segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

3º Encontro Nacional da Pascom reunirá comunicadores de todo Brasil

Dos dias 19 até 22 de julho, a cidade de Aparecida (SP) sediará o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom). O objetivo do evento é reunir todas as pessoas que fazem a comunicação católica no Brasil, para trocar, partilhar, celebrar, e fazer da ocasião, um espaço de reflexão e aprimoramento do ser. Para o encontro são esperados mais de 600 comunicadores de todo Brasil.
A programação do evento foi planejada por representantes de alguns Regionais da CNBB, que ficaram reunidos em Brasília durante dois dias, sob coordenação da assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação Social da CNBB, irmã Élide Fogolari. O evento terá início no dia 19 de julho, às 19h, com a abertura feita pela coordenadora da Pascom do Regional Sul 4 (Santa Catarina) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Maria Terezinha de Campos. Na ocasião será lançado o Hino e a Logomarca da Pascom.
Com um cronograma de atividades intenso e extenso, temas atuais e de grande relevância serão tratados nos painéis e seminários propostos. Assuntos como web jornalismo, Redes Sociais, Mídias convergentes e crimes na internet trarão o universo online para a programação, assim como outros temas voltados para a comunicação na catequese, na liturgia e para a os jovens. As exposições serão proferidas por representantes da Igreja, professores e doutores convidados.
Além das palestras, no dia 20 de julho às 20h, haverá um acontecimento, no qual a TV Aparecida irá transmitir o programa “Terra da Padroeira”. E no dia 21, haverá uma grande Festa Junina. O encontro se encerra no dia 22 de julho, domingo, com apresentação de cinco grupos, subdivididos pelos Regionais da CNBB. Os grupos irão expor como a Pascom está atuando nos Regionais, e propor alternativas para fortalecer suas ações. Às 11h30 será o encerramento, com o envio dos discípulos missionários da comunicação.
Os interessados em participar do encontro, devem acessar www.cnbb.org.br e preencher o cadastro do 3º Encontro Nacional da Pascom. Outras informações também poderão ser encontradas no site da CNBB, ou no www.encontropascombrasil.blogspot.com.


Fonte: cancaonova.com

Franciscanos de Porto Feliz realizam Folia de Reis

 DSCF8006 DSCF8023 DSCF8025 

Neste sábado (07), na rua José Martins Bastos, a rua do Moinho, assim como ela é conhecida, os Franciscanos Seculares realizaram a Folia de Reis, visitando os moradores, com músicas, standart, Três Reis Magos, benção dos lares e confraternização no final.

A Folia de Reis, acontece pelo terceiro ano em Porto Feliz, por ser organizada pela Franciscanos, está mais voltada para a Espiritualidade do Nascimento de Jesus, e a visitação dos Reis Magos, sem se preocupar tanto com lado folclórico. Apesar da chuva de verão, os franciscanos e moradores não desanimaram, no final realizaram uma animada confraternização.

A Fraternidade foi erigida oficialmente em Porto Feliz, e se reúne todas as semanas, as segundas-feira 19h30m no centro catequético, ao lado da Igreja Mãe dos Homens.

DSCF8064

DSCF8070 DSCF8089

fotos: Fraternidade São Maximiliano
Texto: Felipe Miranda/Pascom

Padre Marcílio é o novo pároco da São Benedito

 

DivulgaçãoFoto

Missa solene foi realizada na própria Matriz

Na última quinta-feira, dia 29, o Bispo Diocesano Dom Vicente Costa presidiu a missa solene na Matriz São Benedito, onde deu posse ao novo pároco, o padre Marcílio Gragefe. A solenidade contou com a presença de vários presbíteros de Salto, da diocese de Jundiaí e da diocese de Limeira. A mãe, irmãos e familiares do padre Marcílio também estiverem na cerimônia. No fim da celebração, o novo pároco agradeceu aos presentes "estou muito emocionado, esta celebração me marcou muito, inclusive a homilia personalizada do bispo, olhando para os meus olhos. Quero agradecer a todos pela acolhida, aos meus familiares e aos amigos de Jundiaí que aqui compareceram. Ofereço meu trabalho, com muita dedicação e alegria". Missa na Padroeira - Ocorre neste sábado, dia 7, a partir das 10 horas, a celebração mensal no Monumento Nossa Senhora do Monte Serrat.

http://tapera.uol.com.br/noticias/detalhe.asp?cod_conteudo=17979

Votorantim intensifica ações para evitar afogamentos

 


Novas placas nas cachoeiras de Votorantim alertam para o perigo de afogamentos (Foto: Secom/PMV)

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec) e em parceria com o posto local do Corpo de Bombeiros, estäo retomando neste período de início de ano e férias a Campanha "Verão Legal", que objetiva orientar e conscientizar os banhistas que costumam frequentar rios, lagoas e cachoeiras do Município. O `Verão Legal' foi lançado no segundo semestre de 2009, com a meta de diminuir o índice de casos de afogamento em Votorantim.

