quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Imagem de santa é destruída e deixa população indignada em Mococa, SP

 

Cabeça e braços de Nossa Senhora Aparecida foram arrancados na ação.
Devotos tentam entender o motivo do vandalismo ocorrido na madrugada.

Do G1 São Carlos e Araraquara

Parte da imagem de Nossa Senhora Aparecida que fica em uma praça de Mococa (SP) foi destruída durante a madrugada desta quinta-feira (22). A cabeça e as mãos da santa foram arrancadas. As imagens dos anjos que ficavam nos pés da santa também foram quebradas.

Moradores do bairro Aparecida ficaram assustados com a cena. Segundo eles, a depredação aconteceu durante a madrugada.

Celso Barbosa, administrador da paróquia local, disse que imagem está há mais de cinco anos na praça e que foi colocada pela Prefeitura como forma de homenagem.

Barbosa contou que a ação dos vândalos deixou muita tristeza. “Os paroquianos ficam sentidos. Se foi gente de outra religião, precisa saber respeitar a nossa. Agora se foi ato de vandalismo eu não sei”, declarou.

Os devotos tentam entender o motivo da destruição. “É uma situação que entristece”, disse a diarista Odete Faria. "Na hora eu não tive coragem nem de olhar. Quando me falaram, doeu muito o meu coração”, relatou a dona de casa Aparecida Maria Melo.

A Prefeitura de Mococa informou que a imagem será restaurada ainda este ano. A administração afirmou ainda que irá solicitar à Guarda Municipal uma fiscalização mais efetiva no bairro.

A denúncia sobre o ato de vandalismo foi formalizada na Polícia Civil da cidade, de acordo com Prefeitura.

Parte da imagem foi destruída durante a madrugada desta quinta-feira (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)Cabeça e braços da imagem foram arrancados durante esta madrugada (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)

Começa hoje!!!! Festividades de Nossa Senhora das Graças

621337_350158765080277_927392512_o

Começa nesta quinta-feira, mais uma edição da tradicional festa de Nossa Senhora das Graças. A comunidade organizou a programação religiosa que terá celebração da palavra, três missas. Na sexta-feira celebra a missa o padre Washington da paróquia N. Sra. Aparecida, no sábado padre Alex da cidade de Sorocaba. Domingo é dia de missa solene e procissão com o Frei Eugênio Milani, CFP.

Na programação festiva no sábado tem barracas de comes e bebes e show com Elaine Barros e Giovanni. No domingo música instrumental ao vivo e o tradicional almoço.

 

22 de Novembro - Quinta-Feira
INÍCIO DO TRÍDUO
19h30: Celebração da Palavra e
Coroação de Nossa Senhora Das Graças.
Presidente da Celebração: Diácono Rôney Diana Pires;
Equipe de Canto: Unidos para Cristo;
Tema: “Maria no ano da fé”.


23 de Novembro – Sexta-Feira
2º DIA DO TRÍDUO
19h30: Santa Missa.
Presidente da Celebração: Pe. Washington Paschoal Ribeiro;
Equipe de Canto: Deus Proverá;
Tema: “Maria, alegria de ser a escolhida de Deus”.


24 de Novembro – Sábado
3º DIA DO TRÍDUO
19h00: Santa Missa e Procissão em Louvor à Nossa Senhora das Graças.
Presidente da Celebração: Pe. Alex Sandro Kyt;
Equipe de Canto: Divina Aliança;
Tema: “Maria, alegria de acreditar no que é de Deus”.


25 de Novembro – Domingo
09h30: Missa Solene em Louvor à Nossa Senhora das Graças.
Presidente da Celebração: Frei Eugênio Milani CFP;
Equipe de Canto: Nossa Senhora das Graças (JUCA);
Tema: “Pela fé, Maria é a filha predileta do Pai”.


PROGRAMAÇÃO FESTIVA


24 de Novembro – Sábado
Show com Elaine Barros e Giovanni.

25 de Novembro – Domingo
Nosso tradicional almoço das 12h às 14h (frango frito, macarronada, arroz, farofa e saladas diversas) e apresentação do saxofonista Miro da Icaro Eventos.


ATENÇÃO: Os convites para o almoço estão à venda na comunidade. Não serão vendidas bebidas alcoólicas durante o evento.


Visto: Frei Eugênio Milani, CFP
                    pároco

Bento XVI pede paz entre israelenses e palestinos

 

images
Da Redação, com Rádio Vaticano

Ao final da Audiência Geral desta quarta-feira, 21, o Papa Bento XVI fez um apelo à paz entre israelenses e palestinos. Bento XVI  destacou que o ódio e a violência não são soluções para os problemas.

O último episódio de violência foi registrado nesta quarta no centro de Tel Aviv, com a explosão de um ônibus. Segundo a polícia israelense, pelo menos 15 pessoas ficaram feridas.

Papa(10)
Veja na íntegra o apelo do Papa:

“Acompanho com grave preocupação o agravar-se da violência entre israelenses e palestinos da Faixa de Gaza. Além de rezar pelas vítimas e por aqueles que sofrem, sinto o dever de reiterar mais uma vez que o ódio e a violência não são a solução dos problemas. Além disso, encorajo as iniciativas e os esforços daqueles que estão buscando obter uma trégua e promover a negociação. Exorto também as autoridades de ambas as partes a adotarem decisões corajosas em favor da paz e a colocarem fim a um conflito com repercussões negativas em toda a região médio-oriental, martirizada por demasiados confrontos e necessitada de paz e de reconciliação.”

Papa reflete sobre a racionalidade da fé em Deus

 

Jéssica Marçal
Da Redação

Arquivo/CTV

'A fé, vivida realmente, não entra em conflito com a ciência, mas coopera com essa', enfatizou Bento XVI

O Papa Bento XVI dedicou a catequese desta quarta-feira, 21, para falar sobre a racionalidade da fé. Ele lembrou que Deus, com sua graça, ilumina a razão e lhe abre horizontes infinitos, de modo que a fé constitui um incentivo para buscar sempre, sem parar e sem aquietar-se “na descoberta inesgotável da verdade e da realidade”.


Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI - 21/11/2012

Para exemplificar essa busca incessante que a fé incentiva, o Papa citou Santo Agostinho. Este buscou com inquietação a verdade, perpassando todas as filosofias disponíveis. “A sua cansativa investigação racional é para ele uma significativa pedagogia para o encontro com a Verdade de Cristo. Quando diz: “compreendas para crer e creias para compreender” (Discurso 43, 9:PL 38, 258), é como se contasse a própria experiência de vida”.
O Papa lembrou que a fé católica é racional; o conhecimento da fé não vai contra a razão. Ele afirmou que, diante do desejo pela verdade, somente uma relação harmônica entre fé e razão é o caminho certo que conduz a Deus e à plena realização de si. Nesse sentido, fé e razão se complementam.
“A fé, vivida realmente, não entra em conflito com a ciência, mas coopera com essa, oferecendo critérios basilares para que promova o bem de todos, pedindo-lhe para renunciar somente àquelas tentativas que – opondo-se ao projeto originário de Deus – possam produzir efeitos que se voltam contra o próprio homem”.
Bento XVI também lembrou que, desde o início, a tradição católica rejeitou o chamado fideísmo, que é a vontade de crer contra a razão. Ele destacou que Deus não é um absurdo, mas sim um mistério, que não é irracional, mas tem uma superabundância de sentido, de significado e de verdade.
“Se, olhando para o mistério, a razão vê escuridão, não é porque no mistério não tenha a luz, mas porque existe muita (luz). Assim como quando os olhos do homem se dirigem diretamente ao sol para olhá-lo, veem somente trevas; mas quem diria que o sol não é luminoso, antes a fonte da luz?”, exemplificou.

O Santo do Dia

22 de Novembro.

Santa Cecilia
Séculos II e III

Cecília é identificada com uma santa homônima, sepultada nas catacumbas de são Calisto e que teria sofrido o martírio durante o império de Alexandre Severo, pelo ano de 230.

A sua vida foi uma música por excelência, cuja letra se tornou uma tradição cristã e cujos mistérios até hoje elevam os sentimentos de nossa alma a Deus.

Originária de família romana pagã, nobre, rica e influente. Estudiosa, gostava muito de estudar música, principalmente a sacra, filosofia e o Evangelho. Desde a infância era muito religiosa e, por decisão própria, afastou-se dos prazeres da nobreza, para se entregar a Jesus Cristo, pelo voto secreto da virgindade. Os pais pensavam que ela mudaria de idéia, prometeram seu casamento com Valeriano, também da nobreza romana. Ao receber a triste notícia, Cecília rezou pedindo proteção do seu anjo da guarda, de Maria e de Deus, para não romper com o voto.

Após as cerimônias, Cecília contou ao marido que era cristã e do seu compromisso de castidade. Disse, ainda, que para isso estava sob a guarda de um anjo. Valeriano ficou comovido com a sinceridade da esposa e prometeu proteger sua pureza. Mas para isso queria ver o anjo.

Cecília o aconselhou a visitar o papa Urbano, que por perseguição, estava refugiado nas catacumbas. O jovem esposo foi acompanhado de seu irmão Tibúrcio, ficou sabendo que antes era preciso acreditar na Palavra. Os dois ouviram a longa pregação, converteram-se e foram batizados. Valeriano cumpriu a promessa. Certo dia, ao chegar em casa, viu Cecília ajoelhada rezando e, ao seu lado, o anjo da guarda.

A notícia de que Cecília era cristã e da conversão do marido e do cunhado chegou às autoridades romanas. Os três foram presos, ela em sua casa, os dois, quando ajudavam a sepultar os corpos dos mártires nas catacumbas. Julgados, recusaram-se a renegar a fé e foram decapitados.

O prefeito de Roma tentou convencê-la, e em consideração às famílias ilustres a que pertenciam, exigiu que abandonassem a religião, sob pena de morte. Como Cecília se negou, foi colocada no próprio balneário do seu palacete, para morrer asfixiada pelos vapores. Mas saiu ilesa. Então foi tentada a decapitação. O carrasco a golpeou três vezes e, mesmo assim, sua cabeça permaneceu ligada ao corpo. Mortalmente ferida, ficou no chão três dias, durante os quais animou os cristãos que foram vê-la a não renegarem a fé. Os soldados pagãos que presenciaram tudo se converteram.

O seu corpo foi enterrado nas catacumbas romanas. Devido a freqüentes invasões de Roma, as relíquias de vários mártires sepultadas lá foram trasladadas para várias igrejas. As de Cecília, entretanto, permaneceram perdidas naquelas ruínas por muitos anos.

No terreno do seu antigo palácio foi construída a igreja de Santa Cecília, onde era celebrada a sua memória no dia 22 de novembro já no século VI.

Nos anos de 817 a 824, o papa Pascoal I teve uma visão de santa Cecília e o seu caixão foi encontrado e aberto. E constatou-se, então, que seu corpo permanecera intacto. Depois, foi fechado e colocado numa urna de mármore sob o altar daquela igreja dedicada a ela. Vários séculos se passaram. Em 1559, o cardeal Sfondrati ordenou nova abertura do esquife e viu-se que o corpo permanecia intacto.

A sua tradicional festa é no dia 22 de novembro.

É padroeira da música e do canto sacro.

Projetos na Câmara dos Vereadores tem legalidade questionada

DSCF4898 DSCF4899 DSCF4906 DSCF4896

Muitos carros, viatura da GCM (Guarda Civil Municipal), guardas dentro e fora do prédio da Câmara dos Vereadores de Porto Feliz, grande participação popular: assim foi nesta quarta-feira, 22, na 29ª Sessão Ordinária.

Oque tanto atraiu a participação popular foram os projetos de Lei 104, 106 e 107. O projeto de Lei 104 trata da doação de terreno para trinta famílias que foram selecionadas. O projeto de Lei 106 trata de doação de terreno para Toroli Indústria e Comércio de Brinquedos, já o projeto de Lei 107 doação de terreno à Comunidade Filadélphia Ágape.

Vereador Ednilson pediu adiamento de dois dias, na votação do projeto 104 para poder melhor apreciar os pontos sobre a legalidade em ano eleitoral fazer tal doação.

Gerão pediu adiamento na votação do projeto 106, alegando mais tempo para estudar, expôs um exemplo que em Sorocaba teve que ser vetado, pois em ano eleitoral tais doações não pode serem concedidas. Foram contra o adiamento: Urias, Andréa e Nando Cesar.

Urias em sua fala destacou que não está sendo "doado", mas sim doado (concessão de uso) com regulamentação: em 6 meses deve começar a ocupação (construção) no terreno, e até 24 meses para exercer atividades entre outras exigências. O vereador também ressaltou a necessidades dos interessados e que a nova câmara somente voltará a funcionar em fevereiro.

