setores da sociedade, encaminha 0 resultado de suas consultas ao Ministério da Educação.

Uma de suas últimas medidas, foi quanto à questão das Creches e o seu funcionamento nas férias de dezembro e janeiro. A consulta foi feita com órgãos municipais, estaduais e federal, a pedido da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, que em março recebeu uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo determinando o funcionamento das creches no período das férias (dez/janeiro).

Para baixar a íntegra do parecer que aguarda HOMOLOGAÇÃO, clique aqui

 

Destacando alguns trechos do parecer:

Férias, tempo de manutenção e melhorias:

”é   no   período   de   férias   que   as   unidades   devem   programar   a execução dos necessários serviços de manutenção dos prédios e de dedetização e desratização, que não podem, evidentemente, ser realizados no período de funcionamento regular, pelo
risco de contaminação, que se intensifica diante da fragilidade dos alunos, especialmente nessa faixa etária, de 0 (zero) a 5 (cinco) anos.”

 

Cheche é educação, e não assistencialismo para garantir votos e ganhos políticos:

“As  creches  e  pré-escolas  se  constituem,  portanto,  em  estabelecimentos educacionais  públicos  ou privados  que  educam  e  cuidam  de  crianças  de  0 (zero)  a 5 (cinco)  anos  de  idade  por  meio de  profissionais  com  a  formação específica legalmente determinada, a  habilitação para  o  magistério  superior ou  médio,  refutando  assim  funções  de  caráter  meramente  assistencialista, embora mantenha a obrigação de assistir às necessidades básicas de todas as crianças”

 

Férias, recessos:
“Nas   creches   e   pré-escolas   mostra-se   adequada   uma   estrutura   curricular   que   se
fundamente   no   planejamento   de   atividades   durante   um   período,   sendo   normal   e
plenamente aceitável  a existência de  intervalo (férias ou recesso), como acontece, aliás,   na  organização   das   atividades   de   todos   os   níveis,   etapas   e   modalidades educacionais.”

 

O que a Assistencia social deve atender:

“Considera-se que muitas famílias necessitam de atendimento para suas crianças em períodos   e   horários   que   não   coincidem   com   os   de   funcionamento   regular   dessas instituições educacionais, como o horário noturno, finais de semana e em períodos de férias e recesso. Contudo,  esse  tipo  de  atendimento, que  responde  a  uma  demanda legítima da população, enquadra-se no âmbito de “Políticas para a Infância”, devendo ser financiado, orientado e  supervisionado  por  outras  áreas,  como  assistência social, saúde, cultura, esportes e proteção social. “

“Portanto,  necessidades de  atendimento a  crianças  em  dias ou  horários  que não coincidam com o período de atividades educacionais previsto no calendário escolar das instituições por elas frequentadas, deverão ser equacionadas segundo os critérios próprios   da   assistência   social   e   de   outros   setores   organizadores   e   prestadores   de
serviços sociais…”

 

banner

Creche em Porto Feliz
Desde que o atual Governo do professor Claúdio Maffei (PT) assumiu, segundo auxiliares de professor, em seu primeiro mandato foi instituído em janeiro de 2006 que as creches deverão funcionar 12 meses no ano (em cumprimento de sua promessa eleitoral, e não por uma justificativa educacional), no período de férias simplesmente ela funciona para todas as crianças, não há necessidade dos pais estarem trabalhando elas podem frequentar normalmente em tempo integral não importando a idade da criança, independente da condição social da família. Neste período de implantação, alguns auxiliares participaram de uma reunião com a coordenadora de Educaçâo Infantil Eliza Rafaine Maurino e então diretora de Educação no Município Simone Aparecida Ribeiro da Mota Almeida, argumentando contra a extensão do atendimento, à necessidades das crianças e o anseio dos profissionais.

No mês de janeiro, ocorre férias das professoras, em julho elas entram em recesso escolar. Nestes dois períodos não há seguimento nos trabalhos pedagógicos, ficando sob responsabilidades dos auxiliares os cuidados de bem estar, alimentação e brincadeiras.

A categoria argumenta que a criança tem direito ao convivio familiar e a família precisa assumir esta responsabilidade, assim como também o direito ao descanso. Outra reclamação apresentada é que por funcionar 12 meses no ano, os auxiliares precisam tirar férias durante o ano letivo, muitas vezes sendo substituídos diariamente por um profissional diferente e isto reflete no andamento da sala, principalmente nos berçários. O período de pausa é considerado importante para a realização de manutenção, detetização, roçagem do mato, pintura (uma grande necessidade), reparos, conferência de chuveiros, limpeza das caixas d’água, reparos nos parquinhos, sendo avaliada como insuficiente atualmente.

 

22122009 007

Atualmente
As Ceims (Centro de Educação Infantil), conhecidas como creches, oferecem de 4 a 5 refeições por dia, professoras trabalhando nos dois períodos (7h30m as 11h30m e 13h as 17h), com auxiliares em todas às idades em todos os horários. A alimentação segue um cardápio elaborado por nutricionista, as crianças com dificuldades são encaminhadas para atendimento fonoaudiológico e psicológico. Os projetos de Cinema e Musicalização infantil em 2011 estão todos paralisados, deseja-se também um trabalho com professores Educação Fisica para as crianças.

Em 2011, também foi implantado coordenadores escolares na sedes da rede de educação infantil. Além do recorde de efetivação de professoras, também o número de auxiliares efetivados também bateu recordes.

As creches de Porto Feliz no período de férias escolares, ficam em período integral, das 6h30 às 17h30. Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) que funcionam de segunda à sexta-feira: Casa da Criança (Centro), Chapeuzinho Vermelho (Vila Progresso), Professora Evanilde Aparecida de Camargo Maceió (Jardim Santa Rosa), Francisco de Pádua Nahum (Centro), Professora Nair Coli de Moraes (Jardim Vante), Professor Pedro José Moreau (Jardim Porungal), Professora Vera Cortez de Camargo Sotilo (Jardim Excelsior) e Professora Violeta de Arruda Mello Brusco (Vila Angélica). São 1200 crianças matriculadas.

texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação