terça-feira, 29 de setembro de 2009

Série São Francisco de Assis



A PERSONALIDADE DE FRANCISCO
Como vimos, Francisco participava dos eventos sociais da época. Não era alheio aos acontecimentos. De fato, participava das festas, gostava de usar roupas coloridas e alegres, era músico e poeta. Era uma espécie de “rei da juventude”.

Também tinha um coração muito generoso: tratava bem os pobres e dava ricas esmolas. Tinha a coragem e a audácia do seu pai, próspero comerciante, e a fineza e cortesia da mãe, uma nobre francesa. Gostava de cantar na língua francesa, a língua do charme, na época.

Se, em 1198, os comerciantes de Assis se saíram bem no confronto com os senhores feudais e pensavam que o conflito acabara, enganavam-se. No ano de 1202, foi a vez da revanche: os comerciantes perderam a batalha, num lugar chamado Colestrada e Francisco ficou um ano preso em Perusa.

Apesar disso, ele não perdeu a esportiva: sempre alegre, animava os colegas prisioneiros. Foi solto em 1203, quando o pai pagou uma fianç
a.

Cruéis perseguições aos católicos da Índia


Seis bispos de Orissa (foto), na Índia, assinaram uma carta pastoral denunciando os morticínios de católicos que vêm ocorrendo na região há vários meses.
Eles comparam os ataques sistemáticos dos pagãos indianos com as perseguições sofridas pelos primeiros cristãos no Império Romano, pela sua fidelidade à Igreja Católica e a Nosso Senhor Jesus Cristo.
A “história mostrou que aquela perseguição, em última análise, reforçou a Igreja”. O caso patenteia mais uma contradição da esquerda católica: proclama-se a favor dos perseguidos, marginalizados, dos que sofrem injustiça.
Seria, pois, o momento de ela elevar a voz no Brasil e no mundo em prol de nossos irmãos na fé, perseguidos na Índia, vítimas das piores formas de injustiça e de violência. Porém, ela permanece em silêncio.
Na verdade, as razões que a esquerda católica aduz a favor dos “marginalizados” são meros pretextos para promover a revolução socialo-comunista.

ECUMENISMO: dia da Bíblia


Mas, independentemente de opção religiosa, a fé nas escrituras sagradas tem sido o guia da civilização ocidental ao longo dos anos”.

“Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom senso te guardará e a inteligência te conservará”, (Bíblia Sagrada, Prov.2: 10 e 11). Essas são palavras do Rei Salomão, escritas em Provérbios, um dos mais de 60 livros encontrados na Bíblia Sagrada e que inspira a vida de cristãos no mundo inteiro há milhares de anos. A ela é dedicado o próximo dia 8 de dezembro, o Dia da Bíblia.

Traduzida em centenas de idiomas e dialetos, a Bíblia é o livro mais lido, mais pesquisado e publicado em toda a história da humanidade. Escrita por mais de 40 autores, durante cerca de 1600 anos, é nela em que estão fundamentadas a maioria das crenças de religiões e seitas existentes. A narração dos ensinamentos bíblicos, escritos originalmente em hebraico, grego e aramaico, são conhecidas até mesmo por quem não acredita que ela é a “Palavra de Deus”. Mas, independentemente de opção religiosa, a fé nas escrituras sagradas tem sido o guia da civilização ocidental ao longo dos anos.

http://www.emotioncard.com.br/newsite/images/cartoes/1_estaticos/dia_da_biblia/dia_da_biblia.jpg

A data Em 1549, na Grã-Bretanha, um bispo chamado Cramer decidiu incluir em suas orações um dia especial para que a população intercedesse pelo livro sagrado. Foi então que surgiu o Dia da Bíblia, comemorado em mais de 60 países. A data escolhida foi o segundo domingo do advento, cuja celebração é feita nos quatro domingos que antecedem o Natal.