Vereador Armando em sua fala falou do impasse legal e que aguarda resposta do jurídico. Afirmou não questionar os projetos. Pediu dois dias de adiamento para o projeto 107. Urias e Andréa foram contrários.

Estes projetos voltarão a serem apreciados nos dia 26 de novembro. Todos os projetos que estavam na ordem do dia, nenhum deles tinham parecer de nenhuma comissão responsável. Presenças do procurador do município José Maria da Costa, o vice prefeito Miguel Arcanjo, vereadores eleitos Rodrigo Peixoto, Marola, José Luis e Sergio da Caic.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Polícia investiga caso de roubo em Porto Feliz, SP

 

Vítima teria sido mantida durante dois dias em cativeiro, na capital paulista. Criminosos abandonaram o rapaz e fugiram levando cerca de R$ 1,5 mil.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A polícia de Porto Feliz (SP) investiga o caso de roubo a um rapaz, de 23 anos, que teria saído de carro na noite do domingo (18), para comprar cigarros e só reapareceu na manhã desta terça-feira (20), com sinais de espancamento.

Segundo informações da polícia, o jovem informou que, no caminho até o estabelecimento comercial, foi abordado por dois homens armados e que estavam em uma moto. Um deles entrou no carro e o rendeu levando a vítima até uma casa da capital.

O jovem informou que foi espancado durante o período que permaneceu com os dois homens e na manhã desta terça-feira (20), quando foi abandonado juntamente com o seu carro, em uma estrada próxima a cidade de Campinas (SP).

Os dois homens fugiram levando cerca de R$ 1,5 mil do rapaz, como informa polícia. O caso está sendo investigado e a vítima foi encaminhada para atendimento no Hospital Regional de Sorocaba (SP).

Facebook
Na rede social, a esposa do jovem rapaz vítima desta violência agradeceu "
pela ajuda e apoio na procura pelo meu marido", também relatou a violência "infelizmente ele foi vitima de um sequestro, bateram muito nele", encerrou comentando sobre sua recuperação "graças a Deus ele esta vivo, esta em casa se recuperando dos machucados".

Ong Gaiola Aberta faz soltura de 110 aves em Cerquilho, SP

 

Entre as aves devolvidas à natureza estão espécies ameaçadas de extinção.
Animas foram apreendidos em operações da Polícia Federal.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Nesta segunda-feira (19), 110 aves silvestres foram devolvidas à natureza. Os animais foram soltos após reabilitação feita por uma organização não governamental de Cerquilho (SP).

De acordo com o responsável pela ONG 'Projeto Gaiola Aberta', o estudante de biologia Antonio Miranda Fernandes, os animais foram apreendidos pela Polícia Federal e levados ao grupo que tem autorização para fazer a readaptação e soltura de animais. Entre as espécies que ganharam a liberdade estão coleirinhas, tico-ticos, além de aves ameaçadas de extinção como o patativa-chorão.

Após um mês de reabilitação, aves foram devolvidas à natureza. (Foto: Reprodução TV Tem)Após um mês de reabilitação, aves foram devolvidas à natureza. (Foto: Reprodução TV Tem)

Fernandes conta que após a abertura das gaiolas, as aves saem rapidamente das grades, no entanto, para chegar nesta etapa, o trabalho é demorado. A reabilitação dos animais dura cerca de um mês no local próximo onde a soltura é feita. Ele explica que os animais precisam ter a percepção da região antes de serem liberados. “Eu acho que quem ganha com a soltura dessas aves não é a natureza, mas sim a humanidade”, comenta.

O 'Projeto Gaiola Aberta' teve início em 2003. Atualmente, 150 animais entre araras, papagaios e maritacas vivem na sede da entidade. 90% não sobreviveriam fora das gaiolas. O estudante de biologia conta que no começo recebia apenas pássaros mutilados que eram apreendidos. Depois, passou a trabalhar com a soltura de animais sadios e que têm condições de sobreviverem sozinhos na natureza. Em nove anos de trabalho, a ONG já fez a soltura de mais de mil animais entre répteis, mamíferos e aves.

Para manter o ONG, Antonio conta que recebe apoio de amigo. Ele também faz palestras sobre conscientização em escolas e empresas.

Tucanos com bico quebrado (Foto: Divulgação / Projeto Gaiola Aberta)Na ONG vive um tucano que teve o bico quebrado em cativeiro. (Foto: Divulgação / Projeto Gaiola Aberta)