quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Boituva no Combate à AIDS




No dia 1° de Dezembro é comemorado o Dia Internacional de Combate à AIDS, e Boituva está engajada nessa batalha, as pessoas com interesse em realizar o teste para saber se portam o vírus HIV, têm de 23 de novembro até 1° de dezembro para procurar a UBS mais próxima para solicitar o exame gratuitamente.
Ao procurar a enfermeira responsável pela UBS, será solicitado o exame que será coletado no laboratório prestador de serviços da cidade, segundo a Secretaria de Saúde – Vigilância Epidemiológica as Unidades Básicas de Saúde participantes são: UBS Centro, UBS Parque Novo Mundo, UBS De Lorenzi, UBS Santa Rita, UBS Vila Aparecida e o Centro de Especialidades. Serão distribuídos preservativos e informativos sobre o vírus que em oito anos já reduziu em 17% o número de infectados por todo o mundo.

FONTE:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boituva

http://www.cantodapaz.com.br/images/sao_francisco_chagas.jpg
Senso de Pertença
Série sobre o senso de pertença e sobre identidade do Franciscano Secular


b - Pertença a Fraternidade Local.

Todos conhecemos de memória a definição de Fraternidade Local contida no art. 22 da Regra: “primeira célula de toda a Ordem... sinal visível da Igreja... comunidade de amor...”.

Para explicitar estas afirmações básicas, as CCGG, art. 30.2, precisam como deve ser vivida a pertença a Fraternidade: “O sentido de corresponsabildade dos membros exige a presença pessoal, o testemunho, a oração, a colaboração ativa, segundo as possibilidades de cada um e os eventuais compromissos para a animação da Fraternidade”.

A presença pessoal, ou seja, a participação freqüente (não opcional) aos encontros da Fraternidade, que não podem ser mais as famosas “reuniões mensais”, mas sim, “encontros freqüentes”, organizados pelo Conselho para estimular a cada um a vida de fraternidade e para um crescimento de vida franciscana e eclesial (R.24).

O testemunho, de vida evangélica e de vida fraterna e como apostolado preferencial, inclusive como meio de animação vocacional (R.23 e CCGG art. 17 e 37.3).

A oração, que é a “alma do próprio ser e do próprio agir” (R.8).

A colaboração ativa, de todos e de cada um, para o bom funcionamento da Fraternidade, para o desenvolvimento dinâmico e participativo das reuniões, para a realização de iniciativas caritativas e de apostolado (CCGG 31.4).

Os eventuais compromissos na animação da Fraternidade, em particular, quando um irmão/ã é indicado para tal ou qual cargos/serviços (CCGG 31.4). Com efeito, o Professo definitivo, de acordo com sua capacidade e disponibilidade, considerados os interesses superiores da OFS, não deve se eximir da aceitação de encargos, salvo por graves razões, sempre que indicado para exercer cargos ou funções em órgãos da Fraternidade de qualquer dos níveis.

A contribuição econômica, na medida das possibilidades de cada membro (CCGG 30.3), para proporcionar os meios financeiros necessários para a vida da Fraternidade e para suas obras de culto, de apostolado e caritativa.

Porém, ainda não basta. A corresponsabilidade compromete a todos os membros a dar atenção ao “bem estar” humano e espiritual de cada um dos irmãos (CCGG 42.4); nenhum deve ser deixado sozinho a frente de seus problemas e dificuldades, mas a Fraternidade deve encontrar ajuda (inclusive material) e apoio.


Fé na Ponta da Chuteira?


http://www.futebolnews.com/galerias/wallpaper/futebol.jpg



Fé na Ponta da Chuteira?
Sem. Jauri Strieder, LC


É hora do futebol aprender uma lição. A Alemanha é um país onde o futebol possui grande consideração: é o quinto colocado no ranking da FIFA e é tri-campeão mundial.

