quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os ensinamentos de Paulo

Quero meditar com você um pouco daquilo que o apóstolo Paulo deixou como ensinamento para nós cristãos. As treze cartas dele são a base para a teologia católica. Nas duas cartas que ele escreveu para São Tito e São Timóteo, que eram bispos, deu todas as direções de como deveria ser a Igreja. Essas direções são seguidas até hoje pela Igreja.

Um ponto muito importante é sobre a evangelização. O apóstolo dos gentios diz que pregar o Evangelho, para ele, não é motivo de glória, mas, sim, uma missão que lhe é imposta. “Ai de mim se não evangelizar”, afirma.

Paulo tinha como lema evangelizar; o resto para ele não tinha importância. Nós também devemos pensar assim! Evangelizar não significa que devemos obrigar todos a serem bons cristãos, mas devemos anunciar; não impor, mas propor. O mais miserável dos cristãos é aquele que não evangeliza sua família. Os jovens, hoje, não sabem quase nada de religião. Antigamente, os catequistas eram os pais, lamentavelmente, a família está sumindo. Muitas crianças não sabem nem quem é Jesus e muitos pais vivem como se Deus não existisse.

A primeira evangelização tem que ser da criança, pois ela é mais fácil de ser evangelizada. Mas, para isso, é preciso que a mãe e o pai a evangelize. Se eu tivesse um medalha de ouro, a daria para um bom catequista que evangeliza as crianças e fala de Deus para elas.

São Paulo disse a Timóteo: “Prega a Palavra, insiste oportuna e inoportunamente [...]. Porque virá o tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação” (II Timóteo 4.2a.3a). As pessoas, hoje, se atiram às fábulas; aparece qualquer um com seitas e as pessoas vão atrás, largam o Cristianismo. Portanto, você, cristão católico, pregue insistentemente a verdade!

Paulo disse que Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. A grande vontade de Jesus é que ninguém se perca. O Senhor disse que quando Ele encontra a ovelha perdida fica mais feliz do que com as 99 que não se perderam. Isso nos deve dar vontade de evangelizar! Imaginem a festa que vai haver no céu com as ovelhas perdidas que retornaram ao Senhor. Se você converter apenas duas pessoas, seu marido e seu filho, vai haver uma festa no céu.

Por que eu preciso evangelizar? Porque Deus ama a todos e deu o Sangue por cada um de nós! O amor de Cristo me constrange, me deixa envergonhado, Ele morreu por mim. São Ligório dizia que se existisse somente você, Jesus morreria somente por você. O amor de Cristo é individual, por isso, precisamos dar uma resposta a Ele. Semeie o Evangelho, seja pessoalmente, seja pela internet, ou qualquer outro meio.

A força mais poderosa para se evangelizar é a santidade. Quem é que mudou o mundo? Os santos! E nenhum deles usou a rádio, a internet, a televisão. Eles usaram a Palavra de Deus, evangelizaram com sua santidade. Santa Terezinha do Menino Jesus entrou no convento com 15 anos e morreu com 24; nunca fez palestra para ninguém, só escreveu um livro porque foi obrigada, mas evangelizou porque ela era santa.

A evangelização é importantíssima, mas, antes de cuidar do irmão precisamos cuidar da nossa evangelização, senão começamos a dar contratestemunho e as obras não adiantaram de nada. Nós nascemos predestinados para o céu.

A Igreja é a coluna e o alicerce da verdade, sem ela ninguém se salva. O credo se reza há dois mil anos e por que não muda? Porque o que é verdade não muda. A Igreja não tem dúvida daquilo que é essencial para nossa salvação.

Já tivemos 266 Papas, nunca um Pontífice cancelou um ensinamento da Igreja. Nunca na história dos 21 Concílios se cancelou uma doutrina da Igreja. São Paulo diz que Deus quer que todos se salvem, que cheguem à verdade e é por isso que, hoje, para sermos evangelizadores como o grande apóstolo, precisamos ser fiéis à Igreja.