Assim, dando continuidade às ações da Campanha, que é permanente, agentes da Sesec, juntamente com homens do Corpo de Bombeiros, estiveram nesta semana percorrendo alguns pontos que costumam ser visitados por banhistas neste período de calor e férias. Foram fixadas novas placas de orientações, tendo em vista que as existentes sofreram as ações de vândalos e foram retiradas. 

O prefeito Carlos Augusto Pivetta destaca a importância da Campanha tendo em vista que seu objetivo é justamente reduzir as ocorrências de afogamentos no Município. "É importante que as pessoas tenham consciência e respeitem essas sinalizações", disse.

Na Cachoeira da Chave, por exemplo, uma placa com informações e orientações para as pessoas que passam pelo local foi totalmente destruída. Nesta semana,  foi, entäo, colocada uma segunda placa, que traz os dizeres "Não pule, risco de morte", justamente no acesso onde as pessoas costumam subir para fazer de algumas pedras trampolim. Desde o início da Campanha, permanece num outro ponto da Cachoeira da Chave o seguinte aviso: "Cuidado, risco de morte".

A implantação da nova placa contou com o acompanhamento do comandante do Posto do Corpo de Bombeiros de Votorantim, tenente Marcos Machado Novaes, e do secretário de Segurança Comunitária, Trânsito e Trânsporte da Prefeitura, Claudinei Fernando de Paula Ribeiro. "As pessoas podem nos auxiliar, evitando que essas placas sofram atos de vandalismo", asseverou Novaes. O comandante dos Bombeiros destacou ainda que em dias de forte calor, principalmente nos finais de semana, uma equipe da Corporaçäo visita esses pontos como forma de também conscientizar os banhistas.

Além da Cachoeira da Chave, os agentes visitaram ainda a represa do Votocel, onde foram colocadas novamente duas placas, e a represa de Itupararanga. Novaes orienta ainda que as pessoas devem ficar atentas a algumas dicas, como se for nadar em rios, represas ou cachoeiras, respeitar os seus limites e os da natureza. Em lagos e represas, todas as crianças devem usar coletes e sempre acompanhadas de um adulto; nunca nade sozinho; água no umbigo é sinal de perigo; não nadar após ingerir bebida alcoólica; nunca nade após alimentar-se; nunca deixe crianças sozinhas próximas a lagos, represas e rios; não pule em locais com pedras; e em caso de afogamento, jogue um objeto flutuante para a vítima e chame socorro. Outra orientação é que a maioria das vítimas de afogamento sabia nadar: "Pense nisso e tome uma atitude de prevenção", completa o tenente Marcos Machado Novaes.

http://www.diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=220742

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 09/01/2012

O batismo de Jesus

Mc 1,7-11
Ele dizia ao povo:
- Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele. Eu batizo vocês com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo.
Nessa ocasião Jesus veio de Nazaré, uma pequena cidade da região da Galiléia, e foi batizado por João Batista no rio Jordão. No momento em que estava saindo da água, Jesus viu o céu se abrir e o Espírito de Deus descer como uma pomba sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse:
- Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria.

`Férias na Mata Atlântica' acontece este mêm em Itu

Itu igreja Matriz de dia

A Fundação SOS Mata Atlântica reúne pais e filhos no dia 21 de janeiro, sábado, para interagirem e aprenderem sobre preservação ambiental na primeira edição de 2012 do "Férias na Mata Atlântica". Com o tema "Atitudes Pela Mata Atlântica", crianças de 5 a 12 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis, poderão passar o dia no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica/Schincariol, em Itu.

Durante o evento, será realizado o plantio de mudas da Mata Atlântica, além de piquenique, brincadeiras, atividades lúdicas e exibições de vídeos envolvendo temas como consumo consciente, cidadania e mobilização. Uma dinâmica debatendo a situação da água no mundo e ações para evitar o desperdício e a oficina de brinquedos produzidos com materiais reutilizáveis também fazem parte da programação. A participação é gratuita, porém as vagas são limitadas. Os interessados devem fazer a inscrição antecipadamente pelo e-mail info@sosma.org.br ou pelo telefone (11)3262-4088. 

O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica/Schincariol fica na cidade de Itu e foi inaugurado em novembro de 2007. Possui um viveiro com produção de 400 mil mudas por ano, que promove a restauração florestal e criação de banco de sementes. No Centro, ainda são realizadas ações de capacitação e educação ambiental. Endereço: Rodovia Marechal Rondon, km 118,3 - Fazenda São Luís.