quarta-feira, 28 de março de 2012

Greve no Ceagesp da capital pode afetar distribuição em Sorocaba, SP

 

Gerente da unidade afirma que frutas vêm de São Paulo. Comercialização em Sorocaba representa apenas 2,2% do total da rede.

Tássia Lima Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Se persistir até amanhã (29), a greve na unidade paulistana da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) pode afetar a distribuição de produtos em Sorocaba. Segundo Marco Antônio de Oliveira, gerente da unidade, a maior parte das frutas vem da capital.

"Essa situação precisa se resolver ainda hoje. Os legumes e verduras vêm da nossa região, mas quase todas as frutas são de São Paulo", explica. Ele afirma que, se a manifestação continuar, há outra solução, mas ela pode mexer com o bolso do consumidor. "Alguns produtos podem vir da região de Campinas, mas o problema é que, aí, começa a inflacionar", afirma.

O gerente reitera que por enquanto não há proposta de cobrança de uma taxa para a permanência dos caminhões no pátio do entreposto., semelhante a que ocorrem em São Paulo.

O Ceagesp Sorocaba comercializa quase 7 mil toneladas de mercadoria por mês e tem um volume anual de 81,5 mil toneladas. Essa quantidade representa apenas 2,2% do total da rede, que possui 13 centrais atacadistas em todo o estado.

Os horários de funcionamento para os atacadistas são de segunda, quarta e sexta-feira, das 5h às 12h. Os varejistas podem comprar às quartas-feiras, das 16h às 22h, e aos sábados, das 7h às 13h. A feira de flores abre às quartas, sextas e sábados, das 7h às 13h.

Manifestação
Donos de bancas, carregadores e caminhoneiros que trabalham na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) realizam desde a madrugada desta quarta-feira (28) uma manifestação contra a proposta de cobrança de uma taxa para a permanência dos caminhões no pátio do entreposto.

Os manifestantes estavam concentrados na entrada principal da Ceagesp por volta das 5h50. A manifestação era pacífica no horário, segundo a Polícia Militar. Os caminhões tinham permissão para entrar no complexo, mas, segundo a associação de permissionários, os veículos não irão carregar nem descarregar, e não haverá comércio nesta quarta.

O valor ainda não começou a ser cobrado nem foi definido. A cobrança faz parte de um projeto de controle de circul


Papa encontra-se com Fidel Castro antes de deixar Cuba

Bento XVI se encontra com Fidel Castro nesta quarta-feira, 28, antes de concluir sua visita a Cuba


O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, realizou uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 28, concluindo a visita de Bento XVI a Cuba. A entrevista aconteceu no Hotel Nacional - centro da imprensa internacional, em Havana.

Logo no início da coletiva, padre Lombardi confirmou o encontro entre Bento XVI e o comandante Fidel Castro, que chegou à Nunciatura Apostólica às 12h20 (10h20 no horário de Brasília). A conversa "muito cordial" teve início logo em seguida.

Bento XVI
manifestou sua felicidade por estar em Cuba e sua gratidão pelo acolhimento recebido pelo povo e pelo país. Por sua vez, Fidel afirmou que tinha um desejo pessoal de encontrar o Papa e que seguiu todos os eventos desta viagem pela televisão. Houve uma brincadeira sobre a idade dos dois, que são parecidas (Bento XVI completará 85 anos daqui poucos dias e Fidel, em agosto, 86), e o Papa disse: “Sou idoso, mas ainda posso desempenhar meu dever”.


Houve uma troca de ideias, perguntas de Fidel ao Papa para saber dele seu pensamento e informações que desejava, pois, disse ao Pontífice, sua vida é dedicada à reflexão, ao estudo e à escrita desde que não ocupa mais funções políticas públicas. O ex-presidente perguntou sobre a liturgia da Igreja, o que faz um Papa, que por sua vez falou do significado de suas viagens. Falou-se das dificuldades do tempos de hoje da humanidade, dos desafios que se apresentam à ciência, dos problemas ecológicos, como cada religião enfrenta a multiplicidade das respostas. Comentou-se a dificuldade que a humanidade enfrenta quando se afirma a ausência de Deus e a relação entre fé e razão.

O encontro durou meia-hora, “mas poderia ter durado muito tempo”, referiu padre Lombardi. No final, Fidel pediu ao Papa que enviasse alguns livros sobre os temas que debateram juntos e se ele já sabia quais eram esses livros. O Papa respondeu que deveria pensar. Também estavam presentes no encontro a esposa de Fidel e dois filhos.

Padre Lombardi fez um balanço desta viagem, afirmando que Bento XVI encontrou nas duas etapas cubanas desta viagem cerca de 500 mil pessoas entre Santiago de Cuba e Havana e que a imagem principal é a do Papa como Peregrino da caridade no Santuário nacional. Destacou o empenho dos jovens, com a vigília realizada esta madrugada.

Uma das perguntas dos jornalistas foi sobre se Fidel pertencia à Igreja Católica. Padre Lombardi respondeu que existe diferença entre ser batizado e participar plenamente de uma comunidade.

Sobre um hipotético encontro com o Presidente venezuelano Hugo Chávez, em Cuba nesses dias para um tratamento de saúde, o porta-voz vaticano afirmou que não houve um pedido para que este evento se

Estudos mostram que 95% dos casos de gagueira são hereditários

 

Segundo especialistas tratamento deve começar cedo. Em cada 4 crianças, 3 conseguem superar a gagueira espontaneamente .

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Caçula de três irmãos, Carlos Eduardo, de Jundiaí, no interior de São Paulo, é uma criança ativa, gosta de brincar e vai bem à escola. Mas, sofre de um problema na fala que às vezes atrapalha a convivência com os colegas, a gagueira.
A mãe, que tem um irmão e um primo gagos, nunca pensou que o filho pudesse ter o mesmo problema. Não existe uma única causa para a gagueira. De acordo com especialista, em 95 % dos casos o fator é hereditário. Stress, traumas e problemas emocionais podem piorar o quadro. Mas ao contrário do que muita gente pensa, um novo susto não cura a gagueira, como mostra a reportagem do TEM Notícias.

A partir dos dois anos, a criança aprende palavras novas, se relaciona com outros colegas na escolinha e cria uma personalidade. Nessa fase é normal ter pequenas falhas na fala que costumam passar em 3 a 6 meses. Depois disso, se a guagueira continuar, é preciso procurar um especialista.

Ainda não existe medicamento, mas quanto mais cedo começar o tratamento, mais chances a pessoa tem de reverter ou minimizar o quadro. Em todo o mundo, a estimativa é que apenas 1% da população guageja. Aqui no Brasil, são 1 milhão de pessoas com o problema. Em cada 4 crianças, 3 conseguem superar a gagueira espontaneamente ou
com ajuda de fonoaudiólogo.

Orientação de especialistas:
-Em casa converse sobre o problema - em vez de fingir que ele não existe;
-Tenha paciência, fale devagar e agache pra conversar com o seu filho;
-Na escola, converse com os professores. Em caso de chamado oral, peça  para ele ser um dos primeiros a serem chamados. A ansiedade da espera piora a guagueira.
-E se for leitura em voz alta, o ideal é ser em dupla. Ele acompanha o ritmo da fala.

Em alguns casos, é bom procurar ajuda também de um psicólogo. Quando a criança aprende a lidar com essa dificuldade desde cedo ela se torna um adulto bem resolvido, com sucesso em qualquer profissão.

Para finalizar, uma curiosidade: para cantar o gago não tem dificuldade. É que a região do cérebro que comanda a musicalidade é a do lado direito. Enquanto que a da fala e da linguagem fica no hemisfério esquerdo.

Greve dos funcionários públicos continua em Salto, SP

 

 

Paralisação dura mais de duas semanas.
Sindicato e poder público ainda não entraram em acordo sobre salários.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Várias unidades de saúdes e escolas municipais permanecem fechadas em Salto (SP). A greve dos funcionários públicos do município dura mais de duas semanas. O sindicato que representa a categoria e a prefeitura ainda não entraram em acordo sobre o reajuste salarial dos funcionários.

Uma decisão judicial determinou que os servidores mantenham 70% dos serviços essenciais ativos e 50% de outros setores. Segundo representantes da prefeitura, este número não tem sido cumprido.

Nem o sindicato, nem a prefeitura souberam estimar o número de pessoas em greve. Os funcionários se mostram abertos a negociações e aguardam a melhora da proposta oferecida pela prefeitura.