Mas você pode dizer: “A Igreja errou no passado”. Uma coisa são os erros dos filhos da Igreja, outra coisa é a Igreja, que é santa. Os erros são nossos; houve, sim, Papas pecadores, bispos que erraram, que se tornaram até hereges. A Igreja tem muitos filhos indignos, mas ela é santa, tem muitos santos. A Igreja Católica já canonizou mais de 20 mil santos.

Ninguém ama a Cristo se não ama a Igreja. Muitos casamentos não dão certo porque não teve amor; tem muito amor falso, tem muita gente vivendo apenas um sentimentalismo. Jesus é o modelo de amar e, assim, nos ensinou a amar: “Amais-vos como eu vos amei”. Não existe amor sem cruz, sem renúncia. Não existe amor por alguém se você não disser “não” para você. O dia em que nos amarmos como Cristo nos amou o mundo vai mudar.

Fonte: Cleofas - Prof. Felipe Aquino

Sindicato discute com servidores a proposta do novo estatuto dos servidores de Porto Feliz

 

Nesta terça-feira (24), a sede da Associação dos Servidores Públicos de Porto Feliz recebeu a reunião convocada pela presidente Sindicato dos Funcionários Públicos, Shirley Maria da Silva e o advogado do sindicato Dr. Claudinei J. Marchioli. Eles se encontraram com aproximadamente 50 funcionários, de diversos setores, como saúde, obras, educação entre outros.

IMG0039A

O advogado Claudinei explicou os principais avanços positivos no novo Estatuto Dos Funcionários Públicos de Porto Feliz. Entre eles:

Duas folgas para quem faz jornada de 12hx36h. Artigo 40, inciso 3º, página 11.

Servidor com jornada superior à 6h diária, terá direito a 1 hora de almoço, se por alguma necessidade, tiver que almoçar rapidamente para já retornar ao trabalho, ele (servidor) terá direito de receber hora extra pelo restante do tempo trabalhado. Artigo 43, página 11.

Todo servidor que ultrapassar o limite de 40 horas extras, por necessidade do setor e com devida autorização do seu superior, deverá receber todas as horas extras na próxima folha de pagamento. As horas extras somente se tornarão Banco de Horas a pedido do servidor. Artigo 166, incisos 2º ao 4º, página 33.

Também foi destacado a ajuda de custo para transporte e alimentação em viagem, como a diária 2,5% do salário base. ao período em que o funcionário permanecer fora de sua sede, sendo também até 4 horas 25%, de 4 a 8 horas 50%, de 8 a 12 horas valor total, acima de 12 horas valor total mais 50%. Artigo 173, página 34.

A presidente Shirley e o advogado Claudinei, destacaram os pontos que estão pleiteando:

Abonada – que seu uso não implique em perca do prêmio Assiduidade (remuneração para o funcionário que não registra nenhuma falta no mês trabalhado). e nem conte em número de faltas, assim podendo prejudicar o funcionário que tem o limite de 30 faltas em 5 anos, se passar disto, perde a licença prêmio. A licença prêmio é concedida para funcionários efetivos com 5 anos de desempenho de função ininterruptas e que não ultrapassou o limite de 30 faltas.

Abonada – é a possibilidade de falta que o servidor tem ao longo do ano em exercício, não ultrapassando seis por ano. Artigo 51, página 12.

Insalubridade, periculosidade – incorporar ao salário o valor do "benefício" a cada ano que o servidor desempenhou a função, e não depois de 10 anos. Artigo 157 ao 164, página 32.

Durante a reunião, também foi levantado pelos presentes que não há punição para a Prefeitura(financeira), no caso dos funcionários que possuem acima de duas férias atrasadas. Artigo 92, página 20.

O advogado informou que a redação do período probatório também foi atualizado, ele se encerra com 3 anos, e não em 2, como está no atual. Assim ficando de acordo com as leis federais que regem o tema. Artigo 52, página 12.

