sexta-feira, 7 de maio de 2010

Capivari: Campanhas de Vacinação ao Idoso e Prevenção ao Câncer Bucal têm início dia 8


O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, inicia no dia 8 de maio duas campanhas de prevenção muito importantes em Capivari. São as campanhas de Vacinação ao Idoso contra a gripe comum e de Prevenção ao Câncer Bucal para pessoas com idade superior a 40 anos.

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso é destinada a pessoas com mais de 60 anos e ajuda evitar a gripe comum.
Sabe-se que a vacina diminui o risco de contrair a gripe em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.
A vacina não causa gripe e só não podem tomá-la aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que o medicamento é produzido em embriões de galinha.
Os idosos que se vacinarão a partir do dia 8 de maio contra a gripe comum não foram vacinados contra a Gripe A, já que esta vacina contra a Influenza H1N1 é destinada apenas a idosos portadores de doenças crônicas.


Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal
Como o câncer bucal incide numa faixa etária mais elevada, a Campanha de Vacinação do Idoso transforma-se num instrumento importante na detecção precoce deste tipo de câncer, influindo no prognóstico e com tratamento menos agressivo desses pacientes. A partir do dia 8 de maio, as equipes de profissionais da Saúde Bucal estarão atendendo toda a população nos postos de saúde do Padovani, do Castelani e Posto de Saúde Central, bem como nas novas instalações da Divisão da Saúde Bucal.
Campanha Nacional do Idoso contra a gripe comum e Campanha de prevenção ao Câncer Bucal em todas as Unidades de Saúde das 8h às 17h (no Posto Central a entrada será pela Rua Padre Haroldo).
O Setor de Saúde Bucal fica na Rua Sinharinha Frota, nº 578, no centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h30 às 16h30. Aos sábados, o horário é das 8h às 12h.

Boituva: Exposição: “Nossa gente e suas artes” acontece no próximo sábado, 8

Será promovida em Boituva a Exposição “Nossa gente e suas artes” uma homenagem aos artistas plásticos locais, e suas obras. O evento acontecerá no próximo dia 8 (sábado) a partir das 10 horas com entrada franca.

O evento acontece no “Dia do Artista Plástico” que foi escolhido como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, artista de grande notoriedade no Século 19, nascido no dia 08 de maio de 1851, na cidade de Itu, estado de São Paulo.
Uma mostra de 17 artistas do município estará disponível para a visitação dos moradores, que apreciarão a diversidade artística produzida na cidade de Boituva, no Shopping Villa D'Ouro localizado na rua Coronel Eugênio Mota, n° 521 - Centro.
O evento é uma realização da prefeitura de Boituva por meio da SETEC – Secretaria de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura com o objetivo de incentivar as mais diversas manifestações culturais e artísticas dos munícipes, e também a facilitação do acesso à arte e cultura gratuitamente.



Mudanças no Corpo de Bombeiro de Porto Feliz

mensagem para você

Os homens querem sempre ser o primeiro amor de uma mulher, mas as mulheres são donas de um instinto mais sutil: o que lhes agrada é ser o último romance de um homem.


  Um homem é infinitamente mais complicado que seus pensamentos.

Mutirão do microcrédito bate recorde em Porto Feliz

Capivari: Campanha de Doação de Sangue é neste sábado



A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, dia 08 de maio, a 2ª Campanha de Doação de Sangue de 2010 no Posto de Saúde Central.


No ano passado, a Secretaria registrou grande participação de funcionários doadores que haviam sido incentivados pelas empresas em que trabalhavam e espera-se que em 2010 estas mesmas doações se confirmem, fazendo com que Capivari continue sendo um dos municípios que mais contribui com o Hemocentro de Piracicaba.
Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter hepatite ou doença infecto-contagiosa. No dia da doação é importante ter dormido pelo menos 6 horas e levar um documento oficial de identificação com foto. Não é preciso estar em jejum. Uma única doação pode salvar até 4 vidas.
Serão realizadas ainda, mais 2 campanhas de doação de sangue no decorrer de 2010. Tanto homens quanto mulheres poderão participar de todas as campanhas que foram programadas para acontecerem a cada 3 meses, respeitando desta forma os noventa dias que as mulheres devem esperar para doarem novamente.
A 2ª Campanha de Doação de Sangue de Capivari acontece neste sábado, dia 08 de maio, no Posto de Saúde Central, que fica na rua Padre Haroldo, 553, ao lado do Mercado Municipal, das 8h às 12h. Participe!
Doar está no sangue!



Conheça o CONIC (III)

Igrejas-Membros

A Igreja Católica, chamada também de Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana, é uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos, colocada sob a autoridade suprema do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro. Seu objectivo é a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus. Para este fim, ela administra os sacramentos e prega o Evangelho de Jesus Cristo. Atua em programas sociais e instituições em todo o mundo, incluindo escolas, universidades, hospitais e abrigos, bem como administra outras instituições de caridade, que ajudam famílias, pobres, idosos e doentes.

Ela não pensa como uma Igreja entre outras mas como a Igreja estabelecida por Deus para salvar todos os homens. Esta ideia é visível logo no seu nome: o termo "católico" significa universal em grego. Ela elaborou sua doutrina ao longo dos concílios a partir da Bíblia, comentados pelos Pais e pelos doutores da Igreja. Ela propõe uma vida espiritual e uma regra de vida aos seus fiéis inspirada no Evangelho e definidas de maneira precisa. Regida pelo Código de Direito Canónico, ela se compõe, além da sua muita bem conhecida hierarquia ascendente que vai desde do simples diácono ao supremo Papa, de vários movimentos apostólicos, que comportam notadamente as ordens religiosas, os institutos seculares e uma ampla diversidade de organizações e movimentos de leigos.

Desde o dia 19 de Abril de 2005, a Igreja Católica é liderada pelo Papa Bento XVI. Nesse mesmo ano, ela contava aproximadamente com 1115 milhões de membros (ou seja, mais de um sexto da população mundial e mais da metade de todos os cristãos,), distribuídos principalmente na Europa e nas Américas mas também noutras regiões do mundo. Sua influência na História do pensamento bem como sobre a História da arte é considerável, notadamente na Europa.

A Igreja Católica, pretendendo respeitar a cultura e a tradição dos seus fiéis, é por isso actualmente constituída por 23 Igrejas autônomas sui juris, todas elas em comunhão completa e subordinadas ao Papa. Estas Igrejas, apesar de terem a mesma doutrina e fé, possuem uma tradição cultural, histórica, teológica e litúrgica diferentes e uma estrutura e organização territorial separadas. A Igreja Católica é muitas vezes confundida com a Igreja Católica Latina, uma das suas 23 Igrejas autónomas e a maior de todas elas.

Segundo o Catecismo de São Pio X, a doutrina católica "é a doutrina que Jesus Cristo Nosso Senhor nos ensinou, para nos mostrar o caminho da salvação" e da vida eterna. "As partes principais e mais necessárias da Doutrina [...] são quatro: o Credo, o Pai-Nosso, os Mandamentos e os Sacramentos".

A Igreja Católica acredita que todas as coisas que ela acredita foram sendo gradualmente reveladas por Deus através dos tempos (nomeadamente ao longo do Antigo Testamento), atingindo a sua plenitude e perfeição em Jesus Cristo (que anunciou definitivamente o Evangelho à humanidade), que é considerado pelos católicos e cristãos como o Filho de Deus, o Messias e o Salvador do mundo e da humanidade.

Mas, a definição e compreensão da doutrina católica (que é baseada na Revelação divina) é progressiva, necessitando por isso do constante estudo e reflexão da Teologia, mas sempre fiel à Revelação e sempre orientada pelo Magistério da Igreja. Esta Revelação imutável e definitiva é transmitida pela Igreja sob a forma de Tradição. A doutrina católica está expressa e resumida no Credo dos Apóstolos, no Credo Niceno-Constantinopolitano e também em variadíssimos documentos da Igreja, como por exemplo no Catecismo da Igreja Católica (CIC) e no seu Compêndio (CCIC).