JDJ TERÁ VIDEOCONFERÊNCIA AO VIVO COM DOM ORANI DIRETO DE ROMA

No próximo sábado, dia 31 de março, a Arquidiocese do Rio realizará a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), antecipando a celebração do Domingo de Ramos (este ano, em 1º de abril), em que o mundo todo comemora a Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano. O evento acontecerá a partir das 14h, no bairro de Ipanema.

Todos os anos a JMJ em âmbito diocesano é celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais. A Jornada de 2012 será a 27ª edição do encontro (a contagem inclui as JMJs diocesanas e os encontros mundiais, desde 1986, com a primeira JMJ em Roma) e tem como lema: "Alegrai-vos sempre no Senhor!" (Fl 4,4).

A celebração da JDJ no Rio está sendo organizada pelo Setor Juventude e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013.

Segundo padre Omar Raposo, coordenador de eventos de massa da Arquidiocese do Rio de Janeiro, um grande momento da JDJ será a mensagem ao vivo, direto de Roma, que o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, dará aos jovens.

"Além de tudo que está já previsto pelo Setor Juventude, pelas paróquias envolvidas, nós teremos também uma entrada ao vivo do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, direto de Roma falando com os jovens aqui no Parque Garota de Ipanema. Então, vai ser um momento de emoção, de troca de experiências, com o nosso arcebispo podendo dar uma mensagem bonita para todo mundo", destacou.

Dom Orani e todos os responsáveis pelos setores do COL estarão em Roma para uma semana de atividades junto aoPontifício Conselho para os Leigos, que é o Comitê Organizador Local das JMJs.

Música, fé e saúde unem os jovens

Na concentração para a JDJ, a partir das 14h, na parte central da Praça Nossa Senhora da Paz, o DJ Piedade estará embalando a juventude com muita música. Às 15h, será a vez do bloco Sambadorando tocar para os jovens.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública”, também haverá na praça, das 14h às 16h, tendas com jovens da área de saúde atendendo não só a juventude, como também a todos que passarem pela praça. Além disso, também haverá tendas da JMJ Rio2013 tirando dúvidas e fazendo inscrições para voluntários.

A Santa Missa será iniciada às 16h, com a bênção dos Ramos, tendo como celebrante o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Nelson Francelino. Em seguida, os jovens seguirão em procissão pelas ruas do bairro e pela orla da praia, em companhia de um trio elétrico com a banda God First, em direção ao Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, onde haverá a continuação da Missa e seu encerramento, por volta das 19h30.

Logo após a Santa Missa, o evento continua com o show da banda Ministério Amor e Adoração e de Eliana Ribeiro, da Canção Nova, que deve terminar por volta das 21h30.

Reunião geral

No último sábado, dia 17, foi realizada a reunião geral com todos os integrantes da equipe de coordenação da JDJ para fechar os últimos ajustes para o evento. Após a reunião, todos os presentes fizeram o caminho que deverá ser o trajeto da procissão.

De acordo com Juliana Fernandes, uma das coordenadoras do Setor Juventude, "estamos procurando uma estrutura cada vez melhor, mais agradável para poder acolher os nossos jovens da melhor forma", explicou.

Segundo o padre Jorge Luiz Neves, diretor espiritual do grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, a JDJ será uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no próximo ano.

"Estamos convocando os jovens de todo o Rio de Janeiro para esse testemunho público da nossa fé", ressaltou.

Fonte: JMJ Rio 2013

Abertas inscrições para a 4ª Copa Boituva de Futsal

 

Igreja Matriz Boituva

Estão abertas as inscrições para a 4ª Copa Boituva de Futsal. O período irá até o dia 30 deste mês para as séries A e B. Para se inscrever, um representante do time deve se dirigir à Setec e preencher uma ficha de inscrição.
Segundo a Secretaria de Esportes, o evento está previsto para começar no dia 11 de abril, no Ginásio de Esportes Municipal. A 4ª Copa Boituva de Futsal é uma realização da Prefeitura de Boituva por meio da Setec.

Projeto popular pede Hospital Municipal em Sorocaba

 

 


Para assinar o documento é necessário que o cidadão tenha em mãos o título de eleitor (Foto: Fernando Rezende)

Na manhã de ontem, no Parque Vitória Régia, houve o recolhimento de assinaturas da população para o projeto de emenda popular que visa à construção de um hospital municipal na cidade. A campanha tem a coordenação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e a expectativa do órgão é de que sejam recolhidas 27 mil assinaturas até 30 de abril, pois no dia 1º de maio, durante a festa do trabalhador, a categoria irá divulgar os números da campanha. 

A ação já foi realizada no Parque São Bento, Jardim São Conrado e Santa Márcia, nas últimas semanas. Tiago Almeida Nascimento, diretor do Sindicato, acredita que a demanda maior que procura saúde pública na cidade está localizada na zona norte, por isso enfatiza o projeto nessa localidade, mas isso não quer dizer que o documento peça que o hospital seja construído nessa região. “Nós queremos um hospital, não importa a localidade”, diz o diretor. 

Quem deseja colaborar com o projeto e assinar a emenda popular pode procurar o Poupatempo, Cartório Eleitoral, PAT ou o Sindicato dos Metalúrgicos. É imprescindível que o cidadão tenha em mãos o título eleitoral, pois a emenda não se trata de abaixo-assinado, que pode ser feita com apenas o documento de identidade. Após o documento pronto deverá ser votado pelos vereadores e encaminhado ao prefeito. Caso aprovado, a construção do hospital poderá fazer parte do Orçamento do Município para 2013. 

Durante o recolhimento das assinaturas, cerca de 40 voluntários, devidamente identificados com um colete escrito “Hospital Municipal de Sorocaba - Urgente”, abordavam moradores do bairro e pediam a colaboração para a assinatura do documento. 

A estudante de Economia Amanda Fernandes de Moraes, 20 anos, uma das voluntárias, diz o motivo que a sensibilizou a participar do projeto. “Percebo que o atendimento no Hospital Regional é muito demorado; e há poucos leitos para o número de habitantes que precisam do serviço”, conta. 

Para o morador José Jurandir Ferreira de Almeida, aposentado, com a abertura de um novo hospital haverá mais vagas para as pessoas e consequentemente vai melhorar a saúde pública. “Com a atitude, também irá desafogar os Prontos Atendimentos (PAs) e melhorar também o atendimento nos postos de saúde”, afirma.

http://diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=221342

São Guntrano

São Guntrano Guntrano teve muitos descaminhos, muitas opções erradas. Teve muitas mulheres e muitos filhos. Como todo ser humano buscou a felicidade, porém, em lugares errados.
Um homem social, político e de grande influência, mas com o coração inquieto e desejoso de algo maior.
Deu toda sua herança para um sobrinho e se decidiu a viver uma radicalidade cristã, ou seja, viver o chamado à santidade.
Então, Guntrano passou a ouvir a Palavra de Deus e a acolher os conselhos dos bispos. Governou na justiça, a partir dos bons conselhos recebidos. Viveu a renúncia de si mesmo para abraçar a cruz e fazer a vontade de Deus.
Faleceu com 68 anos, depois de consumir-se no amor a Deus e aos irmãos, sendo cristão na sociedade.
São Guntrano, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 28/03/2012

A verdade liberta


Leitura Orante
Jo 8,31-42
Então Jesus disse para os que creram nele:- Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Eles responderam: - Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres? Jesus disse a eles: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; porém estão tentando me matar porque não aceitam os meus ensinamentos. Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou, mas vocês fazem o que aprenderam com o pai de vocês. - O nosso pai é Abraão! - responderam eles. Então Jesus disse: - Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez. Mas eu lhes tenho dito a verdade que ouvi de Deus, e assim mesmo vocês estão tentando me matar. Abraão nunca fez uma coisa assim! Vocês estão fazendo o que o pai de vocês fez. Eles responderam: - Nós não somos filhos ilegítimos; nós temos um Pai, que é Deus! Jesus disse a eles: - Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou.

Cadeirinha salva vida de criança após capotamento em Sorocaba, SP

 

Pista molhada fez com que motorista perdesse o controle do veículo. Casal e criança foram examinados e passam bem.

Adriane Souza Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Um homem que viajava com a família perdeu o controle do veículo na tarde desta terça-feira (27), enquanto trafegava na rodovia Raposo Tavares, no quilômetro 83. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária, o veículo capotou e parou no acostamento da rodovia, após bater em barranco.

O motorista disse à polícia que perdeu o controle da direção por causa da pista molhada.

Além da viatura da Polícia Militar Rodoviária, uma ambulância da ViaOeste, que administra a rodovia, foi acionada. O casal sofreu apenas ferimentos leves. A criança, que estava presa à cadeirinha, também foi examinada, mas não apresentou nenhuma lesão.