IMG0042A

Presenças
Marcou presença o vereador Marquinho (PT). O presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Feliz, edil Robertinho (PT), ficou até o final do encontro, afirmou que está acompanhando as negociações desde o começo (aproximadamente 2 anos), assim que chegou o projeto atual que em alguns pontos desagrada ao Sindicato que defende a categoria, pediu ao Governo Municipal, a retirada do projeto para melhor debater o projeto, o que acabou acontecendo. Robertinho também alertou todos da importância de se aprovar da melhor maneira o estatuto, pois ele é o que abre caminhos para o Plano de Cargo e Salário (Plano de Carreira), permitindo a evolução funcional do servidor. Encerrou sua participação colocando-se a disposição assim como a Casa de Leis e demais vereadores, incentivou também que todos participem mais junto ao Sindicato.

Sábado
Dia 28 de janeiro as 9h no Espaço Cultural Olair Coan, haverá uma plenário com todos os servidores interessados em melhor conhecer o projeto da Prefeitura. É importante participar e levar o máximo de servidores para questionar e reivindicar os direitos.

IMG0040A

Sindicato pede a todos para chegaram antecipadamente, para melhor se inteirar do assunto e dialogar. O sindicato fica na rua padre Ilidro, nº 16, centro. Telefone 3261-7323

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pascom
obs: fotos de celular

Consulte as caravanas para o Summer Beats com saída da região

 

No próximo dia 5 de fevereiro no Parque Playcenter acontece a sétima edição do Summer Beats, festival que reúne bandas católicas e evangélicas para louvar a Deus em dez horas ininterruptas de evento.

Bandas já conhecidas como Rosa de Saron, Dunga, Adoração e Vida, Adriana, Ceremonya, Iahweh, Oficina G3 vão comandar a festa, que também contará com Aline Brasil e Tony Allysson, entre outros.

A novidade anunciada é o “Replay”, um segundo ingresso  que será distribuído para voltar ao parque na faixa e curtir mais uma vez.

Para isso há um cadastro de caravanas, facilitando o transporte e a compra de ingresso para quem deseja participar.

Em Sorocaba, o ponto de vendas é o Jornal Terceiro Milênio que oferece a opção de reservar os passaportes a serem retirados para não enfrentar filas na bilheteria no dia do show.

No site exitem caravanas da região já cadastradas:

Everton Rafael De Almeida Santos (Sorocaba)
Email:evertiss.santoss@hotmail.com
MSN:evertis.santos@hotmail.com
Celular:8102-1329 /9772-8123

Pedro Faga Neto
Email:pedroarts@hotmail.com
MSN:pedro@pedroarts.com
Celular:(15) 9610-2090 / 3213-4533

Allison Alexandre Roventini (Araçoiaba da Serra)
Email:allison_roventini@hotmail.com
Telefone fixo:(15)3281-2781
Celular:(15)9757-8840

Luiz Carlos de Camargo Filho (Piedade)
Email:carlao_camargo@hotmail.com
MSN:carlao_camargo@hotmail.com
Celular:97926527

Ana Dalva Favero Martins
Email:ana_pdd@hotmail.com
MSN:ana_pdd@hotmail.com
Telefone fixo:(15)3244-3955
Celular:(15)9730-3076

Para cadastrar sua caravana ou consultar a mais próxima acesse:

http://www.summerbeats.com.br/summer/caravanas/buscar/8733

Festa de São Benedito

Acontece entre os dias 26 e 29 de Janeiro as Festividades em Louvor a São Benedito da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, onde será comemorado também os 114 anos da Irmandade de São Benedito.

Todos estão convidados a participar de mais essa grande festa.

