sexta-feira, 14 de maio de 2010

O CEN é um momento forte para o país, diz Dom Cláudio Hummes


O prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes e o arcebispo de Brasília (DF), Dom João Braz de Aviz, concederam uma entrevista coletiva a toda a imprensa presente na capital do país para a cobertura do 16º Congresso Eucarístico Nacional.

Dando início à entrevista, Dom Hummes ressaltou que o Congresso Eucarístico é um momento forte para o país. "Para cá se convergem todos os espíritos e corações católicos. Quando a Igreja se reúne, isso tem um significado para todos, pois é importante que ela se manifeste publicamente", explicou o cardeal.

Dom Hummes lembrou também a Missa que será celebrada durante o congresso para os moradores de rua na sexta-feira, 14. Segundo o cardeal, o objetivo desta celebração será chamar a atenção para a dignidade e os direitos dos mais necessitados; também para dizer o quanto a Igreja deve estar comprometida com a Eucaristia, porque ela também é mesa. "Quem se senta a esta mesa deve comprometer-se e se empenhar contra a injustiça e a desigualdade social que ainda persiste em grande porcentagem da população do Brasil", explicou.

O sacerdote e a devoção popular

Na ocasião, o prefeito da congregação para o clero, disse que o sacerdócio nasceu com a Eucaristia no momento da Santa Ceia. Ele também explicou que os padres tem uma ligação com o pastoreio e a Santa Missa. "A Igreja precisa muito dos padres, eles são insubstituíveis, porque estão nas bases, no dia a dia. Se a Igreja é viva, é porque o padre está em sua comunidade local". Dom Hummes ressaltou a devoção do povo brasileiro ao Corpo de Cristo, do povo que vai à Igreja, ajoelha-se, faz adoração, pois tudo isso faz parte da fé popular, é a inculturação da fé que não pode se perder.

Sobre o 16º Congresso Eucarístico Nacional, Dom Hummes diz esperar que este evento tenha um resultado tão positivo como foi em Aparecida (SP) durante a visita do Pontífice e a V Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe. "O fato de ser em Brasília, capital do país, me faz ter esperança de que a mensagem do congresso repercuta por todo o país.
Para os jovens, Dom Hummes diz que é importante dizer que eles tem um grande amigo: Jesus Cristo. "Deus tem um amor especial pelo jovem, porque este está se preparando para a vida. A Igreja quer dar uma luz para esses jovens, para que eles possam dar um sentido às suas vidas. O jovem não é só esperança, ele é realidade na vida do povo", concluiu o cardeal. 

Fonte: CN noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz