sábado, 29 de outubro de 2011

Cristão deve caminhar contra a corrente, afirma Bento XVI


Bento XVI durante visita à África, em março de 2009
O Papa Bento XVI recebeu os Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (Ceast) em audiência na manhã deste sábado, 29. Os prelados africanos fazem sua visita ad Limina Apostolorum e encontraram-se com o Pontífice na Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano.

"Os cristãos respiram o espírito do seu tempo e sofrem a pressão dos costumes da sociedade em que vivem; mas, pela graça do Batismo, são chamados a renunciar às tendências nocivas imperantes e a caminhar contra a corrente guiados pelo espírito das Bem-aventuranças", ressaltou.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI


Nesta linha, o Papa abordou três obstáculos onde naufragam a vontade dos santomenses e angolanos que aderiram a Cristo.

1 - "amigamento" - contradiz o plano de Deus para a geração e a família humana. O número de matrimônios católicos naquela região é bastante pequeno, tanto que a Conferência Episcopal escolheu o matrimônio e a família como prioridades pastorais do triênio em curso. "O amor esponsal deve ser único e indissolúvel como a aliança entre Cristo e a sua Igreja. Este tesouro precioso deve ser salvaguardado, custe o que custar", afirma Bento XVI;
2 - coração dos batizados ainda dividido entre o cristianismo e as religiões tradicionais africanas - um efeito abominável dessa realidade é a marginalização e mesmo o assassinato de crianças e idosos, a que são condenados por falsos ditames de feitiçaria. O Papa propõe um trabalho conjunto das comunidades eclesiais afetadas pelo problema. "Aflitos com os problemas da vida, não hesitam em recorrer a práticas incompatíveis com o seguimento de Cristo", indica;
3 - resquícios de tribalismo étnico palpáveis nas atitudes de comunidades que tendem a fechar-se, não aceitando pessoas originárias de outras partes da nação - Bento XVI recorda que, na Igreja, como nova família de todos os que acreditam em Cristo, não há lugar para qualquer tipo de divisão. "Ao redor do altar, reúnem-se homens e mulheres de tribos, línguas e nações diversas, que, partilhando o mesmo corpo e sangue de Jesus-Eucaristia, se tornam irmãos e irmãs verdadeiramente consanguíneos", explica.


Próxima visita
O Santo Padre indicou que o anúncio da alegria da fé é o serviço comum dos Pastores. Nesse sentido, falou sobre sua decisão de proclamar um Ano da Fé, para que a Igreja inteira "possa oferecer a todos um rosto mais belo e credível, transparência mais clara do rosto do Senhor".

Bento XVI recordou que, em novembro, fará uma visita apostólica ao Benim para entregar a Exortação Apostólica fruto da Segunda Assembleia para a África do Sínodo dos Bispos. Ele também lembrou com alegria de sua visita à África, em março de 2009, "durante a qual pude encontrar-me convosco e, convosco, celebrar Jesus Cristo no meio de um povo que não se cansa de O procurar, amar e servir com generosidade e alegria. Guardo aquele povo no coração e, de certo modo, esperava a vossa vinda para ter notícias dele", disse.


Fonte: Canção Nova.

Reunião Formativa para Pastoral da Educação.




Acontecerá no próximo sábado dia (05/11), após a missa das 19:00 hs. no Salão de Convivência Dom José Lambert, a reunião da Pastoral da Educação, essa reunião terá a presença do Professor João Sampaio, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Educação, ele virá com intuito de nos ajudar a organizar o plano de ação da pastoral e tirar duvidas de como podemos implementar essa nova realizadade em nosso dia a dia.
Contamos com a presença de todos os professores e profissionais da área para participar conosco desta reunião formativa.

Diego Ferraz

Divulgação da JMJ recebe prêmio de eficácia publicitária



A comunicação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi premiada pela Associação Espanhola de Ouro e Eficácia dos Meios. O evento que reúne milhares de jovens católicos a cada edição, recebeu a audiência de 55 milhões de pessoas em todo o mundo durante a última JMJ de Madri, que aconteceu no último mês de agosto.
A internet foi um dos protagonistas na difusão da JMJ, com meio milhão de seguidores no Facebook e mais de 6 milhões de visitas na página oficial do evento.
De acordo com o boletim oficial, divulgado pela assessoria de imprensa do evento, todos os espaços comerciais que se referiam à Jornada Mundial da Juventude foram distribuídos gratuitamente por 65 meios de comunicação locais, nacionais e internacionais.




Fonte: Canção Nova.com

Orquestra Contemporânea de Cordas apresenta-se neste sábado na Casa da Cultura



O Governo Municipal de Capivari, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresenta no próximo sábado, dia 29 de outubro, para fechar a agenda cultural deste mês, a Orquestra Contemporânea de Cordas de Piracicaba na Casa da Cultura.
A Orquestra Contemporânea de Cordas foi fundada em 2003 pelo Professor e maestro João Marcos de Almeida na Escola de Música Artes e Melodias em Piracicaba e tem a colaboração da Cantora Eliete Santos. É composta por mais de 40 integrantes com idades que variam dos 7 aos 60 anos e possui um repertório diversificado como "Trenzinho Caipira" de Villa Lobos, "Blowin the wind" de Bob Dilan, "Dust in the Wind" de Sarah Brigthman, "Menino da Porteira" de Teddy Vieira e Luizinho, “Fear of the dark”, de Steve Harris e muito mais.
A Orquestra se apresentará em Capivari pelo quinto ano consecutivo, sempre com sucesso de público.
“Mais uma vez convidamos a população para prestigiar este belíssimo espetáculo da Orquestra Contemporânea de Cordas de Piracicaba. Sempre que recebemos este show tivemos a Casa da Cultura com grande público e esperamos que o público prestigie mais uma vez. É um show para toda a família capivariana”, destacou o Secretário de Cultura e Turismo, Rogério Antônio Alves.
A Orquestra Contemporânea de Cordas de Piracicaba apresenta-se na Casa da Cultura no sábado, dia 29, às 20h. Prestigie! A Entrada é gratuita.



Fonte: A.I.Prefeitura de Capivari

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 29/10/2011

Humildade e hospitalidade


Lc 14,1.7-11


Num sábado, Jesus entrou na casa de certo líder fariseu para tomar uma refeição. E as pessoas que estavam ali olhavam para Jesus com muita atenção.
Certa vez Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares à mesa. Então fez esta comparação:
- Quando alguém convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: "Dê esse lugar para este aqui." Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: "Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor." E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.