sábado, 4 de setembro de 2010

Secretaria de Meio Ambiente promove limpeza de nascente em Boituva



A Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Boituva, realizou nos dias 1 e 2 de setembro a limpeza da nascente do rio localizado entre os bairros Terras de Santa Cruz e Santa Rita. Esta é a segunda limpeza no espaço de tempo de 3 meses, e infelizmente foram retirados diversos resíduos da área.

Entre entulhos, móveis usados, pneus e materiais plásticos aproximadamente 900 kg de lixo foram retirados. Foi constatado que a poluição da área é feita por parte dos moradores da região, e em breve será realizado um trabalho de conscientização para controle deste problema.
Segundo a Lei Municipal 816/93 a não retirada de entulhos depositados irregularmente em área pública pode acarretar uma multa de 100 UFM (Unidade Fiscal do Município), que em reais corresponde a R$246,00.
A iniciativa da Prefeitura de Boituva e realização da Secretaria de Meio Ambiente tem o objetivo de preservar a mata ciliar que mantém a nascente protegida. As fotos de como estava a nascente e de como ficou após o trabalho da equipe de limpeza estão disponíveis no site oficial www.boituva.sp.gov.br.

Boituva: Grupo Petrópolis lança o projeto AMA Boituva

O Grupo Petrópolis está lançando o projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental) Boituva. Trata-se de um conjunto de ações ambientais realizadas na região das fábricas da empresa, visando a preservação da biodiversidade local.

Além da conscientização e envolvimento da comunidade no entorno de áreas preservadas pela Indústria Petrópolis, as ações contribuirão, também, para a melhoria da água do Rio Sorocaba deixando-a mais atrativa para a vinda de animais nativos.
A recuperação de áreas e plantio serão realizadas próxima a locais onde a empresa possui poços de captação de água ou próximas ao ponto de lançamento de efluentes tratados, incluindo as matas ciliares de cursos d'água como o Rio Sorocaba e terão um importante papel na extensão desses corredores ecológicos.
O plantio das milhares de árvores será coordenado pela Bioflora, empresa apoiada pela ESALC-USP, e pelo departamento de Meio Ambiente do Grupo Petrópolis. Durante a restauração das áreas será criada uma trilha ecológica educativa, com o objetivo de apoiar atividades de Educação Ambiental do Grupo Petrópolis.
A Bioflora definiu o plantio de no mínimo 80 espécies diferentes de árvores nativas de acordo com a legislação ambiental. Os reflorestamentos tendem a recuperar importantes áreas de florestas junto à mata ciliar de cursos d'água, preservar espécies nativas e a fauna, além de zelar pela água.
A respeito da implantação, a AMA pretende plantar aproximadamente 40 mil mudas em dois anos com o início na primavera possuindo um contínuo monitoramento para garantir o sucesso dos reflorestamentos. A partir do projeto, o Grupo Petrópolis pretende empreender ações relacionadas ao meio ambiente também em todas as unidades de Teresópolis, Petrópolis e Rondonópolis.
O Grupo Petrópolis foi fundado em 1994 e é a terceira maior fabricante de cervejas do país, produzindo as marcas Crystal, Lokal, Itaipava, Black Princess, Petra e TNT. A empresa tem ampliado a sua participação no mercado por meio de investimentos em qualidade, além da implementação de uma eficiente rede de distribuição.











Boituva: Secretaria de Agricultura passará a ser a nova responsável pela Feira Livre

A Feira Livre, que funciona todo o domingo de manhã na Av. Vereador José Angelo Biagioni, ficará sob responsabilidade da Secretaria de Agricultura. Mudanças já estão previstas para serem realizadas.

Entre as principais modificações que serão tomadas prioritariamente está a circulação de veículos no local. Deverá ser providenciado um estacionamento para os feirantes e não haverá circulação de carros e bicicletas no local da Feira. Além disso, será definido um novo horário fixo para a montagem e retirada das barracas.
Posteriormente, a Secretaria de Agricultura irá realizar um divisão entre as barracas por seções de artesanato, frutas, legumes, alimentação, etc, além de ser decidida uma nova taxa pelo tamanho de cada barraca.
A Secretaria de Agricultura já realizou uma reunião com os feirantes no último dia 25 de agosto e ficará responsável pela Feira Livre a partir do próximo dia 12.

Acontece neste final de semana em Porto Feliz: EAC

Começa neste sábado 12h30m no Colégio São José, o EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) que acolhe 72 jovens, que em dois dias viverão momentos especiais e incontáveis, pois, aqueles que quiserem conhecer e viver este encontro deverão pessoalmente viver este encontro. Este encontro trabalha com os jovens das 3 paróquias de Porto Feliz, da zona urbana e rural, o agentes que trabalham vem de diversos movimentos e pastorais que se reúnem e doam para que seja um grande e lindo evento.

Deus os abençoe!