quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os bairros Jardim Vante, Jardim Morumbi, Rafael Alcalá e Residencial Porto Feliz receberão novos minicentros esportivos. A construção das novas unidades se dará por etapas, conforme declaração de Rodnei Bergamo, Secretário de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação.

Na primeira, está incluída a obra do minicentro do Rafael Alcalá, já iniciada. Neste bairro, os moradores terão à disposição campo e tanque de areia, playground e sanitários.


O município investirá aproximadamente 600 mil reais nos quatro minicentros. A verba vem do Ministério do Esporte do Governo Federal, através do programa Esporte e Lazer na Cidade e conta ainda com contrapartidas do município. “A cidade contará com quatro novas praças para práticas esportivas, proporcionando espaços para lazer e entretenimento à população”, diz o Secretário.
Demais minicentros
No Jardim Vante serão construídas quadra poliesportiva, playground, tanque de areia e sanitários. O Jardim Morumbi receberá quadra poliesportiva, playground e sanitários, enquanto no minicentro do Residencial Porto Feliz serão construídos pista de skate, playground, tanque de areia e sanitários.

Trânsito em Porto Feliz

Saúde divulga balança das vacinações em Porto Feliz

Alunos plantam árvores

Família virtual


Frei Betto

A desinstitucionalização da família é um dos aspectos mais marcantes da crise da modernidade. O que é, hoje, uma família? Onde os vínculos inquebrantáveis da instituição agregadora de avós, pais, filhos, tios, primos e netos?

A reconfiguração dos papéis sexuais, a instabilidade dos laços conjugais, o divórcio, o recasamento, fragmentam o núcleo familiar. As crianças circulam entre vários lares autônomos em contato com diferentes adultos que lhes transmitem, como valores, tantas opiniões e atitudes divergentes, que elas ficam absolutamente convencidas de que tudo é relativo.

A crise do modelo familiar tradicional decorre de fatores como a emancipação da mulher, que já não depende do marido para se sustentar; do desprestígio da autoridade paterna; da igualdade de direitos das pessoas; o que embaralha e mina a antiga hierarquia de papéis definidos entre avós, pais, mães, filhos e tios.

Essa atomização do núcleo familiar desordena o conceito de autoridade, o exercício da obediência, o patriarcalismo outrora dominante. A família é, agora, um agrupamento funcional de trocas afetivas e interesses econômicos. Nela, os deveres específicos de cada um perdem nitidez. Os rituais de entrelaçamento e consolidação – refeições em comum, frequência dominical ao culto religioso, férias conjuntas, celebrações de aniversários etc. – se esfumaçam sem que seja introduzida nova liturgia de estreitamento de vínculo familiar.

O que é hoje um lar? Um espaço de moradia onde cada um se locomove de acordo com seus interesses individuais. No lugar da mesa posta com a família em torno, a geladeira como provedora de abastecimento; no lugar da sala como espaço de convívio, o quarto individual como local de refúgio, onde cada um se esconde entretido com a parafernália eletrônica, como TV e internet, que substitui, pelo relacionamento virtual, a sociabilidade calcada na alteridade.

A solidão deixa de ser um recuo à ação solidária e nutrição cultural para funcionar como abrigo de evasão solitária.

Outra causa de desagregação da família tradicional é o poder exercido pelo império televisivo. A TV é o “terceiro pai” que desempenha forte influência na formação de crianças e adolescentes. Desloca o núcleo familiar da sua relação de alteridade (conversas em torno da mesa, na varanda, na calçada ou no quintal; jogos de tabuleiro ou baralho; recital de música ou teatro improvisado etc.) para a confluência de todos rumo à tela de TV.

A família real cede lugar à virtual. E em muitas famílias nem há mais justaposição; há um aparelho de TV em cada quarto, atomizando as relações e dificultando o diálogo.

A democracia neoliberal – essa que se baseia na aquisição de bens materiais e permite a todos avaliarem seu grau de liberdade segundo sua proximidade ou distância do mercado – impõe-se à família através da TV, anulando os rituais fundados no afeto e na cumplicidade de sangue.

Já não vigora a autoridade paterna a decidir o que, na TV, convém ou não às crianças. Nem há debate familiar. Cada um decide, a seu bel prazer, o tempo e o conteúdo de sua voluntária sujeição à TV, em detrimento de diálogo familiar, leitura, oração, diversão, exercício físico ou desempenho social (visitas, frequência ao clube, biblioteca, teatro etc).

A família atual tende a ignorar seus parentes, não se interessa por eles, embora alimente grande apreço pelos novos “parentes” a quem, quase diariamente, abre portas e corações: William Bonner e Fátima Bernardes; Hebe Camargo e Faustão; Luciano Huck e Luciana Gimenez; Datena e Boris Casoy; e toda a plêiade de heróis e heroínas de telenovelas, programas infantis e desenhos animados.

Esses novos tios e tias têm a vantagem de serem sempre divertidos e educados; não pedem dinheiro emprestado, não bebem as nossas bebidas nem comem a nossa comida; não ocupam espaço; não nos convocam às suas doenças; mostram-se sempre saudáveis e risonhos; são ricos e famosos. Como a realidade é cada vez mais virtual, podemos até sentir-lhes o perfume...

Freud ficaria confuso se voltasse hoje. Já não temos necessidade de “matar o pai” ou “odiar o irmão”. Basta discar o número fatal que exclui um “brother” ou trocar de canal a cada vez que aquele chato ou aquela megera aparece no vídeo.

Todas as noites milhões de telespectadores se nutrem abnegadamente dessa sopa de entretenimento – telenovelas, programas humorísticos, esportivos etc. – temperada de tudo isso que falta à sua vida real: o grande amor, a emoção, o desafio, o ideal, a beleza, a roda da fortuna...

E la nave va. A vida prossegue. Por dentro da TV. Do lado de fora, demitidos do papel de protagonistas, de sujeitos históricos, aceitamos ser meros espectadores instados a consumir. Ou melhor, a conjuntamente sumir. E deixar que ídolos virtuais vivam por nós.

Hora Santa do EAC em Porto Feliz

Dia 21/05/2010 às 20:00 horas, estará acontecendo na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, mais uma Hora Santa do EAC (Pastoral - Encontro de Adolescente com Cristo/PF). 

Todos que irão trabalhar no encontro são chamados a participar. Contamos com sua presença neste momento de oração. 

EAC PF 


Igreja Suprema Graça reage em seu site!



Reproduzimos integralmente o que está no site da Igreja!


VERGONHA NA CÂMARA EM PORTO FELIZ (SG) - 18/05/2010 13:45
Em uma manobra covarde, porém utilizada por políticos que não tem compromisso com o povo, o Presidente da Câmara de Porto feliz fugiu da sessão de ontem, frente aos olhares estupefatos do público. Com isso a pauta de votação ficou trancada. Vamos aguardar os próximos passos dessa vergonhosa ação da oposição!.



SUPREMA GRAÇÁ NA GRANJA VIANA (SG) - 18/05/2010 13:49
A região da Granja Viana em São Paulo, contempla inúmeros bairros com carência de Igrejas evangélicas. A Igreja da Suprema Graça, que se estabeleceu lá, desde março de 2009, vem desenvolvendo seu trabalho de aproximação com a comunidade e pregando o Evangelho, como missão focada nas famílias. Participe dessa obra do SENHOR. Cultos todos os domingos às 10H30 da manhã. Informe-se pelo tel 11 3831 3592.



Igreja comenta a respeito da edição de sábado da Tribna das Monções



VISITA AO ESCRITÓRIO DA IGREJA DA SUPREMA GRAÇA 5 (SG) - 18/05/2010 13:52
O Herval de Porto Feliz (Ex-Prefeito que tem os bens bloqueados pela justiça) disse no semanário Tribuna das Monções do último domingo, dia 16/05, que quer "exorcizar"o Pr. Daniel! Resta-nos, como Ministros do Evangelho, orar pela misericórdia de DEUS sobre a vida infeliz desse ancião que está oprimido pelo mal. Conclamamos a todos que orem pelo Herval, para que ele se liberte e conheça a JESUS, verdadeiramente.

Projeto As mãos da Via Sacra

Por uma iniciativa da Fraternidade São Maximiliano Maria kolbe da cidade de Porto Feliz, está oficialmente lançado o Projeto "As mãos da Via Sacra", que pretende arrecadar fundos para ajudar no alivio e tratamento dos portofelicenses que sofrem de Câncer.

Através de arrecadação de doações, trabalho voluntários e confecção de produtos artesanais, a Fraternidade da OFS do Brasil pretende comprar medicamentos, Ensure (complemento alimentar apropriado), além de outros gestos concretos.

Visite:





Museu Histórico e Pedagógico das Monções

O colunista Antonio T. Yamamoto, que tem suas colunas pulicadas semanalmente no jornal Tribuna das Monções, informou em seu espaço:

Atividades do Museu em 2009 - 14659 pessoas passaram ano passado em visitação, sendo o mês de maio o de maior frequência com 2145 visitantes, seguido pelo mês de outubro (Semana das Monções) com 1838 pessoas visitantes.

O colulnista também relembrou que em dezembro o Museu fechou e so reabriu dia 11 de março para visitação. O museu funciona das 10h as 14h aos sábados e domingos.

Parabéns o colunista, que se preocupa em falar da cidade e dos portofelicenses em sua coluna.

Aos poucos projetos parados são retomados pela Prefeitura de Porto Feliz

Fui publicado oficialmente o edital da abertura de Credenciamento músicos habilitados, para serem contratados como instrututor de Fanfarra, Canto Coral e Musicalização (infantil).

Como a maioria da população não sabe, projetos da prefeitura ficaram paralisados. Podemos citar as oficinas culturais da Casa da Cultura, as aulas da Escola de Música. Este foram já resolvidos recentemente. Neste mês que se passou, foi solucionado o retorno das aulas da Escola de Música, e as Oficinas Culturais já abriram inscrições e suas aulas retornaram.

Fanfarra Escola Maria Aparecida - Bom Retiro

Agora é a vez de descascar outro abacaxi: projetos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. As pré-escolas, creches tem o projeto de Musicalização infantil, importante meio para cultura musical, desde a primeira infância, e os pequeninos gostam muito de musicas gesticuladas, ritmadas. Para o ensino fundamental, as Fanfarras e Canto Coral, são projetos importantes, onde o acesso a música não fica restrito somente a escola de música e vai até as regiões periféricas da cidade. Cada escola municipal tem sua Fanfarra, e também é importante ter o seu Coral. Outros projetos sociais também coral, com acompanhamento de um professor qualificado.

Encontro de Corais 2009

A parte ruim de todos este processo de correr atrás do prejuízo, é que a forma de contratação é o cruel credenciamente, onde muitos direitos do profissional não é oferecido. Não há vínculo empregatício, não aceita-se atestados médicos, não tem fundo de garantia, férias entre outros. Tudo por que o profissional torna-se um prestador de serviços. O valor pago por hora/aula é de R$ 7,60.

Outra novidade, é que este credenciamento correrá agora pela diretoria e Educação e não mais pela Cultura.

Boituva: Nova edição do Dia do Desafio ocorrerá no próximo dia 26




O Dia do Desafio é uma data especial em que cidades do mundo todo realizam atividades físicas com o objetivo de fazer com que o maior número de habitantes de seu município participe das atividades propostas. A quarta edição do evento ocorrerá durante o dia 26 deste mês.
Como estímulo, cada cidade terá uma concorrente em um outro país com um número de habitantes semelhante. A cidade que obtiver o maior número de pessoas que exercerem alguma atividade física vencerá. Boituva venceu a competição durante os três últimos anos e, nesta quarta edição, enfrentará a cidade de Actotan, do México, com cerca de 48.500 habitantes.
Para contribuir com a disputa, cada habitante terá de realizar, ao menos, quinze minutos de atividade física. Dentre as inúmeras atividades que ocorrerão na cidade estão: ginástica nas empresas, comércios, entidades, associações, etc., prática esportiva em diversos locais, além de danças e esportes em duas praças da cidade: a Praça da Matriz e a Praça do bairro Novo Mundo.
A Prefeitura de Boituva e a SETEC (Secretaria de Esportes Turismo, Eventos e Cultura) convidam a todos a participarem do evento.



Judaísmo (VI)

Quem é considerado judeu
Judeus rezando no Yom Kipur, de Maurycy Gottlieb.A lei judaica considera judeu todo aquele que nasceu de mãe judia ou se converteu de acordo com essa mesma lei, segundo o judaísmo rabínico. Algumas ramificações como o Reformismo e o Reconstrucionismo aceitam também a linhagem patrilinear, desde que o filho tenha sido criado e educado em meio judaico.
Um judeu que deixe de praticar o judaísmo e se transforme num judeu não-praticante continua a ser considerado judeu. Um judeu que não aceite os princípios de fé judaicos e se torne agnóstico ou ateu também continua a ser considerado judeu.

No entanto, se um judeu se converte a outra religião, como o budismo ou o cristianismo, ou ainda, que se afirma judeu messiânico (ramificação protestante que defende Jesus como o messias para os judeus) perde o lugar como membro da comunidade judaica tradicional e transforma-se num apóstata. Segundo a tradição, a sua família e amigos tomam luto por ele, pois para um judeu abandonar a religião é como se morresse (nem sempre isto ocorre, mas a pessoa é tida como alguém não pertencente à comunidade). Esta pessoa, caso pretenda retornar ao judaísmo, não precisa se converter, de acordo com a maior parte das autoridades em lei judaica.

As pessoas que desejam se converter ao judaísmo devem aderir aos princípios e tradições judaicas. Os homens têm de passar pelo ritual do brit milá (circuncisão). Qualquer converso tem de passar ainda pelo ritual da mikvá ou banho ritual. Os judeus ortodoxos reconhecem apenas conversões feitas por seus tribunais rabínicos, seja em Israel ou em outros locais. As comunidades reformistas e liberais também exigem a adesão aos princípios e tradições judaicos, o brit milá e a mikvá, de acordo com os critérios estipulados em cada movimento.
Enquanto as conversões autorizadas por tribunais rabínicos ortodoxos são aceitas como válidas por todas as correntes do judaísmo, aquelas feitas de acordo com as correntes Reformista ou Conservadora são aceitas no Estado de Israel e em todas as comunidades judaicas não-ortodoxas no mundo inteiro (mais de 80% dos judeus do planeta), mas rejeitadas pelo movimento ortodoxo.

Terço dos Homens em Porto Feliz








Aconteceu dia 17 de maio na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o Terço dos Homens.

Neste mês de maio, mês mariano, ao longo do mês ocorreu terço das crianças, das mulheres e agora dos homens. Mais de 70 homens participaram. Dia 31 haverá procissão luminos.

Pela primeira vez a paróquia vive este tipo de programação.



Bastidores da última Sessão da Câmara dos vereadores

Sem dúvida, segunda-feira dia 17 de maio, foi o dia mais agitado para a política portofelicense. Educadores, servidores públicos, comerciantes, ex-vereadores, católicos engajados, evangélicos, pastores, juventude Portofelicense, secretários, diretores e coordenadores municipais, entre tantos outros estiveram presentes.

É importante que a população, seja de qual classe representativa, participe, critique, ouça com muito respeito quem pensa diferente, que faça questionamentos, e também que as colocação de opinião pessoal, sejam expostos aos vereadores, que são autoridades represntativas do povo.




Secretária Regiane (Educação) e João Carlos Esquerdo (Desenvolvimento)


Júlio C. Bronze vice prefeito municipal



Ex-prefeito professor Erval



Professora Cláudia coordenadora do Ensino Fundamental e colegas



Jaqueline Miranda, grêmio da Escola Estadual Monsenhor Seckler

Ex-diretor de educação Professor Miguel


Além da Assessoria de Imprensa, a Rádio Nova Porto esteve presente e fez cobertura ao vivo.

Ao longo da transmissão, houve problemas de áudio, que repercutiram também no site da Câmara, mas que foi resolvido a tempo. E as transmissões seguiram como de costume.


Prefeito Cláudio Maffei cedendo entrevista a rádio Conquista FM

Dr Cláudia, Secretária da Saúde

Médico Veterinário Dr. Emílio diretor de Desenvolvimento Econômico e Sustentável