sexta-feira, 6 de novembro de 2009

TESTEMUNHO: Uma Quarta feira diferente




Aldo V. Silva


Parecia que ia ser um dia normal como todos os outros dias, acordar trabalhar e depois encerrar o dia indo para a faculdade como é de rotina.

Até a parte de ir trabalhar foi dentro da rotina, mas a faculdade foi bem diferente do normal.

Na ida entramos no ônibus como sempre e fomos rumo a faculdade, no caminho veio o susto quando meu ônibus estava passando pela Shincariol como de costume foi quando o motorista começou a dimininuir até parar no acostamento.

Na hora a maioria estava dormindo e todos acordamos assustados. Então, todo mundo começou a ver o que estava acontecendo, quando descemos do ônibus vimos os outros 3
ônibus da mesma companhia todos batidos, então descemos uns 30 metros até chegarmos no local exato do acidente.

Para nossa surpresa o acidente foi mais feio do que parecia a maioria estava machucada e a porta de um dos
ônibus estava toda retorcida, foi quando uma pessoa do outro ônibus entrou e tirou o vidro de emergência e ai começamos a tirar as pessoas que estavam machucadas pela janela.

Todos estavam muito assustados e a ambulância das Colinas foi chegando para prestar os primeiros socorros, depois disso todos voltamos para o ônibus e seguimos viagem até a nossa faculdade.

Com certeza esse dia vai ficar "marcado", mas ainda bem que ninguém se machucou gravemente. Mais uma lição nisso tudo foi a solidariedade de todos para com o próximo, todos procurando ajudar.

André Hope
"ORAÇÃO DE JOÃO PAULO II A SÃO FRANCISCO DE ASSIS"

Ó São Francisco, estigmatizado do Monte Alverne, o mundo tem saudades de ti qual imagem de Jesus crucificado. Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem, dos teus pés descalços e feridos, das tuas mãos transpassadas e implorantes. Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo poder do Evangelho.

Ajuda, Francisco, os homens de hoje a reconhecerem o mal do pecado e a procurarem a sua purificação na penitência. Ajuda-os a libertarem-se das próprias estruturas de pecado, que oprimem a sociedade de hoje. Reaviva na consciência dos governantes a urgência da Paz nas Nações e entre os Povos. Infunde nos jovens o teu vigor de vida, capaz de cotrastar as insídias das múltiplas culturas da morte.

Aos ofendidos por toda espécie de maldade, comunica, Francisco, a tua alegria de saber perdoar. A todos os crucificados pelo sofrimento, pela fome e pela guerra, reabre as portas da esperança. Amém.

Natureza e o homem

.






.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgt4ehnbIgdMNXabnkHQcBn7YuwpmkvGKiIwsffofyeQU_9lE6DNF_dhGYS30q_Cm2z5ir5rqqbH76epvtXAf3eovucQAfVjQvUA4tc0b1t8UUtLQzaRIgYvZ__voF2H0x2btw1lBg0rJM/s400/Arte+Cordel+Jos%C3%A9+Francisco+Borges+S%C3%A3o+Francisco.jpg
Franciscanismo no III milénio


Futuro? É o tal sentido orientativo e de projeção indispensável em todo o ser humano,
marcado pela peregrinação:
donde venho, onde estou e para onde vou.

No Franciscanismo isso é ainda mais assim tendo em conta a dinâmica que lhe deu origem, o projeto do seu Fundador.




A) A menoridade

A menoridade faz parte da identidade de Francisco e também da sua Família. Foi o próprio São Francisco que escolheu para si e para os seus este nome(1) Queria que os seus se chamassem assim: Irmãos Menores(2) Eram de facto assim(3). Propôs mesmo o que seria o retrato de um irmão menor(4). Assim se designava a ele próprio(5). Assim designava ele os seus filhos, a sua Ordem(6). Numa sociedade, com "maiores e minores" Francisco quis que os seus fossem fazer parte dos "minores".

Não foi questão de táctica. Aprendeu-o no evangelho(7).

Não os chamou mínimos. Usou o comparativo. Supõe que qualquer franciscano vê e considera sempre todo o outro acima de si próprio. Nunca se poderá ver acima de ninguém. Vê todos os outros acima de si. Como tais, dá-lhes sempre o primeiro lugar. Escolhe, como seu lugar próprio, estar sempre entre e com os menores.

Uma gente assim mataria toda a inveja imperante. Acabaria com a concorrência e competitividade que esmaga pessoas, espalha conflitos, é fonte de ameaças, semeia injustiças. Dispensa armas e exércitos. Tem por amigos os mais pequenos, os mais frágeis, os mais fracos. Toma sempre como suas as causas deles. Não tem medo de ninguém, mesma num mundo cheio de medos, como é o nosso.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgt4ehnbIgdMNXabnkHQcBn7YuwpmkvGKiIwsffofyeQU_9lE6DNF_dhGYS30q_Cm2z5ir5rqqbH76epvtXAf3eovucQAfVjQvUA4tc0b1t8UUtLQzaRIgYvZ__voF2H0x2btw1lBg0rJM/s400/Arte+Cordel+Jos%C3%A9+Francisco+Borges+S%C3%A3o+Francisco.jpg
Franciscanismo no III milénio


Futuro? É o tal sentido orientativo e de projeção indispensável em todo o ser humano,
marcado pela peregrinação:
donde venho, onde estou e para onde vou.

No Franciscanismo isso é ainda mais assim tendo em conta a dinâmica que lhe deu origem, o projeto do seu Fundador.




3. ÁREAS A PRIVILEGIAR PELO FRANCISCANISMO NO TERCEIRO MILÉNIO

À luz do que acabamos de dizer, parece-me serem áreas abertas a uma intervenção franciscana no mundo do terceiro milénio, entre outras, a menoridade, a fraternidade, a promoção da paz, a pobreza como libertação e opção pelos pobres, o respeito pela criação, o clima de transcendência, centrado num Deus que é amor.

Cada uma delas daria um tema a tratar e aprofundar numa semana como esta.

Vou dizer apenas e sem grandes pretensões uma palavra muito breve a sublinhar o significado e conteúdo de cada uma destas áreas no pensamento franciscano das origens e a alternativa flagrante que elas representariam em ordem a um mundo novo em que todos mais ou menos conscientemente andam a sonhar.

mensagem para você


Procure demonstrar firmeza em todos os momentos.
A pessoa sem coragem de defender suas opiniões
é como uma folha na ventania.

Nunca sabe para aonde está sendo levada.



Campanha de castração alcança objetivos em Boituva


A Campanha promovida pela Prefeitura de Boituva nos últimos dias 28 e 29, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, e a Divisão de Zoonoses atingiu as metas estabelecidas, de castrar 180 cães e gatos. O projeto vinha sendo trabalhado pelas assistentes sociais do CRAS que fizeram a busca e a conscientização de família nos bairros com maior vulnerabilidade social de Boituva.

Segundo Máximo Machado, veterinário coordenador da Zoonoses, a campanha tem os objetivos de diminuir o número de animais abandonados, evitar o nascimento indiscriminado de animais, proporcionar o controle de natalidade da população animal e conscientizar os moradores sobre a posse responsável. Devido o sucesso da campanha, já existe uma lista de espera, o que desperta satisfação nos idealizadores, já que ainda há muito que ser feito no município e a disposição dos moradores é fundamental para o êxito do projeto.

A equipe de veterinários que executou o trabalho é de São Paulo, e trouxe profissionais qualificados para castrar os animais por meio de uma técnica avançada, que diminui os riscos de complicações. O processo é rápido e as famílias esperavam em média uma hora para que seus cães passassem por análise e pelo processo cirúrgico.
Houve também o trabalho dos chamados “cachorreiros”, que são pessoas que recolhem cães abandonados, cuidam e depois doam para famílias que se interessam, muitos deles já castraram os animais que agora estão a espera de um lar.



Centro de Zoonoses de Porto Feliz, próximo do Rio Tietê

Porto Feliz
Em nossa cidade, o Zoonoses é alvo de sérias críticas por parte da oposição, que alega que o local está precisando urgentemente de investimentos, e além de fazê-lo ter atividade e interação com a população da Cidade. Atualmente o Zoonose recolhe animais que são perigo à população, ou que estejam doentes, não há nenhum projeto de castração gratuíta, nem previsão de projetos ou investimentos no local. Quando ocorre Prefeitura nos Bairros, o Zoonose se desloca e leva filhotes que estão em bom estado de saúde e seja atraente aos interessados.

http://www.paginav.com/vilacova/archive/caes_vacina.jpg
O perfil das pessoas que adotam, somente querem animais de raças, filhotes de preferência, e não se aceitam animais adultos e muito menos idosos.

Alguns moradores do Jardim Bela Fonte, São Pedro e Cidade Jardim, estão recolhendo assinaturas para um abaixo assinado para cobrar da Prefeitura que faça um projeto parecido em Porto Feliz, para castrar animais. Ainda a Prefeitura não foi notificada do abaixo assinado que não foi entregue.


Parabéns à Boituva pela iniciativa
Paz e Bem



ORAÇÃO DO CÃO

Senhor de todas as criaturas, fazei que o homem,
meu dono, seja fiel aos outros homens, como eu próprio lhe sou fiel.

Fazei-o afeiçoado à minha família e aos amigos,
como eu próprio lhe sou afeiçoado.

Fazei que ele guarde honestamente os bens que tu lhe confias,
como eu, honestamente, guardo os que ele me confia.

Dai-lhe Senhor, um sorriso fácil e expontâneo,
como fácil e expontâneo é o mover da minha cauda.

Fazei-o tão pronto à gratidão,
como eu, sempre tão pronto, lhe lambo as mãos.

Dai-lhe uma paciência igual à minha, que lhe aguardo sem queixume.

Que ele tenha a minha coragem, e a minha prontidão no sacrifício,
desde a comodidade à própria vida.

Conserva-lhe a juventude do meu coração, e a alegria do meu conhecer.

Por fim, ó Senhor de todas as criaturas,
fazei-o sempre tão verdadeiramente homem,
como eu sempre, tão verdadeiramente, sou cão.

(Autor desconhecido)


Gritar com os filhos pode ser prejudicial


Pesquisas mostram que pais irritados recorrem demais à pedagogia do grito. Ela é um avanço em relação às palmadas, mas também deixa marcas.


Martha Mendonça,
com reportagem de Fernanda Colavitti
e Ivan Martins

 Daryan Dornelles
EFEITO MORAL
André (à esq.), Pedro e Glória, com a mãe, Tatiana, no Rio. O grito acorda.A educação vem depois


"Cauê, vai tomar banho.” A primeira ordem da enfermeira Camila Segala, de 31 anos, ao filho, de 7, é feita em tom normal. Mas Cauê não vai. Ela repete a frase duas vezes. O menino não tira os olhos da televisão. Então o pedido se transforma em grito: “Vai tomar banho logo!!! Todo dia é isso!!! Você ainda tem de fazer a lição de casa!!!”. Tem sido assim a rotina de Camila e do marido, o empresário Wellington Segala, de 33 anos, que moram em Santo André, São Paulo. Além de Cauê, eles têm a pequena Giovana, de 4. Nunca deram uma palmada nas crianças. Mas, diante da desobediência ou da bagunça, resolvem no grito. Às vezes, Giovana tampa os ouvidos e chora: “Mamãe, não precisa gritar”. Mas o grito, confessa Camila, é um hábito difícil de largar. A explicação quase sempre é o cansaço: depois de um dia inteiro de trabalho, que pai ou mãe não explodem com o filho desobediente?

Na atual geração de pais, em que as palmadas foram banidas do repertório educativo, elevar a voz se transformou no recurso mais usado para impor disciplina. Em toda parte. “Trabalho com milhares de pais e posso dizer, com certeza, que o grito é a nova surra”, afirma a terapeuta de família americana Amy McCready, organizadora do Positive Parenting Solutions, que dá cursos e aconselhamento para pais. “A maioria se sente sem ferramentas para disciplinar seus filhos e acaba gritando. Depois se sente culpada e passa por um período de autocontrole, mas acaba apelando para os berros novamente, criando um padrão familiar.” Na semana passada, ela disse o mesmo em uma reportagem do jornal americano The New York Times, que mostrou vários psicólogos criticando a pedagogia dos altos decibéis. “Nós elogiamos os pequenos por aprenderem a assoar o nariz, somos amigos do adolescente e somos capazes de passar um bom tempo ajudando nosso filho a entender seus sentimentos. Mas, paradoxalmente, somos uma geração que berra”, diz o artigo.

