terça-feira, 20 de abril de 2010

Prefeito Maffei e a Probor



Foto
Empresa produz peças automotivas para diversas montadoras, como Fiat, Chevrolet e Ford   

Porto Feliz se reuniu com representantes da empresa do ramo de borrachas, Probor, no dia 19 de abril, em Embu-Guaçu. O encontro discutiu a possível vinda da empresa para a cidade. A reunião foi com os diretores da empresa Adolf Schwartz, Wili Schwartz, Robson Marra e o encarregado de compras e vendas Valmir Silvestre.

No encontro, o prefeito Cláudio Maffei, reiterou aos empresários o interesse do município em receber a empresa e adiantou que o município já estuda a viabilidade de um local. “Não mediremos esforços para que a Probor se instale em Porto Feliz e a nossa cidade se desenvolva ainda mais”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior, comentou que a cidade está pronta para receber indústrias. Como exemplo, ele citou a formação de mão-de-obra através do Cemip/Senai, o Corpo de Bombeiros, a boa localização do município, próximo às rodovias Marechal Rondon e Castello, além dos recursos hídricos e do tratamento de 100% do esgoto coletado na cidade.

Segundo o diretor da empresa, Adolf Schwartz, a localização de Porto Feliz é um dos motivos para a empresa querer se instalar na cidade. A Probor conta com 500 funcionários, e produz peças automotivas para diversas montadoras, como Fiat, Chevrolet e Ford.


AI / Porto Feliz

Aprovado Reajuste dos Servidores



Na tarde da última segunda-feira, 19/04, os vereadores se reuniram em duas sessões extraordinárias (3ª e 4ª de 2010) para votação do reajuste anual dos servidores públicos municipais.

Conforme previamente agendada, na parte da manhã os vereadores se reuniram com o Chefe do Gabinete do Prefeito, Urias de Oliveira, e com o Sr. Reinaldo Diana, Chefe de Arrecadação e Tributação do município. O objetivo da reunião foi tirar dúvidas sobre o projeto de lei que além do reajuste anual também trazia em seu conteúdo uma reforma administrativa. Cria-se a Diretoria de Arrecadação e Tributação, alteram-se algumas nomenclaturas de funções e estabelece uma escala de revezamento na carga horária do Corpo de Bombeiros, na Guarda Civil Municipal e no Setor de Trânsito. O Chefe de Gabinete e o Superintende do SAAE ganham status de Secretários e conseqüente remuneração (R$ 4.200,00). Aliás, os recém nomeados Secretários não terão reajuste, uma vez que, conforme explicou Urias de Oliveira, não se pode dar aumento no próprio ano da criação de cargos. Reinaldo Diana justificou a criação da nova Diretoria e a criação de novos cargos para melhor atender o setor de arrecadação e finanças. Segundo ele, existe até mesmo uma exigência jurídica para que se crie esses cargos. Os convênios firmados com a Receita Federal e com o INCRA exigem isso. Feitas as devidas explicações, os vereadores agradeceram a presença dos dois funcionários municipais e saíram da reunião convencidos que que o projeto poderia ser aprovado.



Às 13:00h. do mesmo dia, por convocação do presidente Odélio Leite dos Santos, realizou-se as duas sessões extraordinárias. Como o projeto necessitava de duas discussões, o presidente, a pedido do vereador Roberto Brandão Rodrigues, consultou o plenário sobre a quebra do interstício de 10 dias entre as duas discussões. O pedido foi aceito por todos e o projeto, que prevê reajustes escalonados (de 6,78% a 17,64%), foi votado e aprovado por unanimidade. José Antonio Queiroz da Rocha (Coquinho) ocupou a tribuna para solicitar ao Prefeito que no futuro envie projetos diferentes para os dois assuntos: reajuste e reforma administrativa. “Essa prática já vem de administrações passadas: junto com o projeto de reajuste embute-se criação de cargos e outras questões administrativas. O Prefeito Maffei, para o próximo ano, tem uma boa oportunidade de quebrar esse paradigma. Nossa reunião pela manhã foi necessária porque o Prefeito não enviou um projeto só com os índices de reajuste. Se isso tivesse ocorrido, já teríamos aprovado anteriormente”, declarou Coquinho. José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (Gerão) também lamentou que o projeto tenha outras matérias que não dizem respeito aos reajustes: “Concordo com as palavras de Coquinho, mas não posso concordar com a criação de um monte de cargos comissionados e que o Chefe de Gabinete e o Superintendente do SAAE tenham status de Secretários. Fiquei sabendo que está vindo um motorista de Santo André para trabalhar na Prefeitura. É mais gente de fora que tira empregos dos portofelicenses. É lamentável!”, finalizou Gerão. Roberto Brandão Rodrigues encerrou o uso da tribuna e fez vários agradecimentos: “A nossa reunião na manhã de hoje prova que a Administração está sempre pronta a explicar as dúvidas dos vereadores. Agradeço ao Sr. Prefeito que vem dando reajustes sempre acima da inflação. Parabenizo o Sindicato dos Servidores que desde janeiro vem lutando pelo reajuste. Agradeço também aos colegas vereadores que entenderam a necessidade de aprovação do projeto e assim o fizeram”.
O presidente Odélio encerrou a sessão lembrando a luta de todos os vereadores junto com o Sindicato para que o reajuste fosse escalonado, privilegiando assim os servidores que ganham menos.