Confira abaixo a Programação Religiosa e Festiva:
Programação Religiosa

26/01/2012 - Quinta - Feira

1º Dia do Tríduo
19h30 - Missa
Tema: São Benedito abençoa os Cozinheiros;
Coral: FAMA

27/01/2012- Sexta Feira

2º Dia do Triduo
19h30 Missa
Tema: São Benedito abençoa os agricultores
Coral: VIOLA DIVINA
28/01/2012- Sábado
3º Dia do Tríduo
19h Missa

Tema: São Benedito Abençoa as Irmandades

Coral: ADORADORES DO SENHOR
29/01/2012 - Domingo
09h Procissão pelas Ruas
10h Missa Festiva
Tema: São Benedito, discípulo Missionários de Jesus
Celebrante: Padre Antonio Carlos Fernandes
Coral: SÃO BENEDITO
Programação Festiva
26/01/2012- Quinta Feira
20h30 Jantar Beneficente (necessária aquisição de ingresso(s) junto aos festeiros. Valor R$5,00
Show com Ministério de Música Escolhidos por Deus
27/01/2012 Sexta Feira
20h30 Show com Magnum Band
28/01/2012 Sábado
20h30 Show Musical
Veja mais: festa em 2011, clique aqui

SP propõe reajuste do Piso Salarial Regional em até 15%

 

Projeto de lei com novos valores de R$ 690, R$ 700 e R$ 710 será encaminhado à Assembleia Legislativa

Ciete Silvério

Governador Geraldo Alckmin anuncia os novos valores propostos para o Piso Salarial Regional em São Paulo

Governador Geraldo Alckmin anuncia os novos valores propostos para o Piso Salarial Regional em São Paulo


O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 19, os novos valores propostos para o Piso Salarial Regional em São Paulo. O Projeto de Lei (PL) altera as três faixas salariais de R$ 600, R$ 610 e R$ 620 para R$ 690, R$ 700 e R$ 710, respectivamente. Desta forma, a primeira faixa salarial será reajustada em 15%, a segunda faixa em 14,75% e a terceira em 14,52%. A estimativa é que o piso beneficie mais de 7,8 milhões de trabalhadores do estado. O projeto será enviado para aprovação da Assembleia Legislativa nos próximos dias.
"Estamos anunciando hoje os três pisos estaduais. Primeiro piso, R$ 690, com a vigência a partir de 1º de março. O segundo piso também com vigência a partir de 1º de março, R$ 700 reais, o terceiro piso, R$ 710", afirmou o governador

Outro projeto de lei que será enviado à Assembleia estabelece um piso salarial de R$ 720 para cerca de 33 mil servidores públicos estaduais. Atualmente o valor é de R$ 630,00. Representantes das centrais sindicais participaram da discussão dos novos valores do piso junto com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, antes do anúncio oficial.
"Durante alguns meses realizamos reuniões prévias para levarmos ao governador Geraldo Alckmin estes valores. Nosso compromisso é manter um canal permanente de diálogo com o meio sindical", explicou o secretário do Emprego, Davi Zaia. Ainda segundo ele, estas reuniões com as centrais prosseguem em abril com objetivo de aperfeiçoar o piso, incluindo propostas de antecipação dos reajustes para coincidir com a data de vigência do salário mínimo nacional, em janeiro.
O Piso Salarial
Regional
O Piso Salarial Regional do Estado de São Paulo foi fixado pela Lei nº 12.640/07 - alterada pela Lei nº 12.967/08 e pela Lei nº 13.485/09 que reajustaram os valores em 2008 e 2009, respectivamente. A medida contribui para que os trabalhadores paulistas recebam salários superiores ao salário mínimo nacional, já que as condições da demanda de mão de obra e de custo de vida no Estado levam, de um modo geral, a salários superiores à média nacional. Os pisos incorporaram especificidades do mercado de trabalho paulista.
A medida beneficia os trabalhadores da iniciativa privada que não possuem piso salarial definido por lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho. As três faixas salariais são estabelecidas de acordo com grupos de ocupação de trabalhadores. A Lei Complementar Federal nº 103/2000 autoriza a instituição de pisos regionais pelos Estados.
Faixas salariais e grupos de ocupações
1ª faixa - Passa de R$ 600 para R$ 690
Trabalhadores domésticos, serventes, trabalhadores agropecuários e florestais, pescadores, contínuos, mensageiros e trabalhadores de serviços de limpeza e conservação, trabalhadores de serviços de manutenção de áreas verdes e de logradouros públicos, auxiliares de serviços gerais de escritório, empregados não-especializados do comércio, da indústria e de serviços administrativos, cumins, "barboys", lavadeiros, ascensoristas, "motoboys", trabalhadores de movimentação e manipulação de mercadorias e materiais e trabalhadores não-especializados de minas e pedreiras;
2ª faixa - Passa de R$ 610 para R$ 700
Operadores de máquinas e implementos agrícolas e florestais, de máquinas da construção civil, de mineração e de cortar e lavrar madeira, classificadores de correspondência e carteiros, tintureiros, barbeiros, cabeleireiros, manicures e pedicures, dedetizadores, vendedores, trabalhadores de costura e estofadores, pedreiros, trabalhadores de preparação de alimentos e bebidas, de fabricação e confecção de papel e papelão, trabalhadores em serviços de proteção e segu¬rança pessoal e patrimonial, trabalhadores de serviços de turismo e hospedagem, garçons, cobradores de transportes coletivos, "barmen", pintores, encanadores, soldadores, chapeadores, montadores de estruturas metálicas, vidreiros e ceramistas, fiandeiros, tecelões, tingidores, trabalhadores de curtimento, joalheiros, ourives, operadores de máquinas de escritório, datilógrafos, digitadores, telefonistas, operadores de telefone e de "telemarketing", atendentes e comissários de serviços de transporte de passageiros, trabalhadores de redes de energia e de telecomunicações, mestres e contramestres, marceneiros, trabalhadores em usinagem de metais, ajustadores mecânicos, montadores de máquinas, operadores de instalações de processamento químico e supervisores de produção e manutenção industrial;
3ª faixa - Passa de R$ 620 para R$ 710
Administradores agropecuários e florestais, trabalhadores de serviços de higiene e saúde, chefes de serviços de transportes e de comunicações, supervisores de compras e de vendas, agentes técnicos em vendas e representantes comerciais, operadores de estação de rádio e de estação de televisão, de equipamentos de sonorização e de projeção cinematográfica e técnicos em eletrônica.
Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

Conversão de São Paulo

25 de janeiro

O martírio de São Paulo é celebrado junto com o de São Pedro, em 29 de junho, mas sua conversão tem tanta importância para a história da Igreja que merece uma data à parte. Neste dia, no ano 1554, deu-se também a fundação da que seria a maior cidade do Brasil, São Paulo, que ganhou seu nome em homenagem a tão importante acontecimento.
Saulo, seu nome original, nasceu no ano 10 na cidade de Tarso, na Cilícia, atual Turquia. À época era um pólo de desenvolvimento financeiro e comercial, um populoso centro de cultura e diversões mundanas, pouco comum nas províncias romanas do Oriente. Seu pai Eliasar era fariseu e judeu descendente da tribo de Benjamim, e, também, um homem forte, instruído, tecelão, comerciante e legionário do imperador Augusto. Pelo mérito de seus serviços recebeu o título de Cidadão Romano, que por tradição era legado aos filhos. Sua mãe uma dona de casa muito ocupada com a formação e educação do filho.
Portanto, Saulo era um cidadão romano, fariseu de linhagem nobre, bem situado financeiramente, religioso, inteligente, estudioso e culto. Aos quinze anos foi para Jerusalém dar continuidade aos estudos de latim, grego e hebraico, na conhecida Escola de Gamaliel, onde recebia séria educação religiosa fundamentada na doutrina dos fariseus, pois seus pais o queriam um grande Rabi, no futuro.
Parece que era mesmo esse o anseio daquele jovem baixo, magro, de nariz aquilino, feições morenas de olhos negros, vivos e expressivos. Saulo já nessa idade se destacava pela oratória fluente e cativante marcada pela voz forte e agradável, ganhando as atenções dos colegas e não passando despercebido ao exigente professor Gamaliel.
Saulo era totalmente contrário ao cristianismo, combatia-o ferozmente, por isso tinha muitos adversários. Foi com ele que Estêvão travou acirrado debate no templo judeu, chamado Sinédrio. Ele tanto clamou contra Estevão que este acabou apedrejado e morto, iniciando-se então uma incansável perseguição aos cristãos, com Saulo à frente com total apoio dos sacerdotes do Sinédrio.
Um dia, às portas da cidade de Damasco, uma luz, descrita nas Sagradas Escrituras como "mais forte e mais brilhante que a luz do Sol", desceu dos céus, assustando o cavalo e lançando ao chão Saulo , ao mesmo tempo em que ouviu a voz de Jesus pedindo para que parasse de persegui-Lo e aos seus e, ao contrário, se juntasse aos apóstolos que pregavam as revelações de Sua vinda à Terra. Os acompanhantes que também tudo ouviram, mas não viram quem falava, quando a luz desapareceu ajudaram Saulo a levantar pois não conseguia mais enxergar. Saulo foi levado pela mão até a cidade de Damasco, onde recebeu outra "visita" de Jesus que lhe disse que nessa cidade deveria ficar alguns dias pois receberia uma revelação importante. A experiência o transformou profundamente e ele permaneceu em Damasco por três dias sem enxergar, e à seu pedido também sem comer e sem beber.
Depois Saulo teve uma visão com Ananias, um velho e respeitado cristão da cidade, na qual ele o curava. Enquanto no mesmo instante Ananias tinha a mesma visão em sua casa. Compreendendo sua missão, o velho cristão foi ao seu encontro colocando as mãos sobre sua cabeça fez Saulo voltar a enxergar, curando-o. A conversão se deu no mesmo instante pois ele pediu para ser Batizado por Ananias. De Damasco saiu a pregar a palavra de Deus, já com o nome de Paulo, como lhe ordenara Jesus, tornando-se Seu grande apóstolo.
Sua conversão chamou a atenção de vários círculos de cidadãos importantes e Paulo passou a viajar pelo mundo, evangelizando e realizando centenas de conversões. Perseguido incansavelmente, foi preso várias vezes e sofreu muito, sendo martirizado no ano 67, em Roma. Suas relíquias se encontram na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, na Itália, festejada no dia de sua consagração em 18 de novembro.
O Senhor fez de Paulo seu grande apóstolo, o apóstolo dos gentios, isto é, o evangelizador dos pagãos. Ele escreveu 14 cartas, expondo a mensagem de Jesus, que se transformaram numa verdadeira "Teologia do Novo Testamento". Também é o patrono das Congregações Paulinas que continuam a sua obra de apóstolo, levando a mensagem do Cristianismo a todas as partes do mundo, através dos meios de comunicação.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 25/01/2012

Quem crer e for batizado será salvo

Mc 16,15-18

Então ele disse:
- Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.

Junfec retorna às atividades com renovação!

DSCF3470 DSCF3487 DSCF3491 DSCF3499 DSCF3508 DSCF3518 DSCF3523 DSCF3524 DSCF3460 DSCF3463 DSCF3465 DSCF3466

O grupo de jovens, Junfec da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, se reuniu neste domingo (22), apresentando para os jovens os planos de ação para 2012, tudo com apoio do pároco Pe. Washington Pascoal Ribeiro. Além de dinâmica de oração/reflexão, também houve momento da palavra.

Além do retorno às atividades, o grupo está com buscando inovar nas atividades, não procurando se restringir apenas ao templo físico da Igreja. Pretendem marcar sessão cinema, encontro na grupo, também tem o momento invasão onde eles vão para algum lugar que está tendo alguma atividade.

Apesar do domingo chuvoso, a frequência aumentou em relação a primeira semana. A frente do grupo estão alguns jovens que estão se dedicando, e se reunindo semanalmente para planejar os encontros de domingos.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação