segunda-feira, 6 de julho de 2009

série fraternidade e minoridade

Fraternidade e Minoridade

Por Fr. Almir Guimarães, ofm

6. Ter encontrado sua vocação é uma graça. A vocação em si é sempre graça. É uma graça viver e saborear, sem muitas interpretações, sem glosas as palavras de Francisco em sua Regra, no Testamento e nas Admoestações. Quando as lemos com os olhos do rosto e com as vistas do coração sentimos que dentro de nós as cinzas se tornam brasas e temos vontade de reescrever, ainda hoje, com a nossa vida, a aventura fascinante do Evangelho franciscano. Fala-se de uma utopia! Todos guardamos nos cantos do coração a bênção de Francisco no final de seu Testamento. Em nossos antigos capítulos de culpa, realizados às sextas-feiras, com odor de peixe (desculpem evocar estas coisas, tiradas do baú da memória), na imensa vontade de sermos filhos de Francisco, ouvíamos com alegria profunda e esperançosa as palavras do Pai: “Ordeno firmemente por obediência a todos os meus irmãos, clérigos e leigos, que não introduzam glosas na regra nem nestas palavras dizendo: é assim que devem ser entendidas. Mas como o Senhor me concedeu de modo simples e claro dizer e escrever a regra e estas palavras, igualmente de modo simples e sem glosa, as entendais e com santa operação as observeis até o fim” (Testamento, 38-39). Fraternidade e minoridade são aspectos fundamentais do caminho evangélico franciscano. Eles seriam “nosso próprio”. Ao menos dele fariam parte preponderante.

Manha Franciscana

1ª Manhã Franciscana

Tema “Amar como Jesus amou”

Dia: 19/07/2009

Centro Catequético “Cônego Ghizzi

Horário: 8h às 13h

Trazer a sua Bíblia

Confirmar presença.

3262 1459 com Mara

Paz e bem!

Aniversário de Capivari 177 anos




05/07 – Domingo


Encerramento Exposição de Orquídeas às 16h


Banda Euclydes Colaneri na Praça Central às 20h




07/07 – Terça-feira


Apresentações artísticas e culturais “Passos da História” na Casa da Cultura às 19h


Feira de Artesanato na Praça Central durante o dia


08/07 – Quarta-feira


Sessão Solene Câmara Municipal com entrega títulos Cidadão Benemérito e Cidadão Capivariano na Casa da Cultura às 20h


09/07 – Quinta-feira


Alvorada Festiva às 7h

Show Novos Talentos às 16h

Eder e Dan na Praça Central às 20h


10/07 – Sexta-feira

Feira de Artesanato na Praça Central

Circo Marcos Frota e Queima de Fogos na Praça Central às 20h

Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz às 19h



11/07 – Sábado

Oficinas de Artes Circenses com a Universidade Livre do Circo na Praça Central às 9h

Exposição de Fotografias e Gravuras na Casa da Cultura às 16h

Culto Evangélico na Casa da Cultura às 20h


12/07 – Domingo

Encontro de Caros Antigos / Abertura Bamados às 8h

Show de Pop-Rock / Banda DIF / Banda Mekanica (vencedora do programa Astros SBT)
na Praça centra às 16h


17 e 18/07 – Sexta-feira e sábado

Campanha Doação Medula Óssea

dia 18 - Abertura Bamados


19/07 Domingo

Encontro de Jipeiros Capivari Off Road na Praça Central às 7hs

Corporação Musical Euclides Colaneri às 20h


28/07 Terça -feira

Primeiro Encontro de Educação Física Escolar
no Auditório da Secretaria da Educação 19h30m


29 e 30/07 quarta e quinta-feira

Conferência do Conselho Municipal de Assistência Social na
Casa da Cultura das 8h às 16h

Notinhas da Igreja


A casa das Franciscanas Missionárias de María em Song Doc
(zona meridional do Vietnam), converteu-se em um
"importante ponto de referência para a população da província da Ca Mau",
pela construção de um
"centro pastoral formado pela casa da comunidade e um colégio de dois pisos", conforme assinala a agência vaticana Fides.
As religiosas, assinala a nota, "terminaram os trabalhos com notável rapidez graças à ajuda de todos, homens e mulheres da área que se ofereceram para colaborar no transporte de materiais e trabalho na obra".
"A fins do ano 2007, os primeiros 40 estudantes, a maior parte provenientes de famílias pobres, iniciaram as lições no novo colégio e um asilo, construído temporalmente nos locais subterrâneos. Em 28 de junho de 2008 foi oficialmente inaugurado o centro Asunta II, com uma Eucaristia que uniu a todos os habitantes do distrito do Tran Van Thoi", adiciona.



Nova encíclica Papal

Bento XVI dá a conhecer ao mundo, esta Terça-feira, a sua terceira encíclica, que se irá assim juntar às 295 publicadas na história da Igreja. Este é o grau máximo das cartas que o Papa envia.A palavra "encíclica" vem do grego e significa "circular", carta que o Papa enviava às Igrejas em comunhão com Roma. A encíclica é uma carta com um âmbito universal, onde o Papa empenha a sua autoridade como sucessor de Pedro e primeiro responsável pela Igreja Católica.



Crise nas contas do Vaticano
O balanço económico consolidado da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano de 2008 apresentou resultados negativos de mais de 15 milhões de Euros, no seu conjunto, que se seguem aos 2,3 milhões negativos do ano passado.




Grupo de Oração Jovem
Esteve visitando, pregando, conduzindo oração e cantado, o ministério One Way, que tem como integrantes RAFAEL,VITOR, PAULO, RENATO, ALAISSA, MAURICIO. Foi uma noite muito animada.



Grupo de Oração São João batista

Missa em comemoração dos 30 anos dia 23 de julho, as 19h30m, venha participar deste momento.




Missa para os enfermos
Acontece nesta terça feira dia 06/07, missa as 19h30m, no lugar do Grupo de Oração Sagrada Família, na Igreja Nossa Senhora Aparecida



Missa São Benedito
Toda terça-feira acontece missa as 15hs.



Casa da Misericórdia

De segunda a sexta feira, a partir das 17h30m e 18h, está aberta para acolher moradores de ruas, e também voluntários que queriam trabalhar nesta grande obra do Amor de Deus, venha participar.



EAC

Os casais coordenadores, estão se reunindo e participando das reunioes dos diversos servições e secretarias do Encontro de Adolescentes em Cristo. Dia 23 de agosto as 16h no centro comunitário acontecerá a gincana, promovida pelo que irão trabalhar no encontro com os Jovens, é aonde todos se reunem com o que arrecadaram. Dia 27 de agosto será a missa de entrega Espirtual dos trabalho do EAC, na igreja de São Benedito.



Movimento de Assis Toda segunda-feira estudos de formação, sobre a biografia de São Francisco de Assis as 19h30m no centro Catequético.


Frase:

"as novas tecnologias põem o
Espírito Santo em nossas mãos"
,
para o serviço do bem e a nova evangelização no mundo,

assim ensina oBispo de São Bernardo e Presidente da Área Pastoral de Comunicações da Conferência Episcopal do Chile, D. Juan Ignacio González Errázuriz





Grupo de Oração Fonte de agua viva:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRHFyIDcygt0WoQUVbti0lYVKG87GbA1NIESTaumcARVybwZOx8APwqM8_xWiUHxJw2hyCnguAgvwYnjY_dnK0Emx8iqRUkVfH4FIgyLWU4uMsrQoqEM0EwMtXYGzWAqTuy0aTIOkPzbGI/s320/Jesus+Misericordioso+02.jpg
Convidamos você e sua família para participar conosco do:


SEMINÁRIO DE CURA E LIBERTAÇÃO!!!


14/07-Cura das prisões psíquicas e espirituais. Pregadora: Camila

21/07-Quebra de maldição hereditária. Pregador: Maurício (Salto de Pirapora)

28/07-Noite de Batismo no Espírito Santo. Pregador: Anderson


Venha participar!!..serão noites regadas com o poder de Deus!!!...


PARTICIPE...DIVULGUE!!!

Local: Matriz N.Sra Mãe dos Homens
Horário: 19:20 hs


Notinhas da Região



Salto

Foto
No Posto de Saúde do Jardim Santa Cruz - por denúncia de moradores e de membros da Sociedade de Amigos de Bairro, pode-se constatar quepessoas que chegarão à fila do posto, às 3h da madrugada, para um possível encaixe com o médico clínico geral. As mais de 10 pessoas presentes na fila afirmaram que é preciso chegar cedo para tentarem um encaixe, pois as consultas com os especialistas nas áreas de Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia estão sendo marcadas somente para agosto ou setembro.



Votorantim
Em Votorantim, a Magnum Construtora, em parceria com a Caixa Econômica Federal, deu início, neste mês de junho, a mais uma fase de assinaturas de escrituras da casa própria pelo programa habitacional "Minha Casa Minha Vida". As famílias beneficiadas (rendimento de três - R$ 1.395 - a 10 salários mínimos - R$ 4.650) terão as chaves de seus imóveis daqui a 12 meses.