As educadoras americanas Devra Renner e Aviva Pflock, autoras do livro Mommy guilt (Culpa de mãe), fizeram uma pesquisa com 1.300 pais sobre o que os deixava mais culpados no dia a dia doméstico. Dois terços apontaram “gritar com as crianças” – mais que faltar ao trabalho ou esquecer uma reunião escolar. “Levantar a voz é a reação mais fácil e rápida, aquela que todos os pais cometem. E eu me incluo entre eles”, diz Aviva, mãe de três filhos com idade entre 8 e 17 anos. O debate sobre a pedagogia do grito rapidamente tomou conta da internet. “Meu nome é Francesca Castagnoli, e eu berro com meus filhos”, escreveu, como quem participa de um grupo de reabilitação, a autora do blog Motherblogger, dos mais procurados pelas cibermães. “Sinto como se revelasse o lado ruim de minha família. Gritar é como deixar seu filho trancado no carro enquanto faz compras no supermercado.”

Será tão grave? Os críticos do grito paterno afirmam que ele assusta a criança sem ter efeito pedagógico. “Quando você grita com seu filho, ele não assimila suas palavras. Ouve o volume de sua voz e sente sua raiva”, diz Amy McCready. Segundo ela, a criança pode até obedecer na hora, mas não há efeitos de médio e longo prazos. “Não há aprendizado. Repare como no dia seguinte você provavelmente berrará as mesmas coisas”, diz. Logo, o grito paterno é mais um instrumento de correção ou apenas uma explosão emocional? “Nos dias de hoje, ele revela perda de controle”, diz Anne Lise Scapatticci, psicanalista infantil e doutora em saúde mental pela Escola Paulista de Medicina. Para ela, o diálogo é a melhor forma de educar, mas a criança precisa lidar com a ideia de que pais também ficam nervosos, irritados ou cansados. “Mesmo pequena, ela é capaz de entender as emoções dos outros. Especialmente quando depois do grito existe uma boa conversa ou um pedido de desculpas.”

É assim que procura agir a publicitária carioca Tatiana Saback, de 40 anos, mãe de Pedro, de 12, André, de 10, e Glória, de 9. Ela acredita que levantar a voz em determinadas situações tem “efeito moral”. E, mesmo se não tivesse, há momentos em que não dá para segurar. “Mas nunca deixo de bater um bom papo depois sobre os motivos de eu ter perdido a calma”, afirma. Brigas entre irmãos e desobediência na hora de tomar banho ou estudar são as maiores causas dos gritos – mas estes, ela enfatiza, nunca acontecem na frente de amiguinhos ou na rua. “Serve para eles tomar um susto e acordar. A educação vem depois, na conversa”, afirma Tatiana. Criança nos anos 70, ela se recorda de ter levado boas palmadas – sem traumas. “Naquela época era comum, ninguém se sentia mau pai por causa disso”, diz. “Eu não bato em meus filhos, mas grito quando preciso. Espero estar fazendo o melhor.”

Provavelmente está. O conceito de bom pai ou de boa mãe é construído pela cultura de cada lugar e cada período. E é flexível – desde que não coloque em risco a integridade física e mental das crianças. A terapeuta familiar Magdalena Ramos, mãe de duas filhas e avó de quatro netos, professora da Universidade Católica de São Paulo por 33 anos, lembra que as crianças são criaturas resistentes. Não é um par de gritos teatrais de uma mãe nervosa que vai traumatizá-las. O problema, diz a psicanalista argentina, é a repetição e a padronização do comportamento agressivo. “O grito tem de ser a exceção”, afirma. “Se ele se tornar a norma na relação entre pai e filho, se os pais estão sempre alterados, talvez seja hora de procurar ajuda profissional.” Magdalena diz que os pais modernos são estressados (porque trabalham demais, porque têm pouco tempo livre) e, consequentemente, na relação com as crianças alternam impaciência, gritos e culpa. Muita culpa. Repreensões são ditadas menos pelo comportamento da criança que pelo estado de espírito dos adultos. Se os pais estão tranquilos (ou sentindo-se culpados), pode. Se eles estão nervosos, não pode. “Isso confunde as crianças”, diz a tarapeuta. “Estimula um comportamento de barganhar. E gritar.”
Ano B - Dia: 06/11/2009



O administrador engenhoso

Leitura Orante


Mês alberioniano - Festa Litúrgica do bem-aventurado Alberione (26 de novembro)



Lc 16,1-8

Jesus disse aos seus discípulos:
- Havia um homem rico que tinha um administrador que cuidava dos seus bens. Foram dizer a esse homem que o administrador estava desperdiçando o dinheiro dele. Por isso ele o chamou e disse: "Eu andei ouvindo umas coisas a respeito de você. Agora preste contas da sua administração porque você não pode mais continuar como meu administrador."
- Aí o administrador pensou: "O patrão está me despedindo. E, agora, o que é que eu vou fazer? Não tenho forças para cavar a terra e tenho vergonha de pedir esmola. Ah! Já sei o que vou fazer... Assim, quando for mandado embora, terei amigos que me receberão nas suas casas."
- Então ele chamou todos os devedores do patrão e perguntou para o primeiro: "Quanto é que você está devendo para o meu patrão?"
- "Cem barris de azeite!" - respondeu ele.
O administrador disse:
- "Aqui está a sua conta. Sente-se e escreva cinqüenta."
- Para o outro ele perguntou: "E você, quanto está devendo?"
- "Mil medidas de trigo!" - respondeu ele.
- "Escreva oitocentas!" - mandou o administrador.
- E o patrão desse administrador desonesto o elogiou pela sua esperteza.
E Jesus continuou:
- As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à luz.


Notinhas de Porto Feliz

Notícias de Porto Feliz


Prêmio Pedro José Moreau
O Prêmio “Pedro José Moreau” foi entregue dia 29 de outubro, no Espaço Cultural “Olair Coan”, aos profissionais de destaque do ensino municipal, indicados pelos próprios funcionários.
O diretor de Educação e Cultura, Miguel Arcanjo de Almeida, convidou para fazer a entrega das placas o historiador Jonas Soares de Souza, recentemente homenageado na 54ª Semana das Monções.

Receberam a homenagem a professora Lucilene Aparecida Brasílio Silva Fernandes, da EMEF “Antonio de Pádua Martins de Melo”,

e a servidora municipal Vicentina Ferraz, da EMEF “Vilma Fernandes Antônio”.

O evento teve promoção da Diretoria Municipal de Educação e Cultura de Porto Feliz.

Dia do Livro
Na mesma noite, aconteceu evento para comemorar o Dia Municipal do Livro.
As professoras Vera Lúcia Trombini Aguiar e Denise de Almeida Ponce Novelo divulgaram o projeto desenvolvido na EMEI “Professora Evanilde Aparecida de Camargo Maceió”. Chamado de Pequenos Leitores, os alunos são estimulados a contar histórias que são passadas pelos educadores. Quatro alunos contaram uma breve história para os presentes.
Oito professores da rede municipal de ensino subiram ao palco para indicar opções de leitura. Cada um aproveitou para explicar a escolha e falar sobre a influência do livro em sua vida. Dois estudantes também foram convidados a compartilhar suas preferências de leitura.

Professores Participantes e Indicações
Aparecida Josefa Leite – Antes Que Você Morra (Osho)
Claudemir Braz de Campos – A Mulher de Pilatos (Antoinette May)
Fabiana Dalsóglio – Cartas Entre Amigos (Fábio de Melo e Gabriel Chalita)
Fabiana Renata dos Santos Coan – Marley & Eu (John Grogan)
Jane Cavalheiro Henrique – Pais Brilhantes, Professores Fascinantes (Augusto Cury)
Paulo Menna – Cem Dias Entre Céu e Mar (Amyr Klink)
Simone Aparecida Ribeiro da Mota Almeida – Quadrilogia Crepúsculo/Lua Nova/Eclipse/Amanhecer (Stephenie Meyer)
Vera Lúcia de Andrade – A Cabana (Willian P. Young)

Alunos Participantes
Leonardo Tomás do Nascimento – Leu poesias de autoria própria
Sandyelen da Silva Seco – Caninos Brancos (Jack London)



http://stream.agenciabrasil.gov.br/media/imagens/2007/11/06/1245RP010A.image_media_horizontal.jpg
Maffei e Devanir Ribeiro
O prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei (PT), recebeu na última sexta-feira, dia 30 de outubro, a visita do deputado federal Devanir Ribeiro (PT).