O recente suicídio do goleiro alemão Robert Enke, atuante no Hannover, causou grande impressão nos jogadores, torcedores e em toda nação. É uma tragédia que provoca um grande interrogante existencial. Um caso triste que deveria chamar a atenção à formação dos atletas.

Atenta às necessidades dos jogadores, a Associação dos Profissionais do Futebol Alemão (VDV) lhes oferece também apoio espiritual. Se reconhece, portanto, que o psicólogo ajuda em caso de problemas de motivações, bloqueios no rendimento. Não obstante, muitas dificuldades poderiam ser resolvidas falando com um sacerdote. O apoio espiritual dá uma cobertura bem mais ampla.

O interesse da assistência religiosa pelos jogadores parece já ter sido identificado há algum tempo pelos responsáveis dos times. O estádio do Schalke, por exemplo, está equipado desde 2001 com uma capela. O fato de times terem capelães é a melhor prova.
http://garrafc.files.wordpress.com/2008/01/futebol.jpg
Alguns jogadores, conscientes da grande influência que exercem na juventude, participam de eventos de evangelização, dão depoimentos de fé e transmitem valores aos jovens. Para muitos é uma redescoberta da importância da prática religiosa para sua vida e sua família.

O futebol não pode ser um setor totalizante. É uma ocasião, portanto, de avaliar o incentivo e a formação religiosa dos jovens que aspiram ao esporte profissional. Por isso, “um adolescente que sonha ser estrela tem que brilhar primeiro na escola, na catequese e na família”, afirmou Metzelder, integrante da seleção alemã.

O exterior impressiona, mas, no fundo, são os gestos do coração os que mais comovem: um beijo ao anel matrimonial, um sinal da cruz com devoção, o sorriso ao céu do Ronaldinho... A aparência é uma coisa, outra o que a pessoa leva no coração. É o paradoxo de tantos ídolos deste mundo. Como explicar o triste destino desse jogador?

Jogadores sofrem momentos de crise. No Brasil assistimos o caso do Adriano: quando o pai dele morreu, estava num grande momento da sua carreira, mas esse fato mudou o seu comportamento, começou a beber e sair às festas. Em vez de superar a crise, o problema se agravou. Da Inter de Milão foi para o São Paulo, como empréstimo de meio ano. Voltou para o Inter, mas nada mudou. A melhoria veio quando Adriano decidiu voltar para o time dos seus sonhos. No Flamengo, é um dos protagonistas da ótima campanha do time no brasileirão. Sua recuperação o tornou forte candidato a receber uma vaga na seleção.

O talento no campo não basta, pois a realidade do profissional é complexa: porsche, discoteca, suar a camisa é fácil, mas não é tudo. Seria uma banalidade crer que o jogador é o que ele joga em 90 minutos.

Os jogadores da seleção brasileira, ao conquistarem a Copa das Confederações, fizeram uma roda no centro do campo e rezaram. Embora alguns europeus protestassem dizendo que a religião não tem lugar no futebol, o gesto do time do Dunga foi uma grande lição de fé para o mundo inteiro.

Quando o esporte acontece mais fora que dentro do campo, pode até distrair dos problemas, mas não lhes dá resposta. Eis a grande diferença e a lição da fé.



mensagem para você

O homem sábio não é o que sabe distinguir o bem do mal, mas aquele que sabe distinguir dos males o menor.
Omar Bin el-Khattab

Nunca pense no mal que lhe fizeram. Pense no bem que podes fazer.


Iperó





A escola Pedrina de Campos Pedroso Rosa está participando de um projeto pioneiro no país no campo da ética e cidadania com crianças. Trata-se do programa “Um por Todos, Todos por Um – Pela Ètica e Cidadania”, uma parceria entre CGU (Controladoria Geral da União), Instituto Mauricio de Sousa e Prefeitura de Iperó.

O projeto é uma iniciativa da CGU no combate à corrupção. “O projeto ensina a noção de patrimônio e dinheiro público, explicando como a riqueza de todos é aplicada. A intenção é que eles envolvam os pais também, pois são orientados sobre as ferramentas que existem para acompanhar a movimentação dos recursos”, explica Fábio Félix Cunha, gerente de Fomento ao Fortalecimento da Gestão e Controle Social da CGU.

