sexta-feira, 14 de maio de 2010















"A DEVOÇÃO MARIANA DE SÃO MAXIMILIANO"

A vida é um dom de Deus e precisamos vivê-la como tal, pois, é para o encontro definitivo com o Senhor que estamos indo. Vivemos em meio ao Mistério da Criação como parte integrante de um Grande Plano de Amor que transcende o nosso entendimento; e para além do somos ou podemos, temos que cooperar de bom grado com esse Plano Divino a nosso favor. A Sagrada Escritura nos revela que somos “imagem e semelhança de Deus”, e certamente ainda não nos damos conta disso, dada à finitude que nos cerca e mesmo o que aparentamos ser.

São Maximiliano Maria Kolbe é um santo dos tempos atuais profundamente imbuído da vivência desse Plano Salvífico do Senhor para toda a humanidade. Desde a infância a “Mão do Senhor” já delineava o que haveria de ser esse filho e como daria o seu testemunho de sangue perante toda a criação. A experiência de fé polonesa passa, indubitavelmente, pelas mãos da Virgem Mãe, que além de Padroeira da Polônia e dos poloneses, é ainda padroeira de tantos outros países devotos que a ela recorrem para que interceda junto ao seu Filho, a fim de que sejamos prontamente atendidos em nossas necessidades e para que se cumpra em tudo a Santa Vontade de Deus em nossa vida.

Contam os biógrafos que o pequeno Raimundo Kolbe (nome de batismo de são Maximiliano) era de índole esperta e por isso mesmo um tanto travesso. Certa feita em uma de suas travessuras sua mãe, um pouco incomodada, o chamou a atenção dizendo-lhe: “Menino, o que será de sua vida?” Ao que, como de costume, o menino correu junto ao oratório em um dos cômodos de sua casa para rezar e perguntar em sua inocente oração à Virgem Imaculada o que seria de sua vida. Obteve como resposta a aparição da Santíssima Mãe do Senhor mostrando-lhe duas coroas, uma branca e outra vermelha - as mesmas cores da bandeira da Polônia, sua pátria amada e também as cores do Espírito Santo, doador de todos os dons - perguntando-lhe qual das duas queria para si. Ao que o pequeno infante, depois de breve hesitação, respondeu: quero as duas. E foi precisamente assim que se definiu sua vocação, ser totalmente consagrado a Deus na vida religiosa e ser mártir da caridade pela Imaculada em defesa da família e da salvação do maior número de almas possíveis.

Desse modo, como Davi e a própria Virgem Maria, o Espírito do Senhor apoderou-se também do menino Raimundo e fez dele um grande santo de alma devotada à Vontade de Deus por meio da Imaculada, a quem se entregou, como ainda todo o seu ministério. Seu lema era: “Ganhar o mundo inteiro para Cristo pela Imaculada”. Por isso, se refugiava no Imaculado Coração da Virgem Mãe e com o auxílio de suas preces procurou servir ao Reino de Deus difundindo-o em todo o mundo, fazendo jus ao lema que escolhera para sua vida. Movido por um incondicional amor a Maria, fundou o movimento de apostolado mariano “Milícia da Imaculada”. Trabalhou incansavelmente na confecção do Cavaleiro da Imaculada, pequena revista de evangelização mariana; fundou ainda jornais, rádio; e tencionava fundar também canais de televisão para difundir a devoção à Imaculada, a fim de levar a cabo todo o empreendimento evangelizador que Deus lhe confiara.

Destarte, no fim dos seus dias, recebeu das mãos da Beatíssima Mãe a segunda coroa que lhe destinara Deus, o martírio no campo de concentração nazista Auschwitz, tomando o lugar de um pai de família que estava para ser sacrificado no Bunker da fome, assumindo assim, até as últimas conseqüências, sua vocação mariana, o martírio do amor incondicional; a certeza do céu, a realização do Plano de Deus, por meio do Seu Filho Jesus Cristo, Fruto Bendito da Virgem Imaculada.

“Quero ser reduzido a pó pela Imaculada e espalhado pelo vento do mundo”. (São Maximiliano Maria Kolbe – 1894-1941).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Assembleia da CNBB aprova mensagem sobre a Palavra de Deus

 

Veja o trecho final:

 

Deixemo-nos cativar pela Palavra. Ela faz arder nossos corações, abrir nossas mãos e torna velozes os nossos pés na missão. Maria, modelo perfeito de acolhida e de seguimento da Palavra nos acompanhe na escuta orante e na dedicação generosa ao anúncio da Palavra a partir do testemunho da nossa vida.

Brasília, 12 de maio de 2010

Dom Geraldo Lyrio Rocha

Arcebispo de Mariana

Presidente da CNBB

 

 

Dom Dimas Lara Barbosa

Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro

Secretário-Geral da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira

Arcebispo de Manaus

Vice-Presidente da CNBB

Novos semáforos em Porto Feliz

Tapa buraco

Ecumenismo



No mundo grego, ecumenismo significava "terra habitada", e tinha o sentido de "povo civilizado", de cultura aberta, tanto com uma perspectiva geográfica, como de civilização. Com as conquistas do império romano, o termo ganha mais uma conotação, a conotação política. Já no cristianismo, a palavra é utilizada numa perspectiva espiritual: a "terra habitada" passa a ser considerada obra de Deus, tornada habitável pela colaboração humana. Assim, assume a conotação de uma tarefa a realizar. Em 381, o Concílio de Constantinopla refere-se ao Concílio de Nicéia como Concílio ecumênico. Neste contexto, a palavra ecumênico refere-se tanto à reunião de pessoas de distintos lugares, quanto à doutrina e costumes eclesiásticos aceitos como norma para toda a Igreja Católica. Após o império romano, o termo ecumenismo deixa de ter a conotação política e passa a ser utilizado na Igreja. Por exemplo, o Credo Niceno-Constantinopolitano é considerado ecumênico por ser a profissão de fé aceito por todos os cristãos.

A raiz do ecumenismo moderno data do final do século XVIII, com as missões protestantes. O grande impulsionador destas missões, William Carey propôs a cooperação entre os cristãos para fazer frente à evangelização de um mundo cada vez maior a ser cristianizado. Mas o termo ainda tem conotações geográficas, enquanto busca a unidade em vista da expansão do Evangelho. A partir dos movimentos Fé e Constituição e Vida e Ação, o termo ecumenismo espalhou-se nos ambientes eclesiais como o relacionamento entre as igrejas cristãs divididas na direção de superar as divergências teológicas, de aproximar os cristãos das diversas denominações e cooperar com a paz mundial.

História do movimento ecumênico

Em 1846, foi criada em Londres a Aliança Evangélica, com a finalidade de congregar as diversas igrejas diante da ameaça de fragmentação do Protestantismo. Durante a primeira reunião da Aliança Evangélica em Londres, o pastor calvinista francês Adolphe Monod ressalta o "espírito ecumênico" demonstrado pelos organizadores do evento. A partir da segunda metade do século XIX, surgiram as associações mundiais leigas de jovens, que foram fundamentais para o desenvolvimento do ecumenismo. A primeira destas associações de cunho ecumênico foi a Associação Cristã de Moços, criada em Londres em 1844, por George William, que se espalhou pelo mundo e organizou-se em uma Associação Mundial a partir de 1855. A Associação Cristã Feminina, também londrina, foi criada em 1855. Outras organizações também tiveram sua importância: Movimento de Estudantes Voluntários para as Missões Estrangeiras, de 1886, e a Federação Mundial de Estudantes Cristãos, de 1895, ambos organizados por John Raleigh Mott, que foi um grande líder das iniciativas ecumênicas. No âmbito católico, o papa Leão XIII, ao promulgar a encíclica Provida Mater, em 1895, instituiu um tempo de novena pela reconciliação dos cristãos entre as festas da Ascensão e de Pentecostes, que foi constituído em um tempo perpétuo dois anos depois.

Em 1908, os anglicanos Spencer Jones e Lewis Thomas promoveram oito dias de oração pela unidade dos cristãos entre 18 de janeiro (Festa da cátedra de São Pedro) e 25 de janeiro (festa da conversão de São Paulo). Posgeriormente, Watson converteu-se ao catolicismo e foi instituído na Igreja Católica a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos neste mesmo período. Em 1905, foi criado nos Estados Unidos o Conselho Nacional das Igrejas.

A Conferência Missionária Mundial, em Edimburgo, em 1910, é considerada o marco do ecumenismo como é entendido hoje: a busca da unidade entre as igrejas cristãs. Foi idealizado e realizado por John Mott. Ao convocar esta conferência, Mott conclamava os líderes do protestantismo para a necessidade de cooperação entre as igrejas no campo missionário, para além das diferenças confessionais. A Conferência resultou em dois congressos posteriores, em Estocolmo, em 1925 e Oxford em 1939. A partir de então floresceram diversas iniciativas ecumênicas: a criação do Conselho Internacional de Missões (1921), o Conselho Universal da Vida e do Trabalho (Estocolmo, 1925) e o Conselho Mundial Fé e Ordem (Lausanne, 1927), que estavam a gestar a criação de um organismo internacional das igrejas cristãs.

Entretanto, o papa Pio XI via com suspeita estes movimentos e publicou em 1928 a encíclica Mortalium animos, que afirmava que a única igreja verdadeira é a igreja romana e que a salvação só pode ser alcançada pelo regresso a ela. Apesar desta posição oficial, diversas iniciativas no âmbito católico foram efetuadas no sentido da aproximação e cooperação com outras denominações cristãs.

Em 1948, foi criado o Conselho Mundial das Igrejas - CMI, que reuniu inicialmente 197 denominações. No âmbito desta organização, o termo ecumenismo designa os esforços entre Igrejas com vista a uma reconciliação cristã que aceite a realidade da diversidade das diversas igrejas cristãs. Numa edição especial, a revista Sem Fronteiras (As Grandes Religiões do Mundo, p. 36) descreve o ecumenismo como um movimento que se preocupa com as divisões entre as várias Igrejas cristãs. E explica: "Trabalha-se para que estas divisões sejam superadas de forma que se possa realizar o desejo de Jesus Cristo: de que todos os seus seguidores estivessem unidos, de assim como Ele e o Pai são um só."

A Igreja Católica incorpora-se oficialmente ao movimento ecumênico a partir de 1960, quando o papa João XXIII criou o Secretariado Romano para a Unidade dos Cristãos. Este organismo participou ativamente no assessoramento ao papa e aos bispos durante o Concílio Vaticano II, além de ajudar os padres conciliares na elaboração do decreto Unitatis Redintegratio de 1964. Estabeleceu o diálogo sobre a doutrina com outras igrejas, assessorou as Conferências Episcopais pelo mundo no tema do ecumenismo. Foi responsável ainda pelos documentos Diretório Ecumênico (1967-1970) e A colaboração ecumênica em nível regional, nacional e local (1975). O Papa João Paulo II reafirmou o ecumenismo como essencial para a fé cristã na Encíclica Ut unum sint ("Que todos sejam um").

Algumas denominações protestantes participam do movimento ecumênico. Outras, entretanto, não só não o aceitam como creem que o ecumenismo cumpre perfeitamente as profecias bíblicas no livro do Apocalipse que prevê o seu líder - o falso profeta - que levará a humanidade a aceitar o Anticristo que está por vir (Apocalipse 13.11-12). Esta visão é compartilhada sobretudo pelos novos movimentos religiosos.

Tipos de ecumenismo

O ecumenismo tem uma face plural. As iniciativas e o diálogo ecumênico ocorrem em diferentes níveis e entre diferentes atores. Bosch classifica estas iniciativas segundo:

Ecumenismo espiritual: o ecumenismo espiritual pressupõe que a superação das diferenças humanamente insuperáveis é uma obra de Deus. Requer uma atitude orante e também uma atitude de diálogo que brota da convicção de unidade espiritual entre aqueles que creem em Jesus Cristo. O Concílio Vaticano II afirma que "a oração é a alma do ecumenismo" (UR 8).

Ecumenismo institucional: é aquele que ocorre ao nível das instituições promotoras do ecumenismo, como o Conselho Mundial de Igrejas e o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos.

Ecumenismo oficial: é aquele que envolve as autoridades eclesiásticas das diversas igrejas.

Ecumenismo doutrinal: trata-se das iniciativas de diálogo sobre as diversas questões doutrinais que estão na raiz das divergências. Busca-se atingir pontos de convergência no que é o essencial do cristianismo através de encontros, colóquios e diálogos entre as diversas igrejas.

Ecumenismo local: o ecumenismo local corresponde às iniciativas e ações comuns que ocorrem na base das igrejas.

Ecumenismo secular: o ecumenismo secular é uma corrente do movimento ecumênico representada por aqueles que, diante do impasse e da lentidão das diversas instituições em realizar a unidade, creem que somente a aplicação do método indutivo – que parte da história concreta em que se está inserido e da encarnação como tema central - poderá levar adiante a tarefa ecumênica. Segundo os secularistas, o pensamento e a ação ecumênicas devem estar centradas no mundo secular, no serviço do ser humano. Assim, o ecumenismo secular coloca-se na busca da justiça, da paz, da ecologia e da luta contra a pobreza expressa nas diversas teologias da libertação.

Organismos ecumênicos

No Brasil

No Brasil e no mundo existem vários organismos de natureza ecumênica. O mais importante, no Brasil, é o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), fundado em novembro de 1982, com sede em Brasília e cujo símbolo é um barco. Seus membros são: "Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil".

Existem organismos ecumênicos que atuam em causas comuns, como Koinonia e Diaconia que têm ações de apoio ao movimento popular e às igrejas.

Na América Latina

Na América Latina, mencione-se o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), criado provisoriamente em 1978, em Oaxtepec / México, e definitivamente em 1982, em Huampani / Peru. Com sede em Quito / Equador, reúne hoje 150 diferentes igrejas de todos os países do continente latino-americano. Realizou assembleias gerais em Haumpaní (1978), Indaiatuba / Brasil (1989), Concepción / Chile (1995) e Barranquilla / Colômbia (2001). A quinta assembleia geral foi realizada em Buenos Aires / Argentina (2007).

No mundo

No âmbito global, destaca-se o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), fundado em Amsterdão (1948), contando hoje com 350 igrejas do mundo, com mais de 500 milhões de fiéis. Fazem parte dele a maioria das denominações protestantes e das igrejas ortodoxas. A Igreja Católica Romana ainda não é membro pleno, mas é-o de unidades específicas do CMI, como a Comissão de Fé e Ordem, que trata dos assuntos doutrinários. Realizam-se suas assembleias gerais a cada sete ou oito anos entre elas, tendo a VIII Assembléia Geral sido realizado em Harare / Zimbábue (1998) e a IX Assembléia Geral em Porto Alegre / Brasil, em fevereiro de 2006. O novo Comitê Central, eleito nessa assembleia, elegeu por sua vez como seu Moderador, Walter Altmann, Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Também existe a Comunidade de Taizé.


retiro

Boituva: Vacinação de 30 a 39 anos contra gripe H1N1 vai até 21 de maio

Começou na última segunda-feira, dia 10, a última etapa da vacinação contra a gripe H1N1 para todos os adultos entre 30 e 39 anos. Esta faixa etária deve se imunizar até dia 21 de maio.

Nas etapas anteriores foram vacinadas 95,29% das crianças menores de 2 anos, 60,25% das gestantes e 88,95% dos jovens com idades entre 20 e 29 anos. Nesta fase da campanha, já foram imunizados 33,22% das pessoas com idades entre 30 e 39 anos.
O grupo que recebeu o maior número de vacinas foi o de pessoas com doenças crônicas, incluindo os idosos com mais de 60 anos, foram vacinadas 4.184 pessoas, ultrapassando a meta do município. No total, até o dia 11 de maio, foram vacinadas 15.274 pessoas.
A ampliação da vacinação para os adultos de 30 a 39 anos, anunciada pelo Ministério da Saúde em fevereiro, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles priorizados nas etapas anteriormente definidas.
A Secretaria de Saúde lembra ainda, que pessoas acima de 60 anos portadoras de doenças crônicas ainda podem se vacinar, porém, neste momento é obrigatória a apresentação do atestado médico. As gestantes que ainda não se vacinaram também podem procurar os postos de vacinação. Além dos responsáveis por crianças entre 6 meses e menores de 2 anos que devem ficar atentos para aplicar a segunda meia dose da vacina, feita trinta dias depois de tomada a primeira.
GRIPE COMUM – Além da vacinação contra a H1N1, está sendo realizada também a Campanha de Vacinação do Idoso, contra a Influenza, considerada como gripe comum. Esta etapa começou no último dia 08 e já vacinou 1.708 pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 40,9%. A meta é imunizar 4.170 pessoas. Quem ainda não tomou a vacina pode procurar os postos até o próximo dia 21.
É importante lembrar que os idosos portadores de doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Ou seja, recebem a dose contra gripe comum em um braço e contra a H1N1 em outro.

Emaús


Na próxima sexta, dia 14/05 teremos a missa de envio do 65º Masculino de Sorocaba. 

Está confirmada a presença do Padre Alex Kyt, que está muito feliz em poder acompanhar o movimento de Emaús.

Vamos recebê-lo com muita alegria, pois é mais uma vocação sacerdotal que brotou em nosso meio. 

Pedimos que todos participem levando um prato de salgado ou doce e convidem os seus amigos, que já passaram pelo curso, lembrando que será uma sexta-feira "fechada", quer dizer, somente para os que já passaram pelo curso.

Vamos aproveitar participando da santa missa e fazendo com o Pe Alex Kyt.
 
 

Campinas: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos



A partir do próximo sábado, dia 15 de maio, até o dia 23 de maio, será celebrada a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, com o tema: “Vocês são testemunhas dessa coisa” (Lc 24,48). Confira os eventos programados para Campinas e região:

è 15/05 - 19h30:
 - Comunidade Cristo Redentor (Cidade Universitária)

è 16/05 - 09h30
 - Igreja Evangélica de Confissão (Rua Álvares Machado, nº 492, Centro)

è 17/05 - 19h30
- Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Avenida Armando Sales de Oliveira, nº 19, Taquaral)
- Paróquia São Judas Tadeu (Rua João Ramalho, nº 81, Vila Lemos)

è 17/05 - 20h00
- Paróquia Sant’Ana (Rua Luiz Arruda Camargo, nº 81, Jardim Santana)

è 18/05 - 19h00
- Capela Santo Antônio (Condomínio Alphaville)
è 18/05 - 19h30
- Paróquia São Sebastião (Rua Padre Manuel Guinalt, nº 74, Centro, Valinhos-SP)

è 18/05 - 20h00
- Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Avenida Arlindo Joaquim de Lemos, nº 1110, Jardim Proença)
è 19/05 - 19h30
- Paróquia Santo Expedito - Comunidade São Francisco (Rua José Caivani, s/nº, DIC V)
- Igreja Presbiteriana Independente - Canaã (Rua Amadeu Mendes, nº 630, Vila Lemos)

è 20/05 - 19h30
- Comunidade Evangélica Luterana do Vale do Atibaia (Rua Eleonora Armstrong, Country Clube, Valinhos-SP)

è 20/05 - 20h00
- Paróquia São João Batista (Avenida Amoreiras, nº 6360, São João)

è 21/05 - 19h30
- Vigília de Pentecostes - Ecumênica - Paróquia Divino Salvador (Avenida Júlio de Mesquita, nº 126, Cambuí)
- Paróquia São Cristóvão (Rua Sumaré, nº 50, São Cristóvão, Valinhos-SP)

è 22/05 - 18h30
- Igreja Menino Jesus de Praga (Rua Manuel Bueno de Barros, nº 211, Cambuí)

è 23/05 - 10h00
- Igreja Episcopal Anglicana (Rua Eça de Queirós, nº 339, Taquaral). 


Mais informações podem ser obtidas com Terezinha Delgado, pelo telefone: (19) 3208.2301 ou e-mail: terezinha_delgado@yahoo.com.br


AGUARDEM!!

Nós, equipe da Pascom Porto Feliz, estivemos com a cantora Adriana no show realizado pela Comunidade Nascer de novo de Salto-Sp.
Na ocasião pedimos para ela nos dar umas palavrinhas sobre seu trabalho, carreira, novidades.... e aproveitamos para conversar com um dos integrantes da banda da Adriana, o Anderson Gandra, guitarrista renomado que  trabalha com ela há 8 anos.

Ela nos recebeu super bem! Aguardem que em breve publicaremos a entrevista aqui!

Paz e Bem!!

Equipe Pascom Porto Feliz

Santo do Dia

São Matias

14 de Maio

São Matias Nós estamos em festa com toda a Igreja, pois lembramos a santidade de vida de um escolhido do Espírito Santo para o grupo dos apóstolos. São Matias era um discípulo que acompanhou Jesus no tempo de Seu apostolado e foi tão fiel na vivência dos ensinamentos do Mestre, que tornou-se testemunha de Sua ressurreição.

No livro dos Atos dos Apóstolos, estão registrados os fatos que levaram à escolha de um discípulo que ocupasse o lugar deixado por Judas, o traidor:

"...é preciso, pois, que um dentre eles se torne conosco testemunha de sua ressurreição. Apresentaram então dois homens: José chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias" (Atos 1,22-23).

São Matias recebeu em Pentecostes a efusão do Espírito Santo, e tornou-se um apóstolo ardoroso como os demais, testemunha do Ressuscitado. Evangelizou na Palestina e na Ásia Menor, e morreu mártir por apedrejamento.

São Matias, rogai por nós!

O CEN é um momento forte para o país, diz Dom Cláudio Hummes


O prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes e o arcebispo de Brasília (DF), Dom João Braz de Aviz, concederam uma entrevista coletiva a toda a imprensa presente na capital do país para a cobertura do 16º Congresso Eucarístico Nacional.

Dando início à entrevista, Dom Hummes ressaltou que o Congresso Eucarístico é um momento forte para o país. "Para cá se convergem todos os espíritos e corações católicos. Quando a Igreja se reúne, isso tem um significado para todos, pois é importante que ela se manifeste publicamente", explicou o cardeal.

Dom Hummes lembrou também a Missa que será celebrada durante o congresso para os moradores de rua na sexta-feira, 14. Segundo o cardeal, o objetivo desta celebração será chamar a atenção para a dignidade e os direitos dos mais necessitados; também para dizer o quanto a Igreja deve estar comprometida com a Eucaristia, porque ela também é mesa. "Quem se senta a esta mesa deve comprometer-se e se empenhar contra a injustiça e a desigualdade social que ainda persiste em grande porcentagem da população do Brasil", explicou.

O sacerdote e a devoção popular

Na ocasião, o prefeito da congregação para o clero, disse que o sacerdócio nasceu com a Eucaristia no momento da Santa Ceia. Ele também explicou que os padres tem uma ligação com o pastoreio e a Santa Missa. "A Igreja precisa muito dos padres, eles são insubstituíveis, porque estão nas bases, no dia a dia. Se a Igreja é viva, é porque o padre está em sua comunidade local". Dom Hummes ressaltou a devoção do povo brasileiro ao Corpo de Cristo, do povo que vai à Igreja, ajoelha-se, faz adoração, pois tudo isso faz parte da fé popular, é a inculturação da fé que não pode se perder.

Sobre o 16º Congresso Eucarístico Nacional, Dom Hummes diz esperar que este evento tenha um resultado tão positivo como foi em Aparecida (SP) durante a visita do Pontífice e a V Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe. "O fato de ser em Brasília, capital do país, me faz ter esperança de que a mensagem do congresso repercuta por todo o país.
Para os jovens, Dom Hummes diz que é importante dizer que eles tem um grande amigo: Jesus Cristo. "Deus tem um amor especial pelo jovem, porque este está se preparando para a vida. A Igreja quer dar uma luz para esses jovens, para que eles possam dar um sentido às suas vidas. O jovem não é só esperança, ele é realidade na vida do povo", concluiu o cardeal. 

Fonte: CN noticias