quinta-feira, 26 de julho de 2012

Crimes de homicídio e estupro crescem na região de Sorocaba, SP

 

Outras ocorrências também tiveram alta, em relação ao ano passado. Dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou os números da criminalidade no primeiro semestre de 2012 em todo o estado, nesta quarta-feira (25). Na região de Sorocaba (SP), houve um aumento nas ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado; um dos que mais apresentou alta foi o crime de estupro, com aumento de 38%.

De acordo com o Deinter -7- Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - que abrange mais de 70 municípios do estado, incluindo 16 cidades da região de Sorocaba, é possível notar que os crimes considerados graves também tiveram alta neste ano.
Sorocaba
Todos os índices são do primeiro semestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado. O crime de estupro foi o que mais subiu, 38%. Foram 85 no ano passado; este ano, 118. Em 2011, o número de tráfico de entorpecentes foi de 391 casos, já em 2012, são 458 casos. A alta foi de 17%.

 

Homicídios dolosos, que é quando há intenção de matar, subiu 17%. Em 2011, o número foi 24. Neste ano, são 28. As tentativas de homicídio também subiram. O índice foi de 30 %, já que em 2011, foram 43 casos e agora, 56.

Roubos, que inclui ocorrências de carga e em bancos, aumentou 15 %. Foram 988 ocorrências entre janeiro e junho de 2011. Agora, nos primeiros seis meses de 2012, 1.139. Os roubos de veículos passaram de 192 para 262, com índice de 36%.
Os roubos a bancos, nenhum caso registrado em 2011. Neste ano, três ocorrências foram registradas. Sobre os furtos, em 2011, foram cometidos 3.686. Agora foram 3.747, o que representa acréscimo de 1,65%.

O tráfico de drogas também teve alta: em 2012, foram1.767; já em 2011, esse número subiu para 1.474. E os furtos de veículos passaram de 1017, no ano passado, para 1.270 agora, 24% a mais.

Os dados completos, com as estatísticas de outras cidades, podem ser visualizados no siteda Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Nota da Polícia Militar
Por meio de uma nota à imprensa, o Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior (CPI-7), informou que sabe dos índices, e que, no mês de julho, os números apresentaram uma queda significativa se comparada aos meses anteriores.
Informou ainda que a polícia realiza o policiamento ostensivo com objetivo de redução da criminalidade. A PM divulgou também os números de apreensões e prisões realizadas, durante este ano. Foram presas 950 pessoas, apreendidas 125 armas, 172 kg de drogas e foram localizados 462 veículos. A Polícia Militar atende pelo telefone 190 e a população pode e deve acionar em caso de qualquer ocorrência.

Missionário conta os desafios da evangelização no Japão


O que significa deixar tudo por Deus? Na parábola do jovem rico descrita no Evangelho segundo Mateus, Jesus diz: "Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!" (Mt 19,21).

Para o padre Francisco Gomes esse "dar tudo" significou deixar sua casa, sua família, seus amigos, sua cultura e sua pátria para levar a mensagem de Cristo àqueles que nunca ouviram falar Dele.

"Foi quando eu estive na Itália, onde vivi por 9 anos, e no Japão, por 4 anos, que eu entendi o que o Senhor estava me pedindo 22 anos atrás quando senti meu chamado. Pois, deixando para trás quase tudo para seguir Jesus vi a beleza deste chamado”, conta o missionário.

Uma grande inspiração para padre Francisco foi a Encíclica Redemptoris Missio, escrita pelo Papa João Paulo II. Nela, o beato salienta que não há pessoa indigna do Evangelho, reforçando que todos os homens e mulheres têm o direito de conhecer Jesus.

“Se nós que estamos no Brasil, que estamos aqui no ocidente, tivemos a graça de conhecer Jesus, por que não, nossos irmãos que estão na Ásia?”, questionou-se padre Francisco. Assim, ele partiu em missão para o outro lado do mundo, para o Japão.

Mesmo depois de quatro séculos de evangelização, apenas 1% da população japonesa é cristã e neste grupo estão incluídos todos os católicos, anglicanos, luteranos e outras denominações cristãs.

Para todo missionário que chega ao Japão, tanto aqueles do Pontifício Instituto das Missões Exteriores - como é o caso de padre Francisco, bem como os xaverianos, os jesuítas e os franciscanos, a primeira coisa a se fazer é aprender o idioma do povo. E isso vale para qualquer missionário em qualquer país, pois o principal instrumento de trabalho do missionário é a palavra.

“O primeiro desafio é a língua. O idioma é muito difícil, mas muito interessante. Com um pouco de sacrifício e empenho acabamos aprendendo”, afirma o missionário.
 
Outro desafio, conta padre Francisco, é compreender uma cultura muito diferente. O povo japonês é muito preso ao sentido do grupo e ao abraçar a fé cristã, que traz consigo aspectos culturais diferentes, o japonês acaba tendo que se desligar um pouco desta característica, pois querendo ou não, ele se diferencia em meio ao grupo, seja na família, no trabalho ou na sociedade.

“A fé cristã tem uma forma diferente de encarar o outro, ver a questão do amor, do respeito, do perdão. Para um japonês é muito difícil perdoar quem o ofendeu. A maior ofensa para um japonês é ser humilhado diante do grupo. E o ser cristão é isso, é saber perdoar. Jesus nos mostra isso na cruz, que no momento mais difícil da vida, em que a gente não encontra forças, é preciso perdoar e perdoar a todos”, ressalta.


Uma entre muitas histórias

Padre Francisco conta que quando estava estudando o idioma, um senhor japonês, Akira San, o ajudou a praticar. Quanto ele terminou o estudo e precisou ser transferido, Akira o convidou para almoçar num restaurante e lhe disse: “Padre Francisco, eu tenho uma confissão a fazer. Quando eu te conheci, comprei um livro sobre o cristianismo".

Akira disse ainda que estava nascendo dentro dele uma grande alegria e uma esperança. Em seus 55 anos sempre achou que a vida acabasse com a morte, mas conhecendo um pouco a fé cristã, ele descobriu que existe outra vida depois da morte e que existe um Deus que pagou um caro preço para salvar a humanidade.

"Eu não sei se um dia serei cristão, mas hoje eu sou muito mais feliz do que eu era antes e isso graças a você", disse Akira ao padre.

O sacerdote pede que todos os católicos rezem pelas vocações, pois a messe é grande e os operários são poucos (cf. Lc 10,2).

“Como Akira San existem muitas pessoas na Ásia e na África que estão esperando por missionários que levem esta mensagem de paz, alegria e esperança que salva”, reforça padre Francisco.


Fonte: Canção Nova

Brasil Estréia com vitória e inicia com pé direito a briga pelo Ouro Inédito


Era para ser uma estreia tranquila, com placar elástico, sem nenhum tipo de problema. Era... A realidade é que o primeiro jogo da seleção de Mano Menezes nas Olimpíadas de Londres acabou com minutos finais dramáticos. Depois de abrir 3 a 0 na etapa inicial, o Brasil permitiu que o Egito fizesse dois gols no segundo tempo e levou sufoco. Mesmo assim, a vitória por 3 a 2, em Cardiff, no País de Gales, fez o Brasil iniciar com o pé direito a briga pelo ouro inédito.
Foram dois tempos muito distintos da Seleção. No primeiro, quando abriu 3 a 0 com Rafael, Leandro Damião e Neymar, o Brasil foi avassalador sob a batuta de Oscar. Depois, acomodado com a vantagem, errou muito e permitiu uma reação até então inimaginável do Egito. De qualquer maneira, no geral, o time de Mano Menezes fez por onde merecer a vitória.


Fonte: Globo.com

DB é campeão na Europa

Mais uma vez disputando um torneio na Europa contra grandes equipes do futebol mundial, a equipe sub-17 do Desportivo Brasil fez ótima campanha. Mas dessa vez, conquistou o título! E de forma invicta!
 