O material didático foi desenvolvido pelo Instituto Mauricio de Souza, em parceria com a CGUI, e conta com os personagens da Turma da Mônica. “Eu acho muito legal porque fica mais fácil de entender”, conta o aluno Pedro Andrade, que faz questão de dizer: ”o que eu mais gosto é o Cebolinha!”

O projeto está sendo realizado em 60 escolas em todo o Brasil. No Pedrina, estão participando alunos do 1º ao 9º ano. A escola iperoense foi escolhida para participar em razão da quantidade de alunos (cerca de 300) e pela boa distância da cidade em relação à capital.

Na última quinta-feira (19) foram realizadas filmagens na escola para a produção de um vídeo sobre o projeto, que será exibido em Brasília no Dia Internacional de Combate à Corrupção (09 de dezembro).

“Uma sociedade mais íntegra tende a combater a corrupção com mais força. Nossa intenção é formar o cidadão do futuro, ético e vigilante”, finaliza Fábio.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Carinho, cuidado e proteção

Gorila e seu filhote

Gorila e seu filhote

Gorila e seu filhote

Conseg é reativado


Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



Solenidade realizada na noite da quinta-feira, 27, na Câmara Municipal, apresentou oficialmente a nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Porto Feliz.

O Conseg é formado por Rodrigo Naldi (presidente), Luiz Carlos da Silva Muniz Junior (vice-presidente), Guaraci Vanderlei Neves (1º secretário), Paulo Henrique Segato (2º secretário) e Adriano Antonio Capellini (diretor social e de assuntos comunitários) além do capitão PM, Kleber Vieira Pinto (representante da Polícia Militar) e delegada polícia titular Nuris Pegoretti (representante da Polícia Civil), que no evento foram representados pelo 1º ten. PM Fábio Zanata Pazim e delegado André Marinho Bonan, respectivamente.

Prefeito municipal, presente ao evento, falou sobre o órgão. “O Conseg deve estar sempre junto à população e trabalhar na prevenção da criminalidade”, disse. “Certamente teremos uma cidade mais segura e com um nível de vida ainda melhor”.

A solenidade teve a presença do diretor de Defesa do Cidadão, Urias de Oliveira, diretor de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, João Carlos Esquerdo Junior, chefe de Gabinete, Eric Zorob, comandante da GCM Cirineu Alves, comandante do Corpo de Bombeiros, subtenente PM Waldyr Corcovia da Silva, vereadores Marco Antonio Campos Vieira (PT), Ednilson Macedo (PSB), Miraci Tuani (PMDB), Guardas Civis Municipais e Agentes Municipais de Trânsito.

Crise econômica afeta capacidade de municípios pagarem 13º salário


Até o momento, a Prefeitura de Porto Feliz, publicou através do Jornal Tribuna das Monções, um decreto sancionado pelo Sr Prefeito Cláudio Maffei, estabelecendo que todos os setores da Prefeitura Municipal deverão reduzir gastos terminantemente, em virtude de :

"face da queda de arrecadação provocada pela crise financeira e consequente inadimplência dos contribuintes, e dminuição dos repasse e transferências intergovernamentais" Decreto número 6.855 de 16 de outubro de 2009.

Gastos somente com autorização do Chefe do Executivo, para "casos de extrema urgência e necessidade ou de caráter continuado".

E para conseguir reduzir gastos, a Prefeitura criou um verdadeiro engessamento burocrático, como por exemplo, para novo abastecimento de veículos, segundo o decreto, deverá ser feito com do Chefe do Executivo ou do Diretor de Administração e Chefe de Gabinete conjuntamente.

Para Saúde, a orientação é a de que a diretoria, "estudará a possibilidade de que as despesas com locomoção e translado de pacientes para outros centros, sejam pagas pelo paciente ou seu representante ou acompanhante, excetuam-se pessoas carentes..."

Para horas extras a recomendação é: priorizar-se o banco de horas. Além de redução de café e de compra de águas, entre tantas outras medidas decretadas.

O que podemos ver é um grande decreto de meia página de jornal, e do outro lado, a falta de comunicação interna, aonde a maioria dos servidores municipais, nem sabe da existência do decreto, nem campanhas simples de redução das contas básicas, como telefone, água e luz está sendo feita em todos os setores. Coisa simples, fácil e que economizaria um dinheirão para a Prefeitura.

Até o momento, o 13 salário não foi pago a primeira parcela dos servidores, que estão aguardando o pagamento em uma única parcela então.




Em busca de mais notícias sobre o assunto, reproduzimos a notícia abaixo:




(Agência Brasil - Alex Rodrigues) - Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgada hoje (25), mostra que a crise econômica mundial prejudicou a capacidade de algumas prefeituras pagarem em dia o décimo terceiro salário de seus servidores. Segundo o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, ao afetar o setor produtivo e, consequentemente, a arrecadação de impostos, a crise interrompeu uma trajetória de redução da inadimplência do benefício pago a mais de 5 milhões de servidores municipais.
Dos 5.131 municípios pesquisados (92% do total de cidades brasileiras), 61,7% optaram por pagar o décimo terceiro salário em apenas uma parcela, o que pode ser feito até o dia 20 de dezembro. Desses, 4,8% declararam que terão dificuldades para honrar o compromisso em dia. Nos últimos anos, esse percentual vinha caindo progressivamente: 24,5% (2003), 10,1% (2005), 9,6% (2006), 2,9% (2007) e 1,1% (2008).

Já o restante das prefeituras (38,3%) preferiu pagar o benefício em duas parcelas, sendo que a primeira delas deveria ter sido efetuada até o último dia 20, o que foi feito em apenas 85,6% das cidades. Nesse mesmo período do ano passado, o percentual já atingia 92,1%.

Enquanto em 2008, apenas 0,4% afirmavam não ter condições de pagar o adicional dentro dos prazos estipulados por lei, este ano o percentual subiu para 1,8%. Em 2003, esse índice chegava a 20,3%. Daí em diante, ele também foi caindo: 2,8% (2005), 1,8% (206) e 1,1% (2007).

De acordo com o levantamento, a crise econômica mundial também atingiu o percentual de prefeituras que dizem que terão dificuldades para pagar em dia o salário de dezembro.

De 5.071 cidades que responderam a essa questão, 9,6% afirmaram que vão atrasar o pagamento.

“Esperávamos que já este ano todos os 5.563 municípios cumprissem o pagamento do décimo terceiro salário em dia, mas a crise atingiu as finanças municipais e, lamentavelmente, cresceu o número de prefeituras que não vão cumprir o pagamento em dia”, afirmou Ziulkoski, alegando que, mesmo assim, o balanço é positivo. “Diante da crise que enfrentamos nos municípios, eu saúdo a competência dos prefeitos que estão conseguindo, a ferro e fogo, gerenciar os problemas”.

Segundo Ziulkoski, embora alguns setores econômicosdeem claros sinais de recuperação, os que mais recolhem impostos, como o financeiro e a indústria, estão superando a crise mais lentamente, fazendo com que a arrecadação pública ainda sinta os efeitos da crise. Pelos cálculos da confederação, o pagamento do décimo terceiro vai injetar R$ 7,097 bilhões na economia brasileira nos próximos meses.

A economia pode estar melhorando, mas o retorno demora a impactar a arrecadação. Para os municípios a crise neste fim de ano está muito violenta e, no início do ano que vem, teremos que lidar com duas situações muito difíceis: o cumprimento do piso para o magistério e o aumento do salário mínimo. Principalmente no Nordeste, esses dois componentes têm um impacto muito grande e vai aprofundar ainda mais a crise”, afirmou Ziulkoski.