No Brasil, o Dia da Bíblia começou a ser celebrado pelos primeiros missionários evangélicos que, oriundos da Europa e Estados Unidos, a partir de 1850, vieram para semear o evangelho. Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia manifestações públicas. Entretanto, com o passar do tempo essa realidade foi alterada e hoje a data não é esquecida do calendário cristão.

Cãmara dos Vereadores de Porto Feliz


Na 24ª Sessão Ordinária ocorrida na sexta-feira 25/09, os vereadores, em segunda discussão, aprovaram por unanimidade o projeto de lei que corrige os valores venais dos imóveis localizadas nas zonas urbana e de expansão urbana constantes da Planta Genérica de Valores Imobiliários do município.

Conforme argumentação do Poder Executivo, o objetivo do projeto visa corrigir o valor venal dos imóveis que está defasado em relação ao mercado imobiliário, ocasionando considerável injustiça fiscal.

Os bairros e loteamentos que não possuíam equipamentos urbanos tinham baixa densidade de construções ou baixa importância comercial quando da elaboração da última planta em 2002. Hoje, eles já possuem maior infra-estrutura e estão, assim, com valores venais muito abaixo em relação a locais mais recentes que já foram implantados com melhorias.

Para elaboração do projeto foi montada uma Comissão de Especialistas no mercado imobiliário, conforme pede a Lei Orgânica. Para obtenção do valor venal de terreno é considerado um lote padrão, 10 metros de frente por 20 a 40 metros de comprimento. Com essa base a Comissão determina qual seria o valor de mercado desse imóvel padrão.



Projeto de Lei nº 78/2009

Institui a "Semana Municipal de Combate à Pedofilia", que deverá ocorrer anualmente de 06 a 12 de outubro. O autor do projeto, vereador José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (Gerão), justificou: "Esse projeto tem como objetivo conscientizar, orientar e combater a pedofilia, uma prática criminosa que se tornou tão comum em nosso meio, causando graves conseqüências no meio familiar. A semana municipal de combate a pedofilia visa combater o crime, bem como conscientizar as famílias e a sociedade como um todo, uma vez que a situação é preocupante já que tal prática trem ocorrido nas escolas, na internet e pior, muitas vezes, dentro do próprio seio familiar".

Os vereadores Miraci e Marco Antonio elogiaram Gerão pela iniciativa e afirmaram que têm certeza que o Executivo irá abraçar esse projeto pela proteção às crianças.

Ednilson de Jesus Macedo também fez elogios:



Substitutivo nº 02 ao Projeto de Lei nº 83/2009

Institui no município de Porto Feliz o Título de Servidor Público Padrão, a ser concedido anualmente, visando homenagear servidores públicos efetivos, sejam eles ativos ou inativos. O autor da propositura, vereador Gerão, leu na tribuna sua justificativa.

Roberto Brandão Rodrigues parabenizou Gerão pela iniciativa. Andrea Matos e Marco Antonio também elogiaram Gerão pelo reconhecimento aos trabalhos dos servidores públicos. Ednilson salientou que o projeto enaltece e estimula todos os servidores. O substitutivo foi aprovado por unanimidade.



Tribuna Livre

Miraci Tuani usou a tribuna e agradeceu o Prefeito e o Diretor de Obras pelo atendimento de uma indicação sua sobre as lixeiras que foram colocadas nas ruas da cidade. "Espero que a população colabore e não joguem mais lixo em qualquer lugar.

Aproveito para solicitar ao Executivo que reveja as verbas destinadas a nossa cultura, principalmente para as Corporações Musicais União e Bandeirante. A verba destinadas a elas está aquém do que precisam".



Marco Antonio Campos Vieira também agradeceu ao Diretor de Obras pelo atendimento de uma reivindicação antiga dos moradores do Jardim Vante: a construção de um muro de arrimo em rua com residências que estavam em risco.

Aproveitou e fez outras solicitações: "Que a Diretoria de Saúde coloque um dentista à noite no Posto das Casas Populares. A necessidade é real, uma vez que moradores daquele bairro se deslocam para o Posto do Jardim Vante.

Precisamos dividir a demanda. Informo também que estou trabalhando com afinco para a construção de uma pista de caminhada na Estrada da Cana. Já tenho até o projeto para a instalação de um Parque Ecológico às margens do Tietê. Que a Diretoria do Meio Ambiente me ajude nessa empreitada".


Andrea Matos cumprimentou o Grupo de Escoteiros Alpha que completou 4 anos no último domingo. "Temos uma semana cheia de eventos culturais. Jonas de Souza está lançando um novo livro, o ator Causin foi premiado pelo seu filme, uma produção caseira mas de grande cunho profissional.

Lembro ainda do Dia dos Portadores de Necessidades Especiais a ser comemorado na Estação das Artes".


Gerão saudou os radialistas da cidade pelo Dia do Rádio (25/09). Lembou de João Carlos, Pedro João, Décio Fernandes e do padre Giuli que adquiriu a Nova Porto.


Outro assunto abordado por ele foi a terceirização da limpeza da cidade: "Vamos observar se vai funcionar, mas alerto que o Ministério Público de Goiás verificou que o contrato de limpeza das cidades é nulo, uma vez que fere a Lei Orgânica do Município. Nosso Executivo precisa atentar para a legalidade. Peço ao Presidente Odélio que agende uma reunião com o Diretor de Obras para discutirmos essa matéria". Odélio prometeu marcdar a reunião e Robertinho se dispôs a ajudar nessa agendamento.


Ednilson de Jesus Macedo comentou sobre os três cargos aprovados na Promoção Social. "O projeto foi aprovado por nós e causou preocupação entre os professores. Quero deixar claro que foi uma correço no projeto e não afetará o salário de nenhum professor". Em aparte, Andrea Matos esclareceu que não há mais nenhuma preocupação. Tudo já foi esclarecido junto aos professores. "Foi feito justiça, uma vez que a referência 09 para Auxiliar de Professor I deveria ser 07. Uma questão de isonomia. Estamos aqui atentos para que ninguém tenha perda salarial". Os cargos em questão estarão na Promoção Social para o Projeto Espaço Amigo no Jardim Vante.

Porto Feliz em sentido contrário à crise


O Setor de Tributação da Prefeitura de Porto Feliz registrou desde 2005 a abertura de 1,6 mil empresas de micro pequeno, médio e grande porte.

Para o diretor de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, João Carlos Esquerdo Junior, esses empreendimentos foram fundamentais para a cidade criar mais de 20 mil empregos neste mesmo período, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ainda segundo o órgão, no comparativo de admissão e demissão, o aumento real foi de 2.004 novos postos de trabalho.

Para estimular ainda mais o desenvolvimento econômico, Governo Municipal criou mecanismos como o Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social (Prodes) e a Lei Municipal Lei 4.459 de abril de 2007 através da qual a Prefeitura disponibiliza terraplenagem na preparação de novas áreas.

De acordo com o diretor de Agricultura e Desenvolvimento, João Carlos Esquerdo Junior, o Prodes é voltado para indústrias, comércios e prestadores de serviço. Entre suas vantagens, está a redução de até 50% dos tributos municipais, como IPTU e Alvará de construção dependendo dos segmentos.

De acordo com ele, a desoneração é feita às empresas que fazem sua ampliação, modernização e re-localização de instalações e adquirem novas máquinas que proporcionem aumento de produção e competitividade. O Prodes foi criado em 2007 pelo projeto de Lei 4.551.

Outro incentivo está na Lei Municipal Lei 4.459 de abril de 2007, pela qual a Prefeitura disponibiliza máquinas e mão-de-obra na execução de terraplenagem.

“Com isso os empresários não precisam alugar máquinas, apenas pagar o combustível, o que diminui custos”, disse João Esquerdo.

O município também oferece cinco anos de isenção na criação de loteamento industrial e dois anos para loteamento residencial através do Código Tributário do Município regulamentado pela Lei Complementar de dezembro de 1997. Com isso, gera-se postos de trabalho e fomenta o setor de construção civil.