Durante o encontro, realizado no Gabinete, os políticos discutiram vários assuntos, entre eles, a elaboração de projetos para captação de emendas parlamentares junto ao Orçamento Geral da União de 2010,




Qualidade de vida
O Programa “Qualidade de Vida” que objetiva incentivar a prática de atividade física, inclusão social, melhora da auto-estima dos participantes e da saúde em geral voltará a ser realizado nas casas populares de Porto Feliz.
Ele é aberto a mulheres a partir de 16 anos que participam de caminhadas, ginástica e palestras preventivas.
A partir do dia 9 de novembro, o projeto volta a acontecer no núcleo Jardim Excelsior do Programa “Qualidade de Vida” na Sab’s das Casas Populares. A atividade foi realizada no Centro Comunitário do Belo Alto no período de reforma da Sab’s.

Mudança de horário
As alunas que quiserem continuar no núcleo do Belo Alto deverão informar à professora para a definição de novos horários.
Na Sab’s o “Qualidade de Vida” funciona de segunda (em duas turmas, das 17 às 18 horas e das 18 às 20 horas), quarta (das 7 às 8 horas, das 17 às 18 horas e das 18 às 20 horas) e sexta (das 7 às 8 horas, das 16h45 às 17h45 e das 18 às 20 horas).


Casas da CDHU
A Prefeitura contratou a RG Construções para auxiliar os mutirantes do Conjunto Habitacional Rolando Giuli II na construção das casas da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
A empresa está construindo dez casas e outras 60 deverão passar pelo mesmo processo. “Como os mutirantes não são pedreiros encontram dificuldade na construção. A empresa vai ajudá-los a concluir as casas”, explica o diretor de Obras Públicas, Aguinaldo Leite.
A Prefeitura efetuou a doação da área para a construção de 86 casas e é responsável por administrar a obra. Cada lote possui 125 m² com área construída de 49 m².

A moradia apresenta dois quartos, sala, cozinha e lavanderia nos fundos.

Parceria com Senai
Foi fechada parceria com o Senai e a Gab Engenharia (responsável pela fiscalização da obra) para ministrar cursos aos mutirantes. Os cursos foram abertos a todos os mutuários do CDHU e aconteceram nos fins de semana no próprio canteiro de obras.
O convênio com o Senai possibilitou a vinda dos cursos de Pedreiro Assentador, Encanador e Pedreiro Revestidor. A Gab Engenharia pagou a vinda de curso de Telhadista e bancará outros dois: Eletricista Pedrial e Pintor. Estes dois serão desenvolvidos no Cemip/Senai “Roberto Moreau”.



PAT em Porto Feliz
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Prefeitura de Porto Feliz está com seis novas vagas de emprego nesta semana.
As vagas são para mecânico de manutenção com experiência, auxiliar administrativo, vendedor com experiência em informática, costureiro com experiência em máquina fechadeira e três agulhas, vigilante e porteiro.
É necessário ter ensino médio completo, exceto porteiro, que deve ter ensino fundamental.
O PAT fica no Paço Municipal, na rua Ademar de Barros, 340, centro. Mais informações pelo telefone (15) 3262-1206.




Criada Parceria Cultural
Porto Feliz aderiu à parceria com outras oito cidades para criação do programa “Cultura Sem Limites”. A assinatura do protocolo de intenção foi feita na noite do dia 4 de novembro, em Itu, pelo prefeito Cláudio Maffei (PT) juntamente com prefeitos de representantes de outros municípios.
O objetivo do programa é criar um intercâmbio cultural entre os participantes. Através do convênio, as cidades destinarão determinada verba anualmente para a um fundo comum. Os gestores do fundo irão gerenciar a verba para custear apresentações artísticas e outros eventos culturais que ocorram em mais de uma cidade.
Como os eventos são negociados para mais de uma cidade, seu custo diminui consideravelmente. Assim, uma cidade consegue se beneficiar de uma agenda que sozinha teria dificuldades em arcar.
Segundo a diretora de Esportes e Turismo, Regiane Bergamo, que esteve presente no evento, a parceria entre Governo Municipal e outras prefeituras será importante. “Umas das propostas é que haja um intercâmbio com os artistas destas cidades. Assim, nossos artistas poderão se apresentar em outros locais, ganhar visibilidade e trocar experiências”, destacou.
Segundo ela, o programa irá beneficiar o público portofelicense. “Teremos oportunidade de trazer mais eventos, movimentar mais a cidade e oferecer opções diferenciadas a população”, disse.
Além de Porto Feliz, assinaram o protocolo de intenção as cidades de Salto, Itu, Sorocaba, Votorantim, Piedade, Araçoiaba da Serra, Itapetininga e Alumínio.




Primeira Marcha Paulista

O prefeito Cláudio Maffei (PT) está convidando prefeitos e vereadores da região para a I Marcha Paulista em Defesa dos Municípios que acontece nos dias 11 e 12 na Assembléia Legislativa, em São Paulo.

Os contatos começaram no dia 29 de outubro, em Cerquilho, onde Maffei fez o convite pessoalmente ao prefeito local, Paulo Roberto Pilon; e aos prefeitos de Jumirim, Benedito Tadeu Fávero e de Iperó, Marco Antonio Vieira de Campos.

Nesta terça-feira, Maffei esteve com o prefeito de Rafard, Márcio Minamioka, chefe do Legislativo de Capivari, Luiz Antonio Piazza, prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira e o prefeito de Salto, José Geraldo Garcia. À noite esteve também na Câmara de Salto, onde da Tribuna Livre, convidou a todos os vereadores.

Já nesta quarta-feira, prefeito Maffei encontrou-se com o secretário geral da Câmara de Boituva, Antonio Carlos Nogueira, prefeita de Boituva, Assunta Maria Labronici Gomes, diretor administrativo da Câmara de Iperó, Luiz Alberto Antunes Popts, prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi e prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta.

“A intenção é fazer em São Paulo o que acontece anualmente em Brasília com a Marcha dos Prefeitos. Queremos estreitar o diálogo com o Estado para que os prefeitos apresentem suas demandas e propostas nas áreas de Educação, Segurança e Saúde entre outras”, explicou o prefeito. “É uma iniciativa suprapartidária que estamos engajados e que pretende beneficiar Prefeituras e toda população”, completou.

Nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, o prefeito deve fazer o convite pessoalmente a outros 34 municípios que compõem o Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) durante reunião do órgão em Mairinque.




Estudantes de Porto Feliz se acidentam

Aldo V. Silva

Na quarta-feira dia 04 de novembro de 2009, na Rodovia Marechal Rondon, na altura do KM 110/111, 3 ônibus da empresa portofelicense Polaz, se envolveram em um acidente, considerado de proporções leve. Segundo relatos preliminares, à caminho de Itu, em um trecho em que a Rodovia Marechal está passando por melhorias, uma faixa da pista estava interditada, quando um caminhão que transportava lenha, estava em baixa velocidade, e cruzou de faixa e foi na frente do primeiro ônibus, e assim sucedeu os engavetamentos, pois quem vinha atrás não teve tempo para evitar as batidas. Segundo relatos o ônibus do "meio" teria sido o mais afetado. Estudantes foram levados para o Hospital Sanatorinhos de Itu, sendo socorrido pelas equipe de resgate no local e por particulares.

Muitos ligaram para os seus pais, que em grande número compareceram ao local, a Polaz enviou mais ônibus para ajudar, e outros ônibus da empresa que não se envolveram pararam para também ajudar e dar carona. Não houve feridos graves. Segundo o que levantamos, em uma linhas de estudantes, estavam como sempre, num clima descontraido e alegre, comemorando o aniversário de uma colega, que foi interrompido pelo acidente.

Por conta deste acidente, a Polícia Rodoviária já sinalizou o lugar para evitar novas colisões.




Espaço Público



Estamos vendo que a Prefeitura em sua gestão atual tem feito grandes inovações em relação à outras administrações, nesta ocasião poderíamos destacar a tercerização de Serviços, recentemente feita com a Sanepav na limpeza pública e praças pública, em período experimental até dezembro de 2009 e esta iniciativa já está recebendo avaliações positivas pela agilidade com que é executado os serviços e com a estruturar que a própria empresa dispõe, apesar de ser mais caro que a própria Prefeitura executar este serviço.