Tietê: Projeto " Município Verde Azul"



A Prefeitura de Tietê, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, recebeu na manhã desta terça-feira, dia 20, representantes do governo de Estado e de outros sete municípios para discutir a efetividade do projeto “Município Verde Azul” em nossa região.

Lançado em 2007 pelo Governo de São Paulo, o projeto visa a descentralização das políticas públicas para gestão ambiental através da participação voluntária e responsável dos municípios no cumprimento das 10 diretivas estabelecidas no protocolo, o qual inclui Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação de Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
O encontro, que aconteceu Centro de Exposições Luiz Uliana e reuniu, além de Tietê, os municípios de Jumirim, Cerquilho, Pereiras, Cesário Lange, Tatuí, Quadra e Porangaba priorizou a última das dez diretivas: o Conselho Ambiental.
O especialista ambiental, José Ricardo Lopes, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, explicou aos representantes municipais a importância da estruturação do Conselho: “A efetividade das estratégias e dos planos de ação para alcançar as metas do projeto depende integralmente da formalização de canais como o conselho deliberativo”.
Lopes sugeriu que a organização dos municípios por conselhos e consórcios entre cidades de uma micro-região são uma ótima opção para viabilizar a troca de conhecimento e reivindicação de suporte e recursos junto a instâncias estaduais e federais.
O secretário Humberto Bortoleto, que organizou a reunião, pontuou que a criação de um consórcio intermunicipal viabilizaria não só maior representatividade das cidades junto ao Poder do Estado, como serviria na troca de experiência.
“Cada município possui uma linha de atuação e tem também suas dificuldades específicas. O consórcio permitiria aos departamentos e secretarias de meio ambiente trocar informações que, eventualmente, ajudariam a cidade de Tietê a eliminar um entrave através de uma idéia de Cerquilho”, exemplificou Bortoleto.
O assessor administrativo, Carlos Scandiuzzi, também da Secretaria Estadual, finalizou dizendo que a idéia da reunião é justamente de que os municípios continuem conversando:
“Este é apenas o start. Vocês (municípios) devem continuar as reuniões e vão, ao longo delas, descobrir os benefícios do trabalho em conjunto.” – afirmou Scandiuzzi.
A próxima reunião deverá acontecer no dia 04 de maio, no recinto da FAIT e abordará as dificuldades dos departamentos e secretarias de meio ambiente de cada município.

O Evangelho como Regra de Vida


 A Sagrada Escritura foi para Francisco a fonte alimentadora de sua vida e de sua conversão. Através das ‘divinas Palavras’, ele aprendeu a conhecer e perscrutar os mistérios de Cristo. Foi pelo Evangelho que Deus iluminou o caminho do jovem Francisco, manifestando-lhe seu projeto de amor. Bem no início de seu itinerário espiritual, ele fez a grande pergunta: “Senhor, que quereis que eu faça?”. E o Senhor lhe respondeu através do Evangelho no conhecido episódio da Porciúncula. Tomado de alegria e vibração, Francisco exclamou: “É isto que eu quero, é isto que eu procuro, é isto que eu desejo fazer do íntimo do coração”.

Para Santa Clara também o Evangelho é regra de vida. Por isso, exortava suas seguidoras assumirem a radicalidade do mesmo: “observemos para sempre a santa pobreza e humildade de Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua santíssima Mãe e o santo Evangelho que prometemos firmemente. Amém”.


retiro

Clique para ampliar e conhecer a programação!

Novena pelo Papa Bento

Tu es Petrus et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam et portae inferi non paevalebunt adversus eam”
(Matthaeus. XVI,18)

V. Oremos para o nosso Papa Bento.
R. Para que o Senhor o sustente, o faça viver em graça e paz sobre a terra, e para que o Senhor, não permita, que ele caia nas mãos de seus inimigos, e nas emboscadas tramadas por suas mentes.

V. Tu és Pedro
R. E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.

Oremos: Deus Onipotente e eterno Deus, tenha misericórdia do teu servo o nosso querido Papa Bento, e na tua bondade, guie-o na tua estrada para a salvação eterna, para que através do dom da tua graça, ele possa entender aquilo que é a Tí querido, e possa realizá-lo com a tua força e sabedoria. Isto pedimos com Maria, por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém!!!


Pascom - oremos:
Unamo-nos em oração pela Igreja de Cristo, para que o Espírito Santo de Deus, seja Luz para guiar toda a Igreja, o Papa, Bispos, Sacerdotes e todo o Povo, para o Caminho que leva a Deus Uno e Trino. Amém


Em nome 
do PAI + DO FILHO + DO ESPÍRITO SANTO
Amém