Já o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) por meio do Decreto Municipal 6.720 de dezembro de 2008 reduziu em 40% a tarifa de água para indústrias com consumo maior de 50 metros cúbicos. Antes o valor que era de R$ 16,79 passou a R$ 9, 98. Para empresas com consumo de 41 a 50 metros cúbicos a redução foi de 9%.

Outra vantagem está no tratamento de 100% do esgoto coletado na cidade. Para o superintendente do Saae, Rodnei Bergamo, com está infra-estrutura, as empresas não precisariam tratar seus afluentes. “As empresas precisariam apenas fazer o pré-tratamento, e enviar todo o material para a nossa rede coletora para que seja tratado totalmente. Isso geraria grande economia aos empresários”, salientou.

Localização
Outro dado importante é a localização do município. Porto Feliz é cruzada pela Marechal Rondon e está a 15 quilômetros da rodovia Castello Branco e a 90 do aeroporto de Viracopos, em Campinas. “O mais importante é que toda a logística é feita sobre uma malha viária em ótimas condições, o que facilita o escoamento de toda a produção da cidade”, disse o diretor João Esquerdo.

Para o diretor, esses fatores justificam, por exemplo, a instalação do condomínio de alto padrão da Fazenda Boa Vista às margens da Castello Branco. “Os empresários já estão explorando essa boa localização com a vinda de outros empreendimentos”.

Ele destaca que o município conta com infra-estrutura suficiente para receber grandes empreendimentos industriais. “Temos gás natural, muita água e energia, o que permite recebermos até indústrias de grande porte”.

A tendência do local para receber empreendimentos foi confirmada pelo Plano Diretor Municipal. O diretor de Projetos e Urbanismo, Thiago Schettini diz que o documento aponta para a região pela facilidade no escoamento e trânsito, proporcionado pelas rodovias Marechal Rondon e Castello Branco.

Do início ao fim
Desde 2005, Porto Feliz tem investido na formação de mão-de-obra especializada, até então uma carência da cidade. Com a instalação do Cemip/Senai em 2007, já foram realizados 31 cursos em diversas áreas e formadas mais de mil pessoas.

O município possui um posto do Sebrae responsável por vários cursos realizados mensalmente para todo o empresariado. Para os pequenos comerciantes, a cidade oferece o Banco do Povo que desde 2003 já financiou mais de R$ 530 mil, atendeu 1.700 pessoas e fechou 225 contratos. “São ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do nosso comércio e das nossas indústrias e tem colaborado para estimular cada vez mais a nossa economia local”, disse Esquerdo.

Porto Feliz também conta desde 2006 com um posto do Prevcidade e em breve deve ter a sua agência do INSS. A construção será por meio de convênio entre os governos Municipal e Federal em investimento de R$ 960 mil. Segundo o Gerente Regional do INSS, Décio Araújo, as obras estão em fase de licitação pública.

Conheça sua escola - segunda feira 29/09/09 tarde

Aconteceu nesta segunda-feira no período da tarde, mais uma etapa do Conheça sua escola.

Além dos alunos, amigos, familiares, alunos do Coronel também estiveram presentes conhecendo a realidade da Escola de Música.

Estiveram presentes:
Professores
Anderson, Eliane, Andreia, Elizandra, Daniela e Tânia.
















mensagem para o seu dia

Por que só pensar? Por que não experimentar? Procure maneiras de fazer novas idéias funcionarem, e não motivos para elas darem errado.




Conheça sua escola

Acontece nesta terça-feira:

Manhâ:
&
Tarde:

Não haverá apresentações


Noite:
Apresentarão os alunos do Professores
Marcos
Adilso Gobi
Ana

e apresentação de
Daniel e Antonio

terça-feira

http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/images/SFrancisco.jpg
2ª Semana Franciscana pela Paz
De 27/09 à 04/10 de 2009

Encontro com Jesus Eucarístico
Na Capela da Escola São José,
traga sua Bíblia.