sábado, 17 de dezembro de 2011

Grupo de Oração Mensageiros da Paz convida!

Covite G.O.M.P

Portugueses 'redescobrem' o Brasil atrás de oportunidades profissionais

 

Da BBC News em São Paulo

Salvador S. Almeida, português que trabalha no Brasil

Salvador S. Almeida tem recebido o CV de amigos portugueses que querem vir ao Brasil

Estudos em consultoria em golfe já haviam levado o português Miguel Palhota à Espanha e aos EUA, mas ele nunca imaginou que encontraria suas melhores oportunidades profissionais no país do futebol. No Brasil desde janeiro, Miguel e seu irmão, Paulo, que chegou há três meses, estão entre os portugueses que desembarcaram aqui atraídos por um mercado de trabalho aquecido, num momento de grave crise econômica em Portugal.

“Nunca pensei em vir trabalhar na América do Sul; sempre achei que meu caminho seria trabalhar em Portugal, em outro país europeu ou nos Estados Unidos", diz Miguel, de 30 anos, à BBC Brasil.

"(Mas) grande parte dos investidores está olhando para o Brasil como destino de investimentos. Isso pode abrir oportunidades que no momento não temos em Portugal." Depois de se formar em educação física em sua terra natal e cursar consultoria em campos de golfe na Espanha e nos Estados Unidos, ele acabou se tornando gerente de um clube de golfe em São Paulo.

"Atualmente, o Brasil pode me oferecer o que Portugal não pode: estabilidade", diz ele. Seu irmão Paulo, geógrafo de 27 anos, está trabalhando em uma operadora de turismo.

"O Brasil nos dá uma oportunidade de evoluir e crescer, e ainda há a vantagem de, em breve, podermos presenciar a Copa do Mundo (de 2014) e as Olimpíadas (de 2016)", diz. "A piadinha sobre portugueses é inevitável, mas a receptividade brasileira é maior do que isso."

 

Crise e adaptação
Um dos países mais afetados pela atual crise europeia, Portugal precisou recorrer neste ano a um pacote de resgate financeiro externo para conseguir pagar suas dívidas e enfrenta riscos de recessão econômica em 2012.

Miguel Palhota

Consultor em golfe, Palhota nunca pensou que encontraria oportunidades no país do futebol

Os altos índices de desemprego e as duras medidas de austeridade – exigidas pelos credores europeus em contrapartida ao pacote de resgate – têm aumentado os impostos, cortado benefícios e estimulado parte da população a buscar oportunidades fora do país. O Brasil é um destino lógico por conta da expansão de sua economia e do mesmo idioma, o que facilita o processo de adaptação. O português Salvador Simões Almeida, de 27 anos, morou pela primeira vez no Brasil em 2006, quando ainda era estudante. Hoje trabalha como corretor de um banco de investimentos em São Paulo.

"Em Portugal, as conversas, as histórias que me contam e as notícias giram em torno da crise, e por aqui o clima é totalmente oposto", afirma. Segundo Almeida, os salários que as empresas portuguesas se propõem a pagar não são bons para pessoas bem qualificadas, ao contrário do que está acontecendo no Brasil. "Todos os dias eu recebo currículos de amigos que querem vir para cá", diz.

Além do idioma, "o bom clima do Brasil e atmosfera alegre atraem estrangeiros ao país", afirma o headhunter Robert Wong. "O Brasil é um país em crescimento, mas há falta de especialistas, especialmente em áreas técnicas, informática e até marketing. Para pessoas com esse perfil, vir para cá é uma grande oportunidade."

Robert Wong, headhunter

Para headhunter, país tem atrativos para mão de obra estrangeira

Para ele, há espaço para a vinda de estrangeiros sem que se crie um clima de "disputa por empregos" com a população local - "se o brasileiro souber entender que (o estrangeiro) vem para complementar, e não para agredir", agrega.

 

Caminho de volta
Wong destaca que o bom momento político e econômico do Brasil também tem trazido brasileiros de volta ao país – alguns deles vindos justamente de Portugal.

A publicitária Larissa Kitahara, 28 anos, morou quatro anos em Portugal e voltou em dezembro de 2010. "Percebi que lá dificilmente haveria uma projeção de crescimento salarial ou profissional, o que me desmotivava", conta. "No Brasil, vejo como as pessoas estão numa fase mais empreendedora, porque têm ambição e pensam em tirar proveito dessa situação boa."

*Colaborou Jessica Fiorelli, da BBC Brasil em São Paulo

3° Dia da Novena de Natal

 

Isabel exclamou: Bendita és tu entre as mulheres

image

Hoje no Terceiro dia da nossa Novena, o Texto do Evangelho nos mostra Maria, indo ao encontro de sua prima Isabel. Possamos pedir a Deus a graça de estamos indo ao encontro também dos nossos irmãos que estão necessitando de alguma ajuda.

Oração ( para todos os dias):

Ó Jesus vivendo em Maria

vinde viver em vosso servo

com o espírito de vossa santidade

com a plenitude de vossas forças

na retidão de vossos caminhos

na verdade de vossas virtudes

na comunhão de vossos mistérios

para dominar as forças adversas

com o vosso Espírito, para a glória do Pai. Amém.

Texto Bíblico para meditação

São Lucas I,39-47

“E naqueles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas a uma cidade de Judá. E entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. E aconteceu que apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz e disse: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde a mim esta dita, que a mãe do meu Senhor venha ter comigo? Porque logo que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino exultou de alegria no meu ventre. E bem-aventurada tu, que creste, porque se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas. Então Maria disse: Minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador.”

Momento para Reflexão da Palavra de Deus, se te ajudar reze a Oração do Espirito Santo pedindo a graça de poder colocar está Palavra em sua Vida.

Magnificat

Minha alma engrandece ao Senhor

E meu espírito exulta em Deus meu salvador.

Porque pôs os olhos na sua escrava,

eis que todas as gerações me chamarão bem-aventurada.

Grandes maravilhas fez em mim o Onipotente, cujo nome é santo.

Cuja misericórdia se estende de geração em geração, sobre todos os que O temem.

Manifestou a força do seu braço, dissipou aqueles que se orgulhavam nos seus pensamentos

Depôs do trono os poderosos e elevou os humildes

Encheu de bens aos famintos, deixou aos ricos vazios.

Protegeu Israel seu servo, lembrado de sua misericórdia.

Assim como prometera a nossos pais, a Abraão e a todos os seus descendentes.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo

Assim como era no princípio agora e sempre por todos os séculos dos séculos. Amém.

Oremos: (para todos os dias)

Benigníssimo Deus de infinita caridade, que tanto amastes os homens, que lhes destes, em vosso Filho, a maior prenda do vosso amor para que, feito homem nas entranhas de uma Virgem, nascesse em um presépio para nossa salvação e remédio; eu, pobre mortal, vos dou infinitas graças por tão soberano benefício.Em troca dele, vos ofereço a pobreza, a humildade e as demais virtudes do vosso Filho humanado, suplicando-vos por seus divinos méritos, pelo desconforto em que nasceu e pelas ternas lágrimas que derramou no presépio, disponhais nossos corações com humildade profunda, com amor ardente, com tal desprezo de tudo que é terreno, para que Jesus recém nascido encontre neles sua morada eterna. Amém.

Rezar: Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Motivação:

:: Que hoje possamos pedir a graça a Deus por intercessão da Virgem Maria de nos ajudar a ter mais atenção com aqueles que necessitam de uma palavra amiga ou de uma ajuda tanto material como espiritual.

Oração Final

Menino Jesus, estamos te esperando, estamos nos preparando para teu Natal, estamos querendo que teu Natal seja também o nosso. Neste sentido a Liturgia, nos apresenta a parábola dos dois filhos, mostrando-nos qual deve ser nossa atitude e nossa relação contigo, indica-nos que não é questão de dizer, sim, sim depois não fazer nada.

Tu nos mostras que a fé não é questão de saber coisas, mas de viver e fazer o que Tu nos pedes.

Menino Jesus, neste dias antes do Natal, ajuda-nos para que sejamos sinceros com nós mesmos, que saibamos ver e conversar como casais, em família, aquilo que não está bem, o que está nos dividindo, o que vai desgastando o amor, aquilo que nos leva a rotina. Menino Jesus, concede-nos a graça de saber deixar o que não nos faz felizes e o que faz mal aos demais. Ajuda-nos que em teu Natal, nos renovemos e saibamos recomeçar, que tenhamos o valor de viver o que Tu nos pedes, que vivamos a nova vida que Tu nos traz e assim poder celebrar um Natal diferente, cheio de amos e paz, de ternura e gozo como foi o teu.

Que assim seja.

Acompanhe Todos os Dias as Postagens da Novena em Nosso Site.

Pascom/Porto Feliz

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 17/12/2011

Origem humana de Jesus

Leitura Orante
Mt 1,1-17
Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão.
Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos. Judá foi pai de Peres e de Zera, e a mãe deles foi Tamar. Peres foi pai de Esrom, que foi pai de Arão. Arão foi pai de Aminadabe, que foi pai de Nasom, que foi pai de Salmom. Salmom foi pai de Boaz, e a mãe de Boaz foi Raabe. Boaz foi pai de Obede, e a mãe de Obede foi Rute. Obede foi pai de Jessé, que foi pai do rei Davi.
Davi e a mulher que tinha sido esposa de Urias foram os pais de Salomão. Salomão foi pai de Roboão, que foi pai de Abias, que foi pai de Asa. Asa foi pai de Josafá, que foi pai de Jorão, que foi pai de Uzias. Uzias foi pai de Jotão, que foi pai de Acaz, que foi pai de Ezequias. Ezequias foi pai de Manassés, que foi pai de Amom, que foi pai de Josias. Josias foi pai de Jeconias e dos seus irmãos, no tempo em que os israelitas foram levados como prisioneiros para a Babilônia.
Depois que o povo foi levado para a Babilônia, Jeconias foi pai de Salatiel, que foi pai de Zorobabel. Zorobabel foi pai de Abiúde, que foi pai de Eliaquim, que foi pai de Azor. Azor foi pai de Sadoque, que foi pai de Aquim, que foi pai de Eliúde. Eliúde foi pai de Eleazar, que foi pai de Matã, que foi pai de Jacó. Jacó foi pai de José, marido de Maria, e ela foi a mãe de Jesus, chamado Messias.
Assim, houve catorze gerações desde Abraão até Davi, e catorze, desde Davi até que os israelitas foram levados para a Babilônia. Daí até o nascimento do Messias, também houve catorze gerações.