sexta-feira, 19 de junho de 2009

Franciscanos seculares... afinal de contas o que queremos? Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM (*)


15. Vale a pena insistir no caráter missionário do franciscano secular. Sempre ressoa aos seus ouvidos o lamento e a queixa de Francisco: O Amor não é amado... Por isso, os franciscanos se sentem coagidos a anunciar o Evangelho de Jesus pelo testemunho e pela palavra. Anunciam o Senhor Jesus todos os dias e se engajam nas tarefas mais urgentes. Não são omissos. Pensam nos mais necessitados (os leprosos de hoje) e se adestram na costura do tecido da paz. A todos levam uma mensagem de esperança e de paz.

(*) Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM é Assistente Nacional para a OFS e Assistente Regional da OFS do Sudeste II

Franciscanos seculares... afinal de contas o que queremos? Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM (*)


15. Vale a pena insistir no caráter missionário do franciscano secular. Sempre ressoa aos seus ouvidos o lamento e a queixa de Francisco: O Amor não é amado... Por isso, os franciscanos se sentem coagidos a anunciar o Evangelho de Jesus pelo testemunho e pela palavra. Anunciam o Senhor Jesus todos os dias e se engajam nas tarefas mais urgentes. Não são omissos. Pensam nos mais necessitados (os leprosos de hoje) e se adestram na costura do tecido da paz. A todos levam uma mensagem de esperança e de paz.

(*) Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM é Assistente Nacional para a OFS e Assistente Regional da OFS do Sudeste II

série fraternidade e minoridade

Fraternidade e Minoridade

Por Fr. Almir Guimarães, ofm

9. Mistério da fraternidade! O frade Jean-François Comminardi, ofm, na revista Évangile d’ aujourd’ hui, n. 217, lembrando o fundamentp teológico da fraternidade, evoca o abismo esplendoroso da Trindade: “A Fraternidade provém diretamente da Trindade! É isso antes de tudo que Francisco diz quando ele se dá e nos dá esse nome, esse título de irmãos. É, associados pelo Espírito a Jesus, o Filho que de fez nosso irmão, que podemos dizer na verdade e juntos: Pai. Não se pode esquecer esta primeira afirmação, a mais fundamental: Cada vez que nos chamamos pessoal e mutuamente de irmãos afirmamos e celebramos nosso ingresso na comunhão trinitária, afirmação maravilhosa, mas também maravilhosamente exigente porque, como acrescenta Francisco na Carta aos Fiéis, retomando uma palavra de Jesus: “Somos verdadeiramente irmãos (de Jesus) quando fazemos a vontade do Pai que está nos céus” (52). E Francisco acrescenta: “Como é glorioso, santo e sublime ter nos céus um Pai!(...) Como é santo e dileto, aprazível, humilde, pacífico, doce, amável e acima de tudo desejável ter tal irmão e filho que expôs a sua vida pelas suas ovelhas (cf. Jo 10, 15) e orou ao Pai por nós, dizendo; Pai guarda em teu nome aqueles que me deste (Jo 17,11) (54 e 56)”.


Sessão de Camara



tratados na 14ª sessão’2009 e aprovados por unanimidade:

Moções de Aplausos: Vereadora Andrea Matos apresentou moção de aplausos ao Grupo Alpha pelo trabalho que vem executando na área de ecologia e meio ambiente e lembrou que o Grupo foi homenageado com a Medalha Ecológica: "A Câmara sempre apoiou os voluntários do Alpha, pois sabe do trabalho que executam. Estendo minha homenagem a todos os outros grupos de Porto Feliz e que se fortaleçam as ações do Grupo Alpha", declarou Andrea. Ela foi acompanhada em sua moção pelos vereadores Ednilson, Roberto e pelo Presidente Odélio.

Outra moção de aplausos apresentada foi à Orquestra Monções. De autoria do vereador José Antonio Queiroz da Rocha, ele elogiou o trabalho dos músicos, principalmente quando da apresentação da Orquestra na abertura da Semana do Meio Amibente.

Projeto de Lei nº 44/2009: De autoria da vereadora Miraci, fica denominada como rua Fábio Santieiro Borges a antiga rua Seis localizada no Loteamento Campo Real, Bairro Indaiatuba. A vereadora justificou seu projeto destacando as inúmeras qualidades do homenageado, que faleceu em 02 de junho de 2007, tanto em sua vida profissional quanto na social: "Faleceu muito jovem, mas fez muito em sua curta vida. Participou de várias atividades sociais, entre elas a doação de alimentos e brinquedos para os mais carentes. Pessoa muito alegre e comunicativa, faz\ jus a essa singela homenagem", disse Miraci.

Projeto de Lei nº 46/2009: De autoria do Executivo, fica denominada como Francisco Benedito Pereira da Silva – Chico do SAAE – a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Chico dedicou toda a sua existência ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto, ocupando inclusive o cargo de Superintendente da autarquia com grande dedicação e competência. A vereadora Andrea Matos leu na Tribuna todo o histórico do Chico e o Presidente Odélio parabenizou o Prefeito pelo projeto e a todos os vereadores pela aprovação do projeto.

ETE de Porto Feliz chamará "Xyko do Saae"

A Estação de Tratamento de Esgoto de Vila Nova que será inaugurada em Porto Feliz no dia 4 de julho levará o nome de Francisco Benedito Pereira da Silva (Xyko do SAAE). O Projeto de Lei 46/2009 do Executivo foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Cláudio Maffei (PT).

Xyko do Saae nasceu no dia 7 de outubro de 1954 em Itu, e faleceu em 20 de abril de 2009, com 54 anos. Ingressou em 1971 na autarquia onde ocupou, de 1997 a 2000, o cargo de superintendente. Era casado com Maria Helena dos Santos Silva e pai de Eud Pereira da Silva.

“Chico do Saae é um exemplo de amor e respeito para com o município e o povo de Porto Feliz, razão pela qual queremos homenageá-lo perpetuando o seu nome nesta grande obra”, escreveu o prefeito Maffei em ofício enviado à Câmara Municipal.

A Estação de Tratamento de Esgoto “Xyko do Saae” teve investimento de R$ 16 milhões. Deste valor, R$ 12 milhões foram enviados pelo Governo Federal através do programa “Saneamento para Todos”. A obra, iniciada em 2006, irá coletar e tratar 100% do esgoto produzido em Porto Feliz.

“Xyko” era a forma com que o homenageado grafava seu nome.


Xyko do Saae participou da nossa família do Movimento de Assis. Paz e Bem



Um exemplo para nós...

Mau tempo atrapalha procissão de Corpus Christi

Temendo chuva organização reduziu percurso da peregrinação. Tapete foi feito em apenas um quarteirão

Danilo Tezoto
Foto
Eminência de chuva mudou trajeto da procissão

A procissão de Corpus Christi que tradicionalmente percorre várias ruas da região central de Salto não pôde ser realizada da forma como os fiéis católicos estão acostumados.

Devido o mau tempo que atinge a região desde o início da semana, as paróquias que organizam a procissão da última quinta-feira (11),

optaram pela precaução e não fizeram o tapete com o tamanho de costume.

Em nossa região poucas cidades optaram por não fazer, a maioria usou outros caminhos mas não abandonaram a tradição.

Por este motivo, o trajeto da procissão também foi alterado, percorrendo apenas um quarteirão ao lado da matriz de São Benedito.


Paz e Bem

Notinhas de Porto Feliz





Bombeiros
O Corpo de Bombeiros de Porto Feliz atendeu 19 ocorrências dos dias 11 a 17 de junho. Foram 11 resgates, entre acidentes de trânsito e emergências clínicas, oito TAC (Trabalho de Auxílio à Comunidade).

Mais verbas
Prefeito Cláudio Maffei (PT) reivindicou mais verbas do Estado para serem investidas em Porto Feliz em 2010. O discurso foi feito na última quarta-feira, 17, na Câmara Municipal de Sorocaba, onde ocorreu audiência pública sobre a elaboração do Orçamento Estadual, promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa.

Homenagens
O 50º Batalhão da Polícia Militar promoveu uma série de homenagens na Câmara Municipal na quarta-feira, 10. Prefeito Cláudio Maffei (PT); Policial do Mês foi entregue a Maicon Diego de Oliveira; Na oportunidade, outros seis policiais da região receberam láureas de Mérito Pessoal. As homenagens foram estendias ao jornal Tribuna das Monções, à Polícia Civil através da delegada titular Nuris Pegoretti; O capitão da Companhia da PM de Porto Feliz, José Semensati Junior recebeu das mãos do prefeito Maffei, placa de agradecimento pelo trabalho realizado no combate à criminalidade.

Direitos da Criança
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Diretoria de Promoção Social promovem na terça-feira, 23, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O local será na Universidade Interativa COC que fica na rua Joaquim Olavo de Carvalho, 150, centro, das 9 às 12h. A conferência é aberta ao público em geral.


Gruta: reforma
Governo Municipal começa na segunda-feira, 15, a revitalização do Parque das Monções. Para dar andamento à obra, a Diretoria de Obras Públicas deixará o parque fechado à visitação pelo período de quatro meses.

Curso
O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor proporciona desde o mês de janeiro curso sobre panificação a seis panificadoras de Porto Feliz, envolvendo 40 pessoas. O encerramento aconteceu na quarta-feira, 10, com a realização de Festival de Pães na Associação Comercial e Empresarial.

Estradas rurais

Depois de muitas cidades de nossa região, como Boituva, Tietê entre outras agora é a vez de Porto Feliz ser comtenplado:
O diretor-presidente da Codasp, Edinho Araújo, informou ao prefeito Maffei que o investimento será de aproximadamente 500 mil reais para a manutenção de aproximadamente 5 quilômetros de estradas rurais, na região do bairro Bom Retiro. Ainda de acordo com ele, o serviço deverá ser iniciado em 30 dias.


Universidade Aberta

Desde segunda-feira, 15, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de pós-graduação “Novas Tecnologias de Ensino da Matemática”, ministrado pela Universidade Federal Fluminense através da Universidade Aberta do Brasil.

Os cursos são gratuitos e o pólo de Porto Feliz, que funciona na EMEF “Vereador Carlos Roberto de Oliveira”, oferece 10 vagas. As inscrições deverão ser feitas pelo site
www.lante.uff.br até 12 de julho.

Mais informações com a Diretoria de Educação e Cultura, através do telefone 3262-4901.


Inauguração
A Prefeitura de Porto Feliz inaugura no próximo dia 20, sábado, a partir das 9h, o posto de saúde da Vila Angélica. O local, batizado de “Maria Aparecida da Silva”, funcionará como uma das unidades do PSF (Programa de Saúde da Família).

De acordo com a Diretoria de Saúde, o novo posto tem capacidade para atender 1,2 mil famílias do bairro e da região. O local possui quatro consultórios (dois médicos, um de enfermagem e um odontológico), farmácia, sala de reuniões, sala de curativos, sala para coletas de exames, sala de vacinação e inalação.

O posto fica na rua Maria da Glória Vieira, mesmo local onde aconterá o projeto Prefeitura nos Bairros, também no dia 20.



Prefeitura nos bairros
Região da Vila Angélica será a próxima a receber o Prefeitura nos Bairros. No próximo dia 20, os principais serviços prestados no Paço Municipal serão deslocados das 8h às 16h para a rua Maria da Glória Vieira. Durante o projeto, Governo Municipal inaugura a unidade do Programa Saúde da Família de Vila Angélica “Maria Aparecida da Silva”. Estara no local, gabinete do prefeito, diretorias de Saúde, Zoonose, agricultura, educação e cultura, esportes e turismo, entre outros.



Fique de Olho
1ª fase da Campanha de Multivacinação, realizada pelo Ministério da Saúde. A vacinação será feita nos postos de saúde do município, das 8 às 17h. Além da dose contra a paralisia infantil, as crianças que estiverem com a carteira de vacinação desatualizada poderão ser imunizadas contra hepatite B, rotavirus, tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite) e tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

De acordo com a diretora de Saúde, Cláudia Meirelles, Porto Feliz tem 3450 crianças com cinco anos de idade. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que 95% sejam vacinadas no dia 20. Para isso, além dos postos de Saúde serão montados postos volantes que percorrerão 26 pontos na área rural (confira a relação abaixo).

Segundo a diretora Cláudia, a participação dos pais é fundamental para o sucesso da campanha. “Os pais devem levar seus filhos aos postos de Saúde, sem esquecer a carteira de vacinação”.

Pontos na área rural da vacinação:

Fazenda Capoava (Escola) 8h às 9h30
Fazenda Angelieri (Escola) 10h às 10h30
Bº. Tanquinho (Bar do Belo) 11h às 12h
Bº. Registro (Faz. Bela Vista) 12h30 às 13h30
Bº. Xiririca (antiga escola) 14h às 15h


Faxinal (Escola) 8h às 9h
Bº. Pimenta (Bar Do Pimenta) 9h30 às 10h
Fazenda Jupira (Escola) 10h30 às 11h30
Usina Sta Rosa (Escola) 12h às 12h30
Cruz Das Almas (Bar Do Osmar) 13h às 14h
Bº. Campo Largo – (A Garapeira) 14h30 às 15h


Bº. Caiacatinga (Escola) 8h às 9h
Bº. Tabarro (Escola) 9h30 às 10h30
Loteamento Portela – (Bar) 11h às 12h
Est. Bom Retiro – (Bar Do Luiz) 12h30 às 13h30
Bº. Chapadão (Escola) 14h às 15h


Bº. Cedrinho (Bar Do Segato) 8h às 9h
Bº. Avecuia Do Alto (Igreja) 9h30 às 10h30
Bº. Bom Retiro (Escola) 11h às 12h
Bº. Gramado – (Bar Do Carlito) 12h30 às 13h30
Portaria Do Meio Farm 14h às 15h


Aldeia Dos Laranjais – (Bar) 8h às 9h
Portaria Rafael Juliano 9h às 9h15
Bº. Indaiatuba (Ant. Escola) 9h30 às 10h30
Agrovila Caic (Posto De Saude) 11h às 12h
Bº. Gramadinho (Escola) 12h30 às 13h30
Col. Rodrigo E Silva (Igreja) 14h às 15h


Paz e Bem!!!!

Corrida contra o tempo

Aline Coelho, 19 anos, precisa com urgência de um transplante de medula óssea.

Isso levou a Organização Não-Governamental (ONG) ‘Asa Morena em nome da vida a realizar mais uma campanha de cadastramento de novos doadores em tempo recorde.

Com o apoio da Prefeitura de Votorantim,
Paróquia São João Batista
e Imaculada Conceição
e do Hemonúcleo de Jaú (Fundação Amaral de Carvalho),

a ação acontece no próximo dia 25, das 15h às 22h, no salão paroquial da igreja matriz, localizada em frente da praça de eventos ‘Lecy de Campos, em Votorantim.

O objetivo é localizar um doador compatível.



Notinhas da Região

Saiba o que é notícia na Região!!!





Piedade
A Diretoria Municipal de Educação de Piedade realizará, entre os dias 22 a 26 de junho, a 1.ª Semana Regional de Prevenção às Drogas. O evento ocorrerá no anfiteatro municipal de Piedade, sempre a partir das 19h. O evento contará com a participação de autoridades e profissionais da área. O evento é aberto ao público em geral.


PIEDADE 2

A Prefeitura de Piedade, por meio de uma comissão interna, começou a elaborar as diretrizes para implantação do Orçamento Participativo (OP). Foram realizadas duas reuniões e definidas as seguintes sugestões: que o município será dividido em 12 setores e que será elaborada a Cartilha do OP com uma linguagem acessível a todos os públicos. É a primeira vez que esse modelo de gestão pública participativa - em que a população participa na elaboração e fiscalização dos gastos públicos - é realizado no município.



Itu
A Secretaria de Saúde de Itu confirmou que a cidade vive um surto de dengue. Até a última sexta-feira foram diagnosticados 84 casos da doença, que tem 56 pacientes na Vila São Paulo, periferia da cidade. O número de casos cresceu 265% com relação ao ano passado, quando houve 23 diagnósticos positivos da doença. Entre os acometidos, garantiu, há crianças, jovens e idosos. A Prefeitura admite que o município está infestado pelo mosquito Aedes aegypti, mas alega que a doença está controlada. O elevado número de doentes é atribuído pelo poder público à falta de conscientização da população.


Itu 2

Mais de três mil pessoas participaram na tarde do último sábado, da tradicional Festa Junina, promovida pela escola Professora “Carolina de Moraes Macedo”, mantida pela APAE.



Sorocaba
Cinco cidades da região de Sorocaba - Pilar do Sul, Quadra, São Miguel Arcanjo, Sarapuí e Tapiraí - foram beneficiadas a partir da primeira liberação de verba feita este ano pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento. As cinco cidades da região receberão ao todo R$ 889,9 mil, para aquisição de maquinários. Ontem foram firmados 97 convênios no Estado, com recursos de R$ 21.508.998,09, dos quais R$ 16.716.497,43 forma liberados.

SÃO ROQUE

A Divisão de Turismo da Prefeitura de São Roque abre segunda-feira as inscrições para os interessados em expor seus produtos nas barracas da Festas de Agosto de 2009. O período de 22 a 30 de junho será reservado às entidades e instituições. A partir do dia 1.º até o dia 10 de julho será a vez dos proprietários de barracas particulares (alimentação e artesanato).



VOTORANTIM

A superintendência do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) informou nesta semana, por meio de um ofício, que vai ampliar e realizar obras de melhorias da alçado acesso da rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79), com a Miguel Ferreira Castilho, em Votorantim.


Aline Coelho, 19 anos, precisa com urgência de um transplante de medula óssea. Isso levou a Organização Não-Governamental (ONG) ‘Asa Morena em nome da vida a realizar mais uma campanha de cadastramento de novos doadores em tempo recorde. Com o apoio da Prefeitura de Votorantim, Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição e do Hemonúcleo de Jaú (Fundação Amaral de Carvalho), a ação acontece no próximo dia 25, das 15h às 22h, no salão paroquial da igreja matriz, localizada em frente da praça de eventos ‘Lecy de Campos, em Votorantim. O objetivo é localizar um doador compatível.


Região
A 1ª fase da Campanha Nacional de Multivacinação está marcada para o próximo sabado, dia 20 de junho, das 8h às 17h. A campanha, que visa manter a erradicação da paralisia infantil no país, tem o slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”. A meta da Secretarias/Diretorias de Saúde da da Região é vacinar 95% da população alvo. O Brasil é considerado um dos países livres da poliomielite, mas as campanhas continuam sendo desenvolvidas porque ainda existem países em que o vírus da poliomielite é bastante ativo. Com a facilidade de intercomunicação global entre pessoas, por meio de viagens rápidas entre os países, as pessoas de tais países podem acabar chegando ao Brasil com o vírus circulante da doença. Por isso é importante que os pais se conscientizem da importância de proteger seus filhos de 0 a 5 anos dessa doença, que causa a paralisia infantil.



Salto

No início da noite de terça-feira (16) foi inaugurado na av. 9 de julho o espaço Boulevard Profº Paula Santos com direito a homenagens, fogos de artifício e a presença de um bom público.

Além do Boulevard foi entregue também o novo prédio da prefeitura e o circuito da Memória no cemitério da Saudade, que homenageou três funcionários do cemitério pelos serviços prestados a cidade.

Durante a solenidade estiveram presentes autoridades do poder Executivo e Legislativo como o prefeito Municipal José Geraldo Garcia, o vice Juvenil Cirelli, o Deputado Estadual Rogério Nogueira, além de secretários e vereadores saltenses.



Salto 2
A Secretaria da Cultura e Turismo de Salto, por intermédio do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari”, tradicionalmente realiza todos os anos o "Projeto Encontros", que terá continuidade nesta sexta-feira, 19 de junho, às 20 horas, no Auditório Maestro Gaó, com palestra e apresentação musical do violonista Marlos Mateus.
O Projeto Encontros 2009 tem como patrono o maestro compositor Ernest Mahle da Escola de Música de Piracicaba.
O Auditório Maestro Gao está localizado na rua Marechal Deodoro, 203, centro de Salto.


Boituva
Após enviar representantes ao município de Serra Negra, onde aconteceu o Curso de Capacitação para Implantação do Programa Social Federal "Pro-Jovem - Programa Nacional de Inclusão de Jovens", Boituva estuda, agora, a viabilização de implantá-lo também na cidade. O Pro-Jovem, destinado a jovens de 15 a 29 anos, tem como objetivo promover a reintegração do jovem ao processo educacional, sua qualificação profissional e seu desenvolvimento humano, através das seguintes modalidades: Pro-Jovem Adolescente - Serviço Sócio educativo, Pro-Jovem Urbano, Pro-Jovem Campo - Saberes da Terra e Pro-Jovem Trabalhador.



Boituva 2
O programa da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), cujo público-alvo são famílias com renda mensal per capita de até R$ 100,00, priorizando mulheres como chefes de família, também aplicado em Boituva tem trazido algumas iniciativas a fim de agregar valores e orientar as famílias nas relações do cotidiano. No último dia 17, na sede da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania foi promovida uma palestra para cerca de 16 beneficiárias do “Renda Cidadã” voltada para orientação na criação dos filhos, baseada no livro “Quem ama educa”, de Içami Tiba. Segundo a coordenadora do programa, Adriana Cristina Rosa Renosto, os temas são sugeridos pelos próprios assistidos pelo programa.



Região
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre hoje as inscrições para o Processo Seletivo que oferece 3.500 vagas para agentes de pesquisas e mapeamento. Há vagas em todos os estados para 480 municípios, inclusive nossa Região. O cargo, de nível médio, terá gratificação de R$ 700, além de auxílio-alimentação e auxílio transporte, assim como férias e 13º salário. As inscrições podem ser feitas pela Internet (www.consulplan.net) ou através das agências credenciadas dos Correios. A taxa de inscrição é de R$ 16,20.



Tietê


A Prefeitura do Município de Tietê em parceria com a ACET e o Instituto Ágape trouxe para Tietê três cursos profissionalizantes com o objetivo de qualificar os cidadãos para o mercado de trabalho. O público alvo dos cursos são os jovens em busca do primeiro emprego e também pessoas que buscam uma qualificação para melhorar sua posição no mercado de trabalho.










Capivari
O Prefeito Luis Campaci (PMDB) enviou para apreciação pela Câmara de Vereadores o projeto de Lei Complementar 006/2009, propondo alterações no Código Tributário Municipal. O projeto faz parte do recém lançado Programa “Capivari Mais Legal”, que estabelece uma nova tabela de taxas e um novo modelo para o protocolo de projetos de construção civil junto à Secretaria de Planejamento. Propondo redução proposto é de 76%, chegando a 88,95%, no caso do Habite-se. “Serão exigidos menos documentos para protocolização, os quais poderão ser obtidos via Internet no site da Prefeitura, pelo endereço eletrônico www.capivari.sp.gov.br”, adianta Fontolan.

Capivari 2
A Prefeitura Municipal de Capivari apresenta no dia 04 de julho às 19h, em comemoração ao aniversário da cidade, a grande Orquestra Estadual Jazz Sinfônica, um evento que vai marcar as festividades deste mês de julho. A Jazz Sinfônica se apresentará com cerca de 90 músicos regidos pelo Diretor Artístico e Regente Titular João Maurício Galindo.



Capivari 3
A Prefeitura Municipal de Capivari apresenta no dia 04 de julho às 19h, em comemoração ao aniversário da cidade, a grande Orquestra Estadual Jazz Sinfônica, um evento que vai marcar as festividades deste mês de julho. A Jazz Sinfônica se apresentará com cerca de 90 músicos regidos pelo Diretor Artístico e Regente Titular João Maurício Galindo.
Imóvel residencial passa de R$ 14,33 para R$ 18, 36 e para empresas vai dos atuais R$33,80 para R$ 44,81.