Começou na última segunda-feira, dia 10, a última etapa da vacinação contra a gripe H1N1 para todos os adultos entre 30 e 39 anos. Esta faixa etária deve se imunizar até dia 21 de maio.
Nas etapas anteriores foram vacinadas 95,29% das crianças menores de 2 anos, 60,25% das gestantes e 88,95% dos jovens com idades entre 20 e 29 anos. Nesta fase da campanha, já foram imunizados 33,22% das pessoas com idades entre 30 e 39 anos.
O grupo que recebeu o maior número de vacinas foi o de pessoas com doenças crônicas, incluindo os idosos com mais de 60 anos, foram vacinadas 4.184 pessoas, ultrapassando a meta do município. No total, até o dia 11 de maio, foram vacinadas 15.274 pessoas.
A ampliação da vacinação para os adultos de 30 a 39 anos, anunciada pelo Ministério da Saúde em fevereiro, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles priorizados nas etapas anteriormente definidas.
A Secretaria de Saúde lembra ainda, que pessoas acima de 60 anos portadoras de doenças crônicas ainda podem se vacinar, porém, neste momento é obrigatória a apresentação do atestado médico. As gestantes que ainda não se vacinaram também podem procurar os postos de vacinação. Além dos responsáveis por crianças entre 6 meses e menores de 2 anos que devem ficar atentos para aplicar a segunda meia dose da vacina, feita trinta dias depois de tomada a primeira.
GRIPE COMUM – Além da vacinação contra a H1N1, está sendo realizada também a Campanha de Vacinação do Idoso, contra a Influenza, considerada como gripe comum. Esta etapa começou no último dia 08 e já vacinou 1.708 pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 40,9%. A meta é imunizar 4.170 pessoas. Quem ainda não tomou a vacina pode procurar os postos até o próximo dia 21.
É importante lembrar que os idosos portadores de doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Ou seja, recebem a dose contra gripe comum em um braço e contra a H1N1 em outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz