segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Festividades de São Benedito em Porto Feliz



Aconteceu em Porto Feliz, mais uma tradicional Festa de São Benedito, servo de Cristo. Franciscano de Espiritualidade. A igreja de São Benedito está localizada em Porto Feliz na região Central da Cidade.

O tríduo aconteceu quinta, sexta e sábado. Na noite de sábado, o Pe Carlos Alexandre foi o convidado para celebrar a Missa. No domingo a missa foi realizada às 10h com grande participação da comunidade.

A tarde do domingo, as 16 horas, aconteceu a Procissão, onde outras irmandades de São Benedito vieram de diversas cidades, como Tietê, Sorocaba, Cerquilho e São Paulo.

Chuva
A procissão estava em seu momento final, São Pedro permitiu chuva torrencial no centro da cidade. São Benedito tomou um pouco de chuva.


Fotos
Mais fotos em nosso orkut Em Movimento.























CPP da Paróquia São João Batista acontece hoje a noite


Acontece hoje na Igreja Matriz São João Batista, a reunião dos coordenadores de comunidade, pastorais e movimentos. Reunião liderada pelo pároco Frei Eugênio. Começa as 19h30m

Porto Feliz: cooperativismo e Coleta Seletiva



O primeiro encontro de Cooperativismo e Coleta Seletiva no auditório do Paço Municipal Aconteceu no dia 27 de janeiro.
 
A reunião foi promovida na tentativa de encontrar voluntários para ajudar na composição da diretoria e na implantação da Cooperativa de Reciclagem da cidade.
 
A cooperativa está sendo elaborada com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Jardim Vante. Doze pessoas fazem parte da composição do grupo que já passou por treinamento do Sebrae.
 
Um barracão na rua Anita Garibaldi, bairro Primavera, foi alugado para o funcionamento da cooperativa e a prefeitura deverá ceder um caminhão para recolhimento do material. Cerca de 23% do lixo produzido na cidade — cerca de 30 toneladas por dia — pode ser reciclado.
 
Uma nova reunião foi marcada para o dia 3 de fevereiro, às 17 horas, também no Paço Municipal, na rua Ademar de Barros, 340, centro.
 
 

Carnaval em Porto Feliz

 
A festa do Carnaval Solidário 2010 de Porto Feliz começa dia 13 de fevereiro, as 20 horas, na Praça da Matriz, e terá como atrações um escola de samba e desfile de blocos carnavalescos, além dos shows com os grupos Cantaê e Katinguelê.

A volta este ano do Carnaval para o centro da cidade foi devido a pedidos da população, afirma a diretora de Esportes e Turismo, Regiane Aguiar Silva Bergamo. “Recebemos vários telefonemas logo depois do carnaval de 2009, inclusive de famílias que residem no centro da cidade”, explica.

Outro fator decisivo na opção pelo centro da cidade, segundo Regiane, é que a Prefeitura Municipal espera apenas confirmação da Caixa Federal para começar a reforma do Centro Municipal de Exposições (Cemex). “Quando a caixa der sinal verde imediatamente tem de ser começada a reforma, por causa do cumprimento dos prazos. Como não existe previsão dessa liberação, corríamos o risco de preparar a programação de carnaval voltada para o Cemex e ter de trocar o local da festa às vésperas de ser realizada”, conta a diretora.

Para a segurança dos foliões, foram contratados setenta seguranças por noite, além do apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. A colocação de câmeras em todo o perímetro do desfile e dos shows complementará a segurança da festa. Na Praça da Matriz, serão colocados banheiros químicos para o uso da população. A limpeza do local será feita diariamente pela Prefeitura Municipal.

Ainda de acordo com Regiane, durante os dias do carnaval, as ruas Dr. José Sacramento e Silva e o trecho em frente à Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens (Matriz) ficarão fechados em virtude da montagem do equipamento. O trajeto do desfile — da Câmara Municipal até a Praça da Matriz —, ficará interditado algumas horas antes do começo da festa. Em cada acesso, haverá detector de metais.

A solidariedade fará parte da festa! A cada venda de abadá que os blocos carnavalescos fizerem, um litro de leite será doado ao Fundo Social.

Programação

13 de fevereiro – Início do Carnaval Solidário
20 horas – Desfile dos blocos Banda do Me e Banda Angélica.

22 horas - Apresentação do DJ Kadu

23 horas - Show com o grupo Cantaê

14 de fevereiro
15 horas – Matinê com o grupo Cantaê

21 horas – Desfile do bloco Gaiola das Virgens

22 horas – Dj Kadu

23 horas – Apresentação do grupo Cantaê e show com o grupo Katinguelê

15 de fevereiro 20 horas – Desfile dos blocos Banda do Me, Nostravamos e Banda Angélica

23 horas – Shows com Cantaê e Katinguelê

16 de fevereiro – Encerramento
Desfile da Espada de Ouro

23 horas – Show com Cantaê

1/Fevereiro - Santa Veridiana, Virgem

Nascida na Toscana, consagrou desde muito jovem sua virgindade a Deus. Peregrinou a Santiago de Compostela e a Roma, retornando depois à terra natal, onde voluntariamente viveu murada numa cela, durante 34 anos, em meio a rigorosas penitências e recebendo graças místicas extraordinárias

CARTA AOS PAIS

Esta carta de André Charlier merece ser lida duas vezes. Uma, por seu conteúdo e oportunidade; Outra, tendo-se em vista a data em que foi escrita, 22 de outubro de 1954, quando Charlier era diretor da escola preparatória de Clères, na Normandia.




Embora escrita para pais franceses, estas breves reflexões certamente interessarão ao leitor brasileiro.


Prezados amigos, escrevi há muitos anos "cartas aos pais", e parei de escrevê-las, uma vez que, no final, não via utilidade. Elas não persuadiam senão aqueles que já se encontravam persuadidos. Muitos me escreviam: «Como o sr. tem razão!», mas não passavam desta aprovação platônica. Ora, tenho muito pouco tempo para escrever coisas inúteis. Se escrevo aos senhores hoje mais uma vez, é porque uma imperiosa necessidade me incita a isto. É preciso, de todo modo, que o homem ao qual os senhores confiaram a educação de seus filhos lhes diga o que pensa da juventude da França que cresce. Sua responsabilidade moral, como a minha, está empenhada e é preciso que aos senhores seja apresentada a realidade. O quadro que apresento é uma visão geral cujos elementos não foram tomados apenas do que pude constatar na Escola. Do que tenho a lhes dizer, cada um aproveitará o que quiser ou puder.



O que me espanta mais, é o quanto esta juventude é pouco viril. E por que é assim? Porque, simplesmente, os senhores jamais exigiram nada dela. Os senhores apenas se preocuparam de que fossem felizes e realizaram todos os seus desejos; desde a primeira infância, os satisfizeram de todos os modos possíveis; como poderão querer que tenham a idéia de que, por um lado, a vida é difícil, que as coisas difíceis são as únicas que interessam e que, por outro lado, todas as alegrias se compram e mesmo que custam tanto mais caro quanto mais elevadas são? Tudo sempre lhes foi dado e eles julgam normal que tudo lhes seja dado, estimam mesmo que é seu direito; e como a cultura e a ciência não se comunicam por si mesmas, vêem nisso uma espécie de injustiça. Eles não estão longe de se considerarem vítimas, posto que o Latim e as matemáticas não entregam tão facilmente os seus segredos.



Isto é assim porque, na educação que os senhores lhes deram, eles sempre receberam tudo de graça. Os senhores foram vítimas da demagogia universal e do moderno liberalismo, que considera a autoridade um vestígio de tempos bárbaros. Os senhores repudiaram a autoridade; quiseram agradar seus filhos para serem amados: mas não serão mais amados do que nossos pais o foram e serão, talvez, menos estimados por seus próprios filhos quando estes tiverem idade para julgar. Pois não lhes ensinaram que tudo tem um preço e que as coisas de valor custam caro. Jamais tiveram necessidade de merecer os prazeres que lhes foram dados; jamais aprenderam a fazer coisas contrárias às suas vontades. Ora, não é coisa agradável, em si mesma, por exemplo, estudar as declinações do latim ou do alemão.



Quando eu era pequeno, aprendi a fazer sem discutir o que me era ordenado; prestaram-me, assim, um imenso serviço. Mas, seus filhos, como discutem tudo! Não param nunca de discutir! Nada parece agradável para eles. Julgam tudo à medida de seu prazer imediato. Não se surpreendam que não tenham nem obediência, nem disciplina, nem respeito, nem senso de dever. E mais: os senhores os cumularam a tal ponto, que não querem mais nada, e eu jamais vi coisa mais desoladora do que jovens sem vontade. A ausência de vontade é um estanho bem-estar.



Julgam que sou pessimista? Mas os professores que conheço me dizem precisamente o mesmo. Aliás, nas conversas que tive com os senhores, todos mostraram estar de acordo com o que disse, apenas esqueceram de aplicá-lo nas próprias casas. Os senhores não se dão conta de que se preocupam imensamente com tudo que diga respeito à saúde, alimentação, conforto, férias ― e também com os estudos, pois, no final, há o sacro-santo vestibular ― mas, e quanto à alma dos seus filhos, ela os preocupa? Enquanto aguardo que o respondam perante Deus, pergunto: Que homens os senhores darão à França?



Os senhores sabem, contudo, que a vida não é fácil. Seus encargos profissionais são cada vez mais pesados. Os senhores estão insensíveis para o quanto a França diminuiu-se politicamente no mundo, o quanto ela decepciona seus amigos estrangeiros por não trabalhar o bastante, por não saber governar sua casa, por ter perdido suas forças em discussões estéreis. Acreditam que uma geração sem alma livrará a França de seu mal? Pois estamos prestes a fabricar a geração mais medíocre que a França jamais conheceu, pois nossos filhos não sabem mais impor a si mesmos tarefas desagradáveis. Aliás, eles encontraram um maneira fácil de escapar delas, que é a dos fracos: eles mentem. Mentem aos senhores, e os senhores não se dão conta. Quanto a mim, gasto um tempo precioso para descobrir suas mentiras. Jamais tive tanta dificuldade para estabelecer, em meu internato, uma atmosfera de lealdade. Não seria assim se os senhores tivesse comunicado o sentimento de que a regra nos ultrapassa e que a devemos respeitar. Mas, como os srs. são franceses — os franceses são anárquicos ― os srs. dão a eles, involuntariamente, o sentimento de que podemos burlar a regra. Para as saídas de domingo, fixei que se deveria voltar às 17 horas — pois a esta hora há, seja um estudo, seja um ofício na capela: mas cada domingo há alunos atrasados. Estabeleci como regra absoluta que os alunos não devem levar dinheiro com eles, mas os srs. lhes dão por trás de minhas costas, o que os instala na mentira e produz conseqüências por vezes muito graves.



Após nos ter confiado seus filhos, os srs. pararam de se preocupar com sua educação. Mas os senhores nos repassam a responsabilidade de fazer o que os srs. mesmos não têm a coragem de fazer. Os srs. abdicaram. Sei bem que, dada a atmosfera moral do mundo moderno, a tarefa dos pais, se a quiserem cumprir escrupulosamente, é uma tarefa quase heróica. Pois bem, é preciso tomá-la como tal, e não fugir dela. Ninguém os substituirá e, apesar de tudo, os senhores responderão por ela. Os srs. sabem o que se passa nas casas de educação, mesmo religiosas? Os educadores estão completamente impotentes: ocupam-se dos melhores e deixam a grande massa dos medíocres com sua mediocridade.



Somos aqui uns poucos que se põem a fazer uma tarefa que, hoje, ninguém mais quer fazer e que ninguém quer ajudar, sob nenhum ponto de vista. Portanto, não nos dê o desgosto de achar que, aquilo que arduamente fazemos de um lado, é freqüentemente desfeito por outro. Jamais foi tão difícil retomar o trabalho como este ano, após as férias, pois estas foram demasiado doces, prazerosas, confortáveis. E sobretudo, quando os srs. vierem aqui, abandonem a idéia de que estes pobres meninos devem ser, a todo preço, confortados do mal de serem internos com quilos de bombons, gordos desjejuns ou sei lá o que. Tento tratá-los como homens, e peço que acreditem: não é fácil. Ser homem não consiste em discutir e colocar tudo perpetuamente em discussão. Consiste em assumir responsabilidades corajosas e generosas em uma ordem que nos ultrapassa. Façam, pois, como eu. Acham que é heróico? Sejam, pois, heróis. Não há outra coisa a fazer.



André Charlier

Que fazer? Lutar. Combater. Clamar. Guerrear.

Roguemos pois a Deus, com todas as forças; desfaçamo-nos em lágrimas de rogo e gritemos a súplica que nos estala o coração: enviai-nos Senhor, ainda neste século, um reforço de grandes santos, de grandes soldados que queiram dar a vida, no sangue ou na mortificação de cada dia, pela honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo.



Compadecei-vos, Senhor de nossa extrema miséria, e sacudi os homens para que eles saibam quem é o Senhor !





Gustavo Corção “O Século do Nada”
Acontecerá na Escola Arruda botelho (grupão), o Retiro de Carnaval da RCC de Boituva.
Iniciará no sábado as 15 horas com a Santa Missa, todos os dias terá Missas, pregações, orações, muita música, teatro dança e Bailes todas as noites.

O Evento conta com o Apoio das Paróquias São Roque e São Francisco e toda a RCC local.

Chuva e mato, muito mato!

Com o excesso de chuva, o que tem sido favorecido pela ação do tempo é o mato. Que por toda a cidade e em especial terrenos baldios e espaços públicos estão com o mato alto e crescendo rápido.
Antecipando-se ao ano letivo de 2010, a Prefeitura mandou roçar todas as escolas e creches da cidade.
Enquanto isto, as praças, que são responsabilidade de outra empresa, a Sanepav, está correndo contra o tempo, pois o mato está voltando a crescer rapidamente.
Abaixo vemos as Praça 13 de maio:
 giro 19,01,10 006 giro 19,01,10 007 giro 19,01,10 008

Próximo a Santa Casa:
giro 19,01,10 070  giro 19,01,10 069giro 19,01,10 066

Notícias do Pe Dirceu

Imposição da estola

Assembléia numerosa


Arcebispo e concelebrantes


As 19h00 desse sábado, na igreja matriz de Tapiraí, o Padre Dirceu Sudário de Freitas,

em celebração Eucarística presidida por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues,tomou pose como Administrador Paroquial, da Paróquia Santa Catarina de Alexandria, que em Janeiro do próximo ano estará completando 50 anos de sua instalação.

A missa foi concelebrada pelos Padres Antonio José Albertine Paróquia Nossa Senhora do Carmo- Votorantim, Pe Carlos Ferreira Borges Meira, da Paróquia Nossa Senhora Consolata - Votorantim,e Coordenador Pastoral da Região Raposo, Padre Rubens Dalmazo - da Paróquia Santa Maria Madalena - Ouro Fino- Sorocaba, Padre Élcio - da igreja matriz de Capão Bonito, Padre Santo Cãndido - Pároco da Nossa Senhora da Piedade, e que foi noemado por Dom Eduardo, como Vigário Paroquial da Santa Catarina, e os Diáconos Samuel Soares, Wilson de Almeida Lopes da Paróquia São João Batista - Votorantim, José Laerte Heber - Paróquia Nossa Senhora Aparecida -Votorantim, e Durvalino Alegro, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, que foi o proclamador do Santo Evangelho.

Na Assembléia, além dos paroquianos locais, havia um grande número de pessoas da Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição de Votorantim, onde Padre Dirceu esteve trabalhando após o seu retorno da missão no Japão, além d Piedade e de Capão Bonito, que vieram comk o Padre Élcio,homenagear o Padre Dirceu que é nascido na Região de Capão Bonito, onde moram seus familiares.

Na introdução dasua Homilia, o Arcebispo ressaltou a beleza da narrativa da primeira leitura, onde o Profeta sente medo e sente-se impotente diante da missão confiada por Deus, lembrou que entre os vocacionados da Bíblia, nenhum ousou afirmar que estava pronto e capacitado para cumprir a missão, mas que todos eles confessaram diante de Deus a sua fraqueza, e que o sacerdote também não foge a essa regra, pois confiantes todos na Graça de Deus, somente assim, se consegue levar a bom termo a missão que Deus nos confia"

Após a celebração Padre Dirceu usou da palavra para manifestar sua gratidão a todos que sempre o apoiou em sua vocação, e de modo especial a Dom Eduardo, que pela segundavez lhe dá um voto de confiança, designando-o para administrar a paróquia. Os paroquianos demonstravam alegria pela volta doPadre Dirceu, como a Dona Júlia, que nosseus 80 anos de idade, e frequentadora da paróquia desde 1947, não escondia sua alegria " Graças ao nosso Deus que temos de novo aqui com nós, o Padre Dirceu" .

Antes da bênção final, Dom Eduardo deu uma bênção especial ao Padre Dirceu, para que

possa perseverar em seu novo trabalho.

Depois, a festa prosseguiu no salão paroquial onde em um clima de alegria e muita descontração, foi servido um lanche comunitário.

A Equipe de Redação deseja ao Padre Dirceu, muitos frutos em seu novo trabalho !

Breve História de Tapiraí

Em 1930 a família Rosa, pretendendo vender suas terras nos sertões do Paranapiacaba, contratou o Engenheiro Celso David do Valle que, acompanhado de Celestino Américo, percorreu a região .
Em local por eles considerado ideal para Sede de futura povoação, colocaram um marco e denominaram Paranapiacaba, por ficar em um tabuleiro entre os contrafortes da cordilheira marítima.
No mesmo ano, foi construído o primeiro rancho, no então Patrimônio de Paranapiacaba, onde hoje está a Igreja Matriz.
Celso David do Valle, José Kenitz Moreira Lima, Royal Maravalhas e Valdomiro do Valle, formaram em 1932, sociedade e fundaram a "Colônia Juquiazinho", Moreira & Cia Ltda., com a finalidade de locar a estrada Piedade-Juquiá, e construir o trecho Piedade-Patrimônio do Paranapiacaba.
Em 1934 iniciou-se a colonização, com a formação da Cia. Agrária Paulista, sendo abertas as estradas vicinais, do Rio Verde, Juquiazinho, Travessão e Nagasaki.
Dois anos depois as famílias japonesas Kubota, Matsumura, Sato e outras, iniciaram a produção de carvão vegetal até hoje importante econômica do Município.
Em 1938, foi inaugurada a capela e Distrito, recebeu o nome de Santa Catarina Mártir. Mas pelo fato de haver um Estado com esse nome, foi mudado para Tapiraí expressão de língua indígena que significa "lugar de anta"dada a grande quantidade dessa espécie existente na região.


FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Santa Catarina, por Decreto-Lei no 9775, de 30 de novembro de 1938, no Município de Piedade.
Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, passou a denominar-se Tapiraí.
No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Tapiraí permanece no Município de Piedade, bem como nos fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958.
Elevado à categoria de Município com a denominação de Tapirai, por pela Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado dos Municípios de Piedade, Juquia e São Miguel Arcanjo, com Sede no Distrito de Tapiraí. Constituído do Distrito Sede.
Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o Município é constituído do Distrito Sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997

Congresso Arquidiocesano

Marcos Barreto
Eles não brincam em serviço...
Márcio de Queiroz


( São irmãs e irmãos que se dedicam a um trabalho cansativo "Por trás das cortinas" e sem os quais o evento não tinha como acontecer, e nesta matéria invadimos os bastidores para mostrar esse trabalho e externar assim a gratidão de toda a nossa arquidiocese a esses anônimos e anônimas, que fazem sempre com amor e carinho, por causa de um Certo Reino)


Quando os congressistas começaram a chegar,por volta das 08h00 já havia um café delicioso os esperando,onde além do tradicional pão com manteiga, tinha até bolo
Além do leite, café e chá. A equipe que “madrugou” para acolher com carinho a assembléia chegou bem antes das 06h00, para preparar o Desejum e arrumar a mesa, a presença sempre muito discreta, somente alguns que por alguma razão adentraram á cozinha, pode vê-los em ação.
Depois, enquanto os congressistas, sentados nas cadeiras colocadas no salão, de maneira organizada, participavam da abertura com a oração inicial, o “time” da cozinha, já se movimentava com rapidez e agilidade nos bastidores, retirando a mesa, lavando os copos e vasilhas utilizadas para servir o café, e mal deu tempo de tomar um fôlego, porque naquele momento já haviam panelões de arroz e de macarrão, cozinhando no fogão industrial.
Preparar a alimentação principal, sentir o gosto e o tempero, trabalhar com a mistura, no caso batata com carne moída, preparar a salada. Todo esse trabalho é bastante simples para um grupo pequeno, mas e quando você sabe que no horário certo, determinado pela equipe de coordenação, tudo tem que estar preparado para dar de comer a 400 pessoas ?
Em alguém menos experiente, certamente vai dar aquele “friozinho” na barriga, mas não na Maria Aparecida Vieira Justo (Fiona) que comandou com tranqüilidade a equipe composta de 14 pessoas, Nani, Liça, Eva, Marcos, Jane, Peixe, Sandra, Márcio, Márcia, Bel, Pedro Milton e Luiza, todos da Paróquia Nossa Senhora Consolata, e ainda Marina, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

A Espiritualidade é fundamental

Fiona, como é carinhosamente chamada, é da Paróquia Nossa Senhora Consolata, e juntamente com o esposo Nilson, já perdeu a conta de quantos eventos iguais ou maiores que esse, já trabalhou. “O Padre Carlos, nosso pároco, me fez o convite na quarta feira e de lá para cá foi só correria, porque o tempo era curto e ainda não tínhamos idéia de quantas pessoas viriam ao congresso” – explicou a Coordenadora da Equipe da Cozinha..
Na sexta feira ela veio conhecer o espaço e saber que providências teria que tomar, depois no sábado foi fazer a compra, em outros eventos dessa natureza, Fiona disse que o processo inicial do preparo da alimentação começa na verdade na véspera, mas no caso do congresso, isso não foi possível pois no sábado á noite ocorreu um outro evento no mesmo local. “Além disso, até sexta a noite a gente tinha a informação de que haviam 250 fichas, mas mais tarde o Diácono Kojak surpreendeu-nos com a uma nova informação, deque esse número subiu para 400”
Com a experiência adquirida em uma longa caminhada nesse trabalho, Fiona disse que simplesmente refez os cálculos e duplicou a quantidade “Graças a Deus ninguém ficou sem comer e todos saíram satisfeitos” – concluiu.
Sobre a geladeira mais três integrantes ilustres da equipe da Fiona, uma imagem de São Benedito, uma do Sagrado Coração de Jesus e outra de Nossa Senhora Consolata, não como um amuleto da sorte, para que nada dê errado, mas sim para estimular a espiritualidade da equipe, que sempre começa e termina o trabalho com uma oração.
Luiz Carlos Proença, mais conhecido como Peixe, que incumbiu-se de servir um delicioso suco aos participantes, tomava a refeição quando adentramos a cozinha, quando as atividades do congresso já havia iniciado, ele repetiu a frase do Padre Carlos – Pároco da Consolata –  “Os congressistas estão tranqüilos nesse trabalho, porque sabem que a Mãe Consolata vai lhes dar de comer”.
Marcos Barreto e a esposa Jane, da Comunidade São Paulo Apóstolo, Votorantim,  também integram a equipe, porém a esposa teve que participar nos trabalhos do congresso pela Pastoral da Criança onde também atua e o Marcos preferiu “encarar a cozinha”, “A gente está aqui com alegria trabalhando pelo Reino” comentou Marcos enquanto lavava uma panela de grandes proporções.
Márcio Queiroz, da comunidade Cristo Rei – Votorantim,  um Cadeirante bastante conhecido em Votorantim e região, também atua com a esposa, “Para nós é um previlégio estar aqui, neste trabalho para o qual Deus preparou e a gente não pode dizer não, esta é uma forma de agradecermos ao Senhor, por tantas coisas maravilhosas que ele faz acontecer em nossa vida” comentou Márcio.

Mas a equipe é muito eficiente e em um trabalho bem articulado, duas horas após o almoço a cozinha já estava limpa e todas as panelas e vasilhas lavadas e prontas para outra. Deu até tempo de um descanso e uma boa prosa, marcada pela descontração, anedotas e o jeito alegre e humoresco de um dos integrantes, “Sêo Pedro” divertir a todos.
A equipe de bastidores completava-se com o pessoal da recepção que ficou a cargo da Catequese, sob a orientação da Catequista Nádia, enquanto que o Diácono Kojak comandou a organização das mesas e cadeiras com mais dez pessoas. E não faltou também a equipe da livraria, formada pelo pessoal do Centro Arquidiocesano Pastoral, Sr. Pedro Cuanni, Marcos, Márcia e filha. Enfim, a nossa gratidão a toda essa gente, e mais a equipe de coordenação, que planejou, organizou e coordenou todo esse trabalho, sob a coordenação geral do Padre Manoel Cesar de Camargo, assessorado  pelos Padresr, Carlos Ferreira Borges Meira, Antonio Carlos Fernandes, José Antonio Leite, Washington Pascoal Ribeiro, e o Diácono Permanente Arari dos Santos Amorim (Kojak) Coordenador das Pastorais Sociais da arquidiocese. 


Pascom Arquidiocesana

A Equipe Pascom Arquidiocesana

 

 

Pe André : alegria e entusiasmo

 

 

A carinhosa acolhida da Pastoral da Criança

 

O Padre de Itapetininga, André Luiz Garcia, coordenador da PASCOM na Sub Região Sorocaba do Regional Sul 1, esteve em Sorocaba neste sábado no Centro Arquidiocesano Pastoral, reunido com coordenadores da Sub Região Sorocaba, fazendo-se presentes as Dioceses Sorocaba, Itapeva, Itapetininga e Jundiaí.

Padre André veio para conhecer a Pascom Arquidiocesana em sua nova fase, e explicar o que é essa pastoral e como ela está organizada na Regional Sul 1 e qual o papel da SUB Região Sorocaba.

Na oportunidade, a equipe da sub região foi carinhosamente acolhida pela equipe arquidiocesana, representada por 12 paróquias e 3 movimentos,convidados para integrarem a Pastoral da Comunicação.

“Esta é práticamente a primeira vez que conseguimos reunir as nossas Dioceses em uma reunião da pascom, nunca tínhamos a maioria, mas hoje temos aqui as nossas quatro Dioceses, apenas Registro está ausente, em virtude da distância e das dificuldades que a equipe local tem, para vir participar de nossas reuniões.

Houve uma rica troca de experiências, mesmo na equipe local, onde pela primeira vez houve a participação das cidades de Porto Feliz e Boituva representadas pela Tribuna Católica, organizado pelo Henderson Barbosa, correspondente local, e de Felipe Miranda e toda a equipe do “Blog em Movimento”,correspondente de Porto Feliz.

A equipe tomou conhecimento do calendário de reuniões 2010 e aproxima reunião em nível de Sub Região, deverá ser realizada no dia 27 de março na Diocese de Itapeva.

Houve alguns debates e troca de informações entre Sorocaba, Votorantim,Boituva e Porto Feliz.

“Estamos satisfeitos com a realização dessa reunião aqui em nossa Arquidiocese, acho que isso significa que estamos nos fortalecendo e de agora em diante, com a orientação e assessoria desta equipe tão competente e cheia de entusiasmo, vamos poder avançar muito mais” - comentou o Diácono José da Cruz, falando sobre a reunião.

Uma outra grande novidade, que motivou ainda mais a equipe, é que o Encontro Nacional de Comunicação, vai acontecer em Sorocaba, no mês de Novembro e reunirá equipes de muitos estados, além de São Paulo.

“Nós seremos os responsáveis por esse encontro, e temos que realizar várias reuniões preliminares para organizá-lo, pois haverá um grande contingente de participantes e devemos acolhê-los da melhor maneira possível” disse Padre André.

O encontro será realizado na conhecida Chácara São José das Irmãs da Providência, e na próxima reunião do Sub Regional, a mesma começará a ser articulada.

A Coordenação arquidiocesana da PASCOM agradece a Pastoral da Criança, que estava realizando um Curso de Capacitação no mesmo horário da reunião, e que partilhou com a Pascom o almoço preparado com carinho pela equipe de cozinha da Pastoral da Criança.

Das atividades desenvolvidas pela Pascom arquidiocesana, algumas foram citadas como avanço: o novo site da arquidiocese, o Cineminha de Jesus, organizado pela Pascom de Boituva, a missa radiada da Paróquia Nossa Senhora Consolata, e os canais de comunicação integrados a pascom: Blog em Movimento – Porto Feliz, e Tribuna Católica de Boituva, além das emissoras de rádio onde os agentes atuam.

“A nossa Arquidiocese de Sorocaba vem fazendo uso dessas ferramentas, mas ainda falta uma estrutura humana e uma organização mais consistente da Pastoral, em todos os níveis, há trabalhos maravilhosos sendo feito,precisamos juntar nossas forças, nos unir com mais freqüência para uma troca de experiências, pois na comunicação, sempre temos algo a apreender” – disse o Coordenador Arquidiocesano Diácono José da Cruz.

Segundo ele, nas três reuniões realizadas em 2009 a presença de representantes das paróquias, movimentos e associações, deixou muito a desejar “Não adiante criarmos ferramentas de trabalho se não tivermos uma Pastoral Organizada” – concluiu.

 

O que é a Pascom

A Pascom é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e intrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade".(Coleção Estudos da CNBB, 75 nº244).

Com os dois remos, necessários para tocar o barco que sobe a correnteza, a Pastoral da Comunicação deve desenvolver duas dimensões complementares; só assim, se manterá e chegará ao lugar certo.A primeira dimensão é a busca de "integração" em favor da Pastoral de Conjunto na Igreja; a segunda, é a construção de uma relação "missionária" da Igreja com o mundo.A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que, pela comunicação, querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna.

A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade.A Pastoral da Comunicação, portanto, procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.

 

O Perfil do Comunicador Cristão

O Comunicador cristão, seja ele uma liderança religiosa, um Agente da Pastoral da Comunicação, um profissional da área ou um animador da comunicação no espaço educativo, deve apresentar um perfil psicopastoral em que se destaque:

  • Uma reconhecida capacidade de se relacionar, o que significa capacidade de manter institucionalmente o diálogo com as várias tendências presentes na comunidade e diocese, assim como capacidade de cultivar uma tolerância responsável. Uma comprovada criatividade na descoberta de soluções para os problemas de comunicação com os quais tiver de lidar, buscando respostas novas e adequadas para situações igualmente novas.

 

  • Uma condição de visibilidade e de significabilidade, o que significa que o comunicador deve ser importante e significativo para a comunidade, pelo seu testemunho de coerência e tolerância, por sua transparência e sua capacidade de facilitar a todos que se expressem e se comuniquem. Cabe a ele garantir para o receptor o seu lugar de protagonista na comunicação de todas as fases do processo: planejamento, execução e avaliação.

 

  • Uma abertura para manter-se permanentemente em situação de aprendizagem, fato que levará o APC a buscar permanente atualização nos campos da teoria e tecnologias da comunicação. Enfim, uma profunda abertura para o exercício do diálogo, elemento essencial e específico do projeto cristão de comunicação". (Estudos da CNBB, 75/226-232 - Ed. Paulus

fonte: Arquidiocese de Sorocaba

Começa hoje

O Projeto Agente Jovem Junior abre inscrições no dia 1º de fevereiro, em Porto Feliz. O projeto destina-se a jovens e adolescentes de 14 a 17 anos que receberão apoio nas áreas de saúde, cidadania, esporte, cultura, justiça, turismo e meio ambiente.
 
 
 
As inscrições deverão ser feitas até dia 5 de fevereiro, no Espaço de Direitos da Criança e do Adolescente, na rua Barão do Rio Branco, 138, centro (próximo ao correio), das 8 às 15 horas. É necessário apresentar RG e certidão de nascimento, estar matriculado e frequentando a escola no período da tarde ou noite, e estar acompanhado de responsável. As vagas são limitadas! 
 
 

reflexão

OS ATUAIS ACONTECIMENTOS À LUZ DO BOM SENSO

































OS ATUAIS ACONTECIMENTOS À LUZ DO BOM SENSO



Tudo na vida passa pelo crivo de nossas escolhas; nada nos acontece sem que antes passe por nossa cabeça, seja aceito e decidido por nós nem que seja em questão de segundos. Por isso, a vida que vivemos é feita de escolhas e decisões, muitas vezes feitas ou tomadas por impulsos, interesses, condicionamentos, alienações, etc.
Mas, nada disso acontece sem que haja decisão; a não ser por força de circunstâncias de ordem natural ou impessoal; mesmo assim, houve de certo modo, alguma decisão para que tais acontecimentos se sucedessem.



Ao criar o ser humano e os outros seres, o Senhor escreveu a lei natural em seu código genético, inclusive dando-lhe a liberdade criativa de escolhas decisivas pelas capacidades e aptidões, talentos e expressões artísticas capazes de revelar sua Beleza e Esplendor, contanto que tudo isso fosse decidido e praticado somente para o bem comum, para que o ser humano, em comunhão com o Seu Criador, Fonte de todo Bem, revelasse Sua Vontade e Sua Glória.



Acontece que o ser humano em sua liberdade de escolha, caiu em contradição com as leis naturais que o regia e enveredou pela via do mal, isto é, da autodestruição e com isso ofuscou a própria liberdade, tornando-se escravo da perversão e dos desmandos de suas escolhas e decisões errôneas.



O Senhor, porém, interviu para que a ordem natural não fosse destruída pela insensatez humana e deu-lhe a Lei Divina do Amor (os dez mandamentos) para que regesse o seu proceder com a finalidade do mesmo bem comum da lei natural a fim de que houvesse igualdade do viver, de ser e estar no mundo. E mesmo os homens infringindo essas duas grandes leis (natural e divina) que lhe foram dadas; o Senhor Deus, misericordioso e bom, veio em seu auxílio e enviou Seu próprio Filho, Jesus Cristo, para trazer-lhe salvação; e fez acontecer a Nova Criação, porém desta feita, redimida com o Sangue Expiatório desse Seu Filho amado, sem o qual não existe remissão dos pecados nem liberdade nem vida alguma.



Portanto, a última Palavra em matéria de salvação humana, Deus já nos deu, enviando Seu Filho, Verbo Eterno humanado, Ele que é o ápice de toda revelação e do sentido da vida. Agora, ou O ouvimos e nos convertemos ao verdadeiro propósito divino, isto é, o bem de todos e de toda criação; ou continuamos surdos e perdidos nos labirintos infindos de nossas falsas escolhas e decisões nefastas.



O mundo hoje e seus acontecimentos demonstram que tipo de escolha está sendo feita por nós seres humanos que o regemos. Os sofrimentos pelos quais passamos revela o tamanho do nosso descaso às Leis naturais, aos Mandamentos da Lei de Deus e o desprezo que damos ao Sacrifício de Seu Filho Jesus. Só nos resta esperar coisas piores ainda caso não nos convertamos; porque não podemos buscar outros culpados por tudo isso que está acontecendo, a não ser nós mesmos.



Paz e Bem!



Frei Fernando,OFMConv.