Novas placas nas cachoeiras de Votorantim alertam para o perigo de afogamentos (Foto: Secom/PMV)
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec) e em parceria com o posto local do Corpo de Bombeiros, estäo retomando neste período de início de ano e férias a Campanha "Verão Legal", que objetiva orientar e conscientizar os banhistas que costumam frequentar rios, lagoas e cachoeiras do Município. O `Verão Legal' foi lançado no segundo semestre de 2009, com a meta de diminuir o índice de casos de afogamento em Votorantim.
Assim, dando continuidade às ações da Campanha, que é permanente, agentes da Sesec, juntamente com homens do Corpo de Bombeiros, estiveram nesta semana percorrendo alguns pontos que costumam ser visitados por banhistas neste período de calor e férias. Foram fixadas novas placas de orientações, tendo em vista que as existentes sofreram as ações de vândalos e foram retiradas.
O prefeito Carlos Augusto Pivetta destaca a importância da Campanha tendo em vista que seu objetivo é justamente reduzir as ocorrências de afogamentos no Município. "É importante que as pessoas tenham consciência e respeitem essas sinalizações", disse.
Na Cachoeira da Chave, por exemplo, uma placa com informações e orientações para as pessoas que passam pelo local foi totalmente destruída. Nesta semana, foi, entäo, colocada uma segunda placa, que traz os dizeres "Não pule, risco de morte", justamente no acesso onde as pessoas costumam subir para fazer de algumas pedras trampolim. Desde o início da Campanha, permanece num outro ponto da Cachoeira da Chave o seguinte aviso: "Cuidado, risco de morte".
A implantação da nova placa contou com o acompanhamento do comandante do Posto do Corpo de Bombeiros de Votorantim, tenente Marcos Machado Novaes, e do secretário de Segurança Comunitária, Trânsito e Trânsporte da Prefeitura, Claudinei Fernando de Paula Ribeiro. "As pessoas podem nos auxiliar, evitando que essas placas sofram atos de vandalismo", asseverou Novaes. O comandante dos Bombeiros destacou ainda que em dias de forte calor, principalmente nos finais de semana, uma equipe da Corporaçäo visita esses pontos como forma de também conscientizar os banhistas.
Além da Cachoeira da Chave, os agentes visitaram ainda a represa do Votocel, onde foram colocadas novamente duas placas, e a represa de Itupararanga. Novaes orienta ainda que as pessoas devem ficar atentas a algumas dicas, como se for nadar em rios, represas ou cachoeiras, respeitar os seus limites e os da natureza. Em lagos e represas, todas as crianças devem usar coletes e sempre acompanhadas de um adulto; nunca nade sozinho; água no umbigo é sinal de perigo; não nadar após ingerir bebida alcoólica; nunca nade após alimentar-se; nunca deixe crianças sozinhas próximas a lagos, represas e rios; não pule em locais com pedras; e em caso de afogamento, jogue um objeto flutuante para a vítima e chame socorro. Outra orientação é que a maioria das vítimas de afogamento sabia nadar: "Pense nisso e tome uma atitude de prevenção", completa o tenente Marcos Machado Novaes.
http://www.diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=220742
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz