terça-feira, 15 de março de 2011

Paróquia Nossa Senhora Aparecida promove Oficina de Oração e Vida



Acontece nesta quarta-feira na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, o primeiro encontro da Oficina de Oração e Vida, serão ao todo 15 encontros. Acontece a partir das 14 horas. A Matriz fica na rua Octávio de Morais, s/n, bairro Cidade Jardim, Informações na Secretaria Paroquial (15) 3262 1728.



O que são as Oficinas de Oração e Vida?
Oficinas de Oração e Vida são um serviço eclesial iniciado por Frei Ignácio Larrañaga em 1984. A Oficina consta de quinze sessões. Cada uma com duas horas de duração, realizada semanalmente. Porém é no dia-a-dia que se põe em prática o que se aprendeu. As Oficinas são dirigidas por um guia cuja missão consiste em colocar em prática o espírito e os conteúdos do Manual. O guia não deve acrescentar nada, ministrando estritamente os conteúdos recebidos, sem improvisação. De antemão, recebe uma preparação intensiva e longa, chamada "Escola de Formação", que dura um ano e meio. À frente dos guias, há uma Coordenação local, cuja função é autorizar, organizar e controlar a marcha das Oficinas. À frente das Coordenações locais estão as Coordenações nacionais, zonal (vários países) e internacional. A Oficina é um serviço de caráter eminentemente leigo. A maioria dos guias é leiga, e todos os membros das equipes diretivas são leigos, em estreita união com seus Pastores.

 
A Oficina é:
 
a) Uma escola de oração: onde se aprende e se aprofunda na arte de orar, com um caráter experimental e prático, desde os primeiros passos até as alturas da contemplação.

b) Uma escola de vida: o participante vai superando, passo a passo, o mundo interior de angústias e ansiedades, medos e tristezas, e inundando-se de paz, como resultado de uma vivência profunda da fé e do abandono. Torna-se cada vez mais paciente, humilde, sensível e misericordioso com o programa: O que faria Jesus em meu lugar?
 
c) Uma escola apostólica: espera-se que a Oficina seja um viveiro de vocações apostólicas. De fato, a Oficina consegue transformar muitos participantes em apóstolos do Senhor, e dessa forma, espera-se que as Oficinas se constituam em instrumentos de vitalização eclesial.
Em suma, as Oficinas de Oração eVida são um eficaz programa de Nova Evangelização.
A Oficina compromete o assistente em três dimensões: com Deus, consigo mesmo e com os demais.
Em cadasessão há duas linhas fundamentais:
uma, descendente: Deus fala ao homem; e outra, ascendente: o homem fala (responde) a Deus.
A Oficina é um serviço:
                               a) Limitado: uma vez completadas as quinze sessões, dá-se por realizado o objetivo e os Guias se retiram sem constituir comunidades ou grupos estáveis.
                               b) Aberto: a ela comparecem simples cristãos, catequistas, agentes de pastoral, militantes de grupos eclesiais, religiosos, pessoas afastadas da Igreja, os excluídos dos sacramentos, diferentes grupos de evangélicos.
As Oficinas de Oração e Vida, também oferecem a Oficina para Jovens, que consta de dez sessões, uma sessão por semana, com duração de uma hora e quarenta e cinco minutos. O objetivo fundamental da Oficina para jovens, e fazer com que o jovem fique deslumbrado e seduzido por Jesus Cristo, e decida seguir suas pegadas. A Oficina para jovens e quase exclusivamente uma contemplação ardente de Jesus.
As Oficinas colaboram não só como ser Igreja, mas também com o fazer uma sociedade melhor, por que contribui para a unidade e fortalecimento do individuo e da família. Tem pois, uma dimensão evangélica e uma dimensão humanitária. As Oficinas deOração e Vida foram aprovadas pela Santa Se, conforme decreto de Aprovação concedida em 4 de Outubro de 1.987, pelo Conselho Pontifício para os Leigos


Acesse o site: http://www.tovpil.org/pt/

FPF divulga grupos dos Campeonatos Paulistas Sub-15 e Sub-17



A Federação Paulista de Futebol divulgou hoje, dia 15, os grupos e regulamento dos Campeonatos Paulistas Sub-15 e Sub-17, que começarão dia 9 de abril. O Desportivo Brasil está no Grupo 6, em ambas as categorias, ao lado do São Paulo, Guarani, Ituano, Barueri, São Bento e Primavera.
Ao todo, 73 equipes foram divididas em 10 grupos regionalizados. Na primeira etapa serão sete chaves com sete clubes cada e três com oito participantes regionalizados e que se enfrentam entre si dentro de cada grupo.
Após os confrontos de turno e returno, os três melhores de cada grupo e os dois melhores quartos colocados avançam para a segunda fase, formando oito novas chaves. Nesse período, as duas melhores equipes de cada grupo chegam ao terceiro estágio, completando quatro grupos.
Nesta terceira fase, as duas primeiras equipes posicionadas de cada chave passam para as quartas-de-final da competição, em confrontos eliminatórios. Os quatro classificados enfrentam-se nas semifinais e os dois vencedores decidem o título.
Apesar das definições dos grupos, a FPF ainda não divulgou a tabela de jogos da primeira fase


Fonte: Desportivo Brasil

Papa na Alemanha: divulgado logo, lema e foco da viagem


Logotipo, o lema e o enfoque da viagem que Bento XVI fará à Alemanha entre os dias 22 e 25 de setembro foram apresentados nesta terça-feira, 15. O anúncio foi realizado durante a Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do país.
"Onde está Deus há futuro" [livre tradução] é o lema da visita, inspirada em uma frase do próprio Pontífice durante sua visita à Áustria, em 2007. O logotipo porta as cores da bandeira alemã e mostra um grupo de fiéis caminhando em direção a uma igreja. As dioceses de Berlim, Erfurt e Friburgo são os destinos do Santo Padre em terras germânicas.
A coletiva de imprensa de apresentação contou com a presença do presidente da Conferência Episcopal Alemã, Arcebispo Robert Zollitsch; do Bispo de Erfurt, Dom Joachim Wanke; do Administrador Diocesano da Arquidiocese de Berlim, Dom Matthias Heinrich, e do secretário da Conferência e coordenador geral da viagem, padre Hans Langendörfer.
"A Igreja Católica na Alemanha está ansiosa com a vinda do Papa. Sim, a própria Alemanha está ansiosa", exclamou o Arcebispo Zollitsch durante a coletiva. Já Dom Mathias celebrou o fato de a capital alemã estar incluída entre as estações da viagem do Papa. Segundo o prelado, a cidade é um dos centros da "diáspora católica" no país – um entre cada cinco católicos tem origem estrangeira e há mais de uma dezena de paróquias que celebram serviços religiosos em idiomas distintos do alemão. Dessa forma, a Igreja presente em Berlim, segundo Dom Mathias, possui um caráter especialmente aberto e universal.
Na capital, apenas um terço da população pertence a uma das duas grandes igrejas (católica e luterana). O Papa será recebido pelo presidente, Christian Wulff, pronunciará um discurso no Bundestag (parlamento) e presidirá a celebração da Santa Missa.
Já o Bispo de Erfurt, Dom Wanke, disse que era uma alegria o Papa visitar uma diocese no território da extinta República Democrática Alemã (RDA) - também conhecida como Alemanha Oriental, durou de 1949 a 1990 e surgiu com o fim da Zona de Ocupação Soviética, mantendo a influência de regimes esquerdistas.
Em Erfurt, o Papa presidirá a Missa ao ar livre na praça da catedral. "Para nós, é um sinal que nos dá força para dar testemunho público de nossa fé", afirmou. Também está em estudo a possibilidade de um encontro do Papa com representantes do Conselho da Igreja Evangélica, a cúpula da principal igreja protestante no país.
Segundo o coordenador geral da viagem, padre Hans Langendörfer, dois temas terão especial destaque: a questão de Deus e do futuro da nação. "Para nós, cristãos, o futuro não é um poder anônimo, nem um princípio, que poderia nos pegar de surpresa, tampouco um destino inevitável. O nosso futuro é com Deus, o que define o tema para esse testemunho.





Fonte: Canção Nova


Planejamento Paróquia São João Batista

PICT0015

3ª Quarta-feira – 16/03

São João Batista

Dimas

São Francisco de Assis

Gilberto

Santa Cruz

Claudinei C

Nossa Sra. das Graças

MISSA

Nossa Sra. da Ponte

Jorge

Procon realizou orientação a consumidores no centro



Cerca de 90 pessoas atendidas. Este foi o saldo da ação realizada pela unidade do Procon de Porto Feliz nesta terça-feira, 15, em alusão ao Dia Internacional do Consumidor.
O trabalho de orientação aconteceu nas proximidades da Praça Dr. José Sacramento e Silva (Matriz), das 9h às 11h, e incluiu a distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor, além de panfletos educativos sobre direitos e deveres. “O objetivo foi mostrar que o Procon não é apenas um órgão resolutivo, mas também preventivo e de orientação”, disse o responsável pela unidade de Porto Feliz, Arlindo Castilho Ferreira Junior.
“Durante duas horas, procuramos orientar as pessoas sobre os cuidados na hora da compra e explicar a atuação e a importância do órgão na resolução de impasses”, resumiu.
Além de Arlindo, as orientações foram feitas pelo estagiário do Procon Alan Donizete Ferraz.
O Procon de Porto Feliz fica no Paço Municipal, na rua Ademar de Barros, 340, centro, e está ligado à Secretaria de Governo. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30. O telefone é o (15) 3262.2368.


Fonte: AI Prefeitura de Porto Feliz

Dia 19 acontece encontro regional da luta contra a discriminação racial



Acontece no próximo sábado, 19, às 17h30, no Espaço Cultural “Olair Coan”, o 2º Encontro Regional “Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial”.
A organização é do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Porto Feliz e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
O evento contará com representantes de diversos municípios da região. A programação começa com Tribuna Livre para o debate entre os participantes sobre a questão da Discriminação Racial.
Segue com desfile da Beleza Negra e Pagode da Thita (de Porto Feliz), Bateria Show – Samba da Consciência Negra (de Boituva), Exposição Botu África (de Botucatu), A Maturidade da Beleza Negra em Desfile (de Salto) e Grupo de Dança Raízes (de Tatuí).
O Espaço Cultural “Olair Coan” fica na rua João Gastardeli, nº 38, no bairro Água Branca.




Fonte: AI Prefeitura de Porto Feliz


Festa de São José- Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens



De 16 a 19 de março acontece na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens as festividades em louvor a São José. O tríduo tem seu início nesta quarta feira, 16 e vai contar com a participação das três paróquias locais.

No 1° dia do tríduo, dia 16 ás 19h30  a paróquia Nossa Senhora Aparecida ficará responsável por toda a liturgia e a santa missa será presidida pelo Pe. Washington.

Já no 2° dia do tríduo, dia 17 ás 19h30 a paróquia São João Batista que vai ficar responsável, sendo a Santa missa presidida pelo Frei Eugênio Milani.

No 3° dia do tríduo, dia 18 ás 19h30 a paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens que vai ser a responsável pela liturgia e a Santa Missa será presidida pelo Pe. Antonio Carlos Fernandes ( Pe. Toninho).

E no sábado, dia 19 acontece a Missa Solene ás 19h na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, e vai contar com a participação da Escola São José e também com a tradicional benção dos pães, a santa missa será presidida pelo Pe. Toninho.

Paróquia N.S. Mãe dos Homens realiza momento de Hora Santa

Nesta segunda feira, dia 14 ás 19h30 foi realizado na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens o momento da Hora Santa.
Este momento reuniu todos os ministros da paróquia e foi ministrado pelo Diácono Paulo Moreau. O Pe. Toninho tem priorizado casal de ministros, onde alguns até levaram seus filhos nesse momento de pura espiritualidade e encontro com Deus.
Também na segunda feira, dia 7 foi realizada a Hora Santa com os ministros na paróquia Nossa Senhora Aparecida, uma iniciativa muito boa das paróquias locais pois hoje em dia nas igrejas de Porto Feliz há uma preocupação muito grande em expandir o número de ministros, assim como também na formação e espiritualidade dos mesmos.
Além de tudo isso vale destacar também o aumento de ministros jovens o que não deixa de ser muito importante pois a juventude hoje como sempre lembram os párocos é o futuro da igreja, por isso a importância de dar formação e de momentos de espiritualidade como esse.
Hoje as paróquias estão procurando dar preferência aos jovens e casais para esse "cargo" de ministro.
Confira abaixo algumas fotos deste momento:
















Fotos: Felipe Miranda- Pastoral da Comunicação
Texto: André Hope- Pastoral da Comunicação

Matriz São João Batista tem nova pintura


A Matriz São João Batista em 2011 está de cara nova: toda a sua parte externa recebeu uma ampla revitalização, deixando para o passado o morron até então característico da Matriz. Telhado, fachada, janelas e as grades receberam atenção.

A Matriz, além de sofrer ação do tempo, como exposição ao Sol forte, as chuvas e frio, tem também que ser protegida contra vandalismos, e por este motivo há muitos anos ela recebeu grades, e nos fundos da Igreja, onde fica a Secretaria Paroquial, além das grades, também foi instalado interfone, como forma de dar segurança.

Sabemos que estes tipos de melhorias não saem barato, o investimento só foi possível graças a fidelidade dos dizimistas e paroquianos que ajudam na oferta e nas festas religiosas. Porém, apesar de estar conservada, do lado de fora a realidade é triste: a praça necessita de uma atenção do poder público municipal.

Canteiros, árvores, calçadas e bancos. Já de longa data que o local não recebe a devida atenção, O setor público responsável foi solicitado, mas alegou faltar mão de obra. 



texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
fotos: André Hope/Pastoral da Comunicação