E mesmo com estas novas formas de gerir o dinheiro público e tornar o serviços prestados eficientes, notamos que a população não percebeu estes movimento/mudanças que estão acontecendo e continuam sujando muito as vias pública, em especial as praças que foram recentemente roçadas, os proprios usários e pedestres jogam sujeira no chão, na grama...

As fotos acimam mostram esta quadra, aparentemente, na maior tempo dos dias sem uso, em especial no horário comercial, e se trata de uma quadra coberta, e ela fica entre um praça que foi roçada pela Sanepav e a cozinha piloto. As fotos falam por si e é mais um exemplo que mostra como é dificil criar e manter espaços públicos ainda mais sem a cooperação da população, como se pode verificar, além da ação do mato, tem também a sujeira que jogam, o vento leva etc.
Fica aí uma sugestão de uso e revitalização.







http://www.imoveisdeluxo.com.br/images/saopaulo/360/faz3.jpg
Grande inauguração
A tenista russa Maria Sharapova virá até Porto Feliz em dezembro, para a inauguração do condomínio de luxo Fazenda Boa Vista, do grupo JHSF. Sharapova, 14ª do ranking mundial neste momento, ela fará apresentação em uma quadra especialmente montada para ela, em partidas contra a brasileira Maria Ester Bueno, que até hoje é o maior nome nacional do tênis feminino, e contra a argentina Gisele Dulko. As partidas estão previstas para 4 e 5 de dezembro, mas não foram confirmadas.

O condomínio foi lançado em setembro de 2008, projetado para ter 180 residências, além de ter campos de golfe e pólo e, além do primeiro Hotel Fasano de campo. Pode-se até optar pelo serviço de governança, bar e restaurante do hotel ali estabelecido.


Criação de milhares de empregos
Quando a Fazenda Boa Vista estiver funcionando, a estimativa é de criar 8 mil postos de trabalho, 4 mil de forma direta.

Durante o evento que receberá as estrelas do tênis uma das preocupações dos organizadores é com trânsito de helicópteros, já que o condomínio tem um heliponto com seis vagas, o que deve ser pouco pela grandiosidade da festa.

Segundo alguns anúncios, imóveis de 316 metros quadrados com 4 suítes, são oferecidos a partir de 1.750.000,00 reais.



sede dos jornais impressos de Porto Feliz

Venda esgotadas
Neste final de semana que passou, dia 31 e 1 de novembro, registrou em alguns pontos da cidade, vendas esgotadas dos Jornais JP e em especial o Jornal Tribuna das Monções. O leitor portofelicense estava à procura por informações do grave acidade que aconteceu na avenida Dr Antoninho e que chocou familiares, amigos e vizinho e comoveu a cidade. Os dois jornais deram a capa como destaque para este grande acidente, JP colocou fotos coloridas, a Tribuna colocou foto até do carro depois de rebocado do local. Para este final de semana, já espera que ocorra busca pelo leve acidente dos ônibus da Polaz. A Tribuna das Monções reajustou o seu preço nas bancas há 15 dias atrás.




Corte de gastos
Em virtude dos gastos adicionais do final de ano, a Prefeitura orientou seus setores diversos, cortando ás férias à marcar com venda de 10 dias, redução de gastos com gasolina, viagens, e horas extras em especial. Não se trata de crise e sim de prudência, que já é uma praxe em todo final de ano. Lembrando que a Prefeitura é uma excelente empresa pagadora, pois sempre paga à vista e adiantado, qualidade respeitada entre funcionários e fornecedores, fama reconhecida na região.




Paz e Bem

"SAUDAÇÃO À MÃE DE DEUS"




Salve, ó senhora, Rainha santa,

Mãe santa de Deus, ó Maria,
que sois Virgem feita Igreja,
e escolhida pelo santíssimo Pai celestial,
que vos consagrou
com seu santíssimo
e dileto Filho
e o Espírito Santo Paráclito!


Em vós residiu e reside
toda a plenitude da graça e todo o bem!
Salve, ó palácio do Senhor!
Salve, ó tabernáculo do Senhor!
Salve, ó morada do Senhor!
Salve, ó manto do Senhor!
Salve, ó serva do Senhor!


Salve, ó Mãe do Senhor,
e salve vós todas,
ó santas virtudes derramadas,
pela graça e iluminação do Espírito Santo,
nos corações dos fiéis,
transformando-os de infiéis
em (servos) fiéis de Deus!