A Milk Cup acontece na Irlanda do Norte desde 1983. Hoje é um dos maiores e mais reconhecidos torneios de futebol de base na Europa e conta com participantes do mundo todo. O Desportivo Brasil, terceiro colocado nas duas últimas edições (2010/2011), lutou pelo título desse ano contra equipes como o Benfica, Manchester United, Newcastle, CSKA, Tottenham e Pachuca, entre outras.
 
Com 4 vitórias em 4 jogos, 19 gols marcados e apenas 3 sofridos, o DB chegou à grande final da competição para enfrentar a equipe do Newcastle United, da Inglaterra.
 
E o jogo final começou bem disputado. Mas o Desportivo jogava melhor, tanto que o goleiro do Newcastle trabalhou muito no primeiro tempo, garantindo o 0x0. Na segunda etapa o DB veio ainda mais forte. Com uma condição física impecável e toque de bola melhor ainda, não deu chances ao adversário. As jogadas foram encaixando e os gols acontecendo. Ao apito final do árbitro, vitória por 3x0 e a taça de campeão nas mãos dos garotos do DB.

O resultado coroa o excelente trabalho que vem sendo realizado pelo treinador Fabio Matias, por toda a comissão técnica e jogadores. O time realmente atingiu um futebol de alto nível que vem sendo mostrado em todas as competições disputadas pelo DB, no Brasil e no exterior.



Fonte: Desportivo Brasil

Vovô e vovó ativos e modernos querem cuidar do corpo e mente

 

“Vó-torista”, Tercila Tezolini leva e busca os netos na escola, faz pintura, cursa espanhol, leva a cachorra para passear... e não pretende parar.

 


Diversão em família - a avó e as netas passeiam e brincam em pontos turísticos da cidade (Foto: Fernando Rezende)

Pais dos pais. Este é o significado de avós nos dicionários. Mas quem convive ou já conviveu com avós sabe bem que esta palavra significa muito mais - ternura, sabedoria, compreensão. Mesmo com os novos tempos e a era da internet, o jeito de cuidar continua o mesmo, no entanto os avós tiveram grande transformação.

Eles querem sair, divertir-se, cuidar do corpo e da mente. A figura do avô na cadeira de balanço, e da avó com avental cozinhando o dia inteiro, ficou no passado. Os avós desta geração querem se movimentar, participar da vida dos netos e estar ligado em tudo, principalmente na internet.

Pedro Gomes tem 72 anos. É pai de quatro filhos e avô de sete netos. Aposentado, ele contou o que mais gosta de fazer. “Faço caminhada todos os dias, visito meus filhos e netos e gosto muito de ler.” Apesar de não ter muita intimidade com a internet, o vovô não fica de fora do mundo virtual. “Eu não entro na internet, mas meus netos pesquisam as coisas para mim. A internet foi a melhor coisa que inventaram”, afirmou.

“Adoro internet para pesquisar, receber e enviar e-mails”, contou Tercila Tezolini, 64 anos. Mãe de três filhas, ela tem quatro netos e admitiu ser uma internauta, porém não gosta de redes sociais. “Coisa chata ficar postando o que vai fazer o tempo todo. Eu tenho facebook, mas só uso para parabenizar meus amigos em dia de aniversário”, disse. Tercila acredita que a internet deve ser usada com moderação. “Uma hora por dia está ótimo. As pessoas estão perdendo muito tempo na internet.” A aposentada é a típica vovó ativa. “Eu levo meus netos para passear. Nas férias saímos todos os dias”, afirmou. Ela se denomina “vó-torista”, pois leva e busca os netos na escola, além dos passeios nos finais de semana.

Tercila faz pintura, cursa espanhol, leva a cachorra para passear, faz caminhada, meditação e não pretende parar. “Quero entrar no Pilates também. Sou uma avó moderna”, contou. 

Esta "avó moderna" tem três netas, Lívia Prado Gomes, 10 anos, Beatriz Prado Gomes, sete anos, e Sofia Helena de Oliveira e Prado, seis anos; e nas férias costuma levar a meninada para passear. Na tarde de ontem, estavam no Parque Campolim, acompanhadas da cachorra Frida. A avó guiava o passeio, não deixando de se divertir também. 

