terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Zoo de San Diego

Panda Cub

Panda Cub

Panda Cub

Panda Cub

Panda Cub

Panda Cub

Fotos: AP Photo/Lenny Ignelzi

Fotos: AP Photo/Lenny Ignelzi



A Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado” prorrogou as inscrições para as aulas da oficina de teatro até a sexta-feira, 22.


As matrículas poderão ser feitas das 8 às 17h. É necessário apresentar RG e foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.


As inscrições são na categoria infantil de 6 a 10 anos; infanto juvenil de 11 a 14 anos e adolescente e adulta a partir de 15 anos. As vagas são limitadas.


Atualmente a oficina conta com 180 alunos, e está sob a supervisão da professora de teatro Luciana Rosa de Almeida.


A Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado” fica na Othoni Joaquim de Souza, s/nº, no centro de Porto Feliz.

Porto Feliz: processo seletivo



Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



Acontece neste domingo, 24, a aplicação da prova escrita para os inscritos no Processo Seletivo 01/2010 – da Diretoria de Educação e Cultura, Prefeitura Municipal.

No período da manhã, na EMEF “Coronel Esmédio” será aplicada a prova para o cargo de Auxiliar de Professor de Educação Infantil I (nomes iniciados com as letras A até L). No mesmo período, na EMEF Antônio de Pádua Martins de Melo, acontece a avaliação para o cargo de Auxiliar de Professor de Educação Infantil I (nomes iniciados com as letras M até Z). Os portões serão abertos às 9h, com tolerância de 15 minutos.

À tarde, na EMEF “Coronel Esmédio”, serão realizadas as provas para os cargos de PEB III – Ciências, PEB III – Geografia e PEB III – Português. Os portões serão abertos às 14h, com tolerância de 15 minutos.

É recomendado aos candidatos comparecer ao local da prova pelo menos 30 minutos antes da abertura dos portões. O candidato deverá levar o protocolo de inscrição, documento oficial de identidade com foto (original), caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.


Para acessar o edital completo clique aqui ou no site da RBO Concursos.

Rafard: pedido de verbas

ImageEm encontro com o subchefe da Casa Civil do Estado de SP, Rubens Cury, o prefeito Márcio Minamioka solicitou por meio de ofícios, a reforma das pontes da Vargem Fria e Matão, localizadas na área rural de Rafard. Durante reunião que aconteceu na manhã de quinta-feira, dia 14, Cury encaminhou o prefeito ao setor de Defesa Civil, responsável pela restauração de pontes, e também adiantou o motivo da visita do prefeito, ao CODASP (Companhia Desenvolvimento Agrícola de São Paulo).

O prefeito Márcio explicou ainda, que a cidade de Rafard já se cadastrou no Programa do Governo do Estado “Melhor Caminho”, que cuida da manutenção das estradas rurais, mas que até o momento não obteve nenhuma resposta. Desta forma, Cury entrou em contato com os órgãos responsáveis e pediu a Minamioka que oficializasse o pedido a Defesa Civil e CODASP.


Verba

Durante reunião, Cury anunciou a Minamioka uma verba de R$ 200 mil. O chefe da Casa Civil, afirmou ao prefeito que a verba poderá ser destinada na área de Planejamento da cidade como: recape, asfalto, aquisição de máquinas, revitalização de praças, entre outros que envolvam o setor.

Assessoria de Imprensa

Capivari: providências


Campaci e Júnior Pacheco visitam Canil e Gatil e determinam providências

O Prefeito de Capivari Luis Donisete Campaci e o vice Júnior Pacheco estiveram na tarde deste domingo, 17, em visita ao Canil e Gatil. Ao considerar ausência de limpeza do local e falta de alimentação aos animais, Campaci determinou a abertura de Sindicância Administrativa para rigorosa apuração dos fatos e determinação de responsabilidades.
O prefeito quer que o trabalho de investigação seja concluído e entregue no prazo máximo de 30 dias.

Sindicância
Segundo a portaria com a determinação de investigação emitida ainda na noite deste domingo, 17, deverão ser ouvidos na Sindicância, além dos responsáveis pelo Canil e Gatil, incluindo o Secretário Ermeson Guimarães de Oliveira, a vereadora Gilceane Orosco Malto, que tem acompanhado o caso e algumas testemunhas que estavam junto ao prefeito na noite deste domingo no local.
“A situação do local era péssima. Percebi que o canil e gatil estava muito sujo e os animais estavam com muita fome. Quando me deparei com o fato, determinei a abertura urgente de sindicância para apurar as responsabilidades, bem como determinei providências para que a gestão do local seja feita com eficiência e eficácia”, registrou Luis Campaci.
Como afirmou o prefeito, além de apurar as responsabilidades, essa sindicância deverá apontar sugestões de procedimentos a serem imediatamente implantados para garantir a excelência na gestão das atividades relacionadas ao canil gatil, garantindo o máximo de dignidade no trato aos animais sob responsabilidade do Município.

Sobre a gestão
Em caráter excepcional, durante o período de 120 (cento e vinte) dias a gestão administrativa do canil gatil do município estará vinculada diretamente ao Gabinete.
No entanto, todas as atividades técnicas continuam sendo de responsabilidade do Secretário Municipal da Saúde.
Nos próximos três dias será designado, em caráter excepcional, um Gestor para as atividades do canil gatil, com a responsabilidade de garantir o máximo de eficiência e eficácia na gestão das atividades do canil gatil, inclusive: cumprimento do plano de atividades sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde; perfeita assistência aos animais do canil gatil; perfeita entrega de alimentação aos animais; adequada manutenção e limpeza de todas as áreas do canil gatil; agilização na conclusão das obras em andamento (casa do zelador, área de passeio para os animais etc).

Grupo de Voluntários
Percebendo o interesse da sociedade em participar do processo de gestão do canil e gatil, o prefeito Campaci criou também um Grupo de Voluntários da sociedade civil para acompanhar, avaliar e colaborar na melhoria das atividades diárias do local, composto pelos seguintes voluntários: Vereadora Gilceane Orosco Malto, Cláudio Barbosa, Karen Moraes, Maísa Assalin, Maria Isabel Carneiro Oliveira e Tânia Tempesta.
Dentro de 45 dias o gestor do Canil deve apresentar uma proposta para garantir a excelência na administração do local e para isso deverá ouvir, inclusive sugestões dos voluntários, bem como levar em consideração as recomendações a serem feitas pela Comissão da Sindicância Administrativa.

Outras ações imediatas
Além da abertura de sindicância e das providências de melhorias nos procedimentos, uma operação limpeza começou na manhã desta segunda-feira no local sob coordenação do vice-prefeito Júnior Pacheco.
“Quando a população percebe que algum serviço público não está atendendo às expectativas, é muito importante que nos procure e denuncie para que possamos tomar as providências”, registrou o vice-prefeito Júnior.

A I Capivari


Boituva: Aulas da Rede Municipal de Ensino começam 8 de fevereiro



Todos os alunos da Rede Municipal de Ensino devem se preparar para os início das aulas. A Secretaria Municipal de Educação dará início ao ano letivo de 2010 no dia 8 de fevereiro.
A rede municipal de ensino é composta por 15 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental que somam aproximadamente 8 mil alunos. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, continua o período integral nos 5º anos das E.M.E.F.'s Profª Maria José Viana, Profº Elza Brígida Ferriello Malatrasi e Eney de Oliveira Moraes Campos. No período da manhã os alunos têm as aulas normais da grade curricular, e nos demais horários serão implantadas aulas de reforço, de informática, de tarefas, prática de esportes, canto e cultura.

FONTE:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boituva


OBS: enquanto isto em Porto Feliz, não temos data para nada. Processo seletivo em andamento, com provas neste final de semana.


Nova vida em Cristo


“Deus não o condena. Por tantas coisas que Ele já fez por você, agora já não há condenação para os que estão no Cristo Jesus. Existe salvação, perdão, reconciliação, vida nova, tempo novo. A partir de agora, você pode experimentar a vida nova.

Com a vida nova em Cristo, você cristão vai começar a viver cinco novas fases, que vão acompanhá-lo a partir de hoje:

1ª fase: Você será zombado pelos mais próximos de você;
2ª fase: Você passará a ser respeitado;
3ª fase: Você será considerado, as pessoas vão pedir a sua opinião;
4ª fase: Você será admirado;
5ª fase: Você será uma referência.

Para mim, meus pais eram a minha referência e foram eles que me tiraram das drogas. Se há alguém perdido na sua casa, você é a solução, porque Jesus está com você. Pela lei do Espírito Santo de Deus, você é capaz de viver uma vida nova”.

