terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Crime sexual choca Porto Feliz

426695_251898738218547_100001952698021_561516_850720239_n  

As informações são da Revista Viu, em seu facebook:

Por volta das 8h, nesta terça-feira, 14 de fevereiro, uma jovem de 22 anos foi vítima de crime sexual, na Rua Jose Martins Teles, próximo a Praça 9 de julho (próximo a padaria do Gonçalo).

393984_251898811551873_2073217831_n

A vítima estava a caminho do trabalho quando foi atacada. Segundo depoimento dos guardas municipais, eles encontraram a jovem chorando e suja de barro. Ao questioná-la sobre o ocorrido, ela informou que havia sido vítima de estupro.

Os guardas tomaram as providências legais e seguiram até o local aonde teria ocorrido o fato. Um dos guardas informou que poderiam ter abordado o suspeito – pois chegaram 5 min após o acontecido - mas tiveram dificuldades para chegar no local devido a [péssima] situação em que se encontra a rua José Martins Teles.

425389_251898981551856_100001952698021_561519_269983459_n

A jovem deu uma descrição do suspeito, disse que o bandido é moreno claro, magro, aproximadamente 1,74m, cabelos encaracolados e cavanhaque.

A jovem foi encaminhada para a Santa Casa de Porto Feliz e, em seguida, para Sorocaba, para fazer os exames de corpo de delito.


Além da Polícia porto-felicense, o helicóptero Águia da Polícia Militar esteve em Porto Feliz por volta das 10h da manhã, auxiliando nas buscas. Se encontrar alguém com essa descrição, liguei para 190 ou 3262-1204.

Mobilização das mídias
Assim que a Revista Viu publicou em sua página no Facebook, rapidamente internautas se aliaram desta ferramenta virtual, compartilhando as fotos e a notícia, como forma de alertar a população e também para conscientizar a importância tomar cuidados e principalmente, se alguém sabe de algo que denuncie a polícia. Muitos manifestaram seu repúdio a esta forma de crime.

"Santa Maria Madalena" se despede do Padre Rubens

A igreja Matriz da Paróquia Santa Maria Madalena  - Ouro Fino ficou pequena nesse domingo a noite quando o Povo de Deus veio participar da Celebração Eucarística que marcou a despedida do Pe Rubens, que nos últimos 7 anos foi pároco. Praticamente todas as comunidades estavam representadas e a celebração foi bastante calorosa, havendo muitas manifestações principalmente das crianças, por quem Pe Rubens sempre demonstrou um afeto especial.

"Acho que é o meu carisma, desde que trabalhei no Santuário de Aparecidinha", disse Pe Rubens que também afirmou que não se trata de uma despedida, mas apenas de uma partida, e denominou a celebração de Missa do Envio.

Paramentando-se quase meia hora antes das 19h, o Padre ficou a vontade junto a pastoral da acolhida onde os paroquianos que chegavam iam o cumprimentando e fazendo as despedidas, muitos demonstrando tristeza, por ser ele tão cativante.

Com a partricipação de todos os Ministros da Eucristia e da Palavra, e dos Diáconos Permanentes Francisco, da própria paróquia, e José da Cruz, da nova Paróquia Nossa Senhora Consolata, onde ele toma posse no próximo domingo, Pe Rubens saudou a todos no início da celebração, lembrando-se do Povo que veio da Consolata em um ônibus fretado pela Paróquia.

Na Homilia, Pe Rubens fez uma retrospectiva da sua caminhada enquanto pároco e disse que sente-se gratificado pelo acolhimento das pastorais e movimentos, que junto a ele fizeram a paróquia acontecer. Foram muitos projetos pastorais além do principal que foi a conclusão da igreja matriz, onde os vitrais sacros que ornamentam as laterais da igreja chamam a atenção pela sua rara beleza.

