terça-feira, 26 de maio de 2009

Caminhada histórica e polêmica

Foto do blog: portofelizpresidionão


Chega ao terceiro dia a caminhada do prefeito de Porto Feliz em protesto contra a instalação de um presídio na cidade.

Cláudio Maffei percorreu desde domingo cerca de oitenta quilômetros e nesta terça serão mais trinta. Ele deve chegar na quarta-feira na capital para entregar um abaixo assinado com quinze mil assinaturas ao governador José Serra.

Na segunda-feira, o gabinete mudou temporariamente de lugar. A reunião com vereadores e o despacho aconteceram na lanchonete de um posto de combustíveis.



Câmara de Porto Feliz

CEI

No dia 21/05/2009, às 14 horas, na sede da Câmara Municipal de Porto Feliz, realizou-se a sétima reunião da Comissão Especial de Inquérito – CEI, constituída para examinar eventuais irregularidades na construção do muro da Escola Municipal Zilda Thomé de Moraes, no bairro Bambu. Participaram da reunião os vereadores que compõe a CEI, José Geraldo Pacheco da Cunha Filho, Presidente, Roberto Brandão Rodrigues, como Relator, e os membros José Antonio Queiroz da Rocha, Cláudio dos Santos, Marco Antonio Campos Vieira e o Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal o Dr. José Carlos de Oliveira Machado Junior.

Aberto os trabalhos pelo Senhor Presidente, foi iniciada a oitiva dos depoentes agendadas para esta data, pela ordem, o Senhor Paulo Stefanius Lopes e o Senhor Everaldo Lisboa Monteiro.

Ao final das oitivas decidiram os membros da CEI deliberar o que se segue:

1 – O Presidente requereu a juntada dos ofícios dos documentos encaminhados a esta CEI, bem como a cópia do requerimento solicitando um novo prazo para o prosseguimento da CEI. Requereu também a juntada aos autos do laudo técnico feito pela empresa SM CABRAL CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO LTDA, representada por sua proprietária e engenheira civil Drª Sonia Maria Cabral Souza Leite.

2 – O relator da CEI requereu que se oficie a Promotoria Pública local no sentido de que seja fornecido a cópia de todo o processo da Representação formulado.

Nada mais havendo a tratar foi declarada encerrada a reunião, às 17h45min, ficando a próxima reunião agendada para o dia 26 de maio de 2009, às 10h.

Sessão dia 25/05

Na sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada em 25/05, a 12ª do ano, os vereadores rejeitaram, por 6 votos contra 3, o requerimento nº 102/2009, assinado pelos cinco membros da Comissão Especial de Inquérito, no qual solicitavam mais 90 dias para o prosseguimento dos trabalhos. A CEI examina eventuais irregularidades na construção do muro da Escola Municipal Zilda Thomé de Moraes, no bairro Bambu, é composta pelos vereadores José Geraldo Pacheco da Cunha Filho, Presidente, Roberto Brandão Rodrigues, Relator, e os membros José Antonio Queiroz da Rocha, Cláudio dos Santos e Marco Antonio Campos Vieira. Com a rejeição da prorrogação a Comissão deverá encerrar seus trabalhos até o próximo dia 16 de junho.

Projetos discutidos e aprovados por unanimidade (9 votos contra 0):

Projeto de Lei nº 47/2009, institui a política municipal de educação ambiental, prevê programa de capacitação de professores, estabelece o oferecimento de atividades, o ensino de conteúdos e a implementação de programas de educação ambiental na rede municipal de ensino.

Projeto de Lei nº 49/2009, que trata sobre a obrigatoriedade de todos os veículos pertencentes à Prefeitura, bem como de prestadores de serviços, passarem por inspeção veicular anual. A matéria faz parte do Plano de Ação que conduzirá Porto Feliz a ser reconhecido como Município Verde, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Governo de São Paulo.

Projeto de Lei nº 59/2009, cria e organiza junto à Diretoria de Administração o Banco de Dados único de informação municipal (BANDIN).

Projeto de Lei Complementar nº 07/2009, visa a criação de 13 novos cargos no SAAE, tendo em vista a fase de mudanças por que passa a autarquia com a iminência da operação do sistema de tratamento de esgoto.

Tribuna Livre
O vereador Marco Antonio Campos Vieira foi o primeiro a usar a tribuna para falar sobre suas indicações: "Temos um espaço grandioso em frente ao Tênis Clube. Naquela praça pode-se fazer uma pista de caminhada. Espero que o Prefeito atenda minha indicação. Outro pedido meu é quanto a população da Capuava. É preciso que se instale uma linha de ônibus. Lá moram 180 pessoas e nem todas tem carro. Outra providência urgente a ser tomada é a instalação de iluminação pública. Há dois anos estão as escuras. Não podemos esquecer daquele povo".

José Antonio Queiroz da Rocha (Coquinho) informou que, junto com os companheiros Marola e Gerão, teve audiência com o Secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alkimin, quando solicitou prorrogação do prazo para a indicação do local a ser instalada a Escola Técnica. "Agradeço a deputada Rita Passos que muito nos tem ajudado nessa questão. Lembro que temos um prédio em frente a Farma Pires que seria um bom local para a instalação da Escola. Temos que dar uma solução rápida para o assunto. Não podemos perder essa Escola. Peço ao presidente da Casa, Odélio, que interceda junto ao Prefeito para que estude esse local. Se a Prefeitura não pode pagar o aluguel, que a Câmara pague. Isso é legal e possível. Basta que se use parte do duodécimo e no final do ano A Câmara devolverá menos dinheiro ao Executivo", declarou o vereador. Presidente Odélio concordou e declarou que irá procurar o Prefeito para tratar do assunto. Em aparte, o vereador Gerão sugeriu que outro espaço possível para a instalação da Escola Técnica seria o Avenida Shopping. "Basta que o Prefeito entre em acordo com os donos dos boxes lá existentes". Andrea Matos também tratou do assunto: "Esclareço que Porto Feliz nunca teve um prefeito tão preocupado com a educação como Cláudio Maffei. Com a mesma vontade com que ele luta contra a vinda do presídio também luta pelo espaço para a Escola Técnica. Acontece que as exigências são muitas para a implantação dos cursos. São necessários 1.030 m2. O assunto é complexo, mas quem sabe esse empenho na prorrogação do prazo possamos chegar a uma solução. Coquinho interveio e informou que existe a possibilidade de se iniciar com um único curso e com o passar do tempo ampliar para outros. Em aparte, vereador Roberto Brandão se declarou frustrado: "Para a instalação de presídio o Governo paga, mas para a Escola não tem dinheiro? Reclamam que o Executivo gasta muito com aluguéis e agora querem mais um? Podemos usar o espaço da Cozinha Piloto".

Andrea Matos parabenizou o contador da Câmara, Reinaldo, pelo nascimento do seu primeiro filho: "Nosso amigo e grande profissional Reinaldo merece todos os nossos parabéns. Que Deus abençoe a ele e ao seu filho Victor Hugo". Presidente Odélio aproveitou a oportunidade e também cumprimentou Reinaldo em nome de todos da Casa.

Vereador Ednilson encerrou a tribuna livre: "Não quero criar polêmica, mas quero falar que discurso bonito não resolve tudo. Desde a Câmara Municipal até a Federal deve ter responsabilidade por seus discursos. Precisamos fazer política honesta e verdadeira, sem discursos inflamados. Sobre a Escola Técnica, tenho notado todo o esforço do Prefeito. Se podemos começar com um curso devemos aproveitar o espaço que já temos. Não precisamos pagar aluguel. Aproveito para lembrar o ato nobre do Prefeito e do vereador Roberto quanto a marcha até São Paulo contra a vinda do presídio". Em aparte, Roberto agradeceu ao colega e também a todos pela participação nessa luta.

Presidente Odélio Leite dos Santos encerrou a sessão convocando a todos para a sessão solene na abertura da Semana do Meio Ambiente a ser realizada no dia 1º de junho, às 19:30h. na Câmara Municipal.

Um novo blog



Diantes destes acontecimentos, foi criado um Blog que aborda toda a temática, a respeito da luta de uma boa parte de cidadão portofelicenses, que não querem a vinda do presídio em Porto Feliz, este blog e recente, e muito pouco conhecido.

Tem divulgado os atos do prefeito em sua caminhada, e vídeos de jornais na região, repercutindo toda a polêmica com o governo do Estado de São Paulo.

No perfil do blog, que ate este momento, ja foi visualizado 23 vezes, não consta detalhes sob os responsáveis do blog.




endereço eletrônico:
http://portofelizpresidionao.blogspot.com/

Paz e Bem!!!

Notinhas da Igreja



Emaús
Aconteceu neste domingo, uma feijoada beneficiente para arrecadar fundos para retiro que o movimento promovem ao longo do ano.

Missa
Segunda-feira, o Pe Toninho, fez uma grande reflexão para aqueles estão voltados para o ofício de ensino, por isto o motivo do convite na prefeitura.

Missa 2

Hoje tem continuidade a programação, missa as 19h30m

Grupo de Oração
O GO São Francisco de assis, na comunidade de mesmo nome, na paróquia São João Batista. Hoje a noite a partir das 19h30m com o terço mariano.

GO Fonte de água viva
Hoje não tem grupo de oração, em motivo da missa da festividade do Divino.

Pastoral da Sobriedade
Hoje, na comunidade Santa Cruz, as 19h30m

Notinhas da região

Notinhas da nossa região, fique por dentro!!!



Capivari
Na sexta feira, 22, autoridades locais e regionais se reuniram na Câmara Municipal para discutir os caminhos que possam diminuir a ação dos meliantes, num evento promovido pela Câmara Municipal, Movimento Capivari Solidário e Rádio Alternativa FM.

Capivari 2
A Guarda Civil Municipal de Rafard ganhou na semana passada um veículo Veraneio que será utilizado para o patrulhamento rural. A doação foi feita pelo grupo Cosan a partir de um ofício encaminhado pelo diretor comandante Edison Sebastião Rodrigues Júnior em janeiro deste ano.

Capivari 3
Fitas para diabéticos :“Existe uma lei federal que não pode faltar medicamentos e insumos para diabéticos. Há quatro meses não tem as tiras para teste de glicemia.” Registrou o vereadorValdir Vitorino.

Capivari 4
“Estive no Pronto Socorro da Santa Casa e estava um caos total. Tinha apenas um médico para 25 pessoas esperando, dois acidentes de moto, uma mulher mordida por cachorro e um homem com ameaça de infarto. Não tem condições de ter apenas um médico para atender tudo.” Disse Mateus Scarso.

Capivari 5
Veja o que vereadores da cidade estão reinvindicando para a GM:- bonificação para os guardas com ensino superior
- acompanhamento psicológico para os guardas municipais

- aquisição de veículos com motorização 1.6 e 1.8

- uniforme diferenciado para o agente de trânsito

- unidade base móvel equipada com computador e outros recursos

- regime especial de trabalho e remuneração especial

- ingressar com salvo conduto para porte de arma fora de serviço

- acompanhamento por um professor de educação física

- criação da Guarda Ambiental

- construção da sede própria da Guarda Civil



Indaiatuba
Na sessão ordinária da última terça-feira (19), o vereador Miltom Bombom (DEM) encaminhou à Casa de Leis um requerimento pedindo que seja implantado na cidade um “Toque de Recolher” para os jovens.
Em sua proposta, Bombom sugere que a partir das 23h todos os menores que não estejam acompanhados dos responsáveis fiquem proibidos de circular pelas ruas da cidade.




Salto
Na sessão ordinária da última terça-feira (19), o vereador Miltom Bombom (DEM) encaminhou à Casa de Leis um requerimento pedindo que seja implantado na cidade um “Toque de Recolher” para os jovens.
Em sua proposta, Bombom sugere que a partir das 23h todos os menores que não estejam acompanhados dos responsáveis fiquem proibidos de circular pelas ruas da cidade.

Salto2

Os alunos das 32 escolas existentes no município, entre municipais, estaduais e particulares, voltam a ser ameaçados pela criminalidade, com a presença mais constante de traficantes e pessoas portando drogas nas proximidades e dentro dos estabelecimentos de ensino. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar confirmam ainda as brigas entre grupos rivais como algo mais constante.

Nesta semana um menor não foi estudar porque estava sendo ameaçado por uma garota que teria contratado usuários de drogas para agredi-lo. A mãe abriu um Boletim de Ocorrência. Outras três menores, em uma escola do centro, envolveram-se em uma briga por desavenças anteriores.

A GCM registrou 13 ocorrências de agressões nas escolas apenas em 2009. Outros doze menores foram presos portando drogas, sendo um na frente de uma escola. A GCM atendeu três casos de menores fazendo tráfico de drogas no perímetro escolar.




Sorocaba
Os motoristas do transporte público circulam a partir de hoje com os faróis dos ônibus acesos, avisando à população que a categoria deve entrar em greve na quinta-feira. O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região notificou as empresas, Transporte Coletivo Sorocaba (TCS) e Sorocaba Transporte Urbano (STU), de Sorocaba, e Auto Ônibus São João e Votur, de Votorantim. Ele reinvindicam 6% de aumento real, melhorias de benefícios, diminuição na jornada de trabalho, entre outros.




Aluminio
A Prefeitura Municipal de Alumínio vai conceder a recomposição salarial de 5,5% aos servidores municipais já na próxima folha de pagamento, referente ao mês de maio.




Itapetininga
Através da lei 5.298, de autoria da Prefeitura de Itapetininga e sancionada em dezembro de 2008, foi possível ao Executivo, por via amigável, a aquisição dos imóveis da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e a utilização do valor da desapropriação para efetuar os acordos trabalhistas com os funcionários da entidade. Através da lei, aprovada em 2008, cerca de 300 pessoas serão beneficiadas, através do pagamento de débitos trabalhistas a serem quitados, solucionando outro problema antigo originado após o processo de intervenção da Santa Casa em 2003.




Itu
A Fundação SOS Mata Atlântica promove em Itu, entre amanhã e domingo, 31 de maio, a exposição itinerante do projeto, intitulada "A Mata Atlântica é aqui!". O evento, que conta com o apoio da Prefeitura, acontece no estacionamento do Plaza Shopping. Itu é primeira cidade brasileira a receber a exposição, entre 44 cidades de oito estados.

Itu 2

A Nósmesmos Produções Artísticas apresenta, na próxima sexta-feira, dia 29 de maio, às 20 horas, no auditório da ETE Martinho Di Ciero, uma peça teatral que promete agradar espectadores de todas as idades. O “Espetáculo quase artístico” é uma comédia que utiliza a linguagem e caracterização clown para reproduzir cenas que remetem à estupidez e, também, à ingenuidade humana. Uma apresentação de muitas ações físicas e poucas palavras, com duração de aproximadamente 60 minutos, marcada por improvisações e interações com a plateia.

Itu 3
A Secretaria de Cultura de Itu dá prosseguimento à série de Concertos de Música Erudita com o pianista Ricardo Diniz. O músico, que se apresenta quinzenalmente dentro do projeto, divulgou o repertório para o recital desta sexta-feira, dia 29 de maio, às 11 horas, no Espaço Cultural “Almeida Júnior” (Rua Paula Souza, 668).

Itu 4
A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) está intermediando junto à Secretaria Estadual de Saúde as dicussões sobre um possível convênio entre a faculdade Anhembi Morumbi e o Hospital Pirapitingui de Itu. O objetivo é que o hospital ituano passe a oferecer serviços de podologia aos pacientes portadores de hanseníase.




Votorantim
Um bom público esteve presente na manhã desta segunda-feira (25), na 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública realizada em Votorantim. Após a exposição de temas das autoridades presentes, o público ainda teve a oportunidade de direcionar perguntas aos convidados bem como ao prefeito Carlos Pivetta.
Durante a Conferência, o prefeito Pivetta anunciou que está encaminhando à Câmara Municipal o projeto de lei para a criação da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária, que tem como passo seguinte a criação da Guarda Municipal, que deverá ser implantada já no próximo ano. Para ele, a conferência surge num momento muito importante uma vez que diversas ações relacionadas com segurança pública estão sendo desenvolvidas na cidade.




Votorantim 2
Com a presença de estudantes e da comunidade, foi lançado na manhã desta segunda-feira (25), pela Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o “Clubinho Amigos do Meio Ambiente”. O espaço conta com um acervo de 500 livros entre técnicos, de biologia, educação ambiental, legislação ambiental e específicos relacionados à área ambiental, além de CDs e DVDs que estarão disponíveis para assistir no próprio local ou para empréstimos. Durante a ocasião, os presentes puderam conferir a performance “Qual é seu tamanho” do Projeto Núcleo de Dança coordenado pelo Quadra Pessoas e Idéias.


