quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


Divulgação/Ediouro

Divulgação/Ediouro / O cachorro-do-mato-vinagre corre sérios riscos de desaparecer dada fauna brasileira.O cachorro-do-mato-vinagre corre sérios riscos de desaparecer dada fauna brasileira.
A União Internacional para a Conservação (UICN), uma rede internacional de pesquisa sobre meio ambiente, revelou ontem uma lista vermelha de animais ameaçados de extinção. Das 47.677 espécies registradas no mundo todo, 17.291 estão ameaçadas de extinção.

Isso quer dizer que 21% de todas as espécies de mamíferos, 30% dos anfíbios, 12% das aves, 28% dos répteis, 37% dos peixes de água doce e 35% dos invertebrados estão ameaçados.

No Brasil, de acordo com uma publicação do Ministério do Meio Ambiente, estima-se que existam pelo menos 627 espécies ameaçadas. No Paraná, o cachorro-do-mato-vinagre, o gato-do-mato e a baleia-jubarte são exemplos de animais em risco. Há ainda outras 24 espécies, listadas no livro 100 Animais Ameaçados de Extinção no Brasil – e o que você pode fazer para evitar.

Uma das principais causas, de acordo com a UICN, é a perda do habitat natural e a falta de investimentos governamentais para a preservação.

Igreja na Alemanha pede perdão a vítimas de abusos


Os bispos alemães pediram perdão às vítimas dos abusos sexuais cometidos em algumas escolas dos jesuítas na Alemanha entre as décadas de 70 e 90.



Na semana passada, Bento XVI qualificou os abusos sexuais contra menores como um “crime odioso” e “pecado grave”.

“O abuso sexual contra um menor é sempre um crime horrendo. Uno-me à afirmação do Papa Bento XVI e peço perdão a todos aqueles que foram vítimas de tais crimes”, declarou o Arcebispo Zoellisch.

"O abuso tem um peso particular quando se refere à Igreja, porque crianças e adolescentes têm uma confiança particular nos padres”, destacou.




Casos de abuso sexual foram revelados em pelo menos sete escolas e outras instituições católicas do país. Os Jesuítas, os primeiros a serem afectados pelo escândalo, abriram a sua própria investigação e as 27 dioceses alemãs devem fazer o mesmo.

O escândalo veio a público quando o Padre Klaus Mertes, reitor da escola Canisius, em Berlim, administrada pelos jesuítas, divulgou em Janeiro passado que tinham sido cometidos abusos no colégio, décadas atrás.

Notícia preocupante, mas com final feliz!

Carla de Campo
Agência BOM DIA


A menina Cláudia Letícia Soares de Souza, 11 anos, voltou para casa na manhã desta sexta-feira, após quatro dias desaparecida. 

Ela mora em Porto Feliz, na região de Sorocaba, e desde terça-feira a família mantinha contato com a polícia e conselhos tutelares da região em busca de notícias. 

A volta para casa foi decisão da própria menina, que na noite de quinta-feira fez contato com a mãe, a professora Rita de Cássia Soares de Souza, 26, por telefone e pela internet. Letícia revelou que foi de ônibus até São José dos Campos e ficou na casa de uma amigua que conheceu pela internet.

“Mãe, posso voltar?”, foi a pergunta que ela fez logo que Rita atendeu o telefone. “Falei que todos estávamos esperando por ela e que a irmãzinha estava triste, chorando por sua ausência”, conta a professora. 

Depois da conversa, a menina pediu para que fossem buscá-la em São José dos Campos. “Ela está aqui, bem de saúde e aparentemente está tudo bem. Isso que importa agora”, completa a mãe, feliz por ter a filha de volta.

A narrativa completa da aventura da menina fora de casa ainda não aconteceu, nem à mãe, nem à Polícia Civil, que continua investigando o caso. A recomendação foi de que a família tivesse cautela e evitasse assustar a menina na busca de todas os detalhes sobre a história.

Rita analisa que o episódio, apesar de dramático, serviu para unir ainda mais a família. “Todos se mobilizaram, ficaram muito preocupados”, aponta. 

Outra experiência é um alerta sobre o uso da internet, já que a menina utilizou a rede mundial de computadores para pesquisar destinos e métodos para fugir de casa. “A internet é uma porta. Eu e meu marido sempre ficamos atentos”, diz. “Ela tem a liberdade dela, mas dentro de alguns limites. Temos um programa que grava tudo o que se escreve no teclado”, conta.

 ABD

Oportunidade de emprego em Porto Feliz

 

O Instituto de Saúde e Meio Ambiente (ISAMA) realiza processo de seleção para agentes comunitários de saúde e auxiliar de enfermagem, em Porto Feliz. 

Confira!

Agentes Comunitários de Saúde
Para trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde da Família – 40 horas semanais
 
Requisitos:
Ser maior de 18 anos, ter no mínimo o Ensino Fundamental completo e residir nas áreas: Jardim Excelsior (Popular); Vila América; centro; CAIC; Bom Retiro; 


Vila Angélica.
Inscrições: de 22 a 26 de fevereiro, das 13h às 16h
Somente no Escritório do ISAMA, na rua Altino Arantes, 12 - sala 18 (em cima da Loja Brooklin), centro – Porto Feliz. Os interessados deverão levar o original e xérox dos seguintes documentos: RG, comprovante de endereço, diploma ou histórico escolar e currículo. Não há taxa de inscrição!
Seleção: Inscrição; prova escrita; dinâmica em grupo/entrevista
A data e o local da prova serão informados no dia da inscrição.
Matéria da prova escrita:
1. Português e Matemática, compatíveis com o Ensino Fundamental;
2. Princípios do Sistema Único de Saúde, SUS;
3. O Programa Saúde da Família;
4. A história da cidade de Porto Feliz.

Referências bibliográficas básicas
:
1. Constituição Brasileira de 1988 – Titulo VIII. Capitulo II. Seção II. Da saúde; 2. Lei Federal nº. 8.080, de 19/09/1990; 3. Lei Federal nº. 8.142, de 28/12/1990;

4. Lei Federal nº 11.350, de 05/10/2006; 5. Portaria MS/GM nº 648 de 28 de Março de 2006.

História de Porto Feliz no site da prefeitura: http://www.portofeliz.sp.gov.br/modules/conteudo/index.php?id=3

Auxiliar de enfermagem
Para trabalhar no Programa de Saúde da Família - 40 horas semanais

Requisitos:
Ser maior de 18 anos, ter no mínimo o Ensino Médio completo, ter concluído o curso de auxiliar de enfermagem de acordo com a Lei N 7.498, de 25 de junho de 1986;Decreto Nº 94.406, de 08 de junho de 1987 e ter registro no Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN) expedido até o dia 03 de março de 2010
Inscrições: de 01 a 03 de março, das 13 às 16 horas
Somente no Escritório ISAMA, na rua Altino Arantes, 12 – sala 18 (em cima da loja Brooklin), centro – Porto Feliz. Os interessados deverão levar o original e xérox dos seguintes documentos: RG, histórico ou comprovante da conclusão do Ensino Médio, comprovante de endereço, comprovante de conclusão do curso de auxiliar de enfermagem, COREN e currículo.
Seleção: Inscrição; prova escrita, dinâmica em grupo/entrevista e análise de currículo.
A data e o local da prova serão informados no dia da inscrição.

Santo do dia

São Sérgio, Mártir




Antigo magistrado, fez-se monge e sofreu o martírio em Cesaréia, por ter denunciado de público a falsidade do culto a Júpiter.

Obras avenida Monsenhor Seckler




Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



Servidores municipais da Diretoria de Obras Públicas trabalham na avenida Monsenhor Seckler para corrigir as ondulações nas laterais da pista, provocadas pelo tipo de solo arenoso do local. Prefeitura Municipal realiza a operação por toda a avenida que apresenta cerca de 1800 metros de extensão. Estão sendo utilizados um caminhão e uma retro-escavadeira.


Documentário sobre Porto Feliz

O documentário Porto Feliz – Roteiro dos Bandeirantes será lançado oficialmente no dia 26 de fevereiro, na Estação das Artes, às 20 horas. Com direção do documentarista e produtor, José Antonio Barros Freire, e apoio do Governo Municipal, o filme conta a história das Monções.

Em 30 minutos de duração, o documentário aborda aspectos da história como o quadro Partida da Monção, pintada em 1897 por Almeida Júnior, e a origem do Virado à Paulista. O roteiro é do professor Jonas Soares de Souza e a edição de Alfredo Emil.
Os depoimentos são dos historiadores Cecília Helena de Salles Oliveira, Percival Tirapeli e Jonas Soares de Souza, dos professores portofelicenses Wagner Corrêa e Juliana Gutierrez, do artista italiano Bruno de Giusti e do prefeito de Porto Feliz e professor, Cláudio Maffei.

A trilha sonora foi supervisionada pelo diretor da Escola Municipal de Música “Romário Antonio Barbosa”, professor Benedito Mariano de Campos. Participação especial do maestro Ricardo Bernardes, musicóloga Anna Maria Kieffer e Conservatório de Tatuí.

O documentário teve apoio da Secretaria da Cultura de São Paulo através da Lei do ICMS - PROAC e foi patrocinado pelas Lojas Cem.
Após o lançamento oficial, Governo Municipal deve enviar cópia do filme a todos os professores da rede municipal de ensino para serem apresentados durante as aulas.