Padre Rubens estava descontraído e a todo momento fazia suas famosas "tiradas" que foram citadas no PPS montado pelo paroquiano Don Patrô, Nossa Senhora da Bicicreta Quebrada, Se não mioreia pioreia, Devagar com o andor que o Santo é de Barro.

HOMENAGENS

Momento marcante foi o das homenagens que teve início com o vídeo exibido em um telão, que mostrou, ao som de uma bela música, inúmeras fotos que contavam a história do Padre Rubens na paróquia. E ao final a mais emocionante de todas, que foi a das crianças, onde após uma música por elas cantadas, a criançada correu até o altar para abraçar o Padre Rubens sob os intensos aplausos da assembléia.

Na despedida, após a bênção final, Padre Rubens permaneceu na saída recebendo efusivos abraços de todos os paroquianos.

A expectativa é muito grande na paróquia Nossa Senhora Consolata, onde Padre Rubens estará a partir da sua posse no próximo domingo as 19h em celebração que será presidida pelo Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, enquanto que nessa quarta-feira o Pe Evandro assume a Paróquia Santa Maria Madalena.

Nascido em 13 de Novembro de 1965, Pe Rubens, que é de Porto Feliz, foi ordenado a 26 de Novembro do ano 2000 pelas mãos de Dom José Lambert, um dos incentivadores da sua vocação, segundo suas palavras na despedida final.

Pe Rubens passou pela Igreja Catedral Metropolitana, trabalhando com o Pe Tadeu, depois foi Reitor do Santuário de Aparecidinha e há sete anos assumiu como Pároco na Santa Maria Madalena de onde agora se despede para ser Vigário Paroquial do Pe Carlos Ferreira Borges Meira em Votorantim, na Paróquia Nossa Senhora Consolata.

Na Arquidiocese está a frente da Pastoral Carcerária fazendo um trabalho que teve grande repercursão em Sorocaba, sendo homenageado no ano passado pela Câmara Municipal, em reconhecimento a esse trabaçlho junto a população carcerária, que sempre fez com muito amor e seriedade.

Fonte: pascom-arquidiocesana--equipe-de-redacao

Missa de início da Catequese–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

imagesCA2RU87U

No último domingo, 12, aconteceu a missa do início da 1ª Eucaristia, de manhã, e a missa do início da Crisma à noite.

Na missa da manhã, Pe. Toninho, aproximou-se das crianças durante a homilia para fazer um momento de oração e espiritualidade para a catequese que se inicia. Com grande animação do Coral Adoradores do Senhor. Foi dada uma bênção especial para as crianças e catequistas.

A missa da noite, além do início da Crisma, celebrou 1 ano da Pastoral da Acolhida na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, com a liturgia animada pelo Coral FAMA (Filhos Amados de Maria). Ao fim, como na da manhã, o padre deu a bênção para os catequistas e catequizandos.

Após a missa, na 1ª Quermesse, houve show com a Banda Tua Face que agitou a festa até às 22h30.

2ª Noite da Quermesse.

Texto, fotos e vídeo: Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação

Fotos: Rafael Corrêa/Pastoral da Comunicação

Governo de Capivari implanta lei de controle e combate à poluição sonora

Bandeira Capivari sp

Problemas de poluição sonora eram constantemente denunciados pela população incomodada com altos níveis de ruídos
O Prefeito de Capivari, Luis Campaci, sancionou uma lei alterando o Código de Posturas Municipal que revoga o capítulo III da Lei Complementar nº 007/2005 e implanta o Programa de Combate e Controle da Poluição Sonora em Capivari.
O Projeto, que é vinculado à Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, foi elaborado por meio de uma parceria firmada entre o departamento de Fiscalização Municipal de Posturas, Chefia de Gabinete, Secretaria de Comunicação Social, representando a Câmara de Vereadores o vereador Jorge Elias e representantes do Movimento Capivari Solidário.
As reuniões para definir as mudanças no Código de Posturas e as formas de promover fiscalização eficiente sobre o assunto, vem acontecendo desde meados de 2011, já que o Governo Municipal recebia constantes denúncias de abusos relacionados à poluição sonora, necessitando assim de alterações no Código de Posturas para que houvesse uma fiscalização mais eficaz.
A lei aprovada estabelece as diretrizes e mecanismos de prevenção, fiscalização, controle e eliminação da poluição sonora, além de implementar a política de educação ambiental, visando a conscientização e envolvimento da sociedade de prevenção e solução dos problemas decorrentes da poluição sonora.
Os níveis de intensidade, o nível equivalente e o método utilizado para a medição e avaliação dos sons e ruídos obedecerão as recomendações da NBR 10.151 e NBR 10.152, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, conforme a tabela abaixo:
Período noturno (das 18h às 7h) Período diurno (das 7h às 18h)
a) zonas residenciais: 50 decibels a) zonas residenciais: 55 decibels
b) zonas comerciais: 60 decibels b) zonas comerciais: 65 decibels
c) zonas industriais: 65 decibels c) zonas industriais: 70 decibels
d) igrejas e templos religiosos: 60 decibels d) igrejas e templos religiosos: 65 decibels
Conforme a lei, as principais fontes de poluição sonora urbana são os transportes urbanos como carros, caminhões, ônibus, vans, motos e outros, ruídos industriais principalmente na construção civil, coleta de lixo noturna, alarmes de garagens de carros, eventos realizados ao ar livre ou em recintos fechados, torres de refrigeração, geradores de energia, exaustão e outros equipamentos eletrônicos que gerem ruídos em restaurantes, padarias e outros estabelecimentos, propagandas feitas em veículos automotores, bares, casas noturnas, templos religiosos e outros.
O Prefeito de Capivari Luis Campaci destacou a importância da nova lei para o município de Capivari: “Temos sérios problemas para resolver em relação à poluição sonora em Capivari e constantemente recebemos reclamações de munícipes incomodados com os altos índices de ruídos praticados por estabelecimentos ou por pessoas que abusam da altura do som. Modificar o Código de Posturas com esta nova lei é um grande passo para que as providências sejam tomadas e para que Capivari cumpra com os níveis de ruídos aceitáveis conforme as normas da ABNT”, comentou.
Duas reuniões abertas foram realizadas para tratar da Lei Complementar 038/2011 que versa sobre a Poluição Sonora. Nestas reuniões/treinamento ficou decidido que o munícipe que se sentir lesado deverá ligar para a Central de Atendimento 3492-9215, no horário compreendido entre às 08h00 e 17h00. Após esse horário a ligação deverá ser feita para a Secretaria da Defesa Social 3491-1311, esse telefone funciona 24 horas inclusive sábado, domingo e feriados.
A Fiscalização de Posturas ficará responsável pelos carros de som de propaganda, juntamente com a Fiscalização de Renda que emitem o Alvará para funcionamento e a partir de agora todos esses carros deverão ter um aparelho limitador de som, onde se respeitará altura permitida para sua circulação, como também pelos estabelecimentos comerciais, industriais e similares.
Os Agentes de Trânsito atuarão fortemente nos abusos cometidos pelos carros particulares, onde farão respeitar o Art. 228 do Código Brasileiro de Trânsito.
Todo cidadão pode denunciar a extrapolação de barulho, mas somente serão atendidas as denúncias identificadas, denúncias anônimas não serão atendidas, porque há necessidade de haver um denunciante identificado, porque no caso de barulho em Casas de Show ou chácaras a medição acústica será realizada na casa do denunciante.
A lei completa com todas as mudanças e novas normas, as orientações para estabelecimentos comerciais, para carros de som e propaganda política pode ser vista no site www.capivari.sp.gov.br. Informe-se.

Convidamos você a participar!

Missa Votiva

Convidamos á todos que venham participar conosco na Missa Votiva de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que acontece todo dia 15 de cada mês. Em fevereiro a missa acontecerá nesta quarta-feira na Igreja Matriz às 19h30.

Origem da Devoção de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Aqui em Porto Feliz/sp, nossa querida cidade, temos praxe rememorar o passado histórico local, sabemos quando a cidade foi fundada, sabemos diferenciar o movimento bandeirante do movimento monçoeiro. Sabemos também dizer aos turistas que nos visitam, o quanto nossa cidade ajudou a expansão territorial pelo interior do Brasil e tantas outras informações históricas de nosso município.
Ano passado, realizamos a 2ª Semana pela Paz, e como uma das atividades proposta, tínhamos uma noite de Sarau, onde cada um era convidado a levar algo e partilhar. Coloquei-me a disposição deste desafio - o que levar? - navegando pela internet surgiu-me a idéia em descobrir como surgiu a devoção a Nossa Senhora Mãe dos Homens, e para minha surpresa e para a surpresa da Fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe a qual participo, foi que a devoção a Nossa Senhora com o título Mãe dos Homens nasceu no seio Franciscano.
A devoção à Santíssima Virgem Maria, invocada como Nossa Senhora Mãe dos Homens, surgiu no país de Portugal, no século XVIII. Ela nasceu no meio dos franciscanos, começanco com Frei João de Nossa Senhora, do Convento de São Francisco das Chagas(de Assis), em Xabregas, um bairro de Lisboa. Ele assim ficou conhecido, por ser ardoroso amante da Virgem Maria.
Frei João era um exímio pregador, um verdadeiro literato, chegando a ser conhecido como “o poeta de Xabregas”. Com domínio de oratória, pregava sempre e em todo canto, empunhando sempre um crucifixo em suas mãos, convocando o povo à conversão e à volta para Deus por meio de Maria, a Senhora Mãe dos Homens. Na figura de Maria, o humilde pregador, enxergava nela a figura de Mãe dos Homens, aquela que ama, cuida e intercede por todos os filhos, sendo a ela direcionado as causas urgentes, não há Mãe que negue ajuda a um filho necessitado
Em nossa Cidade de Porto Feliz, no ano de 1700 foi edificada por Antonio Cardoso Pimentel a Capela em Honra a Nossa Senhora da Penha, primeira padroeira da cidade. Mas em 1744, os portofelicenses dão inícia a construção da sua Igreja Matriz, mas desta vez, rendidos a devoção franciscana à Nossa Senhora Mãe dos Homens, ela é escolhida a Padroeira de Porto Feliz. Em 1750 a nova Matriz é inaugura em honra a Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Para nossa Fraternidade é uma alegria saber que esta devoção é de origem Franciscana, e assim como Pai Francisco, pedimos a Deus, por meio do Teu Santo Espírito, que todos nós consigamos ser cada vez mais convertidos e devotos a Nossa Senhora, reconhecendo nela a figura de Mãe dos Homens, a nossa mãe! Celebramos todo dia 15 de agosto a nossa Padroeira!

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 14/02/2012

O fermento dos fariseus e o fermento de Herodes

Mc 8,14-21
Os discípulos haviam esquecido de levar pão e só tinham um pão no barco. Jesus chamou a atenção deles, dizendo:
- Fiquem alertas e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes!
Aí os discípulos começaram a dizer uns aos outros:
- Ele está dizendo isso porque não temos pão.
Jesus ouviu o que eles estavam dizendo e perguntou:
- Por que vocês estão discutindo por não terem pão? Vocês não sabem e não entendem o que eu disse? Por que são tão duros para entender as coisas? Vocês têm olhos e não enxergam? Têm ouvidos e não escutam? Não lembram dos cinco pães que eu parti para cinco mil pessoas? Quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram?
Eles responderam:
- Doze.
Jesus perguntou outra vez:
- E, quando eu parti os sete pães para quatro mil pessoas, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram?
Eles responderam:
- Sete.
Então Jesus perguntou:
- Será que vocês ainda não entendem?