Dunga

Presença maciça da Pastoral da Criança em Missa à Zilda Arns




Apesar do tempo chuvoso e de ser uma Segunda Feira, foi ótima a participação do Povo de Deus da nossa arquidiocese, na Celebração Eucarística presidida pelo nosso Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues e que contou com a presença dos Sacerdotes : Padre Antonio José Albertine – Paróquia Nossa Senhora do Carmo Votorantim, Padre Inácio Kriguer – Paróquia do Divino – Sorocaba, Padre Rubens Dalmazo – Paróquia Santa Maria Madalena, Padre Manoel Junior – Paróquia Santa Rosália, Padre Antonio Carlos – Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens – Porto Feliz, Padre Adelar – Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e dos Diáconos Permanentes Márcio Rosa – Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, e Arari dos Santos Amorim – Paróquia Santo Antonio – Árvore Grande. As duas carreiras de bancos estavam tomadas e ainda havia pessoas pelos corredores laterais.



Na sua homilia Dom Eduardo fez uma retrospectiva da Vida e da Missão da Dra. Zilda Arns, e ao concluir afirmou “Ela tinha acabado de sair de uma igreja, onde havia discursado sobre o trabalho da Pastoral da Criança, e momentos depois Deus a levou, em situação trágica, tenho certeza de que Ele a acolheu no céu....”


Momento marcante foi o da distribuição da Eucaristia, quando a equipe de canto pastoral, acompanhados pelo órgão e um violino, tocado com muita arte, a assembléia cantou a música do saudoso Padre Ricardo Dias Neto “Jesus eu não sabia....” cujo refrão

“Vinde ...Vinde Benditos,á casa do meu Pai” , confirmava no coração da assembléia as palavras do nosso Bispo “Deus a acolheu.....”


No Ofertório a pastoral da Criança, formada por numerosos grupos das paróquias onde ela está organizada, ofertaram um Baner, cartazes e materiais didáticos que utilizam na formação dos agentes.


Precisa-se de Católicos Autênticos


Precisa-se de Católicos Autênticos
Sem. Carlos Pereira, LC


Quando vamos pela rua e vemos um anúncio de emprego dizendo: “Precisa-se de engenheiro”, a primeira coisa que faz este anúncio é excluir todas aquelas pessoas que não são engenheiros. Por exemplo: Uma pessoa que nunca estudou não poderá desejar este emprego, terá que se contentar com outro tipo de trabalho, mas não o de engenheiro. Não podemos dizer: “Eu não estudei para engenheiro, mas posso aprender”. Para ser engenheiro devemos conhecer as técnicas, livros de engenharia, conhecer algumas fórmulas e ter um pouco de experiência. Para completar tem a parte mais difícil: muito sacrifício e estudos para se tornar um excelente engenheiro. Depois de muitos anos de esforço, se recebe o diploma de uma universidade autorizada pelo governo. Por fim, podemos ser chamados de engenheiros e até praticar a profissão. Tudo o que vale a pena na nossa vida, requer esforço, dedicação, sacrifício e, porque não, umas boas lágrimas.

O exemplo que usei para falar do esforço de um universitário, até ter a honra de levar o nome de engenheiro, serve para tentar explicar que não basta só dizer: “Eu sou católico. É necessário mostrar com a vida, defender as convicções e os ensinamentos da Igreja católica para levar este nome. Quantos verdadeiramente são católicos? Ser católico implica estar em sintonia com a doutrina e o magistério da Igreja, com o Colégio Episcopal em comunhão com o Santo Padre.

Como podemos dizer que somos verdadeiros católicos se nos falta o básico? Da mesma forma que não podemos chamar uma pessoa de engenheiro, sem que tenha o seu diploma e saiba um mínimo de engenharia, do mesmo modo, não podemos chamar de católicos aqueles que desconhecem a doutrina da Igreja ou que, apoiem leis e modos de pensar incompatíveis com a Igreja Católica. O Brasil, sendo o país com maior número de católicos no mundo, deixa muito a desejar. As leis que estão sendo aprovadas cada vez mais nos levam a pensar num país acatólico. Como pensar num país onde a maioria se diz católica e, não obstante, uma minoria impõe suas leis contra a vida humana, contra a dignidade das crianças indefesas, contra os ensinamentos da Igreja?

A Igreja fiel à sua missão de defender a natureza humana, criada e amada por Deus, nos dias de hoje, recebe ataques não só daqueles que não pertence ao seu redil, como também é atacada pelos que se dizem ser seus filhos.

Para ser católico não basta uma fé recebida dos antepassados e não vivida. É necessário ser assimilada, totalmente, o que nos agrada e, às vezes, também o que nos desagrada. Explicar o porquê de ser católico, com o motivo da tradição familiar não é suficiente para se viver um catolicismo integral, ou seja, até suas últimas consequências.

