A igreja Matriz da Paróquia Santa Maria Madalena - Ouro Fino ficou pequena nesse domingo a noite quando o Povo de Deus veio participar da Celebração Eucarística que marcou a despedida do Pe Rubens, que nos últimos 7 anos foi pároco. Praticamente todas as comunidades estavam representadas e a celebração foi bastante calorosa, havendo muitas manifestações principalmente das crianças, por quem Pe Rubens sempre demonstrou um afeto especial.
"Acho que é o meu carisma, desde que trabalhei no Santuário de Aparecidinha", disse Pe Rubens que também afirmou que não se trata de uma despedida, mas apenas de uma partida, e denominou a celebração de Missa do Envio.
Paramentando-se quase meia hora antes das 19h, o Padre ficou a vontade junto a pastoral da acolhida onde os paroquianos que chegavam iam o cumprimentando e fazendo as despedidas, muitos demonstrando tristeza, por ser ele tão cativante.
Com a partricipação de todos os Ministros da Eucristia e da Palavra, e dos Diáconos Permanentes Francisco, da própria paróquia, e José da Cruz, da nova Paróquia Nossa Senhora Consolata, onde ele toma posse no próximo domingo, Pe Rubens saudou a todos no início da celebração, lembrando-se do Povo que veio da Consolata em um ônibus fretado pela Paróquia.
Na Homilia, Pe Rubens fez uma retrospectiva da sua caminhada enquanto pároco e disse que sente-se gratificado pelo acolhimento das pastorais e movimentos, que junto a ele fizeram a paróquia acontecer. Foram muitos projetos pastorais além do principal que foi a conclusão da igreja matriz, onde os vitrais sacros que ornamentam as laterais da igreja chamam a atenção pela sua rara beleza.
Padre Rubens estava descontraído e a todo momento fazia suas famosas "tiradas" que foram citadas no PPS montado pelo paroquiano Don Patrô, Nossa Senhora da Bicicreta Quebrada, Se não mioreia pioreia, Devagar com o andor que o Santo é de Barro.
HOMENAGENS
Momento marcante foi o das homenagens que teve início com o vídeo exibido em um telão, que mostrou, ao som de uma bela música, inúmeras fotos que contavam a história do Padre Rubens na paróquia. E ao final a mais emocionante de todas, que foi a das crianças, onde após uma música por elas cantadas, a criançada correu até o altar para abraçar o Padre Rubens sob os intensos aplausos da assembléia.
Na despedida, após a bênção final, Padre Rubens permaneceu na saída recebendo efusivos abraços de todos os paroquianos.
A expectativa é muito grande na paróquia Nossa Senhora Consolata, onde Padre Rubens estará a partir da sua posse no próximo domingo as 19h em celebração que será presidida pelo Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, enquanto que nessa quarta-feira o Pe Evandro assume a Paróquia Santa Maria Madalena.
Nascido em 13 de Novembro de 1965, Pe Rubens, que é de Porto Feliz, foi ordenado a 26 de Novembro do ano 2000 pelas mãos de Dom José Lambert, um dos incentivadores da sua vocação, segundo suas palavras na despedida final.
Pe Rubens passou pela Igreja Catedral Metropolitana, trabalhando com o Pe Tadeu, depois foi Reitor do Santuário de Aparecidinha e há sete anos assumiu como Pároco na Santa Maria Madalena de onde agora se despede para ser Vigário Paroquial do Pe Carlos Ferreira Borges Meira em Votorantim, na Paróquia Nossa Senhora Consolata.
Na Arquidiocese está a frente da Pastoral Carcerária fazendo um trabalho que teve grande repercursão em Sorocaba, sendo homenageado no ano passado pela Câmara Municipal, em reconhecimento a esse trabaçlho junto a população carcerária, que sempre fez com muito amor e seriedade.
Fonte: pascom-arquidiocesana--equipe-de-redacao