Ibiúna


O estado de saúde do prefeito de Ibiúna, o coronel Darcy Pereira Leite, continua ‘muito grave, conforme boletim médico divulgado na tarde de ontem. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Albert Einstein, na Capital, onde permanece em coma e respira com a ajuda de aparelhos. Leite sofreu um infarto do miocárdio em seu gabinete, na manhã da quarta-feira passada.





Tatuí
Dia 21 de manhã, quatro homens armados assaltaram a sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), no centro de Tatuí. A ação dos assaltantes, em plena luz do dia, foi considerada ousada. Funcionários ficaram reféns das armas, enquanto os assaltantes roubaram centenas de documentos em branco. A Polícia de Itapetininga esteve no local para fazer um levantamento dos prejuízos.





Piracicaba
Encerra no próximo sábado (30) o prazo de inscrições para bolsas de estudo de cursos técnicos previstos para o ano de 2009, no Senac Piracicaba. A Política de Concessão de Bolsas de Estudos oferece vagas nas áreas de administração e negócios, comunicação e artes, design, gastronomia, hotelaria, tecnologia, meio ambiente, moda, saúde, bem-estar, turismo e educação.

Piracicaba 2
O Ambulatório Médico de Especialidades (Ames) deve começar a atender nesta terça-feira (26). Os serviços oferecidos contarão com alta tecnologia.
O Ames, mais conhecido como Hospital Dia, deve realizar cirurgias de pequena complexidade, como varizes e catarata. Os pacientes, acima de 12 anos, farão a cirurgia na parte da manhã, sendo liberados à tarde para repouso em casa.
O Hospital Dia é resultado de uma parceria com o governo do Estado e recebeu um investimento de R$ 2 milhões, dos quais R$ 484.492,95 foram disponibilizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A Universidade de Campinas (Unicamp) administrará o hospital.
Deverão ser realizadas 300 cirurgias/mês e aproximadamente 2.500 consultas mensais. As cirurgias serão feitas a partir de junho, quando o hospital será inaugurado oficialmente.




Boituva

Os vereadores de Boituva criaram uma Comissão Especial de Inquérito para investigar possíveis irregularidades na compra de material escolar por parte da Prefeitura. O assunto foi discutido na sessão da última segunda-feira. Um bom público compareceu à sessão do legislativo. Os vereadores abriram a noite votando a favor do requerimento que cria uma Comissão Especial de Inquérito para investigar o material escolar comprado pela Prefeitura. Sete notas fiscais que chegaram até um jornal da cidade mostram que a secretaria municipal de Educação pagou um preço muito acima dos praticados no mercado.Uma caixa de giz, por exemplo, que custa cerca em média R$ 1,65 foi adquirida por R$ 21,52, cerca de 1200% a mais. Como a Prefeitura comprou mil unidades do produto, foram gastos R$ 19.870,00 além do necessário. Outros gastos exorbitantes como esse também serão analisados. O vereador Fabrício Amaro será o presidente da CEI.Além dos valores, será investigada a procedência das empresas que forneceram o material. A que vendeu o giz de cera, por exemplo, aparece no site da Receita Federal como distribuidora de material médico e cirúrgico. O problema é que a Câmara está tendo dificuldade para consultar os documentos da secretaria.

Os vereadores também aprovaram o aumento de 8% no salário dos funcionários municipais de Boituva. Um valor que não agradou o sindicato da categoria.



Piedade

A instalação de câmeras de monitoramento em Piedade tem gerado polêmica na cidade. A Santa Casa e uma delegacia estariam fora da lista dos locais escolhidos pela prefeitura para a colocação dos equipamentos. Na região do centro, principal ponto de comércio da cidade, a maioria das pessoas aprova a ideia, serão 44 câmeras de segurança serão instaladas. O principal objetivo é inibir a criminalidade, reivindicação antiga da Associação Comercial.



Rafard
Simulações de resgate e combate a incêndio.
Na semana da Segurança.