Diante da pergunta: Por que nos encontramos com um catolicismo morno? Podemos responder dizendo: porque os católicos assumiram um nome e não um estilo de vida. Um jovem que recebe um diploma de engenharia deve buscar desempenhar uma atividade própria da sua profissão, para que outras pessoas vejam que efetivamente ele é um engenheiro, porque, senão, pode até ser que ele tenha tirado boas notas na faculdade, mas se não atuar o aprendido, é inútil seu diploma. Da mesma forma, se um católico não atua sua fé católica, é inútil dizer que é católico. Hoje em dia, muitas pessoas dizem ser católicas não praticantes, depois, surgem os escândalos e o nome da Igreja Católica é difamado, por aqueles que se dizem ser, mas não o são.

Por que hoje em dia, encontramos no Brasil, pessoas que votam em partidos que se não são anticlericais, pelo menos rejeitam abertamente a intervenção da Igreja em defender a vida, desde a concepção até a sua morte natural? Muitos militantes da cultura da morte estão trabalhando em todos os meios de comunicações possíveis, aproveitando a falta de identidade da maioria dos católicos de hoje. Católicos de nome, só que ainda não assumiram completamente a responsabilidade de serem verdadeiros católicos.

Diante desta constatação, quero propor algo prático para seguirmos crescendo nesta identificação plena para sermos verdadeiros católicos. Primeiro, intensificar a união com Cristo, que se dá por meio da oração. A pessoa que realmente ora, reconhece esta graça de ser católico e transmite aos outros esta luz que irradia um católico verdadeiro. Em segundo lugar, buscar conhecer mais sobre o Papa, sobre os ensinamentos que ele transmite nos seus escritos. É triste constatar que a única informação que muitos católicos têm do Papa, vem através dos jornais ou emissoras anticatólicas, ou por críticas de pessoas que escutaram de terceiros, sobre o Vaticano, sobre a Hierarquia, etc.

É um direito nosso exigirmos que os padres ou ministros nos instruam no conhecimento da nossa Igreja. A fé nos ajuda a ver na pessoa do Papa a voz do próprio Cristo e do Espírito Santo, só que devemos saber o que pronunciou esta voz, para que a coloquemos em prática.

Um católico não pode ser indiferente ou ignorar, temas controvertidos que são motivos de polêmica e acusações por parte das seitas e dos que não creem, por exemplo: as imagens, a Virgem Maria, o aborto, eutanásia. Todos estes temas, diariamente são jogados na cara dos católicos e se estas seitas ou ateus veem que não existe uma posição clara, teimam em por a fé destas pessoas entre parentêses, buscando uma forma de colocá-las em dúvida. Buscar uma ampla cultura religiosa é dever de cada católico. Não podemos pôr a desculpa do pouco conhecimento da própria fé, acusar ou atacar a Igreja Católica ou a sua hierarquia. A Igreja somos nós. Não um grupo reduzido de pessoas, como os padres, as freiras, os seminaristas, estes são uma parte, importante na transmissão e no ensinamento da palavra de Deus, dos sacramentos. Só que se não existirem católicos convencidos, comprometidos no batismo, que amem Cristo e a Igreja, não se poderá combater o inimigo, ou seja, o próprio satanás, que busca perder todas as almas, levando-as à perdição.

Somos Igreja e devemos edificar esta Igreja com nossa vida, nosso testemunho. Se cada católico tivesse a preocupação de se formar e transmitir esta formação aos seus familiares, amigos parentes, hoje talvez o mundo fosse melhor. A fé vivida até ás suas últimas consequências seria, como dizia João Paulo II, “o momento da Civilização do Amor”.

No meio de tantas necessidades que tem o mundo de hoje, nada é mais importante que ter uma Igreja Católica totalmente unida e cheia de católicos integrais. Deus queira que possamos tirar o anúncio que leva anos posto na nossa religião: “Precisa-se de Católicos convencidos”.

Capivari: enchentes

Image

Foto Tulio Darros Arquivo NJC
A Prefeitura Municipal de Capivari informa que até o momento 18 famílias foram retiradas de suas residências com apoio do efetivo e caminhões da Secretaria de Obras, devido à nova cheia do Rio Capivari.
A ETA do Caraça e o Sistema Pio XII foram atingidos e vai faltar água.
Nível do Rio (9h) – 2,84 m (2m e 4cm acima do nível normal)

Chuvas: choveu 103mm das 21h às 0h15 nesta madrugada.

Pontos de alagamento: MORETO, VILA BALAN, RIBEIRÃO, SÃO JOÃO, JUVENTUS, CENTRO, NOVA APARECIDA, RESIDENCIAL SANTO ANTONIO, B
OSQUE DOS PINHEIROS, VILA CLEMENTE, VILA CARDOSO, FLAMBOYANT, ROSSI


Área Rural:
USINA BOM RETIRO, SP 308

As famílias foram encaminhadas aos abrigos nas escolas Aldo Silveira, Laura Quagliato e Rosa Lembro.
A exemplo das últimas ocorrências, neste momento a Defesa Civil, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria de Obras e demais departamentos da Prefeitura trabalham no atendimento às vítimas das enchentes.

Abastecimento de água – SAAE

A Estação Elevartória do Caraça foi novamente atingida pelas águas. O processo de blindagem e proteção ainda não estava concluído, porém o abastecimento de água nos bairros Centro e Rossi voltou a ficar comprometido. A ETA I também foi alagada mas já está em processo de limpeza e o abastecimento deve ser nomalizado por volta das 12h de hoje.
Por causa das fortes chuvas e dos alagamentos, são previstos problemas de abastecimento também no sistema Pio XII. O SAAE pede aos moradores que economizem água.

Rede Vida recebe melhorias na área dos transmissores


http://www.senado.gov.br/cesarborges/noticias/arquivo/2009/imagens/RedeVida.jpg


A área onde está instalada o transmissor da Rede Vida, próxima do Forun Trabalhista, e ao Paço Municipal, antigo Hipódromo, vem ganhando algumas melhorias em suas instalações.


Pedro Cuan- Tesoureiro da Associação Santa Clara, entidade mantenedora do Jornal Terceiro Milênio em Notícias, informa que as adequações se fizeram necessárias, por exigência da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Nos planos da associação para 2010 está umn projeto de melhor aproveitamento dessa parceria com a Rede Vida, que na arquidiocese tem como correspondente Vanderlei Testa, que ama acomunicação e tem se dedicado com carinho e muito seriedade na divulgação dos principais eventos da Arquidiocese.


O sistema de transmissão ainda é valvulado e é preciso pensar urgentemente em um sistema Digital, para manter a boa audiêdncia que essa TV Católica tem em nossa região, sendo a pioneira nesse aspecto. A Pascom Arquidiocesana juntamente com a Associação Santa Clara deverão pensar brevemente em uma campanhaou evento para angariar fundos, pois o custo é bastante alto.

A VIDA E O MISTÉRIO QUE A ENVOLVE





















A VIDA E O MISTÉRIO QUE A ENVOLVE


A vida em si é um mistério, mas um mistério do qual participamos diretamente e vemos seus efeitos, seus encantos e nos admiramos dessa realidade que somos. O Criador dispôs nela sua presença velada e nós reconhecemos essa sua presença pela nossa contingência e pelo além dela que aspiramos. Ou seja, não nos contentamos somente com o viver natural, porque ninguém é cem por cento satisfeito com o que é, o que tem ou deseja ter naturalmente, porque a morte frustra tudo isso; mas desejamos o que não passa, isto é, desejamos a perfeição em todos os sentidos da vida.

Somos dotados de dons especiais como também todas as outras criaturas o são, porém, segundo a natureza de cada ser. Desse modo, tudo continua um mistério a ser revelado ou que se revela à medida que avançamos em nosso conhecimento acumulado; seja na ordem natural; seja na ordem da graça, conforme determinou o Senhor em seu desígnio benevolente. Porém, tudo caminha em sua direção; assim como todos tivemos Nele nossa origem, Nele também teremos o desfecho de nossa história e não há como escapar ou se esquivar desse nosso destino final.

Outra coisa que temos de entender também é que não há um rigorismo predeterminado à nosso respeito, mas há sim, de nossa parte, a livre escolha. Por exemplo: alguém morre bêbado não porque o “destino” dele era esse, mas porque escolheu o vício da bebida e deixou-se dominar por ele, não obstante os ensinamentos do Senhor para fugirmos dos vícios e de todos os outros males.

Vejamos o que escreveu São Tiago a esse respeito: “Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”. Logo, “Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam”. (Tia 1,13-15.12).

Portanto, a vida como dom de Deus, somente a Ele pertence e somente Nele permanece para sempre, porque Deus é Eterno; quem a vive sem esse sentido, torna-se um perigo para si mesmo e para os demais que comungam com tal desvario, visto que, se desligam da Fonte Original do Amor que dispõe a nosso favor da felicidade e da paz definitivas, que experimentamos desde aqui, por lhe devotarmos todo amor e tudo o que temos e somos.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.