Dia das Mães - Parte I

 A origem do Dia das Mães


A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
"Não criei o dia das mães para ter lucro"
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.

Cravos: símbolo da maternidade 

Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Capivari: Prefeitura apresenta show de dança de rua neste sábado

O espetáculo disponibilizado pelo Governo do Estado faz parte do Circuito Cultural Paulista e apresenta expressões das diferentes linguagens das danças urbanas.

A Prefeitura de Capivari apresenta neste sábado, 08, mais uma atração disponibilizada pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte do Circuito Cultural Paulista. É o espetáculo “Coresgrafia: Para Viver e Aprender” que acontece na praça central.
O show é um convite a embarcar no mundo das sensações e desejos escondidos do ser humano, a olhar e pensar o mundo de outra forma e a reconhecer e admirar a beleza de todas as coisas em seus mais ricos detalhes.
A montagem reflete a saga do ser humano pela busca incansável da felicidade. Viver e aprender significa enfrentar os problemas cotidianos, ter uma postura diferente diante das adversidades da vida que, constantemente lhe oferta momentos de felicidade e também de tristezas. O elenco proporciona uma viagem onde se aprende a viver e se vive para aprender constantemente através da expressão das diferentes linguagens das danças urbanas (Dança de Rua).
O Secretário de Cultura e Turismo, Rogério Alves, afirmou que os eventos enviados pelo Governo do Estado são de grande qualidade, o que tem impressionado os espectadores capivarianos e atraído grandes públicos nas diversas apresentações. “Damos continuidade a esta importante parceria com o Governo do Estado que mais uma vez nos envia um grande show. É esta diversidade de atrações que faz com que os eventos do Circuito Cultural se tornem mais disputados a cada ano”, registrou. O Secretário fez o convite: “Espero toda a população de Capivari em mais este show que promove a cultura em nosso município. Este ano já tivemos os espetáculos Balões Mágico da CIA Base e Guga Stroeter e Orquestra Heartbreakers. Agora apresentaremos o “Coresgrafia” e a população admiradora da boa cultura não pode perder. Prestigie!”
O Espetáculo Coresgrafia acontece gratuitamente neste sábado, dia 08 de maio, a partir das 20h30 na Praça Central de Capivari. Não perca.

Assembleia Popular abre terceira edição do Prefeitura nos Bairros

Sessão da Câmara

Aprovada Doação a Pessoas Carentes
Na última quarta-feira, 05/05, os vereadores se reuniram para a realização da 10ª sessão ordinária de 2010 quando aprovaram, por unanimidade, projeto de lei que dispõe sobre doação a pessoas carentes, através da Diretoria de Desenvolvimento Social, Diretoria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade. Vereador José Antonio Queiroz da Rocha (Coquinho) se declarou a favor do projeto, mas fez algumas críticas a situação da Saúde no município: “Está ocorrendo uma inversão de prioridades. Enquanto de gasta milhões com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), faltam remédios na Farmácia do Município. Tenho recebido muitas pessoas em meu gabinete que reclamam a falta de medicamentos naquela Farmácia, principalmente os mais caros. Já pedi e cobro o presidente Odélio que marque um encontro com a Secretária de Saúde, Claudia Meirelles, para que ela nos preste esclarecimentos sobre essa situação”. Roberto Brandão Rodrigues rebateu as palavras de Coquinho: “Queiroz está fugindo do teor do projeto. Quanto a vinda da Claudia Meirelles para essa Casa, é só o presidente agendar. Inclusive, o próprio Prefeito Maffei se comprometeu comparecer a esse encontro. Não devemos ficar discutindo política e sim o projeto de lei em pauta. O Governo do Estado deve maior atendimento ao nosso povo. Temos equipamento quebrado há mais de um ano e o Governo não toma providências. Quanto  ao ETE, quero lembrar que esgoto tratado é economia na área de saúde”. Ednilson de Jesus Macedo elucidou algumas dúvidas sobre a questão da Farmácia do Município: “Primeiramente quero dizer que esse projeto de doação a pessoas carentes atende os anseios de muitos vereadores que se preocupam com as pessoas que os procuram. É o remédio, é a casa que caiu, é a conta de água e luz etc. Com relação a falta de alguns remédios na Farmácia Municipal, deixo claro que ela tem que obedecer alguns protocolos estabelecidos por leis. Recentemente o Governo Estadual cortou medicamentos mais caros. Daí nossa Farmácia nos os ter. O médico tem que cumprir uma série de exigências para que a Farmácia possa entregar o remédio ao paciente. É um processo bastante burocrático, gerenciado pelo Estado e não pelo Município. Esse projeto visa exatamente sanar essa situação”. Andrea Matos agradeceu as explicações do colega Ednilson: “É sempre bom ouvir explicações de quem é da área. Hoje, se falou aqui sobre o grande investimento na ETE e não em remédios. Lembro a todos que tratamento de esgoto deve ser feito em todas as cidades por imposição legal”. Miraci Tuani aproveitou para mais um esclarecimento lendo o artigo 2º do projeto: “A doação se efetivará através da Diretoria de Desenvolvimento Social, ou Diretoria de Saúde, ou Fundo Social de Solidariedade, precedida de criteriosa sindicância de Assistente Social”. José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (Gerão) entrou no debate: “Fala-se tanto sobre as obrigações do Estado, mas volto a insistir sobre a Oscip Isama. Leva R$ 6 milhões por ano e não temos remédio, não temos médicos, não temos ambulância que já atendeu até interesses particulares em festa de final de ano como já falei nessa tribuna. Acho que esse projeto poderá amenizar a situação da saúde em nossa cidade, mas temos que fiscalizar”. Coquinho encerrou a discussão: “Quando disse que há uma inversão de prioridade quis dizer que acho o tratamento de esgoto importante, mas a prioridade deve ser a saúde. Por que seu o Prefeito não envia para essa Casa de Leis um projeto para que se possa embutir no Orçamento R$ 1milhão para compra de remédios de alto custo? Aprovaríamos no ato. Se tem dinheiro para tantas outras coisas, por que não para a compra de remédios. Esse projeto de doação é interessante e importante, mas finalizo lembrando que o Município é sim responsável por cobrir a aquisição de remédios de alto custo”.



Tema Livre
A vereadora Miraci foi a primeira a ocupar a tribuna e agradeceu a Administração que tem atendido inúmeras de sua indicações. Aproveitou para homenagear todas as mães pelo dia dedicado a elas: “Quero homenagear todas as mães e em particular a minha mãe, minhas filhas e netas e também minha assessora Maria através de uma poema dedicado as mães”.
Que ao dar a benção da vida, entregou a sua... Que ao lutar por seus filhos, esqueceu de si mesma... Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios... Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito... Que ao receber injustiças, respondeu com amor... E que ao relembrar o passado, só tem um pedido: Deus, proteja meus filhos por toda a vida! Para você mãe, um mais que merecido Feliz Dia das Mães! Você Merece!
Coquinho iniciou seu discurso agradecendo a presença dos ex-vereadores Máximo Rocco e Miguel Arcanjo que estavam em visita a Casa. Em seguida falou sobre a situação da saúde no município: “Temos que ficar atentos ao que o povo nos cobra. A saúde pública é um problema nacional e também do nosso município. Essa é uma preocupação minha: a saúde em Porto Feliz. A melhoria desse setor é um clamor dos portofelicenses. O Tribunal de Contas do Estado exige que se gaste 25% com Educação, mas deveria exigir muito mais para a saúde. Se o cidadão não tem saúde, não pode estudar e nem trabalhar. Porto Feliz precisa de médicos especialistas, custe o que custar. Esse é um clamor público. Estão gastando 18 do Orçamento com saúde. É muito pouco. Estão acontecendo coisas nessa área que acho nem o Prefeito sabe. No Posto da Popular, uma criança queimando em febre levou quase uma hora para ser atendida por uma assistente médica. E ainda: foi atendida no banco de espera do Posto. O diagnóstico foi feito pela assistente e a médica só ratificou. Isso é inaceitável. A mãe e a criança tiveram que procurar um médico particular. Que saúde pública é essa? Temos que procurar a Secretária de Saúde para explicações. O povo merece mais respeito”. Em aparte, Gerão comentou que uma senhora ficou mais de um ano para fazer um exame de endoscopia e agora não sabem onde foi parar esse resultado: “Onde está indo o dinheiro gasto com o Isama”? Coquinho voltou a carga: “a UTI móvel só serve para levar pacientes ao Regional de Sorocaba? Tem que ter enfermeira experimentada e qualificada. Quantos já morreram e a UTI não atendeu? Só serve para remoção? Assisti uma cena em frente a Agropecuária Funari em que uma pessoa estava infartando e a ambulância não veio, nem o Corpo de Bombeiro. Por sorte estava passando um carro da GCM que prestou socorro”.

Marco Antonio Campos Vieira parabenizou todas as mães pelo dia dedicado a elas e agradeceu o trabalho da PM nos bairros da cidade inibindo delinquências: “Elogio o projeto da PM, que se iniciou no Jardim Vante, tirando crianças das ruas e dando atividades a elas. Quanto ao trânsito em Porto Feliz, acho que os caminhões so deveriam trafegar no centro até as 10 horas da manhã. Esse sistema já está implantado em várias cidades vizinhas e deu certo”.

Ednilson de Jesus Macedo lembrou que Coquinho havia se esquecido de citar outro ex-vereador presente à sessão: Nando Cesar. “Quero elucidar sobre algumas questões aqui levantadas. Sobre o fato ocorrido em frente a Agropecuária Funari, foi um caso isolado. A ambulância estava transferindo paciente para Sorocaba. Em alguns momentos, elas estão todas ocupadas. As ambulâncias e o Corpo de Bombeiro atendem prontamente”. Finalizou parabenizando todas as mães e elogiou Miraci pelo seu poema. Agradeceu ainda a Secretária de Saúde que contratou um cardiologista que já está atendendo na cidade.

Tribuna Livre

O Prefeito Claudio Maffei foi o inscrito na sessão e falou sobre o desenvolvimento econômico do município: “Tenho certeza que nosso desenvolvimento econômico não acontece por acaso. Precisamos de empreendedorismo. Precisamos atrair vários setores. Hoje, o atual Governo não perde oportunidade. Teremos em pauta um projeto de lei que trará futuro melhor para Porto Feliz. Fui até Lourdes e visitei a gruta. Nós temos a nossa gruta, que é uma réplica daquela.Voltei convencido que o turismo é de suma importância para nossa cidade. O Parque Temático, de que se trata o projeto que mencionei, trará isso para nós. Peço aos nobres edis que pensem no futuro de nossa cidade e deixemos de lado nossas diferenças políticas e pessoais por um futuro mais promissor para Porto Feliz. Nosso futuro está em nossas mãos”, declarou o Prefeito Maffei.

O presidente Odélio Leite dos Santos encerrou a sessão agradecendo a presença do Prefeito e comentou sobre a situação do projeto de lei nº 30/2010, que trata sobre a implantação de Parque Temático no município: “Esse projeto é delicado e polêmico e merece de todos nós muito cuidado. Tinha assumido o compromisso de colocar em pauta esse projeto na sessão de hoje, mas os pareceres das Consultorias NDJ e Griffon eram divergentes e o parecer do CEPAM apresentou alguns equívocos no projeto. Mediante isso, três vereadores (José Antonio Queiroz da Rocha – Coquinho, José Geraldo Pacheco da Cunha Filho – Gerão e Claudio dos Santos (Marola) me entregaram ofício solicitando explicações sobre os equívocos apontados pelo CEPAM. Enviei um ofício ao Sr. Prefeito solicitando essas explicações. Informo que esse projeto tem seu prazo vencido em 08/05. Assim, venham as explicações do Executivo ou não, serei obrigado a colocar em pauta na 11ª sessão doa no (17/505).