Sorocaba
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) publicou, na edição de sexta-feira (3) da Imprensa Oficial do Município, a convocação de mais quatro candidatos aprovados em seu concurso público. Os candidatos convocados devem se apresentar num prazo de cinco dias, para que tomem posse, no Setor de Recursos Humanos da sede administrativa da Autarquia, localizada na avenida Pereira da Silva, 1.285, no Jardim Santa Rosália, onde receberão as instruções sobre os documentos que deverão apresentar e os demais procedimentos a serem obedecidos.




Iperó

O Centro Experimental de Aramar (CEA), em Iperó, irá gerar 400 novas vagas em várias áreas de engenharia para a continuidade do projeto do protótipo do reator do primeiro submarino nuclear brasileiro, conhecido como Laboratório de Geração Nucleo-Elétrica (Labgene). As vagas serão ocupadas por intermédio de concurso público nacional, que ainda não tem data prevista e seu edital ainda não foi divulgado pela Marinha do Brasil.



Sorocaba 2
Nas Industrias de Bebidas, segundo o presidente da Sorocaba Refrescos, subsidiária da Coca-Cola, Cristiano Biagi, de janeiro a maio a empresa registrou aumento de 10,7% nas vendas, em relação a igual período de 2008. Enquanto isto o indice do País, caiu 15%.



Itu

21 pessoas assinaram um manifesto entregue essa semana ao Ministério Público, Câmara de Vereadores e à Prefeitura. No documento de sete páginas, os populares denunciam o descaso da Prefeitura com as questões ambientais e traçam um comparativo com as promessas feitas na campanha eleitoral de 2004 do atual prefeito Herculano Junior (PV).


Capivari
No dia 11, os profissionais da Unicirco voltam à praça central, a partir das 9 horas, para realizar Oficinas de Artes Circenses com malabaristas, arte do palhaço e acrobacias.
A Unicirco já formou profissionais que atuam em grandes companhias nacionais e internacionais, inclusive no Cirque Du Soleil e trará seus profissionais até Capivari para ensinar um pouco de sua técnica utilizada durante as apresentações.


Capivari 2
Está de volta o Marcos Frota Circo Show, com um novo espetáculo chamado “Um Novo Olhar Para o Circo” na comemoração do anivesário da cidade, em promoção da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo.
A apresentação será no dia 10 de julho, na praça central a partir das 20h seguida de uma grande queima de fogos em comemoração aos 177 anos de Capivari.



Rafard
No Centro Cultural “Júlio Henrique Raffard”, de segunda-feira a sábado, a Diretoria de Cultura e Turismo de Rafard oferece semanalmente para 200 pessoas aulas gratuitas de Hip-Hop, Street Dance, Dança do Ventre, Banda Instrumental, Teatro, Ginástica Localizada e Axé.


Tietê


Na campanha do Agasalho: Foram arrecadadas em torno de 6.000 peças e adquiridos pela prefeitura 400 cobertores para doação.



Tietê 2

São cinco novas vans de 16 e 20 lugares e três novos carros. Essas novas aquisições complementam a frota atual proporcionando uma renovação gradativa dos veículos.



Rafard 2

Aspectos psicológicos, evolução física e talento formam o tripé básico, para que um jovem com idade entre 8 a 14 anos seja selecionado por um olheiro, para realizar testes em times profissionais. Com base neste alicerce, no domingo, dia 21, o olheiro italiano Vicenzo D’ Amélio esteve no Campo Esportivo “Reinaldo Fontolan (antigo CEPAR), para selecionar alguns jovens rafardenses e da região, para jogar em Centro de Treinamento Esportivo.


Rafard 3

Com o slogan: “Seu filho quer sua atenção. Faça sua parte, 2 gotinhas bastam!”, a Diretoria de Saúde juntamente com o Fundo Social de Solidariedade, atingiram a cobertura de 93,64% das crianças menores de 5 anos de idade.


Itapetininga

jogos_regionais_2011_logo

Na manhã deste domingo (05/07), no centro de eventos Brasital, na cidade de São Roque, a cidade de Itapetininga foi eleita para sediar os 55º Jogos Regionais, da 8ª Região esportiva do Estado de São Paulo, evento que acontecerá no ano de 2011. Uma cidade perto e que é de nossa região que estava disputando a candidatura, era Capivari, agora fica para a próxima edição.


Paz e bem!!!