As netas contaram o que mais gostam de fazer ao lado da avó. “Passear ao ar livre”, contou Lívia; “Brincar e dormir na casa da vovó”, afirmou Beatriz; já a pequena Sofia Helena gosta mais dos passeios que faz no Parque da Água Vermelha e no Paço Municipal.

Mesmo com toda modernidade, Tercila não deixou as características de avó - a ternura e a mão para cozinhar bem. “A vovó cozinha melhor que minha mãe”, disse a pequena Sofia e contou que o frango e o arroz que Tercila faz é uma delícia.

CLUBE DO IDOSO - Uma oportunidade para avós e idosos em geral se manter ativo são as atividades do Clube do Idoso, recentemente inaugurado. Nas margens do Rio Sorocaba, no bairro Pinheiros, o espaço é voltado para pessoas com mais de 55 anos, que queiram ter uma vida saudável e ativa.

Para a coordenadora da casa, Anézia de Moraes Rosa, o clube oferece oportunidade aos participantes de valorizarem a vida, de melhorarem a qualidade de vida. “Aqui tem atividade física, lazer e recreação. Existe um convívio com pessoas da mesma idade e troca de informações e experiências”, disse. Para Anézia, atividades como jogo da memória e leitura deixam o cérebro dinâmico, tirando o idoso do ritmo caseiro e deixando-o mais disposto e ativo.

Segundo a coordenadora o clube já tem mais 330 inscritos para as atividades como dança, alongamento, caminhada monitorada, teatro e academia. Para se inscrever é preciso ter 55 anos completos, levar documento com foto, uma foto 3x4 e o comprovante de endereço. Para os idosos que queiram usufruir da academia é necessária uma declaração médica em que conste a liberação para a prática de exercícios.

De acordo com Anézia, o clube está sendo visitado constantemente por pessoas interessadas em conhecer o local. “O clube fica aberto para visitação e inscrição das 8 às 17 horas”. Todas as atividades são gratuitas.

Cuidados com meio ambiente não podem ser esquecidos nas férias

 

Nicole Melhado
Da Redação

Montagem sobre fotos / Arquivo

Da direita para a esquerda: Cardeal Antonio MariaVegliò e Dom Joseph Kalathiparambil

No dia 27 de setembro celebra-se o Dia Mundial do Turismo, promovido anualmente pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Para esta ocasião, o Pontifício Conselho das Pastorais para os Migrantes e Itinerantes enviou uma mensagem destacando que os cuidados com o meio ambiente não devem ser deixados de lado na época de férias.

Nesta mensagem publicada nesta quarta-feira, 25, no Boletim da Santa Sé, o órgão vaticano salienta que o turismo cresceu a um ritmo importante nas últimas décadas. Segundo as estatísticas da Organização Mundial do Turismo, prevê-se que durante durante este ano a movimentação internacional de turistas chegue a um bilhão e que, no ano 2030, serão dois bilhões.
“Tal crescimento, que tem certamente efeitos positivos, pode causar um forte impacto ambiental, devido, entre outros fatores, ao consumo desmesurado dos recursos energéticos, ao aumento de agentes poluentes e à produção de resíduos”, ressalva o Vaticano.
O conceito de "desenvolvimento sustentável" está já implementado na sociedade e o sector do turismo não pode nem deve permanecer à margem. A mensagem assinada pelo presidente do dicastério, Cardeal Antonio MariaVegliò e pelo secretário, Dom Joseph Kalathiparambil , reforça que toda forma e expressão de turismo deve ser necessariamente sustentáveis.
“Não podemos separar o tema da ecologia ambiental da preocupação por uma adequada ecologia humana. Não podemos separar a nossa visão do homem e da natureza do vínculo que os une com o Criador. Deus confiou ao ser humano à boa gestão da criação”, salientam ainda.
A Santa Sé lembra que uma real mudança de mentalidade induz as pessoas a adotarem novos estilos de vida, mas corre-se facilmente o risco de esquecer estas motivações durante o período de férias, quando as pessoas procuram comodidades que consideram ter direito, nem sempre refletindo sobre as suas consequências.
“É necessário cultivar a ética da responsabilidade e da prudência, interrogando-nos sobre o impacto e sobre as consequências das nossas ações”, destaca a mensagem.
O Vaticano reforça que é fundamental que, tanto as estruturas turísticas eclesiais como as férias que a Igreja promove, sejam caracterizadas, entre outras coisas, pelo seu respeito para com o ambiente. E todos os sectores envolvidos - empresas, comunidades locais, governos e turistas - devem estar conscientes das respectivas responsabilidades para alcançar a formas sustentáveis de turismo.
“Convidamos, portanto, todos a promover e a utilizar o turismo de forma respeitosa e responsável, permitindo que ele desenvolva todas suas potencialidades, na certeza de que, contemplando a beleza da natureza e dos povos, possamos chegar ao encontro com Deus”, conclui a mensagem.

Chegou a hora de afirmarmos nossa fé em Jesus


Querem nos impor um outro 'cristo' que não é Jesus. Com muito jeito e com muita persuasão, querem nos fazer esperar outro 'cristo'. Dizem mesmo que a humanidade inteira sempre esperou por um messias, mas não percebeu que não existiu apenas um, mas vários, dentre eles Jesus. Dizem até que Ele permaneceu por trinta anos no Oriente para adquirir conhecimentos. Tudo para confundir os próprios cristãos.
Pura invenção! Os Evangelhos falam claramente da origem de Jesus Cristo: “Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não estão todas conosco?” (Mt 13,55-56a).
Essa é a hora de afirmarmos nossa fé em Jesus, o Filho Único de Deus. Por amor a nós, Ele despojou-se de Sua divindade. Nunca deixou de ser Deus, mas se despojou de Sua natureza divina. Veio ao mundo, fez-se homem como nós: assumiu a nossa humanidade em tudo, menos no pecado (cf. Hb 4,15b).
Tomou nossas dores, nossos trabalhos, nossas dificuldades, nossa pobreza. Passou a vida pregando o Reino de Seu Pai, trazendo-nos a verdade. Foi vítima de Seus inimigos. Tramaram contra Ele, quiseram prendê-Lo, condená-Lo, mas Ele se entregou livremente. Morreu na cruz para comprar vida por vida. Para comprar a nossa vida, Jesus deu a própria vida. Não fomos comprados por ouro ou prata, mas pelo Sangue de Jesus Cristo. É nesse Jesus que nós cristãos acreditamos!
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Região de Campinas tem primeiros indeferimentos pela Ficha Limpa

 

Candidatos às prefeituras de Rafard e Mogi Guaçu são barrados por juízes. Concorrente a vereador de Hortolândia foi terceiro caso de 'ficha suja'.

Do G1 Campinas e Região

Comente agora

A região de Campinas (SP) registrou nesta quarta-feira (25) os dois primeiros indeferimentos de candidatos a prefeito baseados na Lei da Ficha Limpa. As decisões partiram dos juízes eleitorais de Mogi Guaçu (SP) e Rafard (SP). Um terceiro indeferimento por “ficha suja” ocorreu em Hortolândia (SP), na segunda-feira (SP), mas recai sobre um candidato a vereador. Em todos os casos ainda cabe recurso por parte dos candidatos, que podem seguir em campanha.

Em Mogi Guaçu, o juiz eleitoral José Fernando Steinberg indeferiu a candidatura de Walter Caveanha (PTB) baseado no pedido feito pelo Ministério Público, que menciona a irregularidade na prestação de contas de Caveanha quando prefeito da mesma cidade e também enquanto secretário estadual. Ambas as contas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, o que acarretou na inelegibilidade dele.

A situação foi semelhante em Rafard (SP), onde o juiz eleitoral se apoiou em uma decisão judicial de 2007, que condena o candidato Mauro César Piffardini Savassa (PSDB) por improbidade administrativa e caça os direitos políticos dele por 3 anos por conta de irregularidades cometidas enquanto o político exercia função na secretaria municipal de saúde. Segundo o magistrado, esta decisão o torna inelegível e, por isso, ele barrou a candidatura nesta quarta.

