quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vovô e vovó ativos e modernos querem cuidar do corpo e mente

 

“Vó-torista”, Tercila Tezolini leva e busca os netos na escola, faz pintura, cursa espanhol, leva a cachorra para passear... e não pretende parar.

 


Diversão em família - a avó e as netas passeiam e brincam em pontos turísticos da cidade (Foto: Fernando Rezende)

Pais dos pais. Este é o significado de avós nos dicionários. Mas quem convive ou já conviveu com avós sabe bem que esta palavra significa muito mais - ternura, sabedoria, compreensão. Mesmo com os novos tempos e a era da internet, o jeito de cuidar continua o mesmo, no entanto os avós tiveram grande transformação.

Eles querem sair, divertir-se, cuidar do corpo e da mente. A figura do avô na cadeira de balanço, e da avó com avental cozinhando o dia inteiro, ficou no passado. Os avós desta geração querem se movimentar, participar da vida dos netos e estar ligado em tudo, principalmente na internet.

Pedro Gomes tem 72 anos. É pai de quatro filhos e avô de sete netos. Aposentado, ele contou o que mais gosta de fazer. “Faço caminhada todos os dias, visito meus filhos e netos e gosto muito de ler.” Apesar de não ter muita intimidade com a internet, o vovô não fica de fora do mundo virtual. “Eu não entro na internet, mas meus netos pesquisam as coisas para mim. A internet foi a melhor coisa que inventaram”, afirmou.

“Adoro internet para pesquisar, receber e enviar e-mails”, contou Tercila Tezolini, 64 anos. Mãe de três filhas, ela tem quatro netos e admitiu ser uma internauta, porém não gosta de redes sociais. “Coisa chata ficar postando o que vai fazer o tempo todo. Eu tenho facebook, mas só uso para parabenizar meus amigos em dia de aniversário”, disse. Tercila acredita que a internet deve ser usada com moderação. “Uma hora por dia está ótimo. As pessoas estão perdendo muito tempo na internet.” A aposentada é a típica vovó ativa. “Eu levo meus netos para passear. Nas férias saímos todos os dias”, afirmou. Ela se denomina “vó-torista”, pois leva e busca os netos na escola, além dos passeios nos finais de semana.

Tercila faz pintura, cursa espanhol, leva a cachorra para passear, faz caminhada, meditação e não pretende parar. “Quero entrar no Pilates também. Sou uma avó moderna”, contou. 

Esta "avó moderna" tem três netas, Lívia Prado Gomes, 10 anos, Beatriz Prado Gomes, sete anos, e Sofia Helena de Oliveira e Prado, seis anos; e nas férias costuma levar a meninada para passear. Na tarde de ontem, estavam no Parque Campolim, acompanhadas da cachorra Frida. A avó guiava o passeio, não deixando de se divertir também. 

As netas contaram o que mais gostam de fazer ao lado da avó. “Passear ao ar livre”, contou Lívia; “Brincar e dormir na casa da vovó”, afirmou Beatriz; já a pequena Sofia Helena gosta mais dos passeios que faz no Parque da Água Vermelha e no Paço Municipal.

Mesmo com toda modernidade, Tercila não deixou as características de avó - a ternura e a mão para cozinhar bem. “A vovó cozinha melhor que minha mãe”, disse a pequena Sofia e contou que o frango e o arroz que Tercila faz é uma delícia.

CLUBE DO IDOSO - Uma oportunidade para avós e idosos em geral se manter ativo são as atividades do Clube do Idoso, recentemente inaugurado. Nas margens do Rio Sorocaba, no bairro Pinheiros, o espaço é voltado para pessoas com mais de 55 anos, que queiram ter uma vida saudável e ativa.

Para a coordenadora da casa, Anézia de Moraes Rosa, o clube oferece oportunidade aos participantes de valorizarem a vida, de melhorarem a qualidade de vida. “Aqui tem atividade física, lazer e recreação. Existe um convívio com pessoas da mesma idade e troca de informações e experiências”, disse. Para Anézia, atividades como jogo da memória e leitura deixam o cérebro dinâmico, tirando o idoso do ritmo caseiro e deixando-o mais disposto e ativo.

Segundo a coordenadora o clube já tem mais 330 inscritos para as atividades como dança, alongamento, caminhada monitorada, teatro e academia. Para se inscrever é preciso ter 55 anos completos, levar documento com foto, uma foto 3x4 e o comprovante de endereço. Para os idosos que queiram usufruir da academia é necessária uma declaração médica em que conste a liberação para a prática de exercícios.

De acordo com Anézia, o clube está sendo visitado constantemente por pessoas interessadas em conhecer o local. “O clube fica aberto para visitação e inscrição das 8 às 17 horas”. Todas as atividades são gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz