Acontece nesta quarta-feira na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, o primeiro encontro da Oficina de Oração e Vida, serão ao todo 15 encontros. Acontece a partir das 14 horas. A Matriz fica na rua Octávio de Morais, s/n, bairro Cidade Jardim, Informações na Secretaria Paroquial (15) 3262 1728.
O que são as Oficinas de Oração e Vida?
Oficinas de Oração e Vida são um serviço eclesial iniciado por Frei Ignácio Larrañaga em 1984. A Oficina consta de quinze sessões. Cada uma com duas horas de duração, realizada semanalmente. Porém é no dia-a-dia que se põe em prática o que se aprendeu. As Oficinas são dirigidas por um guia cuja missão consiste em colocar em prática o espírito e os conteúdos do Manual. O guia não deve acrescentar nada, ministrando estritamente os conteúdos recebidos, sem improvisação. De antemão, recebe uma preparação intensiva e longa, chamada "Escola de Formação", que dura um ano e meio. À frente dos guias, há uma Coordenação local, cuja função é autorizar, organizar e controlar a marcha das Oficinas. À frente das Coordenações locais estão as Coordenações nacionais, zonal (vários países) e internacional. A Oficina é um serviço de caráter eminentemente leigo. A maioria dos guias é leiga, e todos os membros das equipes diretivas são leigos, em estreita união com seus Pastores.
A Oficina é:
a) Uma escola de oração: onde se aprende e se aprofunda na arte de orar, com um caráter experimental e prático, desde os primeiros passos até as alturas da contemplação.
b) Uma escola de vida: o participante vai superando, passo a passo, o mundo interior de angústias e ansiedades, medos e tristezas, e inundando-se de paz, como resultado de uma vivência profunda da fé e do abandono. Torna-se cada vez mais paciente, humilde, sensível e misericordioso com o programa: O que faria Jesus em meu lugar?
c) Uma escola apostólica: espera-se que a Oficina seja um viveiro de vocações apostólicas. De fato, a Oficina consegue transformar muitos participantes em apóstolos do Senhor, e dessa forma, espera-se que as Oficinas se constituam em instrumentos de vitalização eclesial.
Em suma, as Oficinas de Oração eVida são um eficaz programa de Nova Evangelização.
A Oficina compromete o assistente em três dimensões: com Deus, consigo mesmo e com os demais.
Em cadasessão há duas linhas fundamentais:
uma, descendente: Deus fala ao homem; e outra, ascendente: o homem fala (responde) a Deus.
A Oficina é um serviço:
a) Limitado: uma vez completadas as quinze sessões, dá-se por realizado o objetivo e os Guias se retiram sem constituir comunidades ou grupos estáveis.
b) Aberto: a ela comparecem simples cristãos, catequistas, agentes de pastoral, militantes de grupos eclesiais, religiosos, pessoas afastadas da Igreja, os excluídos dos sacramentos, diferentes grupos de evangélicos.
b) Aberto: a ela comparecem simples cristãos, catequistas, agentes de pastoral, militantes de grupos eclesiais, religiosos, pessoas afastadas da Igreja, os excluídos dos sacramentos, diferentes grupos de evangélicos.
As Oficinas de Oração e Vida, também oferecem a Oficina para Jovens, que consta de dez sessões, uma sessão por semana, com duração de uma hora e quarenta e cinco minutos. O objetivo fundamental da Oficina para jovens, e fazer com que o jovem fique deslumbrado e seduzido por Jesus Cristo, e decida seguir suas pegadas. A Oficina para jovens e quase exclusivamente uma contemplação ardente de Jesus.
As Oficinas colaboram não só como ser Igreja, mas também com o fazer uma sociedade melhor, por que contribui para a unidade e fortalecimento do individuo e da família. Tem pois, uma dimensão evangélica e uma dimensão humanitária. As Oficinas deOração e Vida foram aprovadas pela Santa Se, conforme decreto de Aprovação concedida em 4 de Outubro de 1.987, pelo Conselho Pontifício para os Leigos
Acesse o site: http://www.tovpil.org/pt/
Acesse o site: http://www.tovpil.org/pt/