Vereador
O terceiro caso de indeferimento pela Lei da Ficha Limpa na região recai sobre o candidato do PSC de
Hortolândia Isaac Santos Sousa, que teve o pedido de candidatura negado pelo juiz eleitoral por conta de uma condenação por furto. Segundo o chefe de cartório da cidade, Dalberson Bernardino de Almeida, a pena já foi cumprida, mas pela lei ele continua inelegível.

Defesas
Os políticos que foram indeferidos podem recorrer e até a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, podem continuar a campanha. A assessoria do candidato de Mogi Guaçu, Walter Caveanha, informou que fará exatamente isto. Um assessor do candidato disse que as ações de campanha continuarão normalmente e que o político vai recorrer junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

O candidato de Rafard, Mauro Savassa, também informou, por meio de um assessor, que vai recorrer da decisão. O G1 também entrou em contato com o representante do PSC em Hortolândia, Lourival Corrente Cruz, que informou não ter sido notificado sobre a decisão e preferiu não comentar o caso nem passar qualquer contato do candidato.

Rosas em Capivari – show gratuito!!!

A banda nacionalmente conhecida apresenta a turnê Horizonte Vivo Distante, dia 27 de julho, na Praça Central de Capivari
O Governo Municipal de Capivari preparou grandes eventos durante o mês de julho para comemorar os 180 anos do município. Como parte do calendário das festividades, uma grande atração vai agitar a cidade, a banda Rosa de Saron. Conhecida nacionalmente, a banda apresenta a turnê Horizonte Vivo Distante, que já rodou o país com um mega show de luzes, estrutura e boa música.
Em mais de 20 anos de estrada, a banda ainda comemora suas recentes conquistas: ela foi indicada ao Grammy Latino em Las Vegas 2010 e 2011, indicada ao prêmio da música digital, melhor cantor de 2010 pelo site Terra, 8º melhor artista do ano pelo site Terra, segundo artista mais importante de 2010 pelo portal G1, disco de Ouro cd Horizonte Distante, DVD de Ouro em vendas pela gravadora Som Livre em 2011 e em julho de 2011 a música “meu abandono” atingiu o 7º lugar entre as músicas mais tocadas nas rádios do Brasil.
“Sem sombra de dúvida os cidadãos assistirão a um grande show, com a mesma estrutura levada em outras cidades. Em seus 180 anos toda a população merece participar de um evento como esse que será gratuito na Praça Central de Capivari”, afirmou o Prefeito Municipal Luís Campaci.
A Banda Rosa de Saron também comemora marcas que a colocam em destaque no cenário musical nacional e evidenciam o seu sucesso, como a marca de 250 mil acessos por mês em seu site oficial, 160 mil membros do orkut, mais de 1 milhão de audições na página do Myspace – atingindo 7 das 10 mais bem colocadas na categoria “Músicas”. A banda também alcançou o topo das bandas de rock nacional mais tocadas nos sites Sonora e Vagalume, tornando suas mensagens acessíveis a todos.
A turnê Rosa de Saron Horizonte Vivo Distante acontece na Praça Central de Capivari no dia 27 de julho, às 20 horas. O evento é gratuito! Prestigie dessa grande festa.

Universidade Aberta abre vagas para curso de pós gradução em Porto Feliz

 

banner

Inscrições seguem até o dia 12 de agosto. Taxa é de R$ 68.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A Universidade Aberta do Brasil de Porto Feliz (SP) abriu, até o dia 12 de agosto, inscrições para o processo seletivo 2012, para o curso de “Planejamento, Implementação e Gestão de Educação à Distância”, com nível de pós-graduação Lato Sensu (especialização) na modalidade a distância, com uma carga horária de 465 horas.

Para participar do processo seletivo, o interessado deve ser portador de diploma de graduação reconhecido pelo MEC. As aulas são de graça e ministradas pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Para participar basta se inscrever no site e pagar uma taxa no valor de R$ 68.

Formação sobre Missa parte por parte!

 

DSCF5299